Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

cclear para mac


Arquimago

Posts Recomendados

Olá Arquimago,

como você já deve ter percebido, existem inúmeras soluções que prometem a limpeza definitiva de aplicativos para o OSX.

De maneira geral, eles se diferenciam em certas funcionalidades adicionais, como a recomendação de eliminação baseada nas decisões dos usuários, no registro de atividades do aplicativo, dentre muitas outras.

Eu, pessoalmente, utilizo o programa CleanApp (distribuição comercial), e digo à você que, depois de tantas vezes utilizando este aplicativo (e esse tipo de informação não depende necessariamente desta experiência com o programa), a maioria dos apps para OSX (eu arrisco em dizer que cerca de 98% deles) basicamente "distribuem" seus arquivos em 3 principais diretórios:

  • /USER/LIBRARY/APPLICATION SUPORT/
    geralmente em uma pasta com o nome do aplicativo;
  • /USER/LIBRARY/CACHES/
    geralmente em uma pasta com o nome do aplicativo ou no formato "com.aplicacao.termo";
  • /USER/LIBRARY/PREFERENCES/
    geralmente em um arquivo do tipo .plist, no formato "com.aplicacao.termo";

​Eu, no final das contas, nunca confio plenamente nas ações do aplicativo, e sempre checo quais arquivos ele automaticamente seleciona para remover. Acaba sendo uma facilidade utilizar este tipo de programa pois ele, depois de separar, permite alterar a seleção e então finalmente apagá-los. Assim, não é necessário ficar navegando nos diretórios, buscando os arquivos/pastas e então finalmente fazer a remoção.

De qualquer maneira, sempre fique atento em observar quais arquivos estão sendo removidos (em muitos casos, arquivos de uso comum entre os diversos apps do seus sistema aparecem na lista dos que foram selecionados para a remoção), e só então confirme.

Caso decida em não utilizar nenhuma solução que automatize esse processo, garanto à você que realizando este tipo de varredura que mencionei acima já é o bastante para limpar quase que completamente os resquícios que os aplicativos criam. Aplicações mais complexas geralmente oferecem um desinstalador, e na maioria dos casos, a documentação oferecida pelo desenvolvedor sempre cobre este processo de remoção completa.

Abraços,

Augusto

Editado por gustao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo os pontos dois dois.. então se for ver não é "só arrastar para lixeira" como diz a apple, sempre sobra alguma coisa como no windows, o que pode deixar o sistema lerdo e com "espaço inútil".

Obrigado ao dois, acho que vou começar a olhar que arquivos o meu cclear seleciona para limpeza, com mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo os pontos dois dois.. então se for ver não é "só arrastar para lixeira" como diz a apple, sempre sobra alguma coisa como no windows, o que pode deixar o sistema lerdo e com "espaço inútil".

Obrigado ao dois, acho que vou começar a olhar que arquivos o meu cclear seleciona para limpeza, com mais atenção.

Não é bem assim. Os aquivos deixados são leves e muitas vezes não atrapalham em nada.

É interessante remover todos pra quem quer deixar tudo limpinho, mas não é obrigatório. Nem se compara com o que Windows deixa no sistema e no maldito registro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...