Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Formatar" e reinstalar tudo.


Adriano Santos

Posts Recomendados

Pessoal, sou novato no Mac e tenho um há apenas um ano.

Quero reinstalar tudo no meu Mac, descartando os programas que não gostei. Não quero simplesmente desinstalar os apps. Quero um HD mais limpo, quero personalizar melhor, etc.

Tem alguns apps que comprei na Mac AppStore ou ainda uns que são de graça e que instalei.

Qual a melhor alternativa para fazer backup desses apps e então "formatar" o Mac?

Ah, comprei o OS Lion, mas não gravei em lugar nenhum. Tenho o DVD apenas do Snow que veio com o aparelho. O que faço?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Quer um Mac mais rápido? Que não de problemas? Instala do ZERO o Snow Leopard que veio com seu Mac !!!

Quanto aos programas o ideal é baixar e instalar novamente. Você poderia copiar da pasta Appplications para um HD externo e depois voltar mas não acho muito confiável. Se quiser contnuar com o Lion é só baixar novamente da App Store apertando a tecla option no ícone, não será cobrado novamente. Pode gerar um DVD ou pendrive para instalar do ZERO o Lion. Existem vários tutorias que ensinam como fazer. O iLife está no segundo DVD que acompanha o seu Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou novato no Mac e tenho um há apenas um ano.

Quero reinstalar tudo no meu Mac, descartando os programas que não gostei. Não quero simplesmente desinstalar os apps. Quero um HD mais limpo, quero personalizar melhor, etc.

Tem alguns apps que comprei na Mac AppStore ou ainda uns que são de graça e que instalei.

Qual a melhor alternativa para fazer backup desses apps e então "formatar" o Mac?

Ah, comprei o OS Lion, mas não gravei em lugar nenhum. Tenho o DVD apenas do Snow que veio com o aparelho. O que faço?

Valeu

Assim... acho melhor não formatar. Simplesmente desinstale arrastando para a lixeira os Apps que não gosta. "HD limpo" não vai mudar o desempenho do Mac - o que vai mudar são os App que ficam rodando em segundo plano (deixam ícones perto do relógio). Estes sim ocupam tempo de CPU e gastam energia.

Tenho um iMac de 2009, e instalei o Lion por cima do Snow Leopard e funciona rápido, estável, maravilhosamente bem.

Mas caso, ainda assim queira formatar seu sistema, eu recomendo instalar o Lion porque ele vai criar uma partição de recuperação, e depois fica bem fácil formatar usando o utilitário de disco ou dando boot com command R pressionado.

No manual do seu mac tem o procedimento para deixar ele como estava quando você comprou - a Apple chama isto de "restaurar aos ajustes de fábrica".

Os Apps comprados na Mac App Store, bem como o Lion em si, podem ser baixados de novo da Mac App Store quantas vezes você quiser.

O problema são seus documentos, músicas e arquivos em geral. Faça um backup simples copiando tudo para um HD externo, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu iria abrir um tópico novo, mas como estou com uma dúvida muito semelhante e este tópico e recente vou tentar por aqui antes de abrir um novo.

Tenho um Macbook Pro meados de 2010 veio com o Snow Leopard, comprei o Lion na Mac App Store, como é meu primeiro mac instalei/desinstalei MUITA coisa, testei muita coisa que deu errado etc..., da pra notar a diferença na velocidade. Gostaria de fazer uma instalação limpa do Lion, mas pelo que li no support da Apple isso nao é possível como o meu modelo, ja que não tem suporte ao "Recuperação de Internet do Lion" .

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Nesse caso é possível fazer uma instalação limpa ou terei que instalar sempre o snow leopard antes?

Se sim, alguém tem o link ensinando? (achei alguns links para gerar um disco do Lion mas todos datam da versão de testes do sistema liberadas entre fevereiro e abril de 2011: http://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=hea&ie=UTF-8&ion=1#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&safe=off&site=webhp&source=hp&q=mac%20os%20x%20lion%20clean%20install&pbx=1&oq=&aq=&aqi=&aql=&gs_sm=&gs_upl=&fp=bff5c46596ad191d&ix=hea&ion=1&ix=hea&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=bff5c46596ad191d&biw=1279&bih=643&ix=hea&ion=1 )

Obrigado,

Alan;

Editado por aln666
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria abrir um tópico novo, mas como estou com uma dúvida muito semelhante e este tópico e recente vou tentar por aqui antes de abrir um novo.

