Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hackintosh: por onde começar


Whalid

Posts Recomendados

Pessoas,

Decidi escrever um pequeno post sobre sobre Osx86, porque tenho recebido algumas mensagens privadas sobre o assunto, e acho interessante responder de uma vez só. Não sou expert em OSX86 mas já fiz 9 instalações com sucesso e consegui máquinas estáveis a partir do Tiger e do Leopard. Instalar o OSX em máquinas genéricas é uma viagem solitária e zen: nem sempre você vai conseguir fazer tudo funcionar e nem sempre vai existir alguém que pode te ajudar com o seu problema.

Não encarem isto como um how-to, nem como uma receita de bolo. Só acho interessante deixar uma lista de informações para aqueles que decidirem instalar o Mac Os X em máquinas genéricas.

Como é um assunto enorme, pretendo ir atualizando este tópico com alguns links e informações úteis para quem está começando agora.

1 - Meu XYZ computador roda Mac OS?

Esta é a pergunta errada. Existem tantos computadores com configurações diferentes que dificilmente alguém vai ter exatamente o mesmo pc que você. A resposta mais simples a esta pergunta é: depende. Quanto mais próximo o seu hardware for de um mac verdadeiro maiores as chances de você conseguir uma máquina estável e funcional.

AMDs são mais difíceis mas não impossíveis. Você terá mais trabalho e não necessariamente terá a mesma experiência que instalar em um Core 2 Duo da Intel. Notebooks também são mais difíceis e em geral tem duas deficiências difíceis de superar: eles ficam sem a opção de Sleep e é difícil manter a temperatura do sistema baixa.

Pesquise extensivamente se o seu hardware é compatível e se

2 - O que é Vanilla?

São os arquivos originais da Apple. Em geral este termo é aplicado ao kernel, mas também é usado para alguns outros arquivos chave para a instalação do OSX (AppleSMbios.kext entre outros)

3 - O que é EFI?

EFI ou Extensible Firmware Interface é um novo padrão criado pela Intel para substituir a BIOS de um computador. A Apple usa EFI nos micros originais. A vantagem de instalar um semi-emulador de EFI no seu hackintosh é a possibilidade de rodar kexts e extensões vanilla.

4 – Qual o melhor hardware para instalar o Mac OS?

Processadores: Core Duo, Core 2 Duo e outros processadores com no mínimo instruções SSE2.

Placas de vídeo: uma aposta segura são as GForce 7200, 7300 as ATI X1300 e superiores e algumas integradas Intel como as que são usadas nos macbooks.

Chipsets: Intel P35 ou 975 são apostas seguras. Eu tenho uma placa muito barata baseada no chipset P35 e uma outra com chipset 975. As duas são excelentes escolhas.

5 – Por onde eu começo para descobrir se meu hardware é compatível?

Liste todos os componentes do seu micro, em especial: placa mãe, chipset da sua placa, placa de vídeo e placa de som.

Faça uma busca no wiki do OSX86project em especial nas seções destinadas ao seu sistema operacional de escolha:

Para o leopard cheque estes tres links:

10.5.0 http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.5.0

10.5.1 http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.5.1

10.5.2 http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.5.2

Se um hardware aparece compatível em alguma das tres listas 99% de chance de ele funcionar nas outras. Por isso se você não encontrar um componente em uma das listas, procure nas outras.

Se você está usando um notebook, cheque a lista no wiki e veja quais são as dificuldades que você vai encontrar e o que você precisa para fazer funcionar.

6 – O quão estável/funcional será o meu hackintosh?

Tudo depende do seu hardware. A experiência pode variar de um hack perfeito e tão estável quanto um macbook pro até uma máquina que não funciona em hipótese nenhuma.

