Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Ricardo Borghetti

Consumo excessivo de bateria com SSD e TRIM ativado

Posts Recomendados

Instalei um SSD de 120gb no meu MacBook Pro (13-inch, Mid 2009) recentemente e notei que após habilitar o TRIM pelo terminal (usei estes scripts: http://digitaldj.net...abler-for-lion/) houve um aumento de consumo de bateria excessivo.

Alguém pode me ajudar me informando se isso acontece mesmo e qual seria o ideal: Manter o TRIM desabilitado com mais bateria ou manter ele habilitado mesmo gastando mais? Qual é o mais indicado?

Obrigado.

Atualização: Detalhe, o meu SSD é este listado abaixo:

120GB Mercury EXTREME Pro 6G SSD 2.5" Serial-ATA 9.5mm 6Gb/s Solid State Drive. Synchronous Tier 1/Grade A NAND Flash storage with 7% Over Provisioned Redundancy. Mac and PC compatible. Built in the USA. 5 Year OWC Warranty.

Comprei aqui: http://eshop.macsales.com/item/OWC/SSDMX6G120T/

Editado por Ricardo Borghetti

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um igual ao seu...a OWC diz que não é necessário ativar o TRIM nos seus drives: http://blog.macsales.com/11051-to-trim-or-not-to-trim-owc-has-the-answer

Desative e veja se o problema persiste

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei um SSD de 120gb no meu MacBook Pro (13-inch, Mid 2009) recentemente e notei que após habilitar o TRIM pelo terminal (usei estes scripts: http://digitaldj.net...abler-for-lion/) houve um aumento de consumo de bateria excessivo.

Alguém pode me ajudar me informando se isso acontece mesmo e qual seria o ideal: Manter o TRIM desabilitado com mais bateria ou manter ele habilitado mesmo gastando mais? Qual é o mais indicado?

Obrigado.

Atualização: Detalhe, o meu SSD é este listado abaixo:

120GB Mercury EXTREME Pro 6G SSD 2.5" Serial-ATA 9.5mm 6Gb/s Solid State Drive. Synchronous Tier 1/Grade A NAND Flash storage with 7% Over Provisioned Redundancy. Mac and PC compatible. Built in the USA. 5 Year OWC Warranty.

Comprei aqui: http://eshop.macsale...WC/SSDMX6G120T/

iai.... desativou? Deu certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho um SSD igual o de voces. Não reparei nenhum consumo absurdo de temperatura. Não habilitei o TRIM por causa desse post da propria OWC. Ontem instalei o disk speed test da Blackmagic e reparei que tive velocidades em torno de 100mb/s tanto de leitura como de escrita mas vi alguns outros benchmarks com velocidades superiores a 300 mb/s. Meu notebook é um Macbook Pro 17" mid 2009. Sei que a minha velocidade Sata não é tao alta como o dos ultimos modelos certo? Como o de voces estao se comportando?

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho um SSD igual o de voces. Não reparei nenhum consumo absurdo de temperatura. Não habilitei o TRIM por causa desse post da propria OWC. Ontem instalei o disk speed test da Blackmagic e reparei que tive velocidades em torno de 100mb/s tanto de leitura como de escrita mas vi alguns outros benchmarks com velocidades superiores a 300 mb/s. Meu notebook é um Macbook Pro 17" mid 2009. Sei que a minha velocidade Sata não é tao alta como o dos ultimos modelos certo? Como o de voces estao se comportando?

No meu MPB 13" early 2011 (i7) os testes do AJA indicam escrita de 406Mb/s e leitura de 477Mb/s.

Usando o Blackmagic a leitura fica praticamente a mesma, porém, a escrita cai para em torno de 300Mb/s. O porque dessa diferença eu não sei explicar

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo normal Eduardo, o Black agora usa Incompressible Data no teste, que fica em torno desse valor segundo o site deles: http://eshop.macsale...OWC/Mercury_6G/

Opa, valeu psycoman! Bom saber que está tudo 100%!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o teste como o Blackmagic e ficou em torno de 100MB/s para gravação e 130MB/s para leitura.

