Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SAGA do Mac OS X - "Lion"


Willy

Posts Recomendados

Olá pessoal do MM fórum !!!

Desde junho/julho de 2011 quando comprei e instalei do ZERO o Lion fiquei cada vez mais triste com a Apple e finalmente depois de um mês de muita frustração acabei voltando para o Snow Leopard.

A partir daí sempre que saía uma nova versão 10.7.1, 10.7.3, 10.7.4 criava uma partição independente no HD do Lion e testava. O processo era o seguinte:

- com o objetivo de não gastar tanta banda de internet instalava o Lion original a partir de uma cópia que fiz lá no início da versão 10.7.0 usando aquela dica que vc encontra aos montes na internet para gerar uma imagem do Lion via InstallESD.dmg num pendrive ou DVD.

- uma vez instalado e rodando aplicava o update correspondente, isto é, o 10.7.1, 10.7.2, etc. dependendo da época mas mesmo assim os resultados não eram muito animadores pois mesmo o último update o Lion ainda não estava redondo por alguma razão inexplicável. Lento, bolinha girando, Safari+Flash travando, wifi instável, etc.

- Claro que após cada tentativa apagava a partição "Lion" de teste e voltava a vida normal com o velho Snow Leopard.

- um dia desses apaguei sem querer o backup que tinha do instalador e acabei perdendo o 10.7.0 ORIGINAL que era o gerador de mídias do Lion que usava como padrão.

- recentemente precisei usar especificamente Xcode 4 mas é claro que não consegui porque este não roda no Snow Leopard.

- Foi aí que pensei: vou usar o mac mini da sala (que originalmente rodava Snow Leopard) para instalar o Lion mas não tinha mais o InstallESD.dmg, putz como fazer?

- Após algumas pesquisas descobri o programa da Apple chamado Lion Recovery Disk Assistent ( http://support.apple.com/kb/DL1433 ) que gera num pendrive com boot de um mini Lion que possibilita vc instalar o Lion (FULL) via internet.

- Resolvi fazer um clean install no Mac Mini e enquanto instalava acompanhei o log que ele gera porque não tinha nada para fazer e anotei o tamanho dos pacotes que ele baixava como curiosidade.

- Claro que ele baixou já a versão 10.7.4 e não precisei fazer nenhum update !!!

- Lá fui eu trabalhar no Xcode e para minha surpresa agora o Lion estava macio, rápido, econômico, sem bolinhas, etc. num Mac Mini !!!

- Arrisco a dizer que ficou mais responsivo que o Snow Leopard original !!!

- Fiquei mais curioso ainda… Como será que isto vai rodar no meu iMac?

- não tinha muitas esperanças pois já havia testado o 10.7.4 no iMac pelo processo de instalação via InstallESD.dmg e os resultados não foram animadores. O resultado no Mac Mini ficou tão bom que resolvi tentar migrar de vez o Lion para o iMac usando o processo do Lion Recovery Disk Assistent.

- fiz os backups e criei uma partição nova de todo o disco via Disk Utility e após uns 40 minutos estava rodando macio e o resultado ficou até melhor que o Mac Mini, claro né iMac é iMac !!!

- O que me chamou a atenção e é este o motivo deste post é que o tamanho do pacote baixado para o Mac Mini foi diferente do tamanho baixado para o iMac. Este fato leva a crer que existe um Lion específico para cada hardware e parece que é mandatorio que seja instalado via Lion Recovery Disk Assistent ou para máquinas novas via command+R.

Para finalizar: Depois de várias semanas usando todos os dias quero dizer que o Lion está muito estável e vale a pena ser instalado mesmo em máquinas como as minhas que são todas de 2010.

Se olharem o histórico dos meus posts no meu perfil do fórum saberão como fui um grande crítico do Lion mas agora fiz as PAZES...

Espero que esta saga de meses sirva para alguém que está com problemas como os meus e acabe de vez com as dúvidas se vale ou não migrar para o Lion desde que a instalação seja via Lion Recovery Disk Assistent !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Obrigado pelo texto. Como você também tenho minhas diferenças com o Lion, mesmo usando o que veio instalado no iMac que comprei há coisa de 2 meses. Não sei se foi devido ao país onde comprei a máquina ou alguma falta de tropicalização mas sofro com problemas similares vez em quando.

Que tal um tutorial sobre o assunto?

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Obrigado pelo texto. Como você também tenho minhas diferenças com o Lion, mesmo usando o que veio instalado no iMac que comprei há coisa de 2 meses. Não sei se foi devido ao país onde comprei a máquina ou alguma falta de tropicalização mas sofro com problemas similares vez em quando.

Que tal um tutorial sobre o assunto?

Sds

Uma das coisas mais terríveis para um programador não é o fato de escrever o programa sem erros mas a forma com qual ele será distribuído.

Imagine no caso de vários programas que compõem um sistema operacional !!!

Creio que fica difícil organizar o processo de distribuição envolvendo centenas de programadores e o pior tendo que prever as infinitas condições onde serão aplicados estes patches nas máquinas de clientes.

Acho que acabei me deixando levar pela prática não aprovada pela Apple de instalação via InstallESD.dmg (Ex.: http://www.droider.com.br/apple/saiba-como-instalar-mac-os-lion-10-7-diretamente-de-um-pen-drive.html ) achando que o Lion é igual para qq. máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, ninguém nunca tinha dito nada a respeito de um binário diferente pra cada máquina. Será?

