Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TRIM no SSD


vitorcampos

Posts Recomendados

Vitor,

o TRIM é um comando que tem como função evitar o desgaste do SSD, além de manter a performance depois de algum tempo de uso. O comando reorganiza os blocos do SSD e limpa o lixo (dados que não são relevantes) acumulado.

O TRIM é suportado pelo OS X 10.6.8 (Snow Leopard) em diante, porém apenas para os SSDs da própria Apple. Se você tiver uma unidade SSD de qualquer outra marca, poderá ativar o TRIM modificando extensões do Kernel do OS X. Há aplicativos específicos para isso, que facilitam o trabalho do usuário, como o TRIM Enabler.

Dê uma lida nesse artigo do OS X Daily e neste do AnandTech. Se quiser se aprofundar mais, o artigo da Wikipedia sobre o assunto é bem completo.

;-)

Editado por Rodolfo Belentani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No MacBook Air isso é possível? Vale a pena? Se valer, como faço para ativar?

Se seu SSD é o que veio no MBA, ele já ativado por padrão. Se foi trocado por outro que não seja original Apple, tem o TRIM enabler mas há vários relatos de problemas depois de ativar ele como por exemplo a baixa performace do SSD. Eu não recomendo usar esse app.

Editado por Fernando Galvão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Aqui tem como ativar via terminal

 

http://www.storagereview.com/how_to_enable_trim_with_nonapple_ssd

 

Ativei em um minimac server com 2 SSD de 256 OCZ e achei que ficou BEM mais lento...

 

Acredito que não seja somente "Ativar o TRIM". se fosse tão simples, quando colocasse o SSD ja ativaria por default.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixa um app chamado "Trim Enabler" é o método mais fácil.

 

Existe também outro método via Terminal que é mais complicado. Vou procurar e quando encontrar os comandos eu posto aqui.

Obrigado pela resposta, mas no 1 ssd que tive, quando usei esse programa o ssd simplesmente sumiu e não funcionou mais, comprei outro e busquei outra solução a melhor que tive foi pelo terminal essa que eu gostaria. 

Aqui tem como ativar via terminal

 

http://www.storagereview.com/how_to_enable_trim_with_nonapple_ssd

 

Ativei em um minimac server com 2 SSD de 256 OCZ e achei que ficou BEM mais lento...

 

Acredito que não seja somente "Ativar o TRIM". se fosse tão simples, quando colocasse o SSD ja ativaria por default.

 

Abs!

A duvida é funciona no novo osx 10.8.4?

Antes havia dicas nesse site https://digitaldj.net/2011/07/21/trim-enabler-for-lion/ mas hoje o site ta fora do ar

Editado por dioguimulisses
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse comando aqui pro 10.8.3

 

Backup the original driver

sudo cp /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage-backup   

Patch the driver

sudo perl -pi -e ‘s|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00{1,20})[^\x00]{9}(\x00{1,20}\x4D)|$1\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00$2|sg’ /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

commands to clear the system caches to enable OS X to pick up the modified driver (needed)

sudo kextcache -system-prelinked-kernel

sudo kextcache -system-caches

Restart the Mac
 

Testei ontem no MBW e rolou de boa. Outro app que me indicaram foi um tal de Chameleon SSD que parece mexer em mais coisas além do Trim, vou testar e comento depois sobre ele

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o embalo... estou pensando em um Samsung 840 series... o que acham dele? é comparável com o OCZ que o amigo citou ali em cima?

 

Se puder, pegue o 840 PRO Series.

Bem mais desempenho por pouca diferença (R$).

 

[]'z

Editado por bernaction
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, mas no 1 ssd que tive, quando usei esse programa o ssd simplesmente sumiu e não funcionou mais, comprei outro e busquei outra solução a melhor que tive foi pelo terminal essa que eu gostaria. 

A duvida é funciona no novo osx 10.8.4?

Antes havia dicas nesse site https://digitaldj.net/2011/07/21/trim-enabler-for-lion/ mas hoje o site ta fora do ar

Funciona Sim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei o aplicativo Trim Enabler no meu e funciona perfeitamente...não caiu em nada a performance...Agora é ver se vai realmente aumentar a vida util ou se vai pifar com 1 ano. Se parar de funcionar rapido eu vou ficar bem p*to, pois o danado é caro, viu!

Se bem que andei lendo que os SSDs mais novos já tem um bom sistema de "coleta de lixo" que ajuda a manter o desempenho e a vida util, mesmo sem ter trim ativado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...