Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot Lion e Ubuntu 11.10


Posts Recomendados

Cansei da maquina virtual e decidi instalar o Ubuntu numa outra partição... huh.gif E aí é que começam os problemas ( é incrível como é mais fácil instalar um Windows que um Linux numa máquina Unix...Mas enfim, tentei seguir o velho caminho do rEFit e bootcamp mas não funcionou. Instalei o rEFit reiniciei, mas não apareceu nada de diferente na inicialização ( desconfio que o Lion nem tomou conhecimento dele... sad.gif ). Mesmo assim, tentei instalar o Ubuntu via bootcamp mas o bootcamp me disse que aquela coisa no superdrive não era um...Ruindos!!! grin.gif e se recusou a tocar a bola pra frente!!! E agora...? Vou ter que ficar no que eu chamo de "masturbação operacional" ( porque no fundo no fundo é isso que virtualização é... smiley.gif ) ou será que tem aqui no forum uma boa alma, que já tenha passado por tudo isso, resolveu e instalou esse dual boot numa boa e queira me ensinar como se faz... tongue.gif To rezando e aguardando... kiss.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pegas!

Eu tinha Ubuntu ou Linux Mint e Mac OS X em dual boot, sem bootcamp. Sem bootcamp, Ubuntu e Linux Mint funcionavam muito com o rEFIT, no meu Macbook, só que instalei o Debian em dual boot, ele parou de funcionar por eu ter me esquecido de desabilitar a opção de modo genérico do MBR e não aceitar a instalação do grub-pc.

Para instalar perfeitamente o Ubuntu e Mac OS X em dual boot e rEFIT reconhecer perfeitamente, primeiro instale o Mac OS X e dê o pequeno espaço para cada OS, e quando terminada a instalação de Mac OS X, atualize-o, NÃO use o bootcamp e depois instale o rEFIT da última versão. Antes de desligar e reiniciar, insira o CD, e delsigue e reinicie o Mac, pressione a letra C duas vezes, na hora. e aparecerá a tela de Ubuntu. Escolha a opção de particionar especificamente e selecione a partição de HD com formato FAT e formate-o e transforme-o em ext3 ou ex4 e monte em "/". Não se esqueça de dar 2 ou 4GB de HD para swap, pois isso é muito importante.

E após a instalação completa do Ubuntu, reinicie o Mac e o rEFIT já vai reconhecer, e se não, reinicie de novo, o rEFIT vai reconhecer de novo. Se não, inicie o Mac OS X e reinicie de novo, rEFIT acabará reconhecendo os sistemas e pronto. Seleicone o Ubuntu e iniciará a tela de grub. Se Ubuntu não se inicia, use o iBoot para iniciar o Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, é o seguinte. Já tenho o Lion instalado aqui. O que devo fazer, pelo que entendi, é usar o utilitario do disco para criar uma partição FAT. Depois de criada insiro o CD do Ubuntu e no boot pressiono C para instalar...É isso? A outra dúvida que tenho é o rEFit. Como eu falei acima, eu já o instalei ( ou pelo menos eu acho que já pois o processo de instalação no Lion foi...). Só que, reiniciei e não mudou nada, não apareceu nenhuma opçao de nada na inicialização...será que é porque o Ubuntu ainda não foi instalado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, é o seguinte. Já tenho o Lion instalado aqui. O que devo fazer, pelo que entendi, é usar o utilitario do disco para criar uma partição FAT. Depois de criada insiro o CD do Ubuntu e no boot pressiono C para instalar...É isso?

Sim, isso mesmo.

A outra dúvida que tenho é o rEFit. Como eu falei acima, eu já o instalei ( ou pelo menos eu acho que já pois o processo de instalação no Lion foi...). Só que, reiniciei e não mudou nada, não apareceu nenhuma opçao de nada na inicialização...será que é porque o Ubuntu ainda não foi instalado?

rEFIT.... é última versão? Se Ubuntu não foi instalado, é porque você apagou o bootcamp ou porque o rEFIT não reconhece o sistema. Verifique no Utilitários de Disco se o Mac OS X Lion lê os discos, inclusive de swap.

Se isso acontecer de repente, baixe o iBoot e grave o iBoot no DVD, e antes de desligar o Mac, insira o DVD do iBoot, e desligue e ligue, rEFIT vai reconhecer o DVD e selecione o DVD, e iniciará a cena de iBoot, que reconhecerá o sistema de Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Calma Gustavo hehehehe...Ainda não instalei nada. Como eu disse, tentei instalar via bootcamp ( como antigamente, sempre funcionava antes do Lion ), mas o bootcamp não reconheceu o CD. Por isso postei aqui. O que já instalei foi o rEFIt, como eu disse. O meu HD só tem a partição do Lion. A minha dúvida sobre o rEFIt foi exatamente por isso. Eu instalei o programa e reinciei o Lion...nada mudou....O que pergunto nesse caso é, para que aparece algo necessariamente outro sistema tem que estar instalado em outra partição?...