Pois é. Talvez por isso que no tempo do Snow Leopard onde vinham os DVDs de instalação na caixa era impossível usá-los em máquinas que não fossem do mesmo modelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente instalei 8GB de RAM no meu MacMini 2010, instalei o Lion do zero, via recuperação e agora o bicho esta nota 10, não tenho nada pra reclamar, até o flash esta funcionando bem, tudo esta perfeito, eu jogo Diablo 3 e navego na internet ao mesmo tempo, sem lag.

Não sei se foi eu ter instalado tudo do zero, claro que a RAM influenciou, mas agora eu posso falar que estou usando um Mac de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Talvez por isso que no tempo do Snow Leopard onde vinham os DVDs de instalação na caixa era impossível usá-los em máquinas que não fossem do mesmo modelo...

OK, mas a instalação via Lion Recovery é só em caso de erro. O normal seria baixar da App Store e instalar. Então, por que no caso da App Store o binário seria um genérico e não um otimizado? Meio sem lógica isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, mas a instalação via Lion Recovery é só em caso de erro. O normal seria baixar da App Store e instalar. Então, por que no caso da App Store o binário seria um genérico e não um otimizado? Meio sem lógica isso.

Igor, estou falando de usuários que possuem máquinas que originalmente vieram com o Snow Leopard e migraram para o Lion.

Existem 3 formas:

1. compram o Lion na App Store e instalam por cima do SL. (não considero uma boa prática)

2. Antes de instalar fazem um backup do programa de instalação e extraem o InstallESD.dmg do pacote para gerar a imagem num pendrive ou DVD para uma instalação limpa. (meu caso)

3. usam a imagem gerada pelo InstallESD.dmg para instalação em várias máquinas com hardwares diferentes. (meu caso)

Os usuários que tem máquinas com Lion original podem instalar o Lion do ZERO via recovery NATIVO que fica numa partição do HD bastando ligar o Mac segurando as teclas commad+R.

Os usuários que compram um HD novo tem que baixar Lion Recovery Disk Assistent ( http://support.apple.com/kb/DL1433 ) porque essa partição não existe ou como dizem parece que ela está no firmware dos Macs novos.

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, estou falando de usuários que possuem máquinas que originalmente vieram com o Snow Leopard e migraram para o Lion.

Existem 3 formas:

1. compram o Lion na App Store e instalam por cima do SL. (não considero uma boa prática)

2. Antes de instalar fazem um backup do programa de instalação e extraem o InstallESD.dmg do pacote para gerar a imagem num pendrive ou DVD para uma instalação limpa. (meu caso)

3. usam a imagem gerada pelo InstallESD.dmg para instalação em várias máquinas com hardwares diferentes. (meu caso)

Os usuários que tem máquinas com Lion original podem instalar o Lion do ZERO via recovery NATIVO que fica numa partição do HD bastando ligar o Mac segurando as teclas commad+R.

Os usuários que compram um HD novo tem que baixar Lion Recovery Disk Assistent ( http://support.apple.com/kb/DL1433 ) porque essa partição não existe ou como dizem parece que ela está no firmware dos Macs novos.

Então, é disso que eu estou dizendo também. Eu fiz o mesmo que vc: gravei o dmg em um DVD e instalei o Lion do zero. E vc disse que quando instalou via Lion Recovery, o tamanho dos downloads no seu Mac Mini e iMac foram diferentes, o que indica que por esse método, o binário pode ser otimizado para cada máquina. Mas estou questionando a lógica nisso: por que a Apple usaria um binário otimizado aqui, mas não no método "normal" (pela App Store)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, aparentemente quando vc compra o Lion da App Store provavelmente o aplicativo analisa a sua máquina e baixa o instalador correspondente.

Considere isto a minha suposição. O fato é que em nenhum lugar a Apple sugere o procedimento utilizando o InstallESD.dmg como fonte de instalação para várias máquinas, pelo menos eu desconheço esta informação.

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, aparentemente quando vc compra o Lion da App Store provavelmente o aplicativo analisa a sua máquina e baixa o instalador correspondente.

Considere isto a minha suposição. O fato é que em nenhum lugar a Apple sugere o procedimento utilizando o InstallESD.dmg como fonte de instalação para várias máquinas, pelo menos eu desconheço esta informação.

Se fosse o caso, uma licença (comprada via Mac App Store ou thumb drive) não serviria para instalar em todos os macs do dono da licença, que foi a proposta inicial do Lion. Tenho o mesmo Lion instalado tanto no iMac quanto no Macbook, ambos pela imagem do InstallESD.dmg. Obviamente que no iMac roda bem melhor, mas não tenho problemas com o macbook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, aparentemente quando vc compra o Lion da App Store provavelmente o aplicativo analisa a sua máquina e baixa o instalador correspondente.

Considere isto a minha suposição. O fato é que em nenhum lugar a Apple sugere o procedimento utilizando o InstallESD.dmg como fonte de instalação para várias máquinas, pelo menos eu desconheço esta informação.

Então não era pra instalação via Recovery ser melhor, não concorda? Por mais que essa diferença na hora do download indique binários diferentes, acho muito difícil isso ser verdade. Até porque, há poucos dias anunciaram que talvez a Apple comece a fazer isso no Mountain Lion, mas nada foi dito quanto ao Lion.

Se fosse o caso, uma licença (comprada via Mac App Store ou thumb drive) não serviria para instalar em todos os macs do dono da licença, que foi a proposta inicial do Lion. Tenho o mesmo Lion instalado tanto no iMac quanto no Macbook, ambos pela imagem do InstallESD.dmg. Obviamente que no iMac roda bem melhor, mas não tenho problemas com o macbook.

Sim, mas oficialmente, a licença é para o instalador, que vc baixa pela MAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...