Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SAGA do Mac OS X - "Lion"


Willy

Posts Recomendados

Igor, estou falando de usuários que possuem máquinas que originalmente vieram com o Snow Leopard e migraram para o Lion.

Existem 3 formas:

1. compram o Lion na App Store e instalam por cima do SL. (não considero uma boa prática)

2. Antes de instalar fazem um backup do programa de instalação e extraem o InstallESD.dmg do pacote para gerar a imagem num pendrive ou DVD para uma instalação limpa. (meu caso)

3. usam a imagem gerada pelo InstallESD.dmg para instalação em várias máquinas com hardwares diferentes. (meu caso)

Os usuários que tem máquinas com Lion original podem instalar o Lion do ZERO via recovery NATIVO que fica numa partição do HD bastando ligar o Mac segurando as teclas commad+R.

Os usuários que compram um HD novo tem que baixar Lion Recovery Disk Assistent ( http://support.apple.com/kb/DL1433 ) porque essa partição não existe ou como dizem parece que ela está no firmware dos Macs novos.

Willy, sou completamente novo com o Mac OS e consequentemente aqui no Fórum.

Tenho uma dúvida, que pode parecer idiota, mas se puderes me ajudar fico muito Grato.

Estou com problemas com o Lion, os mesmos que vc citou, trava, bolinha toda hora, etc..

Eu instalei o Lion por cima do meu Snow Leopard.

Para fazer essa instalção Recovery Disk Assistent, eu só preciso reiniciar o Lion e pressionar o command+R e seguir os passos? Não vou perder as minhas configurações e dados?

Ou devo particionar o HD e colocar os meus dados lá? Como posso fazer?

Obrigado e desculpe se não entendi completamente o post de explicação, apesar de ler todo ele e mais o tuto da apple, como sou novo fiquei na fumaça.. hehe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juba, o melhor procedimento no seu caso é ZERAR tudo como eu fiz.

Supondo que o seu Mac veio com Snow Leopard é provável que o firmware mesmo atualizado não contenha o software embutido necessario para baixar o Lion do ZERO, já os Macs mais novos suportam. Tenho um iMac fabricado no final de 2009 que é assim. Já o MacBook Air fabricado no meio de 2011 tem o tal assistente de recuperação embutido no firmware.

Por essa razão a Apple disponibiliza um programa ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) para vc instalar numa unidade flash USB que faz o papel do firmware "extendido" citado.

Mas aí temos algumas perguntas:

1. tem backup das suas coisas?

2. tem banda larga para baixar o Lion?

3. tem uma unidade flash USB de pelo menos 1G para formatar?

4. Vc comprou o Lion oficialmente pela App Store?

Se a resposta for SIM para todas as perguntas faça o seguinte procedimento:

1. execute o Assistente do Disco de Recuperação do Lion ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) criando uma imagem na unidade flash USB.

2. reinicie a máquina segurando a tecla option. Vão aparecer 2 ou 3 disco para inicialização. Escolha o da unidade flash USB que tem uma cor alaranjada.

3. Vai aparecer um menu que vc deverá escolher o aplicativo Disk Utility.

- agora selecione o seu HD e clique em Partition.

- Vai em Partition Layout e selecione 1 partition.

- em Name: escreva "Macintosh HD"

- em Format escolha: Mac OS Extended (Journaled)

- clique no botão Apply. Pronto agora o seu HD está limpinho pronto para receber o Lion.

6. Saia do programa Disk Utility e no menu escolha Reinstall Mac OS

7. Ele vai pedir agora o seu Id e password da App Store para confirmar que vc comprou o Lion.

8. agora é só esperar e no final de 2 etapas ele estará com tudo instalado menos o iLife que vc poderá instalar do segundo DVD que acompanha o seu Mac.

9. Faça todos os updates e não esqueça de executar o Repair Disk Permissions entre as etapas.

Se ainda ficou em dúvida em alguma etapa estaremos aqui para responder.

Boa Sorte !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juba, o melhor procedimento no seu caso é ZERAR tudo como eu fiz.

Supondo que o seu Mac veio com Snow Leopard é provável que o firmware mesmo atualizado não contenha o software embutido necessario para baixar o Lion do ZERO, já os Macs mais novos suportam. Tenho um iMac fabricado no final de 2009 que é assim. Já o MacBook Air fabricado no meio de 2011 tem o tal assistente de recuperação embutido no firmware.

