Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iTunes Match funcionando


Flavio Doria

Posts Recomendados

exemplo.png

Olhem o que está me deixando louco. A faixa de cima é da minha biblioteca, onde consta "carregado", logo se presume que não foi encontrada na Store. E a faixa de baixo, e a Store, onde a música está alí, bunitinha. Tinha que ter "disponibilizado", e não "carregado".

Eu venho sofrendo com o mesmo tipo de "burrice" do iTunes Match...

Note que há uma pequena diferença nos nomes de suas músicas, uma tem uma letra "T" maiúscula e outra um "t" minúsculo... Pior que o iTunes Match entende arquivos com nomes diferentes como sendo realmente arquivos diferentes... Ele não analisa o conteúdo em si da música, e sim apenas seus Metadados pelo que percebi...

A solução mais óbvia para isso é buscar na iTunes Store o álbum que você possui e preencher os seus Metadados exatamente como aparecem na loja...

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o upload das músicas (unmatched, status "carregado") quase no fim, creio que posso dizer que o serviço vale a pena só por ser um backup qualificado por módicos 40 reais anuais.

E que pode ser acessado do seu iOS facilmente,coisa que terá grande impacto futuro.

E ainda com a grande vantagem de ganhar da Apple odos os arquivos com qualidade inferior ao AAC 256 kbps disponibilizados pela iTunes Store. Baixei aproximadamente 2 mil músicas, e isso considerando que há vários problemas com faixas que existem na loja e que não foram disponibilizadas: tem um monte aaproveitar ainda.

Não houve troca arbitrária de nomes da biblioteca no meu caso.

De toda forma, o serviço tem um alcance meio absurdo de tão grande, então parece razoável que hajam falhas.

Satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora não tive problemas e minhas músicas nem são de bandas ou músicos tão populares assim (tem umas bandas e versões de músicas que nunca pensei encontrar no iTunes e tavam lá... o.O). Mas, realmente, ainda tem alguns itens a serem aprimorados pra dizer que o serviço tá 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm tô fora... No average, tem mais insatisfação.. Acho que a galera que não teve problemas, com certeza deve ter na sua grande maioria músicas mainstream, ou seja, músicas populares...

Cara, apareceram como disponibilizados discos (a maioria inteiros, alguns parcialmente disponíveis) de artistas e grupos brasileiros não tão mainstream assim , como Los Hermanos,Tim Maia, Baden Powell, Jorge Ben, Marcelo Camelo, Engenheiros do Hawaii, Chico Buarque, Paralamas do Sucesso, Cyro Monteiro, Secos e Molhados, Dorival Caymmi, Luís Melodia, Mutantes, Pixinguinha...citei o que fui pegando aqui no iphone que está disponível na nuvem.

Há também gravações inteiras já disponibilizadas de Wagner, Mozart, Bach, Chopin...

Como o fbmelo falou em cima, tem muita coisa que não imaginava nunca que estaria disponível lá. Há muitas inconsistências de discos que existem na iTunes Store e não foram disponilibilizados, mas é um serviço relativamente novo, e que tem funcionado bem. O que não está disponível foi carregado e virou, no mínimo, backup.

Não tenho do que reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Assinei o serviço.

Só para deixar claro:

  • disponibilizado: Quer dizer que a Apple tem aquela música e permite você trocar seu arquivo pela versão da Apple com qualidade iTunes Plus (AAC 256 kbps)
  • carregado: Quer dizer que a Apple não tem (ou pensa que não tem) aquela música. O upload é feito e então fica na nuvem para você ouvir em todos os iTunes e iOS que você tenha.

A maior parte da minha biblioteca é de músicas evangélicas, e a quantidade de músicas disponibilizadas foi surpreendente.

Álbuns de música evangélica nacional totalmente disponibilizados:

  • Aline Barros - Consagração (detalhe: álbum não disponível para venda na loja)
  • Aline Barros - Deus Do Impossível (detalhe: álbum não disponível para venda na loja)
  • Aline Barros - Jesus Vida Verão (detalhe: álbum não disponível para venda na loja)
  • Aline Barros - Som de Adoradores
  • André Valadão - Diante Do Trono
  • Cassiane - Recompensa
  • Cassiane - Sementes Da Fé
  • Diante Do Trono - Tua Visão
  • Fernanda Brum - Glória
  • Fernanda Brum - Quebrantado Coração
  • Nívea Soares Diante Do Trono
  • Oficina G3 Acústico (detalhe: álbum não disponível para venda na loja)
  • Oficina G3 Preciso De Ti (detalhe: álbum não disponível para venda na loja)
  • PG - A Conquista
  • Stauros - Praise

Obs. Toda vez que eu tentei baixar um disco disponibilizado mas que não tinha para venda na loja recebi uma mensagem de que não foi possível encontrar a capa do álbum.

