Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP 13 ou MacAir 13?


Fellipe

Posts Recomendados

Boa tarde,

Estou trocando meu MBP 13" por um mais novo, e gostaria de saber se vale a pena comprar o Mac Air de 13"? Sei que o MBP posso colocar mais memória que o Air, mas será que o SSD não faz ele rodar mais rápido que um MBP com 8GB?

Trabalho com desenvolvimento de sistemas e redes, e tenho que rodar sistemas virtualizados, e levo muito o notebook pra um lado pro outro.

Então nesse quesito, o que me indicam?

Obrigado,

F.H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada aconselho esperar sair os novos modelos com Ivy Bridge. Provavelmente saem até Junho.

Se não quiser esperar, pegue o PRO e coloque 8Gb de RAM, trabalhar com máquinas virtuais (no plural) com 4Gb é meio complicado, quanto mais RAM melhor.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com a mesma dúvida quando comprei o meu em dezembro de 2011.

Acabei optando pelo Pro de 13" por conta da possibilidade de upgrade.

Utilizo o mesmo para programar e para virtualizar sistemas, geralmente Linux. Ele atende bem mas pretendo colocar mais memória futuramente pois virtualização exige.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você está querendo optar pelo MBA 13" somente pela mobilidade e SSD, não compensa não.

O MBP de 13" é bem fino também, se comparado a outros, Dell, HP, etc.. Não é tão fino quanto o Air mas é muito bom na mobilidade. Fora que você pode colocar um SSD nele quando abaixar um pouco o preço, e aumentar a memória ram para até 16GB (coisa que no Air não tem como, vai ser sempre aquele SSD de 128GB e seus 4gb de ram). Coisa que irá pesar daqui uns anos.. A maioria da galera já está aderindo a 8GB de ram, por 4GB poder ser um pouco lento ao executar diversas tarefas.

Eu iria de Pro! Compraria um Air só se fosse o caso de ler umas páginas na internet na facul, alguns arquivinhos PDF, mecher um pouco aqui e ali.. mas nada muito robusto, mesmo porque, vai ser sempre o mesmo, em 1, 2, 3, 5 anos, que você tiver com ele. Não to querendo desvalorizar o Air, é claro que é uma ótima escolha. Só que, nessas circunstancias eu iria de pro. Sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você está querendo optar pelo MBA 13" somente pela mobilidade e SSD, não compensa não.

O MBP de 13" é bem fino também, se comparado a outros, Dell, HP, etc.. Não é tão fino quanto o Air mas é muito bom na mobilidade. Fora que você pode colocar um SSD nele quando abaixar um pouco o preço, e aumentar a memória ram para até 16GB (coisa que no Air não tem como, vai ser sempre aquele SSD de 128GB e seus 4gb de ram). Coisa que irá pesar daqui uns anos.. A maioria da galera já está aderindo a 8GB de ram, por 4GB poder ser um pouco lento ao executar diversas tarefas.

Eu iria de Pro! Compraria um Air só se fosse o caso de ler umas páginas na internet na facul, alguns arquivinhos PDF, mecher um pouco aqui e ali.. mas nada muito robusto, mesmo porque, vai ser sempre o mesmo, em 1, 2, 3, 5 anos, que você tiver com ele. Não to querendo desvalorizar o Air, é claro que é uma ótima escolha. Só que, nessas circunstancias eu iria de pro. Sempre.

Para virtualizacao o Air eh limitado por conta de seus 4gb ram. Mas voce pode dar upgrade no ssd sim, eh bem simples diga-se de passagem.Mas depende do uso de cada um, creio que a versao top do MBA poderia te satisfazer ja que voce disse que precisa de mobilidade...mas se vc conseguir pegar um mbp i7 e colocar um SSD nele e carregar um pouco mais de peso eh tranqs tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um air na fastshop ontem deste mesmo modelo que você está querendo, pesquisei muito antes de comprar, mas depende muito do seu uso, o pessoal fala pra pegar o pro de 13'', mesmo que coloque 8gb de ram ele fica mais lento, ou menos rápido que o air de 13'', a grande diferença vai ser o HD (em questão de espaço), no meu caso eu comprei um externo de 1tb pra guardar os arquivos pessoais (fotos,videos,musicas,etc), no macbook vai ficar so o principal.... como falei, cada casoé um caso, no MEU caso o air vale mais a pena pois viajo muito e utilizo mais pra coisas rotineiras, no seu caso talvez seja melhor o pro de 15'', mas qualquer um será uma boa escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um air na fastshop ontem deste mesmo modelo que você está querendo, pesquisei muito antes de comprar, mas depende muito do seu uso, o pessoal fala pra pegar o pro de 13'', mesmo que coloque 8gb de ram ele fica mais lento, ou menos rápido que o air de 13'', a grande diferença vai ser o HD (em questão de espaço), no meu caso eu comprei um externo de 1tb pra guardar os arquivos pessoais (fotos,videos,musicas,etc), no macbook vai ficar so o principal.... como falei, cada casoé um caso, no MEU caso o air vale mais a pena pois viajo muito e utilizo mais pra coisas rotineiras, no seu caso talvez seja melhor o pro de 15'', mas qualquer um será uma boa escolha

Essa história de "mais rápido, ou mais lento" é muito relativo. Você pode até comparar um com o outro, mas tem que fazer todas as etapas. Eu digo isso porque, muitas vezes, o pessoal pega o Air se assusta com a rapidez dele ao abrir um aplicativo, por exemplo. Certo, ele é bem rápido por um processador de 1,8ghz. MAS, tente executar tarefas pesadas nele.. Coloca pra rodar aleatóriamente 2000 musicas no iTunes, abra umas 5 abas no Safari e ainda mecha em algum programa como Photoshop, AutoCad, etc..