Por essa razão a Apple disponibiliza um programa ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) para vc instalar numa unidade flash USB que faz o papel do firmware "extendido" citado.

Mas aí temos algumas perguntas:

1. tem backup das suas coisas?

2. tem banda larga para baixar o Lion?

3. tem uma unidade flash USB de pelo menos 1G para formatar?

4. Vc comprou o Lion oficialmente pela App Store?

Se a resposta for SIM para todas as perguntas faça o seguinte procedimento:

1. execute o Assistente do Disco de Recuperação do Lion ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) criando uma imagem na unidade flash USB.

2. reinicie a máquina segurando a tecla option. Vão aparecer 2 ou 3 disco para inicialização. Escolha o da unidade flash USB que tem uma cor alaranjada.

3. Vai aparecer um menu que vc deverá escolher o aplicativo Disk Utility.

- agora selecione o seu HD e clique em Partition.

- Vai em Partition Layout e selecione 1 partition.

- em Name: escreva "Macintosh HD"

- em Format escolha: Mac OS Extended (Journaled)

- clique no botão Apply. Pronto agora o seu HD está limpinho pronto para receber o Lion.

6. Saia do programa Disk Utility e no menu escolha Reinstall Mac OS

7. Ele vai pedir agora o seu Id e password da App Store para confirmar que vc comprou o Lion.

8. agora é só esperar e no final de 2 etapas ele estará com tudo instalado menos o iLife que vc poderá instalar do segundo DVD que acompanha o seu Mac.

9. Faça todos os updates e não esqueça de executar o Repair Disk Permissions entre as etapas.

Se ainda ficou em dúvida em alguma etapa estaremos aqui para responder.

Boa Sorte !!!

Então Willy,

Respondendo as perguntas e para que eu posso esclarecer as dúvidas:

"Por essa razão a Apple disponibiliza um programa ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) para vc instalar numa unidade flash USB que faz o papel do firmware "extendido" citado." Sim, eu li, baixei o programa e após algumas tentativas pois o mac nâo reconhecia a pen drive, acabei formatando dentro do disk utility do mac em FAT daí consegui criar a tal imagem pelo programa. Acho que antes não dava certo pois estava em NTFS a pen.

"7. Ele vai pedir agora o seu Id e password da App Store para confirmar que vc comprou o Lion." Esse Id e password é o login na app store? Onde foi feito o download do Lion? Porque depois de adquirido a imagem que tem em trono de 3,7GB do Lion é possível instalar em 10 computadores acho.

"8. agora é só esperar e no final de 2 etapas ele estará com tudo instalado menos o iLife que vc poderá instalar do segundo DVD que acompanha o seu Mac."

Esse segundo dvd é o que veio com Snow Leopard? Para que serve esse iLife? É preciso instalar?

"9. Faça todos os updates e não esqueça de executar o Repair Disk Permissions entre as etapas."

Posso fazer um único Repair Disk Permissions após todos os updates feitos, ou devo fazer a cada nova? o eu é "entre as etapas que você cita", etre cada update?

Willy e pessoal,

Agradeço imensamente toda a ajuda e me desculpe tantas perguntas, isso é pois estou aventurando no Mac fazem uns 3 meses apenas, antes eu tinha o windows 7 pelo boot camp (que heresia..hehe), entâo é exatamente o caso que você citou Willy, o meu Macbook Pro é de meados de final de 2009 - a 2010.

Mas de longe o Mac OS é mto melhor que o famoso SO da Microsoft..heheh

Aguardo,

Abraços!

Editado por juba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é o ID e password que vc usa na App Store/iTunes Store para comprar programas. ILife é o pacote de software da Apple que vem o iPhoto, iMovie, iWeb, iDVD e o Garage Band. Quando vc compra um Mac estes programas vem junto mas se você não usa não precisa instalar. Eu faço o Repair Disk Permissions a cada conjunto de updates para garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é o ID e password que vc usa na App Store/iTunes Store para comprar programas. ILife é o pacote de software da Apple que vem o iPhoto, iMovie, iWeb, iDVD e o Garage Band. Quando vc compra um Mac estes programas vem junto mas se você não usa não precisa instalar. Eu faço o Repair Disk Permissions a cada conjunto de updates para garantir.

