Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imac 27", upgrade com sucesso de i5 para i7 + SSD


marcosjra

Posts Recomendados

Ola galera do bem !!!

Sempre acompanho o fórum, sempre aprendendo e pesquisando.

Vejo que sempre existem muitas dúvidas a respeito de se fazer upgrade nos macs, e desde que adquiri o imac de 27" de entrada, com o core i5

de 2.7ghz com 4gb de ram e hdd de 1TB, venho pesquisando sobre fazer o up de cpu e ssd.

Optei pelo modelo de entrada por além de ser mais em conta, também pretendia tentar o upgrade.

Com certo tempo de uso a lentidāo ao inicializar incomodava um pouco, e o SSD resolveria esse problema.

O SSD escolhido foi o OCZ agility 3 de 120GB e a cpu, o core i7 de 3.4ghz, o mesmo colocado como opcional nas lojas da apple.

Optei pelo mesmo cpu por ser teoricamente mais dificil uma rejeiçāo pelo sistema.

A ram coloquei 16gb a algum tempo, e agora creio que pouca coisa resta para "mexer".

O SSD de 120 GB nāo sera insuficiente, pois continuarei usando o HDD interno de 1T ,depois de devidamente formatado como disco de arquivos.

Para abrir a maquina usei como base este tutorial: http://www.hardmac.c...icles/335/page1

O imac usado no tuto é mais antigo que o meu, que é de meados de 2011, entāo alguns detalhes apenas estavam diferentes.

alguns parafusos a mais e alguns conectores em posiçāo diferente.

mas nada que um pouco de atençāo e perseverança nao resolvam.

Com uma bem vinda ajuda de minha esposa para segurar algo ou deplugar um conector mais "delicado", digamos assim, gastei cerca de 4hrs, para toda a operaçāo.

Os unicos itens necessários foram um cabo sata com uma ponta em L e um cabo de alimentaçāo sata em Y para

puxar energia do HDD para o SSD e um pouco de dupla face, para fixar o SSD sob o DVD drive.

A idéia da dupla face peguei neste tutorial do ifixit : http://www.ifixit.co...rive-Kit/6434/1

Bom, mas o que quero deixar claro é que com um pouco de tempo e sangue frio, além claro de disposiçāo financeira para adquirir os itens necessários (a parte mais critica,creio), é possivel realizar este upgrade sem

maiores complicacões.

Ainda nao fiz testes mais complexos na maquina, apenas medi o tempo de inicializaçāo, que esta cerca de 50% menor.

Talvez o texto esteja um pouco confuso, mas qualquer coisa só dar um toque e vamos trocando ideias, a fim de aprendermos um pouco mais sobre o assunto.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcosjra! Cara eu estou com muita vontade de efetuar a troca do processador do meu iMac 27". Ele tem um Core 2 Duo e queria colocar um i5 ou i7, gostaria de saber se alguém sabe se é possível? E quanto você pagou no processador? e onde comprou?

Quanto ao SSD, por enquanto não vejo necessidade, mesmo por quê quando mudar o processador e aumentar a RAM ele já vai melhor a performance. Ele me atende muito bem, mas como tenho trabalhado cada vez mais com programas mais pesados como o Autocad e o 3DMax quero dar um upgrade de processador.

Editado por Think Different
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcosjra! Cara eu estou com muita vontade de efetuar a troca do processador do meu iMac 27". Ele tem um Core 2 Duo e queria colocar um i5 ou i7, gostaria de saber se alguém sabe se é possível? E quanto você pagou no processador? e onde comprou?

Quanto ao SSD, por enquanto não vejo necessidade, mesmo por quê quando mudar o processador e aumentar a RAM ele já vai melhor a performance. Ele me atende muito bem, mas como tenho trabalhado cada vez mais com programas mais pesados como o Autocad e o 3DMax quero dar um upgrade de processador.

acho que não dá pra colocar nenhum core i no lugar do Core2Duo... se não me engano até o soquete é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não dá pra colocar nenhum core i no lugar do Core2Duo... se não me engano até o soquete é diferente.

É amigo, valeu pela resposta! Ralmente não dá, acabei de dar um google e ver que não tem como, pra isso teria que trocar a placa mãe e no iMac, nem pensar é melhor trocar de iMac quando der!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito legal a troca dos processador.

Fique interessado nesse processo de usar o SSD como sistema e o HD normal para usar arquivos, precisa fazer alguma adaptação? eu tenho um iMac 27 i7 de 2.93GHz com 2TB de HD e é uma lentidãooooo pra incializar e abrir programas, portanto acredito que se colocar um SSD melhore bastante. O que vc acha?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcosjra! Cara eu estou com muita vontade de efetuar a troca do processador do meu iMac 27". Ele tem um Core 2 Duo e queria colocar um i5 ou i7, gostaria de saber se alguém sabe se é possível? E quanto você pagou no processador? e onde comprou?

