Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HTML/PHP - phpmyadmin e formulários


Posts Recomendados

Fala gente, uso o MAMPP sem problema algum aqui, mas gostaria também de saber como configurar o Apache e MySQL "na unha".

O Apache e MySQL estão funcionando bem, rodo as aplicações no localhost e crio as tabelas, mas gostaria também de usar o phpmyadmin, e aqui está dando pau. Entra uma tela de login e não sai dela, por mais que eu troque as senhas do MySQL. Alguém pode me dar uma luz?

Detalhe, o Apache nativo e MySQL habilitados estão em outra instalação do Lion, não é a mesma em que está o MAMPP.

Aproveitando o tópico, estou brincando um pouco com formulários e bancos, os dados são gravados na boa, mas sempre que clico no botão "submit" fica uma tela em branco. Como eu retorno para o formulário automaticamente?

valeu gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já tentei de tudo pra configurar o Apache e PHP e mesmo os dois habilitados não consigo fazer funcionar...

Tive que usar o MAMP também.

Queria utilizar os 2 nativos... se alguém puder explicar passo a passo pra mim eu agradeceria.

---

O que tu colocou no "action" do formulário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já tentei de tudo pra configurar o Apache e PHP e mesmo os dois habilitados não consigo fazer funcionar...

Tive que usar o MAMP também.

Queria utilizar os 2 nativos... se alguém puder explicar passo a passo pra mim eu agradeceria.

---

O que tu colocou no "action" do formulário?

MySQL nativo acho que só na versão Server do Mac OS X, baixei o pacote do MySQL e instalei (tive que fazer um cadastro). Depois alterei alguns arquivos de configuração e pronto.

Usa os tutoriais pra apache e mysql que essa guria fez, é o geral que se acha na internet:

http://www.fabianemlima.com/mac-os-x/instalando-e-configurando-o-mysql-no-mac-os

em "action" eu coloquei um script que fiz em PHP, pra inserir os dados do formulário no banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Huummm entendi!!

Cara ta certo, no action tu direciona pro PHP, aí tu pode fazer uma validação JavaScript no no formulário por exemplo para verificar se os itens estão preenchidos, e aí aparecer uma mensagem informando "Formulário enviado com sucesso" e retornar para a página do formulário.

Vou te colocar abaixo um exemplo rapidinho e simples.

Parte de formulário:

<form name="enviar" action="enviar.php" onSubmit="return valida();" method="post">
	<dl>
	 <dt>
	  <label>Nome:</label>
	 </dt>

	 <dd>
	  <input type="text" name="nome" id="nome" class="formulario"/>
	 </dd>

	 <dd class="validation">
	  <div id="showValidationName">
	   Preencha seu nome corretamente.
	  </div>
	 </dd>

	 <dt>
	  <label>E-mail:</label>
	 </dt>

	 <dd>
	  <input type="text" name="email" id="email" />
	 </dd>

	 <dd class="validation">
	  <div id="showValidationMail">
	   Preencha seu e-mail corretamente.
	  </div>
	 </dd>

	 <dt>
	  <label>Telefone:</label>
	 </dt>

	 <dd>
	  <input type="text" name="fone" id="fone"/>
	 </dd>

	 <dd class="validation">
	  <div id="showValidationFone">
	   Preencha seu telefone corretamente.
	  </div>
	 </dd>

	 <dt>
	  <label>Mensagem:</label>
	 </dt>

	 <dd>
	  <textarea name="mensagem" id="mensagem"></textarea>
	 </dd>

	 <dd class="validation">
	  <div id="showValidationMensagem">
	   Preencha sua mensagem.
	  </div>
	 </dd>

	 <dt class="submit">
	  <input name="botao" type="submit" value="Enviar"/>
	 </dt>
	</dl>
   </form>

