Ramon Postado 27 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 27 de fevereiro de 2012 Fala galera do MM. Preciso da opinião da galera que entende de programação e/ou Macros do Excel. Uso o Excel diariamente, quase que o dia todo, e no intuito de ampliar meus conhecimentos, quero começar a trabalhar com VBA e Macros no Excel. Todavia, uma requisito mínimo é ter feito o curso "Lógica de Programação". Então quero saber dos mais experientes nisso, se pelo conteúdo apresentado, a base é suficiente para o trabalho com VBA e Macros. CONTEÚDO DO CURSO "Lógica de Programação": 1. Introdução 1.1. Algoritmo 1.1.1. Estrutura dos Algoritmos 1.1.2. Teste de Mesa 1.2. Formas de Representação Gráfica 1.2.1. Outros Símbolos 1.3. Programas 1.3.1. Compilador 1.3.2. Interpretador 2. Lógica Proposicional 2.1. Tabela Verdade 2.2. Operações Lógicas sobre Proposições 2.2.1. Negação 2.2.2. Conjunção 2.2.3. Disjunção 2.2.4. Operação Condicional 2.2.5. Operação Bicondicional 2.2.6. Tabela Verdade Resumo dos Conectivos 2.3. Prioridade dos Conectivos 2.4. Tautologia, Contradição e Contingência 2.4.1. Tautologia 2.4.2. Contradição 2.4.3. Contingência 2.5. Implicação Lógica ou Conseqüência Lógica (?) 2.6. Equivalência Lógica (?) 2.7. Exercícios do Capítulo 2 3. Dados e Instruções 3.1. Dados 3.1.1. Tipo Inteiro 3.1.2. Tipo Real 3.1.3. Tipo Caracter 3.1.4. Tipo Lógico 3.2. Variáveis 3.3. Constantes 3.4. Instruções 3.4.1. Entrada, Processamento e Saída 3.4.2. Representação 3.4.2.1. Fluxograma 3.4.2.2. Portugol 3.5. Exercícios do Capítulo 3 4. Operadores 4.1. Operadores Aritméticos 4.2. Operadores Relacionais 4.3. Operadores Lógicos 4.3.1. E / AND 4.3.2. OU / OR 4.3.3. NÃO / NOT 4.4. Exercícios do Capítulo 4 5. Estruturas de Controle 5.1. Estruturas de Decisão 5.1.1. SE ... ENTÃO 5.1.2 SE ... ENTÃO ... SENÃO 5.1.3. SELECIONE ... CASO 5.2. Estruturas de Decisão Encadeadas 5.3. Estrutura de Repetição 5.3.1. ENQUANTO... FAÇA 5.3.2. REPITA ... ATÉ QUE 5.3.3. PARA ... DE ... ATÉ ... PASSO ... FAÇA 5.4. Estruturas de Repetição Encadeadas 5.4.1. ENQUANTO com ENQUANTO 5.4.2. ENQUANTO com REPITA 5.4.3. ENQUANTO com PARA 5.4.4. REPITA com REPITA 5.4.5. REPITA com ENQUANTO 5.4.6. REPITA com PARA 5.4.7. PARA com PARA 5.4.8. PARA com ENQUANTO 5.4.9. PARA com REPITA 5.5. Comparação das Estruturas de Repetição 5.6. Exercícios do Capítulo 5 5.6.1. Estruturas de Decisão 5.6.2. Estruturas de Repetição 6. Estruturas de Dados 6.1. Variáveis Compostas Homogêneas 6.1.1. Vetor 6.1.1.1. Declaração 6.1.1.2. Utilização de um Vetor 6.1.1.3. Exemplos de Utilização de Vetor 6.1.2. Matriz 6.1.2.1. Declaração 6.1.2.2. Leitura e Escrita dos Dados 6.1.2.3. Exemplos de Utilização de Matriz 6.2. Variáveis Compostas Heterogêneas 6.2.1. Registros 6.2.1.2. Declaração 6.2.1.3. Leitura e Escrita de Registros 6.2.1.4. Registro de Conjuntos 6.2.1.4.1. Declaração de Registros de Conjuntos 6.2.1.4.2. Leitura e Escrita de Registro de Conjuntos 6.2.1.5. Conjunto de Registros 6.2.1.5.1. Declaração 6.2.1.5.2. Leitura e Escrita dos Conjuntos de Registros 6.4. Exercício do Capítulo 6 6.4.1. Vetores 6.4.2. Matrizes 6.4.3. Registros 7. Arquivos 7.1. Declaração 7.2. Manipulação 7.2.1. Abrir um Arquivo 7.2.2. Fechar um Arquivo 7.2.3. Copiar um Registro 7.2.4. Salvar um Registro 7.2.5. Excluir um Arquivo 7.3. Localizar Registros 7.3.1. Concepção Seqüencial 7.3.2. Concepção Direta 7.3.3. Utilizando Concepções 7.4. Exercícios do Capítulo 7 8. Sub-rotinas 8.1. Procedimentos 8.2. Variáveis Globais e Locais 8.2.1. Escopo de Variáveis 8.3. Parâmetros 8.3.1. Passagem de Parâmetros 8.4. Funções 8.5. Exercícios do Capítulo 8 8.5.1. Procedimento 8.5.2. Funções 9. Estruturas de Dados Avançadas 9.1. Listas 9.1.1. Declaração 9.1.2. Inserção 9.1.3. Remoção 9.1.4. Listas Duplamente Encadeadas 9.1.5. Listas Circulares 9.2. Filas 9.2.1. Declaração 9.2.2. Inserção 9.2.3. Remoção 9.3. Pilhas 9.3.1. Declaração 9.3.2. Inserção 9.3.3. Remoção 9.5. Exercícios do Capítulo 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 27 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 27 de fevereiro de 2012 Sem sombra de dúvida, se você pretende trabalhar com VBA, o conteúdo de lógica apresentado é mais que suficiente. O que me assusta nos cursos de hoje é a baixa carga