Quanto ao SSD, por enquanto não vejo necessidade, mesmo por quê quando mudar o processador e aumentar a RAM ele já vai melhor a performance. Ele me atende muito bem, mas como tenho trabalhado cada vez mais com programas mais pesados como o Autocad e o 3DMax quero dar um upgrade de processador.

Ola Think, como o amigo costelahb ja esclareceu, de C2Duo pra i5 ou 7 nao rola, o socket é diferente, do modelo 2011

que usa os i5 e i7 de segunda geração, com socket 1155.

Moro fora do Brasil, e paguei 300usd no i7, hj, cerca de

520 reais.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito legal a troca dos processador.

Fique interessado nesse processo de usar o SSD como sistema e o HD normal para usar arquivos, precisa fazer alguma adaptação? eu tenho um iMac 27 i7 de 2.93GHz com 2TB de HD e é uma lentidãooooo pra incializar e abrir programas, portanto acredito que se colocar um SSD melhore bastante. O que vc acha?

Abs

Ola Kashima, como sua maquina ja é bem potente, apenas adicionando

um SSD vc ja irá sentir diferença !

Fiz uns testes básicos antes e depois da troca, medindo os tempos de inicialização e

reinicialização.

Uso bastante o Adobe LR para tratar os Raws de minha camera e com ele

aberto, mais algumas paginas do safari e mais uns dois apps além do finder, ele gastava

entre 55 e 70 segundos até o LR estar carregado e pronto.

Depois da troca a mesma operação esta demorando entre 25 a 30 segundos.

Com todos os programas e apps fechados, ele reinicializa em aproximadamente 12 a 15s.

Com os programas abertos, ate estar pronto pra uso, gostava cerca de 55s na inicialização, agora esta com cerca de

20s e 12 segundos numa inicialização limpa.

Agora esta pau a pau com o macbook de minha esposa, o qual eu ja

havia trocado o antigo HDD de 160 gb por um SSD de 120gb da corsair.

E Não é necessario nenhuma adaptaçao complexa para o SSD, na placa mãe do imac

tem tres portas Sata, e uma fica vazia, apenas aconselho usar um cabo sata com uma das pontas

em L, para ser usado do lado da placa mãe e com pelo menos 40 cm, para ter certa folga.

O cabo de alimentação em Y é usado pra "abrir" do HDD uma ponta a mais para o SSD.

O SSD é fixado sob o drive de dvd, e pode ser fixado com dupla face, pois os cabos ficam bem presos

sob o dissipador que fica do lado direito, logo acima do drive de dvd.

É essencial também chaves torx nos tamanhos T6, T8 e T10, preferencialmente bem

magnetizadas, pois é muito fácil derrubar parafusos dentro da maquina na hora da montagem.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido, segue algumas imagens do processo...

Se as imagens estiverem em tamanho inapropriado,é só avisar galera.

1.jpg

Usei um par de ventosas daquelas de banheiro ou uso na cozinha mesmo,com ganchinho e que suportam 3kg, o par por cerca de 1,20usd, creio que sejam facilmente encontradas em lojas de 1,99 no Brasil.

01.jpg

O vidro de proteçāo, um acrilico, na verdade, bem leve e que saiu bem mais facil do que imaginava...

2.jpg

3.jpg

O interior da máquina...

4.jpg

A placa māe sendo retirada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Kashima, como sua maquina ja é bem potente, apenas adicionando

um SSD vc ja irá sentir diferença !

Fiz uns testes básicos antes e depois da troca, medindo os tempos de inicialização e

reinicialização.

Uso bastante o Adobe LR para tratar os Raws de minha camera e com ele

aberto, mais algumas paginas do safari e mais uns dois apps além do finder, ele gastava

entre 55 e 70 segundos até o LR estar carregado e pronto.

Depois da troca a mesma operação esta demorando entre 25 a 30 segundos.

Com todos os programas e apps fechados, ele reinicializa em aproximadamente 12 a 15s.

Com os programas abertos, ate estar pronto pra uso, gostava cerca de 55s na inicialização, agora esta com cerca de

20s e 12 segundos numa inicialização limpa.

Agora esta pau a pau com o macbook de minha esposa, o qual eu ja

havia trocado o antigo HDD de 160 gb por um SSD de 120gb da corsair.

E Não é necessario nenhuma adaptaçao complexa para o SSD, na placa mãe do imac

tem tres portas Sata, e uma fica vazia, apenas aconselho usar um cabo sata com uma das pontas

em L, para ser usado do lado da placa mãe e com pelo menos 40 cm, para ter certa folga.

O cabo de alimentação em Y é usado pra "abrir" do HDD uma ponta a mais para o SSD.

O SSD é fixado sob o drive de dvd, e pode ser fixado com dupla face, pois os cabos ficam bem presos

sob o dissipador que fica do lado direito, logo acima do drive de dvd.