Tenho um Macbook Pro meados de 2010 veio com o Snow Leopard, comprei o Lion na Mac App Store, como é meu primeiro mac instalei/desinstalei MUITA coisa, testei muita coisa que deu errado etc..., da pra notar a diferença na velocidade. Gostaria de fazer uma instalação limpa do Lion, mas pelo que li no support da Apple isso nao é possível como o meu modelo, ja que não tem suporte ao "Recuperação de Internet do Lion" .

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Nesse caso é possível fazer uma instalação limpa ou terei que instalar sempre o snow leopard antes?

Se sim, alguém tem o link ensinando? (achei alguns links para gerar um disco do Lion mas todos datam da versão de testes do sistema liberadas entre fevereiro e abril de 2011: http://www.google.co...43&ix=hea&ion=1 )

Obrigado,

Alan;

Pode fazer instalação limpa do Lion no teu mac sim. Tem que baixar o Lion da Mac App Store e preparar o DVD, pendrive ou HD externo.

Realmente não precisaria criar outro tópico, pois há muitos sobre esse assunto no fórum. Procure por "lion instalação limpa" que provavelmente vais encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte, vai até a pasta de aplicações e copie todos os app que voce gostou para um pendrive ou um outro HD ou partição se tiver mais que uma ativa. Para não perder os programas comprados na AppleStore entre no seu itunes e no menu de opções clique em transferir compras para que transfira todos para a sua máquina, assim que transferir copie todos. Quanto ao Lion se você comprou ele provavelmente ele deve estar na sua máquina, procure por Lion no finder e com certeza será encontrado. Para fazer a instalação coloque o disco do SL reinicie a máquina, e ao aparecer o logo da maçã segure a tecla (option) para chamar o gerenciador de boot, escolha iniciar apartir do DVD e siga todas as instruções na tela. Assim que instalar, faça atualização do sistema, copie seu programas para a pasta de aplicação e depois instale o Lion caso queira ficar com o sistema atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar a dica e perguntar:

Quando entra na tela de gerenciador de boot aparece a opcao de Recovery Disk, entro nela e vejo datas antigas de recovery, gostaria de zerar elas.

Sobre o Time Machine apos a instalacao do Lion, ele vai restaurar meus dados e aplicativos ?

Outra do Time Machine: os aplicativos que deletei deixam lixo no HD e voltam pelo restore do TM ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(Aproveitando o tópico também para não abrir outro...)

A Apple soltou uma atualização que deixa o Internet Recovery 100% no Macbook middle 2010, porém, ainda não entendo muito bem como o internet recovery funciona. Ele zera o sistema em um estado "configurações de fábrica"?

Minha outra dúvida é se eu preciso ter o Lion em um hd ou pendrive para formatar como configurações de fábrica, pois não sei aonde o ele fica armazenado. Quando o baixei, ele foi pra aplications, depois sumiu. Como faço pra encontra-lo? Terei que baixar novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal responde sem ao menos ler as perguntas, agradeço do mesmo jeito, mas, o que importa é que meu problema foi resolvido graças a essa atualização:

capturadetela20120126s1.png

Uploaded with ImageShack.us

Pro amigo acima que pergunto sobre como usar, neste link explica de forma facil e rapida:

http://support.apple.com/kb/HT4718?viewlocale=pt_BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal responde sem ao menos ler as perguntas, agradeço do mesmo jeito, mas, o que importa é que meu problema foi resolvido graças a essa atualização:

Não leu meu post? teu macbook pro é de 2010, logo teu Lion é a versão "retail", comprado da Mac App Store (conforme tu mesmo falou). Quem realmente precisa do Internet Recovery são os usuários de macs que já vieram com o Lion, teu caso era só baixar o Lion novamente da MAS e criar o DVD ou pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...