Obviamente os discos independentes e de gravadoras como a Novo Tempo não foram disponibilizados e foram carregados sem problemas.

TODAS as músicas que eu comprei pela UOL Megastore e pela 7digital.com foram reconhecidas e disponibilizadas. Sem exceção. Fiz até uma lista inteligente para conferir.

Estavam em MP3 320 kbps e resolvi trocar pela versão da loja da Apple (AAC 256 kbps) depois de ler que o formato AAC oferece melhor qualidade de áudio do que o MP3. Obviamente a diferença de qualidade foi imperceptível.

Ou seja, o serviço cumpriu 100% com a promessa feita no lançamento:

"Se você comprar suas músicas em outras lojas de músicas digitais nós substituímos pela versão vendida em nossa loja, economizando o upload e trazendo um eventual ganho de qualidade com o nosso formato iTunes Plus AAC"
.

Isto aconteceu com 100% das minhas músicas. Não tem como ser melhor.

Já com relação aos CDs que eu ripei, então embora alguns tenham sido totalmente disponibilizados, alguns foram parcialmente disponibilizados e outros tiveram que ser carregados.

Percebi que os CDs parcialmente disponibilizados tinham aquelas faixas vendidas em coletâneas na loja. Ou seja, embora o CD não esteja à venda na loja, algumas faixas apareciam em coletâneas diversas e eram reconhecidas.

Houve pelo menos um caso de disco que identifiquei que está à venda na loja mas que não foi disponibilizado. Percebi que as músicas do meu CD tinham alguns segundos de diferença em relação a versão da loja - ou seja, a mixagem é diferente e isto faz com que o iTunes não reconheça a minha versão.

Nestes casos eu não estou substituindo a minha versão pela versão disponibilizada porque eu ripei todos os meus discos usando o iTunes na qualidade iTunes Plus, então acho que o arquivo do CD ou da loja deve ser a mesma coisa.

Saldo final:

  • 674 músicas na lista inteligente "Estado do iCloud = disponibilizado"
  • 660 músicas na lista inteligente "Estado do iCloud = carregado"
  • Satisfação: 100%

Conclusão: Algumas inconsistências aparecem com as músicas ripadas diretamente do CD e que deveriam ter sido disponibilizadas mas foram carregadas. Entretanto, tirando o tempo de upload o efeito final é o mesmo caso o CD tenha sido ripado pelo iTunes. Se o CD não foi ripado com o iTunes e não foi disponibilizado, o jeito de ter melhor qualidade é ripar o CD com o iTunes e aí carregar as músicas.

A contagem das músicas é incrementada mesmo quando ela é tocada no iPhone (com a opção de iTunes Match ativada). E mesmo depois de apagar e baixar a música de novo a contagem não é perdida.

As listas são sincronizadas com o iCloud: Isto é, aparecem no iPhone e também no meu outro iTunes no Windows do trabalho.

Nenhuma alteração nas informações das música, exceto na marca dágua de proprietário das músicas que foram deletadas e transferidas de volta do iCloud.

Quando uma música é apagada e transferida de volta do iCloud ela ganha uma marca de "transferida por" e o nome da conta de quem transferiu a música de volta.

Exemplificando:

Antes de ser deletada do meu iTunes (esta música não foi disponibilizada, isto é, foi carregada porque a Apple não tem ela na loja):

20120205-k5b3dkx54u7f682j44kc1dnif1.jpg

Aí deletei a música, apareceu a nuvenzinha do lado dela, e baixei de volta do iTunes:

20120205-tpg9raj58yuu4iwurdywt36cr.jpg

Agora uma música disponibilizada pela Apple no iTunes Match. Antes de apagar a música do meu iTunes:

20120205-8w9bg5qbksc91d8e6tgwecg3hw.jpg

Depois de apagar a música e trazer ela de volta: (Reparem que tem ainda mais um campo de marca dágua com o meu nome!)