Eu duvido, e boto minha mão no fogo de que o Air não tem a mesma eficiência do Pro. E a Apple é diferencia o trabalho PESSOAL com o PROFISSIONAL muito bem. Por isso o PRO é aconselhado para PROFISSIONAIS e o Air para uso DOMÉSTICO.

Rapidez pra abrir aplicativos, pra abrir uma planilha em pdf, coisas simples, o Air é MUITO bom e da conta do recado tranquilamente. Mas não vá achando que porque ele é rápido em tarefas relativamente simples que ele vai ser rápido em tudo. O SSD dá um gás do capeta para esse computadorzinho, mas o processador de 1,8ghz e 4gb de memória, vão esbarrar logo em programas que exigem bastante.

Além do mais, se você tiver pensando em pegar um Air somente pelo SSD, você pode comprar um Pro e colocar um SSD daqui 1 ano, ou 2.. Caso realmente necessite. Coisa que no Air, você não poderá fazer. E convenhamos que 64GB (caso for essa a escolha), é um espaço muito limitado. Muito mesmo nos dias de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história de "mais rápido, ou mais lento" é muito relativo. Você pode até comparar um com o outro, mas tem que fazer todas as etapas. Eu digo isso porque, muitas vezes, o pessoal pega o Air se assusta com a rapidez dele ao abrir um aplicativo, por exemplo. Certo, ele é bem rápido por um processador de 1,8ghz. MAS, tente executar tarefas pesadas nele.. Coloca pra rodar aleatóriamente 2000 musicas no iTunes, abra umas 5 abas no Safari e ainda mecha em algum programa como Photoshop, AutoCad, etc..

Eu duvido, e boto minha mão no fogo de que o Air não tem a mesma eficiência do Pro. E a Apple é diferencia o trabalho PESSOAL com o PROFISSIONAL muito bem. Por isso o PRO é aconselhado para PROFISSIONAIS e o Air para uso DOMÉSTICO.

Rapidez pra abrir aplicativos, pra abrir uma planilha em pdf, coisas simples, o Air é MUITO bom e da conta do recado tranquilamente. Mas não vá achando que porque ele é rápido em tarefas relativamente simples que ele vai ser rápido em tudo. O SSD dá um gás do capeta para esse computadorzinho, mas o processador de 1,8ghz e 4gb de memória, vão esbarrar logo em programas que exigem bastante.

Além do mais, se você tiver pensando em pegar um Air somente pelo SSD, você pode comprar um Pro e colocar um SSD daqui 1 ano, ou 2.. Caso realmente necessite. Coisa que no Air, você não poderá fazer. E convenhamos que 64GB (caso for essa a escolha), é um espaço muito limitado. Muito mesmo nos dias de hoje.

mas é exatamente o que falei amigo, para o meu tipo de uso é exatamente o que preciso, rapidez nas tarefas básicas, claro que programas mais pesados exigem mais processamento, por isso deixei bem claro que varia de usuário pra usuário... quanto ao SSD eu até concordo que daqui a 1, 2 anos fique melhor, mas pra quem deseja ter esta tecnologia AGORA o Air sem dúvidas tem o melhor custo x benefício do mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho com informática e to fazendo facul de redes(já sou formado em sistemas para internet), tenho um macbook pro 13" 2.4 i5 8gb ram 500gb hd(breve ssd + hd no data doubler)

Te falo uma coisa, pra mecher com máquinas virtuais(você vai precisar em redes), os 4gb de ram do air deixam a desejar. O air é mais rápido por causa do ssd e se não me engano é sata 2! Na faixa de 200mb/s. O macbook pro 2011 trabalha com sata 3, os ssd's sata 3 trabalham na faixa de 500mb/s.

Além do processador, 1.7 do air contra 2.4 do pro. Se comprar com desconto de educação(ñ pedem comprovação de nada) sai R$3299 do pro contra R$3649,00 do air.

R$350,00 de diferença. Com 200,00 aqui no forum pega 8gb de ram. Sobra R$150,00 pra juntar e investir em outra coisa, um SSD por exemplo.

Ou dos R$350,00 junta mais R$150,00 e compra um ssd de 128gb. Aí fica a critério. Ou os dois de uma vez ;D

Além do desenvolvimento de sistemas, usa bastante ram também. Quanto a levar de um lado pro outro, tanto o air como o pro são leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito do Air. Em geral recomendo ele inclusive.

Mas no seu caso, que vai usar para virtualização, melhor pegar um PRO.

Os 4GB do Air, vão acabar sendo pouco. E o pior que não há como expandir. Já no PRO, vc consegue por até 16GB de RAM.

Um PRO com 8GB RAM + SSD, com certeza será mais rapido que o AIR.

No seu caso, vai de PRO, se possivel já com 8GB e SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Para virtualização, sem dúvida o PRO. Não só pela RAM, mas também pelo SSD. Não é fácil ter várias máquinas virtuais (vários SO's e programas diferentes) com 64 ou 128GB de HD.

Mas com excessão disso, o Air é uma excelente máquina, e não apenas para tarefas simples. Ele não é um Tablet. É um notebook completo.

Você consegue ter muitos aplicativos abertos simultaneamente sem perda de desempenho, programas pesados de edição de vídeo ou imagem, rodar jogos razoáveis (Starcraft 2 e Diablo 3 por exemplo) ou mesmo trabalhar com desenvolvimento e bancos de dados, tudo isso num computador que da boot em 3 ou 4 segundos e se desliga em 1 segundo. Ele é rápido! Muito rápido, e eu recomendo fortemente a todos os que não precisarem de clusters, renderizações ou virtualizações de alto nível.

Espero ter ajudado.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...