Parte da validação em JavaScript:


function valida() {
if (document.getElementById("nome").value == ""){
document.getElementById("showValidationName").style.display = "block";
return false;
} else {
document.getElementById("showValidationName").style.display = "none";
}


if (document.getElementById("email").value.indexOf("@") < 0){
document.getElementById("showValidationMail").style.display = "block";
return false;
} else {
document.getElementById("showValidationMail").style.display = "none";
}

if (document.getElementById("fone").value.match(/[a-zA-Z]/) != null || document.getElementById("fone").value == ""){
document.getElementById("showValidationFone").style.display = "block";
return false;
} else {
document.getElementById("showValidationFone").style.display = "none";
}

if (document.getElementById("mensagem").value == ""){
document.getElementById("showValidationMensagem").style.display = "block";
return false;
} else {
document.getElementById("showValidationMensagem").style.display = "none";
}

}
[/CODE]

Script PHP:

[CODE]
<?php
if(!empty($_POST)){
$cab = "From: ".$_POST['nome']." <".$_POST['email'].">\n";
$mensagem = "Contato via site - www.teusite.com.br\n";
$mensagem.= "Nome: ".$_POST['nome']." \n";
$mensagem.= "Email: ".$_POST['email']." \n";
$mensagem.= "Mensagem:". $_POST['mensagem'];

if(mail("email@dominio.com.br", "Formul·rio de Contato - teusite.com.br", $mensagem,$cab)){
echo '<script type="text/javascript">alert("Sua mensagem foi enviada com sucesso.");window.location.href="contato.html"</script>';
}
else{
echo '<script type="text/javascript">alert("Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem.");window.location.href="contato.html"</script>';
}
}
else{
header("Location: contato.html");
}
?>
[/CODE]

No caso, no arquivo PHP que tu linka novamente para a página de contato, nesse caso o Contato.html.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Obs: este formulário tu consegue enviar via e-mail, por isso é um pouquinho mais complexo.

Editado por Christian G.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

O Apache e o PHP já estão instalados no computador por padrão (O php só não está habilitado, você deve habilitar no arquivo httpd.conf localizado em "/private/etc/apache2", procure a linha comentada do modulo do PHP e descomente), pronto o PHP já foi, agora para o MySQL baixe a versão dele do site oficial, se você usa o Lion baixe a versão 64 bits do Snow Leopard, instale todos os itens do DMG, um deles é o MySQL deve ser instalado primeiro, depois você tem o startupitem que permite você habilitar ele para iniciar sozinho e o .prefpane que adiciona o MySQL as preferências do sistema (onde você manda ele iniciar e lançar quando o sistema iniciar).

Por padrão o socket do mysql estará na pasta /private/tmp/, caso o seu PHP não esteja configurado para este caminho (o meu estava) basta mudar no PHP.ini.

Qualquer mudança no httpd.conf tem que reiniciar o apache, você pode fazer isso desabilitando o compartilhamento web e ativando denovo.

Outro ponto interessante que fiz foi mudar o DocumentRoot do httpd.conf para escolher a pasta onde mantenho os arquivos (equivalente ao htdocs do MAMP ou o www do EasyPHP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Alguem pode me ajudar?

Eu tentei habilitar o Apache pela preferencia do sistema (estou com o mountain lion) e simplesmente nao aparece dentro de Compartilhamento a opcao Compt.Web. Dai eu habilitei pelo terminal, só que qd vou seguir os proximos passos nao consigo fazer os testes do browser p ver se o localhost e o meu php estao funcionando.... nao sei se o problema está pelo fato do compt. web nao estar disponivel no preferencia do sistema.

Segue link da imagem como aparece no preferencias de sist: http://f.cl.ly/items/44341F323U183G1r0k1S/preferencias%20cópia.jpg

Obrigada espero q alguem possa me ajudar.

Editado por relfarias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me ajudar?

Eu tentei habilitar o Apache pela preferencia do sistema (estou com o mountain lion) e simplesmente nao aparece dentro de Compartilhamento a opcao Compt.Web. Dai eu habilitei pelo terminal, só que qd vou seguir os proximos passos nao consigo fazer os testes do browser p ver se o localhost e o meu php estao funcionando.... nao sei se o problema está pelo fato do compt. web nao estar disponivel no preferencia do sistema.

Segue link da imagem como aparece no preferencias de sist: http://f.cl.ly/items...ncias cópia.jpg

Obrigada espero q alguem possa me ajudar.

No Mountain Lion foi realmente desativado. Migraram essa configuração para o Mountain Lion Server.

Minha sugestão é usar o MAMP. É mais atualizado e mais prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...