7 – Alguns links úteis:

OSXProject: http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page

InsanellyMac: http://www.insanelymac.com

Onde começar para instalar:

Tutorial da LifeHacker: http://lifehacker.com/software/hack-attack...-800-321913.php

Fórum Genius Bar com tutoriais no InsanelyMac: http://forum.insanelymac.com/index.php?showforum=45

FAQ e links úteis: http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=89659

Abraços

Whalid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

minha Mobo é essa

P5W DH Deluxe Intel 975X & ICH7R

* Install Method: Kalyway 10.5.1 and 10.5.2 Combo Updater

* BIOS Version: 2602; Revision: 1.04G

* Audio: Realtek ALC882M works

* LAN: Marvell 88E8053 both ports work out of box

* SATA: all port works, ICH7R IDE works, Jmicron IDE does work (non atapi device as indicated in manual)

* Onboard WiFi does work, with realtek 8187 drivers.|

* ez_raid ports work out of the box, natively. Raid0 works natively.

comprei ela a uns anos atrás pensando em instalar o MacOS no meu PC mas instalei e desinstalei uma vez, pelo que eu vejo ta na hora de instalar de novo pois as coisas parecem estar funcionando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha Mobo é essa

P5W DH Deluxe Intel 975X & ICH7R

* Install Method: Kalyway 10.5.1 and 10.5.2 Combo Updater

* BIOS Version: 2602; Revision: 1.04G

* Audio: Realtek ALC882M works

* LAN: Marvell 88E8053 both ports work out of box

* SATA: all port works, ICH7R IDE works, Jmicron IDE does work (non atapi device as indicated in manual)

* Onboard WiFi does work, with realtek 8187 drivers.|

* ez_raid ports work out of the box, natively. Raid0 works natively.

comprei ela a uns anos atrás pensando em instalar o MacOS no meu PC mas instalei e desinstalei uma vez, pelo que eu vejo ta na hora de instalar de novo pois as coisas parecem estar funcionando!

Fred sua placa é uma das mais compatíveis.

Cheque o tutorial da Lifehacker. Ele é bem ok, especialmente com as setagens de bios

http://lifehacker.com/348653/install-os-x-...acking-required

Outro tutorial muito útil para você é este:

http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=83689

Abraços

Whalid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valew véio, agora só falta achar onde baixar a imagem do OSX86 Project (que não seja em torrent!).

Se não der, tento o OSx86.

Abraço.

Odigoogle,

OSx86 é um termo para definir a instalação de Leopard em PCS comuns. Não existe imagem OSx86.

A propósito do que você perguntou sobre imagens e downloads:

Aparentemente seu setup é muito bom. A única coisa que não tenho certeza é a placa de video, mas em geral está tudo ok.

Quanto a downloads como o admin falou, neste forum você não pode discutir este tipo de coisa. Mas é só você pesquisar pelo mundo afora.

Eu pessoalmente abandonei os downloads e só estou usando a versão comprada na loja do Leopard. Portanto estou meio por fora deste universo.

Um abraço

Whalid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um notebook Dell Latitude 120L, com 1 gb de ram, hd de 40, placa mãe Dell mesmo, processador Celerom M e gostaria de saber se roda o leopard.

Eu baixei o ISO da versão Kalyway 10.5.2 mas deu panic na instalação logo no inicio.

Estava muito interessado em instalar, pois um amigo meu comprou um macbook e eu achei o sistema show de bola!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odigoogle,

OSx86 é um termo para definir a instalação de Leopard em PCS comuns. Não existe imagem OSx86.

Whalid

Ahhh... entendi!!! Thanks pela explicação Whalid.

A propósito do que você perguntou sobre imagens e downloads:

Aparentemente seu setup é muito bom. A única coisa que não tenho certeza é a placa de video, mas em geral está tudo ok.

Quanto a downloads como o admin falou, neste forum você não pode discutir este tipo de coisa. Mas é só você pesquisar pelo mundo afora.

Eu pessoalmente abandonei os downloads e só estou usando a versão comprada na loja do Leopard. Portanto estou meio por fora deste universo.

