Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iTunes e formatos de áudio


Arquimago

Posts Recomendados

Pergunta boba para alguns e muito importante para outros...

Qual o melhor formato de áudio?

E no iTunes quando compramos uma música vem em que formato?

E os podcasts?

Sempre tive essa dúvida, e a unica coisa que aprendi foi que o MP3 é o pior deles mas o que usa menos espaço...

E os outros, qual vale a pena? acc? flac? alac?

Como determinar qual formato eu compro pelo iTunes?

Bem espero achar mais alguém para discutir, eu não sou muito treinado, mas gostaria de aprimorar meu ouvido e para isso preciso antes saber que tipo de arquivo ouvir ;)

ps.: só aproveitando uma pergunta tangencial alguém sabe onde ficam os "desejos" no iOS? porque marquei umas músicas no iTunes e agora não acho no iOS essa abá para comprar elas... :(

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou um expert no assunto, mas qualidade mesmo em áudio digital só com as paradas lossless (dá uma pesquisada no google sobre esse tipo de arquivo). Na verdade, a melhor opção seria o wave, mas essa é impraticável. Ou o aiff.

O flac é muito bom, embora umas 5x maior que o mp3. Vc não vai ouvir um arquivo flac e constatar: "o mp3 é um lixo total". Pessoalmente, nunca percebi uma diferença gritante de qualidade no flac. É melhor? Sim. Especialmente em bons fones de ouvido. O pessoal da música erudita curte muito arquivos em flac (mas essa turma geralmente tem equipamento bom e tira mais proveito do flac).

Nunca comprei pelo iTunes, mas (acho que) deve ser aac.

Podcast? Se tua idéia é produzir, acho bitrate acima de 128kbps uma fria.

O lance é ir experimentando pra ver qual formato de áudio te agrada mais e que melhor cabe no hd.

Dá uma pesquisada tb no mp3pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou um expert no assunto, mas qualidade mesmo em áudio digital só com as paradas lossless (dá uma pesquisada no google sobre esse tipo de arquivo). Na verdade, a melhor opção seria o wave, mas essa é impraticável. Ou o aiff.

O flac é muito bom, embora umas 5x maior que o mp3. Vc não vai ouvir um arquivo flac e constatar: "o mp3 é um lixo total". Pessoalmente, nunca percebi uma diferença gritante de qualidade no flac. É melhor? Sim. Especialmente em bons fones de ouvido. O pessoal da música erudita curte muito arquivos em flac (mas essa turma geralmente tem equipamento bom e tira mais proveito do flac).

Nunca comprei pelo iTunes, mas (acho que) deve ser aac.

Podcast? Se tua idéia é produzir, acho bitrate acima de 128kbps uma fria.

O lance é ir experimentando pra ver qual formato de áudio te agrada mais e que melhor cabe no hd.

Dá uma pesquisada tb no mp3pro.

Por que vinil é melhor, sempre ouço o pessoal falando isso mas não peguei essa época, não cheguei a ouvir um vinil, *.FLAC é muito bom pq não tem compactação nenhuma, logo você tem todos os instrumentos bem ricos e detalhados cada um em sua respectiva casa, ouço com clareza a voz do cantor a flauta piano violão... mas como você mesmo falou tem que ter bons fones de ouvido pq se não fica parecendo mp3 rs... marcas boas como os fones da Pionner Bose Beats e até mesmo da Apple fazem bonito com *.FLAC! Infelizmente o iTunes não suporta nativamente esse formato nem os iPod's...

Quero ouvir um Vinil para entender o porque ele é melhor, é muito curioso, fico viajando no vinil, é a musica materializada e palpável que viagem!! rs

E sim na apple tudo que vc compra vem em *.aac meu colega compra as musicas pelo iTunes e me disse que a qualidade do som deles é inigualável, que é incrível muito melhor que qualquer mp3...

Pergunta boba para alguns e muito importante para outros... SEMPRE!!! ;)

Qual o melhor formato de áudio?: *.FLAC

E no iTunes quando compramos uma música vem em que formato?: *.aac

E os podcasts?: *.aac

Sempre tive essa dúvida, e a unica coisa que aprendi foi que o MP3 é o pior deles mas o que usa menos espaço...: Correto!!

E os outros, qual vale a pena? acc? flac? alac?: A que vale mais a pena é a mp3 de 192Bits ( qualidade mediana, toca em tudo que é dispositivo e vc não sente diferença desde que não seja um audiófilo claro!)

Como determinar qual formato eu compro pelo iTunes?: Não determina, eles já vem padrão convertidos dos estudios e não de cd's como fazemos em casa, formato do tio Jobs *.aac rs!

