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Mal serviços das APR's em SP


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Olá, tudo bem com vocês?

Sou técnico Apple (ACMT) a 2 anos, e trabalho hoje em uma APR de São Paulo, a maior do estado (procurem, vocês vão descobrir quem são. Ainda mais agora depois da união de duas grande APR).

A algum tempo, já estava incomodado, mas depois dessa união entre as empresas ficou pior. Fazendo com que eu tivesse que sair, pois não aguentava mais trabalhar em um lugar como aquele.

Quando entrei na loja, pagavam para os técnicos um saláro fixo e mais um bônus de atendimento e rapidez no reparo, pago pela Apple. Mas depois da união das duas empresas, os técnicos ganham o salário fixo e comissão em vendas, ai que começa o problema.

Antes, precisavámos fazer um reparo rápido e eficiente, para recebermos o bônus, o que fazia o serviço ser de grande qualidade. Mas como não recebemos mais, os técnicos agora precisam vender serviços para conseguir uma boa comissão e isso normalmente resulta em enganar o cliente. Algumas situações são até mesmo ultrajantes, exemplos:

Se o cliente vier um algum problema de sistema, as vezes pode ser resolvido resetando PRAM ou apenas criando uma nova conta. Os técnicos vão cobrar 200R$ para isso. Dificilmente o sistema é formatado, mas é isso que é alegado.

Se você chegar com uma dúvida, é cobrado hora técnica, por 100R$, pois não podem tirar nenhuma dúvida dos clientes, eles tem que recorrer ao 0800.

Muitas vezes, mesmo na garantia os técnicos dizem que os sensores de umidade estão ativos, nos Macbook, para que os clientes sejam obrigados a pagar pela troca da peça.

Em equipamentos fora da garantia, se o problema não for óbvio (como cd não funcionando, hd, etc) eles SEMPRE cobram a placa lógica, pois é a mais cara.

Em um dos casos (contado para mim por um cliente), o técnico de uma APR do Eldorado falou para a cliente que se ela atualizasse o iPhone dela (desbloqueado, com simbolo da Anatel, comprado no Brasil a 2 meses) ele iria dar brick e nunca mais iria funcionar. O desgraçado ainda teve a cara de pau de oferecer 400 reais pelo iPhone4, dizendo que ele pelo menos iria aproveitar as peças.

Não é garantido que seu computador saia com todas as peças, além de eles reaproveitarem as peças de alguns clientes e substituirem por peças mais velhas ou com problemas intermitentes, eles as vezes plantam peças com defeito, para fazer um orçamento, por exemplo: Dizem que seu HD esta com problema, por isso para fazer o backup é 500 reais.

Se vocês já foram a uma assistência e trocaram algo, é possível também que existam outros pedidos feitos no seu serial. Muitas vezes, quando se mandam orçamentos, na verdade eles usam outros seriais para fazer a troca e o cliente pagar mesmo sem precisar.

Existem muitos casos e claro, nem todos técnicos são pilantras. O que mais influenciou nesse comportamento, foi a nova diretriz da empresa. Pois se os técnicos precisam de dinheiro, eles tem que vender. Ou seja: Eles preferem te vender produtos, do que arrumar seu computador.

Fiquem esperto pessoal, se tiverem problemas com sua máquina, liguem para o 0800 e peça informações e sempre levem em outra assistência, para ver se o diagnóstico é o mesmo. E claro, se for possível, guarde seus arquivos em um HD externo antes de levar, vários técnicos possuem coleçõe de fotos de clientes com roupas de banho, nuas ou semi-nuas.

Não peço para vocês acreditarem em mim, mas só para tomar cuidado, nem todos as APR são honestas.

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Fica a dica.

Gostei do aviso. É sempre bom o pessoal saber o que aconteceu com o aparelho, o que foi trocado e até pedir a peça trocada ao local da assistência, para ter certeza.

Isso me lembra revisão de carro, para leigos.Chega na loja, deixa lá, e o que eles falarem que tem que trocar, o cliente acaba pagando, trocando sem nem saber o que, onde é e quanto custa a peça. Mas para não ficar na dúvida e com medo, acaba pagando pelo serviço, seja ele verdadeiro ou não.

Acredito que para usuários mais inteligentes e que sacam bem essa tecnologia Apple, assim como, conhecem bem seus aparelhos, funções e peças, isso não seja tanto um problema.Dá pra falar de igual para igual com o atendente, usando terminologias de quem conhece o assunto, e tentar averiguar de fato qual era o defeito/problema do aparelho e saber o que foi feito.

Gente com más intenções tem a cada esquina. Basta ficar esperto.

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Infelizmente esse tipo de prática não é novidade não é mesmo?

Sabemos como são os serviços mecanicos(citados pelo amigo acima), serviços de assistencias diversas, entre outros que vemos todos os dias.

Tambem sabemos que muitas vezes torna-se impossivel(ou quase!) fugir dessas atitudes, visto que se optamos por não pagar, ou não fazer o serviço, entao teremos nossos produtos sem solução. Nos tornamos escravos do sistema.

Muito bom o aviso do amigo que vivenciou de perto essas práticas, e assim podemos, pelo menos, prevenir alguns atos desse tipo.

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Minha amiga teve problemas com o Macbook white e levou na autorizada.

O técnico falou que o HD estava com problemas e que seria necessário a troca e cobrou 500 reais pelo serviço (HD de 250GB).

Ela me ligou e pediu minha opinião e eu falei que poderia dar uma olhada.

Eu instalei outro HD, instalei o sistema, passei o reparador de disco e o HD funcionou normalmente, voltei pro HD antigo e até agora não teve problema algum.

Acho difícil que o técnico desconhecesse esse procedimento, então, pra mim, ele estava agindo de má fé tentando vender (se é que ele estava pensando realmente em trocar) um HD novo + serviço de troca.

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