Um abraço

Whalid

Blz, certamente a placa de vídeo (ATI Radeon HD 2400 Pro PCI-Express) é reconhecida, já que um dia depois que escrevi aquele comentário eu fiz a instalação da imagem ToH_x86_RC2 e deu tudo certo, a interface gráfica da instalção carregou de forma, digamos, excelente. Só que a "anta aqui" se enrolou na hora de reiniciar depois de conluida a instalação e acabou por desperdiçar a mesma. Assim, vou ter que fazer tudo de novo! Quando eu reinstalar eu posto aqui umas dicas para quem se interessar.

Ow, valeu pela atenção Whalid!

Abração véio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Whalid,

tenho um P4 3.2Ghz 775 pinos / 512 RAM / 120 HD sata 5200rpm

BEEEM ultrapassado, mas tem como jogar o Tiger nele?

Abraço

Eu ja instalei com uma config. parecida e rolou nma boa.

Opa fred, e como consigo instalar no meu, tem algum tutorial que você saiba?

Onde posso baixar o tiger OsX86?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala xico,

É importante para facilitar a sua vida procurar um tutorial para a sua placa mãe.

Qual é a tua placa?

Sim, acho que você consegue instalar como o fred falou. Ainda não tentei instalar num P4, mas com certeza tem gente que tem. Poste aí o nome da sua placa mãe que eu te dou uma força.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala xico,

É importante para facilitar a sua vida procurar um tutorial para a sua placa mãe.

Qual é a tua placa?

Sim, acho que você consegue instalar como o fred falou. Ainda não tentei instalar num P4, mas com certeza tem gente que tem. Poste aí o nome da sua placa mãe que eu te dou uma força.

Abraços

Pô valeu Whalid,

Assim que eu chegar em casa eu vejo o modelo da placa mãe e te digo ok?

Vou te mandar MP com msn

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala xico,

É importante para facilitar a sua vida procurar um tutorial para a sua placa mãe.

Qual é a tua placa?

Sim, acho que você consegue instalar como o fred falou. Ainda não tentei instalar num P4, mas com certeza tem gente que tem. Poste aí o nome da sua placa mãe que eu te dou uma força.

Abraços

Pô valeu Whalid,

Assim que eu chegar em casa eu vejo o modelo da placa mãe e te digo ok?

Vou te mandar MP com msn

Abraço

Falaaaa whalid,

consegui o modelo da placa mãe, é uma Asus P5VDC-MX ...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um segundo PC em casa que está encostado rodando Linux, mas é um Athlon XP numa placa-mãe Asus A7V8X-X, será que rola???

Não rola! Precisaria ser um 64!

Já li sobre umas tentativas, com emulação das instruções necessárias, mas deu tanto pau que foram abandonadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tenho um iMac aqui, mas também tenho um:

AMD Sempron 2600+ (1.7 real) socket 754, 1GB RAM DDR, GeForce 6200 AGP, montados numa placa-mãe Foxconn 760GXK8MB.

Será que funciona?

Atualmente está instalado o Windows XP e o Ubuntu Studio, mas queria tentar alguma coisa diferente... Alguém sabe me informar?

Mais uma coisa como se instala os kexts?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, tenho um notebook Positivo Mobile V54 com processador Intel Celeron M 530 1.7 Ghz, 1 GB de memória RAM, HD de 80 GB SATA, placa de vídeo integrada VIA Chrome 9 HC com 128 MB de memória RAM, placa de som Via 8237, placa de rede Via Rhine II 6102 e placa de rede wireless Realtek 802.11g, mas não uso. Uso conexão cabeada.

Gostaria de saber se consigo instalar o Mac OS X nesse notebook, pode ser Tiger ou Leopard. Já tentei as versões Jas 10.4.8, ChaOS 10.4.10 e Upchucl 10.4.9 mas ambas no utilitário de disco, onde tenho que particionar o disco, o HD SATA não aparece, aparece apenas o gravador de DVD.

Ficarei muito agradecido se me ajudarem, vocês não têm noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...