Além disso tenho uma outra dúvida...O VMWare do Lion não consiguirá reconhecer o Ubuntu instalado desse forma né?...Ele só reconheceria se fosse instalado via bootcamp, correto ou não?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, tentei instalar via bootcamp ( como antigamente, sempre funcionava antes do Lion ), mas o bootcamp não reconheceu o CD.

O Bootcamp foi feito para Windows e não para Linux.

O que já instalei foi o rEFIt, como eu disse. O meu HD só tem a partição do Lion. A minha dúvida sobre o rEFIt foi exatamente por isso. Eu instalei o programa e reinciei o Lion...nada mudou....O que pergunto nesse caso é, para que aparece algo necessariamente outro sistema tem que estar instalado em outra partição?...

Você já instalou exatamente o Ubuntu em outra partição? E sim, o outro sistema tem que ser instalado em outra partição, e não dentro do Mac OS X, pois o que instalar o Ubuntu dentro do outro OS é disponível apenas para Windows.

Além disso tenho uma outra dúvida...O VMWare do Lion não consiguirá reconhecer o Ubuntu instalado desse forma né?...Ele só reconheceria se fosse instalado via bootcamp, correto ou não?...

VMWare é uma coisa e dual boot é outra coisa. Dentro do Mac OS X e de qualquer SO, VMWare de qualquer SO reconhece e virtualiza qualquer sistema operacional, inclusive qualquer distro de Linux e qualquer versão de desde Tiger até Lion porque VMWare é profissional. Cristiano Galdino, nosso colega do fórum, tem 8 SOs no VMWare, no Mac OS. Só que o bootcamp e o rEFIT não reconhecerão o VMWare porque VMWare não é dentro do boot, é dentro do Mac OS X.

Editado por Gustavo Reis Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Bootcamp apesar de ser para o Windows, no Snow Leopard é possivel instalar o Ubuntu através dele ( por isso a minha dúvida aqui. O Lion cortou essa possibilidade )

Quanto ao resto parece que vc não entendeu o que eu disse.

1 - Ainda não instalei o Ubuntu. Como eu disse, instalei apenas o rEFIt. Depois de instalar o rEFIT eu reiniciei o Lion, para ver se havia modificado algo no inicialização, mas não modificou. Tá do mesmo jeito. Daí a minha dúvida. Será que instalou mesmo ou deu bug? Ou será que só aparece algo quando eu instalar o Ubuntu também?...

2 - Mencionei o VMWare simplesmente porque no Snow Leopard ele reconhece ( e vc pode acessar nele ) tanto o Windows, como o Ubuntu instalado via bootcamp...

3 - E claro, sei que só é possivel instalar um outro sistema em outra partição do HD... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Ainda não instalei o Ubuntu. Como eu disse, instalei apenas o rEFIt. Depois de instalar o rEFIT eu reiniciei o Lion, para ver se havia modificado algo no inicialização, mas não modificou. Tá do mesmo jeito. Daí a minha dúvida. Será que instalou mesmo ou deu bug? Ou será que só aparece algo quando eu instalar o Ubuntu também?...

Olá Pegas, acredito que deu um bug, e se você instalou só o Lion, o rEFIT se tornou desnecessário e iniciou apenas o Lion. Se você já instalou o rEFIT, ele já foi instalado, ese o rEFIT não aparece, isso foi um bug. Mas acredito que seja um bug por causa do Lion. Snow Leopard não tem problema com rEFIT. Reinstale de novo o rEFIT e veja se isso funciona.

2 - Mencionei o VMWare simplesmente porque no Snow Leopard ele reconhece ( e vc pode acessar nele ) tanto o Windows, como o Ubuntu instalado via bootcamp...

Nossa, isso deve ser um easter egg. :blink:

E isso também aconteceu no Lion? Se isso não aconteceu no Lion, então foi um bug. Lion tá cheio de bugs por não ser estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pegas, que bom que você conseguiu! Usei o Mighty Mouse, e o Linux Mint não reconheceu :/

Se você estranhar a diferença do teclado do Mac no Linux, pois Linux não reconhece o teclado do Mac e se comporta como português ABNT2. E se isso acontecer com você, terá que editar o Xorg do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...