Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivos sumindo no HD externo


Posts Recomendados

Pessoal,

um problema esquisito.

mudei recentemente do Windows para o OSX; tenho muitos arquivos de trabalho em um HD externo de 3Tb que pretendo formatar futuramente em HFS+, mas vou precisar de um HD-espelho para guardar as coisas (não caberia tudo no Mac). por enquanto mantenho em NTFS e leio/gravo com o Paragon, sugestão de um membro da comunidade.

a questão é que, quando movo um arquivo para um local que tem outro arquivo com nome que se inicia de forma semelhante (ex: videoanalise005y no mesmo local em que há um videoanalise40956430296dd), o Finder diz que já existe um arquivo com nome "" (aparece "" mesmo, aspas sem nada no meio) e me impede de mover. (notem que os arquivos não têm nomes iguais). até aí tudo bem, porém o arquivo que tentei mover para lá SOME do HD. acontece o mesmo com pastas. Já tentei ler o HD no Windows, mas os arquivos continuam perdidos.

o engraçado é que se copio arquivos com nomes próximos no próprio Mac, ou do Mac pro HD externo, isso não acontece.

alguém sabe como faço para resolver? por hora, movo os arquivos pro Mac e de lá de volta pro HD. não será exatamente um suplício se eu não tiver outra saída além de fazer isso, mas preciso ao menos reaver o material que sumiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Mateus, como faz um tempo que você postou e não obteve ajuda, vou tentar ajudar de alguma forma, mas adianto que não sei exatamente a solução.

Essa questão de HDs em NTFS, em Mac eu não gosto. É só ver em qualquer fórum apple pra ver a quantidade de tópicos com problemas dos mais bizonhos possíveis. Você está fazendo a coisa certa em mudar a formatação para HFS, mas vale a pena comentar que se plugar esse HD em um PC pode ter as informações todas apagadas. Enfim, muita gente usa dessa forma por anos e nunca tem problema. Outros tem problema direto. É loteria.

HDs externos em Mac, desde o Snow Leopard, dá raiva. Por esse motivo parei de usar HDs externos. Como uso Mac Pro, opto por colocar mais HDs internos pra evitar problemas. O problema mais comum é você desconectar o HD sem ejetar corretamente e o mesmo morrer. Nem no disk utility aparece mais. Não há solução pra esse problema e ainda hoje aparece um ou outro tópico de gente com esse problema.

Esse problema que você está enfrentando apareceu na versão "zero" do Leopard ou do Snow... não lembro. Era um problema de cópia de arquivos via rede. Se o usuário cancelasse a transferência perdia ambos os arquivos: o original e a cópia, sem chance de recuperação. Esse problema foi corrigido rapidinho com um update, por isso pouca gente ainda se lembra ou comenta sobre isso.

No seu caso, o problema acontece quando se copia um arquivo existente no HD, para outra pasta do mesmo HD, correto? Isso pode ser um bug parecido e nesse caso, sugiro a atualização pra versão mais recente possível do Mac OSX. Caso já esteja com seu mac atualizado, a melhor solução (não a ideal, mas a mais sensata), seria conseguir uma forma de becapar tudo desse HD, seja em outro Mac, outro HD, etc. E então reformatar o HD para HFS ou FAT e então restaurar tudo. O FAT rola até legal, mas tem o limite do tamanho do arquivo (2Gb, 4Gb, não lembro). Por isso o HFS é melhor. Então restaure tudo de volta.

É a mais sensata porque você resolve o problema na raiz e deve voltar a trabalhar sossegado. Mas se quiser tentar mais coisa, vai algumas dicas:

- Tem um aplicativo chamado Drive Genius 3 (pago) que monitora e indica qualquer problema físico:

http://www.prosoften...us_features.php

- A mesma empresa tem o Data Rescue 3 pra tentar recuperar os arquivos perdidos:

http://www.prosoften...data_rescue.php

Em todo caso, acredito que o problema acontece pelo atual "setup" do HD. Vale a pena planejar a correção.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...