O consumo de bateria diminuiu bastante depois que desabilitei o TRIM. Um ponto positivo pra mim que preciso muito da bateria (que até hoje dura quase 4 horas dependendo do uso).

Agora é juntar grana pra comprar um com tela de retina ... esperando claro quando lançar um modelo de 13" :)

Obrigado pela ajuda de todos.

[]'s

Borga

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por brunohenrique
      VENDE-SE MACBOOK PRO 2015 - 13 POLEGADAS - 128GB - PERFEITO ESTADO (COMO NOVO)
      Macbook Pro (Retina, 13 polegadas, Early 2015)
      2,7GHz Intel Core i5
      8GB  Memória Ram
      Somente algumas pequenas marcas de uso
      Bateria com 294 ciclos
      Acompanha Carregador Original
      R$ 4.900,00
      Entrego em mãos em SP capital

IMG_0104.HEIC IMG_0100.HEIC IMG_0096.HEIC IMG_0099.HEIC
    • Por Bezerramus
      Apple MacBook Pro 13’ Ano 2017
      Dois thunderbolt 3 8 GB RAM 128 HD SSD 2.3 GHz Intel Core i5 38 ciclos de bateria PREÇO: 6500,00 R$
      Em perfeito estado
      Comprado em 2018, com menos de um ano de uso.
      Segunda geração do teclado borboleta
      Acompanha case Incase para proteção e acompanha suporte para mesa de alumínio
      Não aceito trocas, apenas venda
      Aceito cartão de débito e credito
      Moro em Brasilia-DF
      Interessados enviar e-mail: bezerramus@gmail.com

• Por FЯΞD
      Boa tarde, Estou colocando a venda o equipamento do titulo, top de tudo, comprei customizado na Apple (tenho a nota da Apple Store de Houston)
      Comprado em 14/12/2017 com Apple Care + (Garantia ate 18/12/2020)
      R$.7000,00 
      Teclado de verdade e com todas as conexões sem adaptadores. 
      Estou no RJ 
      Duvidas mandem msg que respondo rapido. 

• Por Danilo Horie
      4th Generation Intel Core i7-4710HQ Processor (2.50GHz)
      15.6" FHD IPS LED Backlight (1920x1080)
      NVIDIA GeForce GTX 860M 4GB
      16.0GB PC3-12800 DDR3L SDRAM 1600 MHz
      Solid State Drive 480GB
      Sound JBL
      1x USB danificada (dá pra arrumar)
      Fotos - https://photos.app.goo.gl/BmE77wa7sZs9FPmF6
      R$ 3.000,00
      Aceito trocas com volta minha.
    • Por Toni Junior
      Mac Mini i5 2012 / 4GB de RAM / SSD480GB R$2.399,00 Aceito pagamento via cartão de créditos, juros por conta do comprador *Acompanha Teclado LogiTech sem fio, monitor Philips de 17 polegadas e mouse da Microsoft Para São Paulo - SP eu entrego em mãos pessoalmente Posso anunciar via Mercado Livre Produto funcionando perfeitamente Atualmente com macOS Mojave e atualizável para o macOS Catalina Fotos originais - https://photos.app.goo.gl/eX3HS99BzctfGp5s5
      Dúvidas! Podem chamar via Whatsapp 11 984081852 

• Por lucasoarescv
      Hey Guys ! Alguém já aplicou a skin da dBrand em MacBook e perceberam alteração de calor no mesmo ? O meu está esquentando consideravelmente depois que apliquei e desde então estou suspeitando que seja isso !  Thanks 👍🏽
    • Por Bartolomeu Neves
      Olá Pessoal,
      Vendo MacBook Pro 15" i7/ 2.2 Ghz/ 256 ssd/ 16 Gb/ touch bar ( Modelo 2018)
      Na caixa original com todos os acessórios
      Produto novo, nunca utilizado
      Valor: R$11.500
      contato: bart.neves@gmail.com
      Entrego em mãos em Niterói ou Barra da Tijuca - RJ