Bem espero achar mais alguém para discutir, eu não sou muito treinado, mas gostaria de aprimorar meu ouvido e para isso preciso antes saber que tipo de arquivo ouvir ;)

Musica é sempre muito bom e quanto melhor a qualidade que chega aos nossos ouvidos maior é a imersão, procure saber depois dos Super CD aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Audio_CD é uma viagem rs!!

ps.: só aproveitando uma pergunta tangencial alguém sabe onde ficam os "desejos" no iOS? porque marquei umas músicas no iTunes e agora não acho no iOS essa abá para comprar elas... :( Nem sabia que tinha isso rs mas deve ficar no iTunes em alguma lista de desejos não se tem isso no iOS, veja no aplicativo iTunes e certifique de estar logado na mesma conta do iTunes do seu Mac!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Murilo

Claro que falei do vinil um pouco por saudosismo. Não ando a par, mas tem muita discussão sobre isso (especialmente agora que o vinil tá ganhando força de novo, inclusive no Brasil). Em medições técnicas frias e cruas, o formato digital é melhor no geral.

O problema da perfeição digital, ou seja, do laser que a música em dígitos numéricos, é a monotonia. É o preço da alta fidelidade. Além do problema do graves. Pesquisando, tu vais encontrar medições que mostram que o vinil pode ser superior num ou noutro quesito, mas nunca inteiramente superior ao cd. Do ponto de vista técnico.

Vinil é fetiche. E ritual. E havia uma elemento cultural e de socialização no vinil, que se dava nas lojas. Lembro que matava aula pra ir nas lojas de vinil e ficava lá, ouvindo vinis importados, babando no material da capa, dos encartes. E conhecendo outras pessoas.

O cd ainda manteve um pouco disso, mas depois o mp3 matou tudo.

A experiência com o vinil é totalmente emocional. Desde o som ao cuidado que se deve ter com o objeto. Era muito diferente tu optar por torrar uma parcela da mesada (no meu tempo) num vinil pra deixar de fazer outra coisa. Hoje, a gurizada conecta e baixa um mp3. É deprimente do ponto de vista da vivência da pessoa. Lembro exatamente do dia que comprei vários vinis. Não lembro de nada relacionado com discos que baixei da internet. Tenho todos esses vinis da minha adolescência até hoje. Não olho pra discos, mas pra pedaços da minha história.

Mas acho que falei tanto pq ando pesquisando uns toca-discos haha Tô a fins de montar uma aparelhagem pra ouvir meus vinis de novo.

Por outro lado, uma coisa interessante é o Laser Turntable. O problema é que começa em 8 mil obamas:

http://www.elpj.com/

Adoraria ouvir meus discos nesse troço.

Mas, pra voltar ao tópico do colega. se a idéia é produzir podcast o formato aac pode ser uma boa sim, pois dá pra colocar aqueles agregados todos no arquivo, capítulos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato de áudio usado nas músicas vendidas pelo iTunes é AAC, (vulgo "mp4", a extensão dos arquivos é .m4a), com taxa de 256Kbps (a Apple chama de "qualidade iTunes Plus"). É excelente, bem melhor que MP3 nos mesmo 256kbps, e digo até que é melhor MP3 320kbps.

Já os podcasts, o NerdCast e o MRG são mp3 96kbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é para produzir não, nisso eu fá fiz uns ;) . É que eu não colocava no iTunes outra pessoa fazia isso e não lembrava se era o formato que o podcaster faz ou o iTunes baixa todos no mesmo padrão. Assim como Match, que se tiver a música lá você pega de volta em acc, não importando com que formato você upou ela.

Bom saber que acc já é bom, mas eu gosto mesmo de música instrumental, então deveria ir atras do flac... pena que não roda em ipods... será que o alac, já é o suficiente?

para ser pratico vou comprar essas músicas aqui:

http://joypadrecords.com/releases/store/

e mais as que eu achei da "Lindsey Stirling". Todas tem no iTunes também (o que é bom porque dai posso baixar quantas vezes precisar pelo iTunes ^_^ ). Mas as do link e algumas da cantora tem como obviamente nas lojas deles e lá tem vários formatos, e queria saber em qual deles comprar, se valia a pena pegar um melhor lá ou comprar tudo no iTunes...

Bem, mas isso não é para agora, antes vou para Inglaterra e ver como faço com a questão de "cartão de crédito" o meu de débito já é habilitado para compras no exterior, mas s apple fala que código de segurança está errado... o gozado é que se for usar o crédito é o mesmo cartão, não vai vir um novo... vai entender...

Sobre vinis eu já ouvi e realmente o som é mais nítido, porque pega a onda completa do som, não como o digital que é "0" ou "1"... e esse aparelhos modernos de laser são de babar mesmo, não risca e o som fica excelente... pena serem caros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...