20120205-esficyc9phaxemyur1yef6k5d5.jpg

É o relatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

Desde o lançamento que eu gostaria de experimentar o serviço. A proposta de ter um espaço de 25.000 músicas na nuvem por $25 pareceu-me interessante.

O motivo para eu finalmente assinar o serviço foi que eu resolvi vender meu iPhone 4 de 32 GB pelo mesmo preço que comprei um novo iPhone 4S de 16 GB. Como 13GB do meu iPhone era ocupado por música, assinei o serviço para não sentir falta do espaço perdido com o upgrade de câmera gratuito (é que na minha opinião o upgrade do iPhone 4 para o 4S é simplesmente um upgrade da câmera).

Os álbuns internacionais e os não evangélicos foram quase todos disponibilizados, com exceção dos discos de Roupa Nova, Scorpions, Trilhas sonoras da Disney e alguns discos independentes (Fabulosa Banda do Coringa por exemplo).

Estou citando a música evangélica porque é um tipo de música que pode ser considerado, de certa forma, alternativo. Os resultados de match com quem tem músicas mais comuns devem ser melhores ainda.

Todos os álbuns de música comum carregados (isto é, sem match com músicas da loja da Apple) foram estes:

20120205-kxxiuibd262nsma1fx583m1f3y.jpg

Já os álbuns de música comum disponibilizados (isto é, com match) foram estes aqui:

20120205-fk8j5xacje76hcejcf5w3nk82a.jpg

Alguns álbuns aparecem nas duas listas porque algumas faixas foram carregadas e outras disponibilizadas. De qualquer forma, dá pra ver que no caso das músicas comuns, a grande maioria foi disponibilizada.

Agora vamos ao iPhone:

É opcional habilitar o iTunes Match também nos dispositivos com iOS. Pode-se carregas as músicas a partir do iTunes normalmente.

Em ajustes -> música tem a opção de habilitar o iTunes Match para o iOS. Se for ativado, não existirá mais sincronismo de músicas via iTunes. Tudo passa a ser feito via iCloud - semelhantemente ao que acontece com o sincronismo de contatos e compromissos.

Uma vez habilitado o iTunes Match então nuvenzinhas aparecem do lado de todas as músicas / artistas / álbuns que não estejam localmente no iPhone, indicando que se der um play, elas serão ouvidas por download. O download é tipo um streaming. A música começa a tocar quase imediatamente, mas quando o download termina o ícone de nuvenzinha some daquela música indicando que ela está localmente no iPhone a partir daquele momento.

20120205-xctdnytx7rspbuk4a1xtjwdae3.jpg20120205-mrh9uptrrpggi38aw8aremxbh8.jpg

Percebi que ao começar a ouvir uma música, as duas próximas faixas a serem tocadas também começam a ser baixadas para ficarem no iPhone.

20120205-fa8yf4rcga8d3b8xm971n31ef4.jpg

20120205-nc2f1eh46j2ujai3bjje5nsef9.jpg

Em ajustes -> loja é possível determinar se o download de músicas pode ocorrer por 3G ou se deve ser feito exclusivamente por Wi-Fi.

Se você tentar ouvir uma música, mas não tiver rede no momento (por exemplo se você proíbe baixar músicas por 3G e não tem Wi-Fi na área) então só dá pra ouvir o que está previamente baixado, isto é, as faixas sem nuvenzinhas. Se ativar uma função como aleatório, ou listas, as música que estão na nuvem são ignoradas e as faixas locais são tocadas.

Ouvi muitas músicas ontem e hoje por 3G da Vivo DF sem problemas. Tirando o delay de alguns segundos ao começar a primeira música da sessão, o resto fluiu sem problemas. Curiosamente, com o Wi-Fi do meu trabalho (muito sobrecarregado / ruim e lento) então as músicas demoravam uns 20 segundos para começar, e durante a reprodução paravam no meio provavelmente porque o download estava muito ruim.

É o relatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente o algoritmo usado para fazer o Match das músicas não leva em consideração as informações de nome da faixa / artista / outras tags.

O serviço iTunes Match não mexe nas tags das suas músicas, então ele não serve para tagear as faixas sozinho.

Fiz o teste: Peguei uma música, chamei de track 1 e deixei todos os campos em branco. Era uma música do Apocalyptica que jamais tinha colocado no iTunes. Obviamente houve o Match, e a música foi reconhecida e disponibilizada. Mas como track 1 com artista e tudo em branco mesmo.

