NEO Postado 1 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 1 de maio de 2012 (editado) Fala galera, Venho aqui compartilhar com os amigos um episódio muito triste que tive nesse inicio de ano e tirar algumas dúvidas com os colegas. Em Dezembro estava vendendo meu Macbook Pro de 15" (MC721) que anunciei tanto aqui no fórum como também no Mercado Livre. Acabei por vender o equipamento no Mercado Livre no dia 05/Jan/2012 e para minha infelicidade fui vítima de Golpe no Mercado Pago onde o "comprador" me enviou e-mail falso como sendo do mercado pago e na boa fé acabei por enviar o equipamento antes de conferir se estava tudo ok no site (que coincidentemente estava bem instavel naqueles dias). Pois bem, antes que digam, fiz B.O. na ocasião e fui instruido para entrar com processo contra o Mercado Livre no juizado especial uma vez que eles - como mediadores - teriam participação no golpe e poderiam me indenizar no valor da venda. ---- Desculpem, mandei sem querer antes de terminar, continuação no próximo post. --- Editado 1 de maio de 2012 por NEO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
NEO Postado 1 de maio de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 1 de maio de 2012 Pois bem, agora minha dúvida maior está com relação à funcionalidade do ICLOUD: Sempre utilizei o iCloud com a função "find my mac" ativada, mas, naturalmente quando a "venda" do equipamento, tratei de remover todos os meus dados e não configurei o iCloud novamente, e logicamente no momento que vi que tinha sido vitima de golpe, fui em vão na minha conta e o equipamento estava offiline, como era de se esperar. Como sou brasileiro, tratei de mesmo assim bloquear o equipamento e ficou assim desde então. Eis que hoje (01/05/2012) para minha surpresa, recebo e-mail falando que "Macbook de fulano de tal foi bloqueado" (não era meu nome, mas estava em minha conta). Agora a dúvida crucial que consulto aos senhores com mais experiência no tema: O iCloud/Find my Mac tem funcionamento pela S/N do equipamento? Sempre achei que era via e-mail. Imagino que nesse momento o golpista (ou a pessoa que está com o meu macbook) esta com um macbook bloqueado (pedindo senha) na sua frente, caso ela reinstale o Lion, ele apareceria novamente como bloqueado para mim? O que mais eu poderia fazer para tentar localizar o equipamento? Para mim ele aparece como "bloqueado há tantas horas", mas sem uma localização.... Confesso que já tinha dado o equipamento como perdido, mas vendo esse comportamento do iCloud surgiu alguma luz bem fraca no fim do túnel... Qualquer ajuda ou idéia é bem vinda []'s ---- Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
NEO Postado 2 de maio de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Pra concluir eventuais questões dos amigos, dúvidas que no momento estão me deixando intrigado: 1) Formatei e reinstalei totalmente o Lion antes de enviar o equipamento, (naturalmente) sem configurar minha conta e/ou iCloud no no macbook; 2) Além de renomear o equipamento com o nome do golpista (ou do receptador) na minha conta no iCloud, ainda o bloqueou, mesmo depois de 4 meses do acontecido; 3) Infelizmente não aparece a localização (por estar bloqueado), quem sabe teria sido melhor não fazer nada, afim de localizar o paradeiro dele, ou mesmo mandar mensagem; 4) What next? A Apple poderia me ajudar em algo? Qual seria o caminho? []'s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Christian G. Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Pra concluir eventuais questões dos amigos, dúvidas que no momento estão me deixando intrigado: 1) Formatei e reinstalei totalmente o Lion antes de enviar o equipamento, (naturalmente) sem configurar minha conta e/ou iCloud no no macbook; 2) Além de renomear o equipamento com o nome do golpista (ou do receptador) na minha conta no iCloud, ainda o bloqueou, mesmo depois de 4 meses do acontecido; 3) Infelizmente não aparece a localização (por estar bloqueado), quem sabe teria sido melhor não fazer nada, afim de localizar o paradeiro dele, ou mesmo mandar mensagem; 4) What next? A Apple poderia me ajudar em algo? Qual seria o caminho? []'s Cara fica tranquilo, se tu já entrou com processo contra o mercado livre é só aguardar o fim da causa. Um amigo meu sofreu o mesmo problema, vendeu umas rodas por R$5000, enviou e não recebeu a grana... Demorou uns 6 meses e agora ele recebeu o dinheiro da venda. Tu só precisa ter esses e-mails guardados. A culpa é do mercado livre e não tua... Depois posta ai o que que deu... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Leal Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Boa Sorte ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Saija Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Já cai exatamente no mesmo golpe que você... passei muita raiva... Acho difícil que pelo iCloud, depois de formatar a maquina você ainda consiga recupera-la. Boa Sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Putz, que zica em NEO, hoje em dia todo cuidado é pouco, não dá pra confiar em quase ninguém. Boa sorte! Depois manda um feedback informando no que deu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