horária. Lógica se aprende com exercícios e treino e não em um curso de 4 horas. Qual a carga horária do curso apresentado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Postado 27 de fevereiro de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de fevereiro de 2012 Sem sombra de dúvida, se você pretende trabalhar com VBA, o conteúdo de lógica apresentado é mais que suficiente. O que me assusta nos cursos de hoje é a baixa carga horária. Lógica se aprende com exercícios e treino e não em um curso de 4 horas. Qual a carga horária do curso apresentado? Opa, legal saber que o conteúdo é bom. A duração do curso é de aproximadamente 24h. Boa duração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Não, não e. O curso que eu ministrava tinha 360 horas de lógica mas isso já faz muito tempo. Hoje já não se encontram cursos assim. Irá exigir de você bastante estudo e dedicação. Mas sei que isso não deve ser problema, já que o fundamental, ir atrás de informações, você já fez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 lógica foi a cadeira mais fácil da faculdade. ou tu vai olhar o conteúdo e achar 99% óbvio, ou tu vai sair sem entender. é sempre assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 lógica foi a cadeira mais fácil da faculdade. ou tu vai olhar o conteúdo e achar 99% óbvio, ou tu vai sair sem entender. é sempre assim. Discordo. Lógica, em parte, é treino, passar por experiência e adquirir visão lógica. O que ensinam em grande parte das faculdades mal pode ser chamado de lógica de programação. Ainda hoje tenho alguns exercícios de lógica que pegam muitos bons programadores, que, na minha opinião, hoje são bastante dependentes de frameworks e métodos já implementados. Pede para algum programador montar um método de ordenação para você ver o que acontece... =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Discordo. Lógica, em parte, é treino, passar por experiência e adquirir visão lógica. O que ensinam em grande parte das faculdades mal pode ser chamado de lógica de programação. Ainda hoje tenho alguns exercícios de lógica que pegam muitos bons programadores, que, na minha opinião, hoje são bastante dependentes de frameworks e métodos já implementados. Pede para algum programador montar um método de ordenação para você ver o que acontece... =) Na minha faculdade a lógica de programação está distribuída em diversas cadeiras. Há uma cadeira apenas para a lógica proposicional... que é o que exercita o básico para todo o resto do curso citado no primeiro post.Essa cadeira, junto de outras, como linguagens formais, consegue distinguir os programadores natos(que vão achar que tudo faz sentido e óbvio) dos que não são(que vão ter dificuldade, e terão que se esforçar). Essa é a minha opinião, pelo que pude ver das turmas que eu tive. Talvez eu esteja errado... mas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 É engraçado, não acredito nessa coisa de programador nato. Acho que quando se depende de lógica, matemática ou qualquer coisa ligada à área de exatas, treino é o suficiente. Se você possuir uma base legal em matemática, aí está sua "visão abstrata", que muita gente fala. Acho que o que diferencia um programador de um excelente programador, é a base, em matemática, álgebra, trigonometria, estatística etc... que é o que falta a muita gente. Hoje vejo alunos iniciando um curso de ciências da computação sem saber o que é "regra de três". Sem uma boa base, não há como construir muita coisa... Isso é um pouco diferente dos dons artísticos, que não há certo e errado, melhor ou pior. Tudo depende da sensibilidade do artista e da audiência, que também precisa ser "treinada". Mas isso é papo para muito tempo e hoje nem é sexta-feira... =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 É engraçado, não acredito nessa coisa de programador nato. Acho que quando se depende de lógica, matemática ou qualquer coisa ligada à área de exatas, treino é o suficiente. Se você possuir uma base legal em matemática, aí está sua "visão abstrata", que muita gente fala. Acho que o que diferencia um programador de um excelente programador, é a base, em matemática, álgebra, trigonometria, estatística etc... que é o que falta a muita gente. Hoje vejo