Ok. grato Willy!

Nesse caso o Id e password de quem comprou o Lion não sou eu. Eu posso ainda assim usar o Id dessa outra pessoa, já que ela me autorizou e comprando o Lion se pode instalar em até 10 computadores? Não vai alterar dentro do Lion o usuário padrão das coisas lã? como conta, iTunes, etc??

Mais um vez obrigado Willy!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lógico que o Lion tem mais recursos que o Snow Leopard então entendo que roda "mais pesado".

Nunca tive problemas com o Lion (Macbook Pro 13" final de 2011) mas acho que ele consome muita memória. 4GB não é muito suficiente se usa um pouco mais além do básico.

No Macbook da minha noiva (Snow Leopard) vejo que muito menos processos carregam e a memória é suficiente.

Quem tem Mac's com 2GB deve sofrer muito.

Acho que vou colocar 8GB.

Será que ele suporte mais que isso?

Alguém pode me indicar um lugar para comprar, que seja de confiança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. grato Willy!

Nesse caso o Id e password de quem comprou o Lion não sou eu. Eu posso ainda assim usar o Id dessa outra pessoa, já que ela me autorizou e comprando o Lion se pode instalar em até 10 computadores? Não vai alterar dentro do Lion o usuário padrão das coisas lã? como conta, iTunes, etc??

Mais um vez obrigado Willy!

Abraço!

Agora até fiquei em dúvida se tenho ID da Apple, como faço para ver? Só sei que quando comprei o Macbook Pro veio com o snow Leopard e era isso.. se tenho esse ID não sei ver.. :(

Valeu Willy,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo topico para discutir sobre o Lion Willy,mas realmente concordo 100% com tudo que vc disse no inicio do tópico,apesar que meio que nunca tive problemas com o Lion, o Meu Macbook Pro é early 2011,veio com o snow leopard,mas nao deu pra testar mto pois 2 dias dps lançava o Lion quando eu comprei,logo peguei logo o lion e instalei auehuaeh

De qlqr forma acredito mesmo que o 10.6.8 seja BEM mais rápido,afinal de contas,sempre que vem um sistema operacional parecido com o anterior,mas com recursos a mais adicionados,inicialmente sempre é ruim a perfomance e só com o tempo q vai melhorando bem mesmo com os updates!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juba, o melhor procedimento no seu caso é ZERAR tudo como eu fiz.

Supondo que o seu Mac veio com Snow Leopard é provável que o firmware mesmo atualizado não contenha o software embutido necessario para baixar o Lion do ZERO, já os Macs mais novos suportam. Tenho um iMac fabricado no final de 2009 que é assim. Já o MacBook Air fabricado no meio de 2011 tem o tal assistente de recuperação embutido no firmware.

Por essa razão a Apple disponibiliza um programa ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) para vc instalar numa unidade flash USB que faz o papel do firmware "extendido" citado.

Mas aí temos algumas perguntas:

1. tem backup das suas coisas?

2. tem banda larga para baixar o Lion?

3. tem uma unidade flash USB de pelo menos 1G para formatar?

4. Vc comprou o Lion oficialmente pela App Store?

Se a resposta for SIM para todas as perguntas faça o seguinte procedimento:

1. execute o Assistente do Disco de Recuperação do Lion ( http://support.apple...iewlocale=pt_BR ) criando uma imagem na unidade flash USB.

2. reinicie a máquina segurando a tecla option. Vão aparecer 2 ou 3 disco para inicialização. Escolha o da unidade flash USB que tem uma cor alaranjada.

3. Vai aparecer um menu que vc deverá escolher o aplicativo Disk Utility.

- agora selecione o seu HD e clique em Partition.

- Vai em Partition Layout e selecione 1 partition.

- em Name: escreva "Macintosh HD"

- em Format escolha: Mac OS Extended (Journaled)

- clique no botão Apply. Pronto agora o seu HD está limpinho pronto para receber o Lion.

6. Saia do programa Disk Utility e no menu escolha Reinstall Mac OS

7. Ele vai pedir agora o seu Id e password da App Store para confirmar que vc comprou o Lion.

8. agora é só esperar e no final de 2 etapas ele estará com tudo instalado menos o iLife que vc poderá instalar do segundo DVD que acompanha o seu Mac.