NEO Postado 2 de maio de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Cara fica tranquilo, se tu já entrou com processo contra o mercado livre é só aguardar o fim da causa. Um amigo meu sofreu o mesmo problema, vendeu umas rodas por R$5000, enviou e não recebeu a grana... Demorou uns 6 meses e agora ele recebeu o dinheiro da venda. Tu só precisa ter esses e-mails guardados. A culpa é do mercado livre e não tua... Depois posta ai o que que deu... Valeu cara, já estou acionando judicialmente o ML no juizado especial, espero que se resolva. Já cai exatamente no mesmo golpe que você... passei muita raiva... Acho difícil que pelo iCloud, depois de formatar a maquina você ainda consiga recupera-la. Boa Sorte. Então cara, aí que tá.. antes de enviar o macbook eu removi todos os meus arquivos e configurações formatando o macbook e reinstalando o Lion, e ontem ele atualizou (e bloqueou, como eu havia feito quando percebi o golpe, mesmo achando que seria em vão pelos motivos expostos acima). * Tudo me leva a crer que o iCloud funciona também tendo alguma referência ao hardware (SN talvez) e não apenas login/senha, esse foi o grande motivo para a abertura deste tópico: verificar se alguém já conseguiu observar isto. Putz, que zica em NEO, hoje em dia todo cuidado é pouco, não dá pra confiar em quase ninguém. Boa sorte! Depois manda um feedback informando no que deu. Valeu Ramon, falou e disse! No meu caso foi aquela bobeira momentânea que virou essa dor de cabeça (afobação pra enviar antes/receber o $$ antes)... imagino que isso ainda vá se arrastar por meses/anos mas espero conseguir reaver meu prejuízo e espero postar aqui um resultado positivo. []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Lacerda Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 Uma pena mesmo. Você tem o número de série do Mac? Se tiver, entre em contato com a Apple, explique a situação e diga o número de série. Eles não tem como bloquear o equipamento (eu acho!) mas podem divulgar o número para as autorizadas, e se o Mac aparecer em alguma delas, ou tentarem contato com o suporte da Apple, eles irão ter esta informação e talvez possam conseguir algo. Como o Macbook já se dá como perdido, não custa fazer isso.. É a mesma coisa com o imei dos celulares. Se roubarem o seu, faça o BO e o procedimento todo. Dificilmente irá conseguir o aparelho de volta, mas pelo menos você bloqueia ele e ninguém mais usa! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio Monken Postado 2 de maio de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 2 de maio de 2012 (editado) Valeu cara, já estou acionando judicialmente o ML no juizado especial, espero que se resolva. Então cara, aí que tá.. antes de enviar o macbook eu removi todos os meus arquivos e configurações formatando o macbook e reinstalando o Lion, e ontem ele atualizou (e bloqueou, como eu havia feito quando percebi o golpe, mesmo achando que seria em vão pelos motivos expostos acima). * Tudo me leva a crer que o iCloud funciona também tendo alguma referência ao hardware (SN talvez) e não apenas login/senha, esse foi o grande motivo para a abertura deste tópico: verificar se alguém já conseguiu observar isto. Valeu Ramon, falou e disse! No meu caso foi aquela bobeira momentânea que virou essa dor de cabeça (afobação pra enviar antes/receber o $$ antes)... imagino que isso ainda vá se arrastar por meses/anos mas espero conseguir reaver meu prejuízo e espero postar aqui um resultado positivo. []´s Você havia registrado o macbook no seu nome? http://bit.ly/Im3aCK Talvez seja por isso... nesse caso, acho que teria a ver sim o número de série. Também vale a pena registrar o número de série dele aqui (Theft Report), caso você ainda tenha acesso a essa info: http://bit.ly/JQXgvJ Eu sempre verifico o número de série de algum produto usado para evitar ao máximo comprar algo "desviado". Espero que consiga recuperá-lo, ou ao menos a grana. Att. Fábio Monken Editado 2 de maio de 2012 por Fábio Monken Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
NEO Postado 4 de maio de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 4 de maio de 2012 Uma pena mesmo. Você tem o número de série do Mac? Se tiver, entre em contato com a Apple, explique a situação e diga o número de série. Eles não tem como bloquear o equipamento (eu acho!) mas podem divulgar o número para as autorizadas, e se o Mac aparecer em alguma delas, ou tentarem contato com o suporte da Apple, eles irão ter esta informação e talvez possam conseguir algo. Como o Macbook já se dá como perdido, não custa fazer isso.. É a mesma coisa com o imei dos celulares. Se roubarem o seu, faça o BO e o procedimento todo. Dificilmente irá conseguir o aparelho de volta, mas pelo menos você bloqueia ele e ninguém mais usa! Tenho sim, fotos, B.O., S/N e tudo... só não tenho mais o invoice (veio de fora) pq foi junto Você havia registrado o macbook no seu nome? http://bit.ly/Im3aCK Talvez seja por isso... nesse caso, acho que teria a ver sim o número de série. Também vale a pena registrar o número de série dele aqui (Theft Report), caso você ainda tenha acesso a essa info: http://bit.ly/JQXgvJ Eu sempre verifico o número de série de algum produto usado para evitar ao máximo comprar algo "desviado". Espero que consiga recuperá-lo, ou ao menos a grana. Att. Fábio Monken Eu não havia registrado no site (fiquei pouco tempo com o equipamento) e agora que fui lá olhar, aparece que o S/N já está/foi registrado por outro Apple ID (seguramente tenho apenas uma ID)... No TheftReport já adicionei ele, obrigado pela dica. []'s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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