alunos iniciando um curso de ciências da computação sem saber o que é "regra de três". Sem uma boa base, não há como construir muita coisa... Isso é um pouco diferente dos dons artísticos, que não há certo e errado, melhor ou pior. Tudo depende da sensibilidade do artista e da audiência, que também precisa ser "treinada". Mas isso é papo para muito tempo e hoje nem é sexta-feira... =) Matemática é a mesma coisa, tem gente que tem facilidade... mas nem todos que tem facilidade na matemática são bons em programação. Isso eu vi com meus próprios olhos. hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Matemática é a mesma coisa, tem gente que tem facilidade... mas nem todos que tem facilidade na matemática são bons em programação. Isso eu vi com meus próprios olhos. hehe Eu acho que mais ou menos... ninguém nasce bom em matemática. Raciocínio lógico se adquire e, se a pessoa tem bons tutores, tudo fica mais fácil. Só para exemplificar como lógica e programação se aprende com treino e não é dom, hoje, o melhor programador aqui da empresa é um cara formado em Artes Plásticas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Eu acho que mais ou menos... ninguém nasce bom em matemática. Raciocínio lógico se adquire e, se a pessoa tem bons tutores, tudo fica mais fácil. Só para exemplificar como lógica e programação se aprende com treino e não é dom, hoje, o melhor programador aqui da empresa é um cara formado em Artes Plásticas. Algumas pessoas não sabem que tem um dom para alguma coisa. E sim, tem pessoas que nascem bem na matemática. É fato.nascer bem em algo: leia-se, facilidade extrema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos_Gabriel Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Algumas pessoas não sabem que tem um dom para alguma coisa. E sim, tem pessoas que nascem bem na matemática. É fato. nascer bem em algo: leia-se, facilidade extrema. Opinião é opinião e respeito a sua. É a velha discussão: o homem é somente fruto do meio em que vive ou há influência genética para comportamentos e hábitos? Ou, ainda, há um misto de ambos? Sou adepto da primeira opinião. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel M Couto Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 Opinião é opinião e respeito a sua. É a velha discussão: o homem é somente fruto do meio em que vive ou há influência genética para comportamentos e hábitos? Ou, ainda, há um misto de ambos? Sou adepto da primeira opinião. Eu não. Sou adepto a opinião baseada em fatos. (terceira opinião)Já foi provado que a genética carrega informações de comportamento. Já encontraram até o gene da homosexualidade, violência... etc... Claro, há características individuais que se desenvolvem durante a vida, de acordo com o ambiente. Mas tu não transmite elas ao se reproduzir. (você não transmite seu bronzeado, ou desenvolvimento muscular ao filho, por exemplo) Percebi que você é daqueles que acredita que uma espécie vive "se adaptando" a locais onde está.(pensamento odiado no meio científico) Mas eu respeito a sua opinião também. E acho que nossa discussão está bem fora do escopo do tópico, então ficarei calado, se não for para contribuir, a partir de agora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Kobayashi Postado 28 de fevereiro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de fevereiro de 2012 O tal "dom" para matemática é possível adquirir, mas só na infância ou nos anos iniciais de desenvolvimento... É o que vi pela observação. Depois que já está crescido, é muito mais difícil aprender a abstrair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SuperExcelVBA Postado 8 de abril de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 8 de abril de 2019 Olá pessoal, Esta é uma necessidade que eu tinha no passado (aprender VBA), mas só achava na net vídeos, blogs e fóruns a respeito. Resolvi então desenvolver junto com um grande amigo o próprio site de ensino gratuito. https://superexcelvba.com Será uma honra ter a visita de vocês, e agradeço se puderem dar um feedback (se tiverem sugestões, críticas ou elogios). Obrigado a todos e tenham um ótimo dia. Luiz Dauberson 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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