20120207-q471qtqs3dc78gda1peh4ir7yy.jpg

Existem programas que preenchem as informações sozinho, como o Tagscanner e o Tagalicious - o iTunes Match não vai organizar sua biblioteca do iTunes sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Guedes, alguém te parabenizou pelo relatório dos últimos posts? Senão fico contente por ser o primeiro, parabéns cara, muita qualidade no seu texto e explicações. Aqui vc esclarece e elimina muitas dúvidas, mostrando, ilustrando e detalhando vários pormenores. Muito bom!

Apenas fiquei em dúvida sobre as capinhas dos álbuns, tenho várias editadas, em q coloquei ou tirei detalhes, será q elas ficariam intocáveis como espero? E qto a apagar as músicas disponibilizadas ainda não entendi o processo tb. O resto entendi!

Eu aqui só por enquanto não me animei a assinar, pq ainda realmente não estou preparado ainda pra ouvir músicas precisando da internet, e minha biblioteca não é pequena, com umas 20 mil músicas. Mas o Match é um serviço q veio pra ficar e fazer história, com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Guedes, alguém te parabenizou pelo relatório dos últimos posts? Senão fico contente por ser o primeiro, parabéns cara, muita qualidade no seu texto e explicações. Aqui vc esclarece e elimina muitas dúvidas, mostrando, ilustrando e detalhando vários pormenores. Muito bom!

Apenas fiquei em dúvida sobre as capinhas dos álbuns, tenho várias editadas, em q coloquei ou tirei detalhes, será q elas ficariam intocáveis como espero? E qto a apagar as músicas disponibilizadas ainda não entendi o processo tb. O resto entendi!

Eu aqui só por enquanto não me animei a assinar, pq ainda realmente não estou preparado ainda pra ouvir músicas precisando da internet, e minha biblioteca não é pequena, com umas 20 mil músicas. Mas o Match é um serviço q veio pra ficar e fazer história, com certeza.

Resolvi criar um tópico à parte com minha análise... lá acho que tem mais alguns posts esclarecendo sua dúvida.

Obrigado pelas congratulações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando o link para o outro tópico, onde publiquei meu review do iTunes Match: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/45615-itunes-match-review-analise-do-guedes/

Ah, e saiu também no Br-Mac.org ( http://br-mac.org/2012/02/itunes-match-relato-de-um-usuario-satisfeito/ )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida, logo quando assinei o serviço algumas musicas ripadas de cd foram upadas, ok, até pq o artista em questão não estava na loja (Sambô), agora o artista já está disponível, mas as musicas não mudaram de uploaded para matched.

Dei um iTunes Match Update mas nada mudou.

Alguma ideia?

Já aconteceu isso com alguém?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Volto ao tópico para uma breve colocação: o iTunes Match na Apple TV, se eu já não tinha dúvidas do custo-benefício do serviço, está se saindo uma coisa absolutamente fantástica.

Isso significa toda a biblioteca do meu computador na nuvem, acessável diretamente da tevê. O Airplay já era uma ótima solução, e ter as músicas direto na Apple TV, pro usuário do Match, ficou excelente. Tendo boas caixas de som na tevê, a central multimídia fica imbatível.

Todas as outras vantagens já estão no histórico de posts do tópico. Acrescento mais esse elogio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu assinei o serviço para facilitar a sincronização da minha biblioteca, e ele reconheceu praticamente tudo(90% do que existe na loja). fiquei bem feliz.

o que ele não reconheceu foram alguns CDs de compilações(que não existem na loja), e algumas faixas de alguns albums(por sorte, foram apenas músicas ruins).

Eu esperava que reconhecesse bem as minhas músicas, pois todas as músicas que eu tinha foram conversões AAC 256kbps+ vindas do FLAC. O que seria mais um downgrade do que upgrade.

Mas eu estava curioso para saber como o serviço funcionava... e gostei de ver como ele mantém as classificações e playlists das minhas bibliotecas em sincronia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu assinei e me arrependi rapidamente, tive muito problemas técnicos.

Praticamente substituí a minha library do iTunes pelo app Rdio pagando 15,00 dilmas por mês. Mantenho no iTunes apenas o que não consegui encontrar no Rdio.

Pra podcasts uso o Downcast, então não uso mais esse software arcaico que é o iTunes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...