É essencial também chaves torx nos tamanhos T6, T8 e T10, preferencialmente bem

magnetizadas, pois é muito fácil derrubar parafusos dentro da maquina na hora da montagem.

Abs.

Poxa, valeu pelas fotos e informações Marcos!!

Olhando as fotos e os tatamis deu saudade do Japão hahaha

Na energia você usa um cabo em "Y" pra ligar os dois HD's certo? ou usa esse Y com o drive de DVD?

Você notou algum aquecimento por ter adicionado mais um dispositivo e estar usando a mesma fonte de energia?

Eu uso programas de edição de vídeo, final cut, after effects, penso em futuramente fazer um upgrade no processador, e essas fotos ajudaram muito, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kashima, haha vc com saudades e eu doido pra fazer as malas !!!

O cabo Y é usado pra ligar o HDD e o SSD, na ultima foto ai em cima, esse cabo preto da esquerda

é o cabo de energia do HDD, repare que a ponta que vai na placa é diferente do sata padrão, e vai encaixado na

porta HDD PWR , como é possivel ver na outra foto de cima, que esta de cabeça pra baixo, alias... hehe

Ja o super drive sai da porta sata 2, com um cabo diferente do que é usado no HDD...

Aquecimento significativo eu nao notei, ate mesmo pq este mesmo upgrade é oferecido pela apple

sem maiores modificações, o que aqueceu um pouco mais, comparado com antes foi a cpu, o que

aumentou um pouco a rotação do fan do cpu, mas nada que gere barulho excessivo, ele ainda continua

silencioso como sempre...

Que bom que minha experiência possa ser útil para alguém !

qualquer coisa, da um toque ai...

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela modificação.

Eu não tenho coragem (apesar de ter o conhecimento em PCs) para fazer isso. Quem sabe daqui a alguns anos isso mude :P

Aproveitando o ensejo, esses iMacs atuais (Mid2011) suportam até qual processador desses novos da Intel? (por exemplo o Mac da assinatura suporta esse: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16819115095)

Editado por MAFIOTECANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola MAFIOTECANO, Maddo Garan, valeu !!

MAFIOTECANO, se vc ja tem conhecimento em Pcs, nāo terá maiores dificuldades em fazer um up em seu mac.

Claro que um pouco mais de atençāo é necessária, apenas isso...

Esse mac da sua assinatura seria o modelo de entrada 21.5 ", meu irmao tem um igual e estamos programando um up de cpu e SSD pra ele também.

Sobre esta cpu do link que vc postou, creio que nāo poderei ser útil, nāo tenho maiores informações se serviria ou nāo,mesmo tendo ela o mesmo socket, o 1155 e sendo também 95w e 32nm.

O que li em algum lugar que nāo me recordo agora, é que a EFI do imac já é configurada pra receber os modelos de cpu oferecidos pela loja da apple, ou seja, nos de 21" o i7 de 2.8 que seria o 2600S e no de 27" o 3.4ghz.

Embora o modelo de 21" de entrada e o 27" de entrada, que seria igual ao meu, nāo tenham a opçāo de upgrade de processador na apple store, eles usam a mesma EFI dos modelos que tem a opçāo de

up, por isso aceitariam sem problemas os modelos citados, se auto ajustando assim que é ligado após a troca.

Teremos que esperar alguém que foi mais além para nos esclarecer... :D

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa meu amigo, se tivesse gravado um video seriamos os homens mais felizes da face da terra :-)

Ola MAFIOTECANO, Maddo Garan, valeu !!

MAFIOTECANO, se vc ja tem conhecimento em Pcs, nāo terá maiores dificuldades em fazer um up em seu mac.

Claro que um pouco mais de atençāo é necessária, apenas isso...

Esse mac da sua assinatura seria o modelo de entrada 21.5 ", meu irmao tem um igual e estamos programando um up de cpu e SSD pra ele também.

Sobre esta cpu do link que vc postou, creio que nāo poderei ser útil, nāo tenho maiores informações se serviria ou nāo,mesmo tendo ela o mesmo socket, o 1155 e sendo também 95w e 32nm.

O que li em algum lugar que nāo me recordo agora, é que a EFI do imac já é configurada pra receber os modelos de cpu oferecidos pela loja da apple, ou seja, nos de 21" o i7 de 2.8 que seria o 2600S e no de 27" o 3.4ghz.

Embora o modelo de 21" de entrada e o 27" de entrada, que seria igual ao meu, nāo tenham a opçāo de upgrade de processador na apple store, eles usam a mesma EFI dos modelos que tem a opçāo de

up, por isso aceitariam sem problemas os modelos citados, se auto ajustando assim que é ligado após a troca.

Teremos que esperar alguém que foi mais além para nos esclarecer... :D

abs.

Marcos grava video desse up do imac do seu irmão , por favor por mais que o video fique e so editar depois...grava...grava....por favor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...