IMG_2270.HEIC

• Por Vinício Mendes
      Olá a todos. Estou para comprar meu primeiro mac, com a intenção de usar para programar, e estou c uma seguinte duvida:
      um macbook pro  2012 com 16GB de memoria, ssd 256, core i5 recertificado  R$ 3999
      ou 
      um macbook air, 2016 lacrado 8GB de memoria, ssd 128 i5. R$ 5922
      para programar em java e  xcode. 
    • Por preitor
      tenho um Mac Mini 2011 (mid) - Coloquei um SSD Sansumg EVO 850 de 500gb...
      Recentemente o computador demora uns 15 minutos para conseguir subir o sistema... é ligar e ver ele rebootando quando chega na metade da barra de incialização...
      Troquei a SDD por uma outra da Sandisk... (mas o problema persiste)
      Troquei a Memoria RAM, coloquei 16GB da Corsarie --- e o problema constinou...
      Agora vem os fatos que pra mim é o mais misterioso..
      1) Se, ao ligar, eu aperto Shift. o sistema sobe sem travar em modo de seguranca.
      2) Depois que ele inicializa completamente... e nao trava, AQUI ta o pior dos MISTERIOS... Se ele ta ligado, quente, posso reiniciar que ele nao trava! .... (ate fiz piada que meu MAC MINI deve ter alguma valvula, igual as televisoes da decada de 70!) So funcionava depois que esquentava...
      Ahhh, ja formatei 500 vezes, ja Redefinir a NVRAM ou a PRAM no Mac. ja dei hard reset, ja rezei... 
      Ate que tive a ideia de subir usando Command+S - e vi que ele travava na hora de montar a SSD...
      Recentemente li algo referente a SSD e problemas de  induçao do cabo Flat da SATA..
      Dizendo que se trocar o cabo Flat da SATA resolver alguns problemas de travamento com SSD. duro é que so tem cabo flat de HD secundaria pra vender no ML
      ... se o problema for na meu cabo SATA, ha uma chance dele so dar este problema com SSD, minha proxima etapa seria, comprar este cabo de HD secundaria... voltar a HD como disco primario e colocar a SSD como disco secundario....
      Alguem teve alguma experiencia de fazer isso, e colocar pra subir o sistema pelo disco secundario?  Alguem tem outra ideia?
    • Por claudinhoo
      Olá pessoal. 
      Estou criando este tópico para que possamos trocar informações sobre troca da baterias nos MacBooks. Toda informação é útil, como por exemplo: De qual fabricante é a bateria que veio original no seu MacBook? A autonomia foi boa? Com quantos ciclos notou baixa autonomia? Estufou ja? E sobre baterias compradas em não autorizadas também.
      Meu caso é o seguinte, tenho um MBP 13" late 2011, a bateria está com quase 900 ciclos, ha uns 200 ciclos atras ficou com aviso de verificação da bateria, ignorei e continuei usando; recentemente abri ele e notei um leve estufamento da bateria, ai vi que não dava pra adiar mais. 
      O problema, não encontro bateria pra esse modelo nas autorizadas do interior de São Paulo; pensei em comprar no iFixit mas infelizmente não enviam baterias pra fora dos EUA; procurei no Aliexpress e fiquei com pé atras porque alguns anúncios com reclamações que a bateria veio sem segurar carga, ou pouquíssima autonomia, mesmo sendo muito barata, não compensando a compra. Resolvi ir de Mercado Livre, peguei essa aqui gostei das respostas e das avaliações do produto, a bateria vai chegar no meio dessa semana, após a troca e um dia ou dois de uso, compartilho com vocês os resultados.
      Aqui tem um print da minha bateria original, com nome do fabricante e numero de serie dela.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      47.977
    • Total de Posts
      411.557
  • Criar Novo...