9. Faça todos os updates e não esqueça de executar o Repair Disk Permissions entre as etapas.

Se ainda ficou em dúvida em alguma etapa estaremos aqui para responder.

Boa Sorte !!!

Willy e pessoal,

Segui as infos do Willy, e após vários problemas após a formatação do HD, ele dá erro, pois diz que precisa analisar o meu Harware antes de instalar o Lion, depois dá erro dizendo que não foi possível instalar o Lion e que devo entrar em contato com a AppleCare.

Pô foda isso né.. Estou sem Sistema operacional no meu Mac e segunda não sei como vou trabalhar..

Alguém pelo amor de Deus pode me ajudar??

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte,liga o mac sigurando CMD+R e faça esse procedimento :

é a única alternativa!!!

Este procedimento é para quem tem Macs novos e o programa de recuperação está embutido no firmware e o dele é de 2009 por isso tem que usar o programa da Apple ( http://support.apple...BR&locale=pt_BR ). Parece que o juba já conseguiu instalar o Lion de madrugada. Ontem na virada de 30/06/2012 para 01/07/2012 os sevidores da Apple estavam instáveis por conta do ENCERRAMENTO do serviço Mobile Me !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este procedimento é para quem tem Macs novos e o programa de recuperação está embutido no firmware e o dele é de 2009 por isso tem que usar o programa da Apple ( http://support.apple...BR&locale=pt_BR ). Parece que o juba já conseguiu instalar o Lion de madrugada. Ontem na virada de 30/06/2012 para 01/07/2012 os sevidores da Apple estavam instáveis por conta do ENCERRAMENTO do serviço Mobile Me !!!

Então pessoal, posto aqui a minha experiência com essa instalação do Lion via Disk Recovery.

No sábado após meu post aqui de socorro, pois precisava na segunda do Mac OS para trabalhar, conversei com o Willy pelo skype. Tentamos vários passos, tela a tela, formatamos algumas vezes.. etc..

Primeiro o erro era de rede, sendo que estava ok o modem e o ap, estava inclusive falando com o Willy. Depois passamos a um erro que dizia assim: "Não foi possível analisar seu Hardware para a instalação do Lion, entre em contato com a Apple Care", e ficou aee!!!

lingbauer tentei tbm o Comand+R, mas é como o Willy fala até na resposta, para quem tem o Macs novos já vem com esse aplicativo no firmware, para os demais tem que baixar.

Voltei para o Snow Leopard seguindo o que o Willy me aconselhou para testarmos se não era um possível problema de Hardware, afinal, se eu conseguisse voltar para o Snow sem nenhum erro, descartaríamos essa possibilidade. Consegui voltar ao Snow normalmente. Nesse meio tempo o Willy estava testando se o servidor da Apple não poderia estar fora do ar, e aparentemente estava bem instável, pois os updates dele estavam meia boca, mais tarde o Willy me confirmou essa instabilidade por email.

Finalizamos no skype, e eu, numa última tentativa fiz um teste que foi o seguinte:

Coloquei o Mac Cabeado direto ao Modem, com 100% de banda e exclusividade ao Mac.. então Tcharam.. passei da verificação de Hardware e consegui baixar o Lion com os pacotes para o meu Hardware.

Conclusão:

Aparentemente o "Leão" precisa de 100% de atenção.. hehehe

Então, caso vcs tenham esse tipo de problema, tentem conectar direto o Mac ao Modem e se certifiquem que o server da Apple está Online 100%. E ainda, façam o que eu não fiz, mantenham a calma..

Estou notando que a Apple é assim, eles simplesmente fazem, e não que os produtos e softwares não sejam bons, pelo contrário ao meu ver e com a pouca experiência que tenho, são ótimos, mas vc vai ter que sujeitar a algumas coisas.. Por exemplo o preço. Outro exemplo é o novo Macbook Pro não vem mais com mídia de DVD e por ae vai.

Bom espero que a minha experiência apesar de bem "lame" possa ajudar alguém aee!

Estou com o Lion, Redondo, macio e mto show! Sem bolinha maldita e tal!! :D

Aprovado!!!

Agradeço mas uma vez ao Willy e a vcs pela ajuda!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...