Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar Sql Server no Mac


Posts Recomendados

Galera, adquiri um macbook pro recentemente e estou com algumas dúvidas. Já li bastante sobre isso, consegui aprender muita coisa, mas não encontrei nada que conseguiu resolver exatamente o meu problema.

Eu preciso usar o Sql Server, meus projetos precisam fazer conexão com os bancos pra poderem rodar. Estou com Windows 7 numa máquina virtual, e no OS X tenho Navicat Premium instalado. Também li sobre o Freetds, que seria necessário para a conexão com o banco. Partindo daqui, não sei muito o que fazer. Gostaria de alguma ajuda, e se possível, numa linguagem simples, visto que não tenho muita experiência. Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bem, vamos lá.

1 - Com o Navicat aberto, clique em Connection. Ele pede o preenchimento do nome da conexão (algo que a identifique, pode ser MeuServidor ou qualquer coisa. Depois IP ou nome do servidor, porta já vem com a padrão e usuário/senha. Clique em Test Connection para testá-la e, se tudo estiver correto, clique em OK.

2 - Seu servidor irá aparecer do lado esquerdo, já registrado. Dê um duplo clique nele e a conexão será feita e os bancos mostrados. Escolha um banco e dê um duplo clique e você verá a lista de usuários. O DBO é o proprietário, suas tabelas provavelmente estarão criadas como se pertencessem a esse usuário. Novamente dê um duplo clique sobre ele;

3 - Serão mostrados os objetos do usuário selecionado (Tables, Views, Functions etc.). Agora depende do que você quer fazer. Se quiser rodar uma query (select, insert, update, delete...) é só clicar em Queries e, na parte de baixo, clicar no botão com o "+";

4 - Digite sua instrução SQL na parte superior e clique no Run (o grande play verde) para executá-la;

E mais ou menos isso... se quiser alguma coisa mais específica, escreva.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha maior dificuldade é na parte da conexao com o servidor. Estou com o Sql Server numa VM do Vmware Fusion, e nao consigo fazer a conexao entre o navicat e o banco. Li que seria necessario utilizar Freetds, mas nao consegui entender como.

Agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina virtual, com o VMWare Fusion é um ambiente e o Navicat, que roda no Mac OS X, outro, totalmente diferente.

Qual o seu intuito ao fazer a conexão com o SQL-Server? Você tem um programa Windows para rodar? Um programa no Mac? Fazer consultas diretas no banco?

Com isso definido vai ser mais fácil ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Vm do windows eu possuo o sql server instalado. No mac estou com o Navicart, e com o XAMPP. O que me orientaram foi instalar o xampp no mac, pra que ele pegasse os dados do banco que está na maquina virtual. Preciso do Sql Server pra que os projetos web rodem, e preciso usá-lo frequentemente para fazer consultas e updates. Espero que tenha conseguido explicar melhor. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já tentei fazer conexão apenas utilizando o IP da VM, mas sem sucesso. É necessário usar o FreeTDS para que haja essa comunicação. No meu caso, o próprio software (Navicat for Sql Server) exibe o erro citando o FreeTDS.

Erro : [FreeTDS]

Unable to connect: Adaptive Server is unavailable or does not exist

[FreeTDS][sql Server]Unable to connect to data source

Quem puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquí uso bridged na VM, basta instalar o sql server e se tiver o agente rodando só acessar pelo ip da vm com banco exatamente do mesmo modo que uma rede, não tem segredo.

o mesmo se aplica para vm simulando servidores em linux com qualquer base de dados, sempre faço a mesma config na vm, apenas coloco a rede em modo bridge na vm, e de resto é a instalação do sistema da vm e banco em si.

Editado por Artur Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...