Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

i7 dual-core vs i5 quad-core


Posts Recomendados

Um processador quad-core pode executar quatro tarefas de maneira bastante independente, atribuindo um núcleo para cada tarefa. Um processador dual-core está limitado a duas tarefas; para executar mais, começa a ter que realizar mais tarefas por núcleo, e elas começam a competir por processamento.

Na prática, cada núcleo está sempre executando múltiplas tarefas, mas é comum que uma tarefa mais pesada predomine.

Exemplo: eu costumo jogar Eve Online e tenho um processador dual-core. Como abro dois clientes do jogo de cada vez, eu costumava, no Windows XP, atrelar cada cliente a um núcleo diferente (via gerenciador de tarefas). Dessa maneira, o sistema operacional sabia quem deveria processar cada cliente do jogo. Se eu tivesse quatro núcleos, poderia rodar quatro clientes com facilidade sem que eles começassem a competir por processamento um com o outro. Hoje, com o Vista ou Win7, isso é feito de maneira mais automática, e não é nem necessário atrelar cada cliente a um processador.

A comparação importante entre i7 dual core e i5 quad core é: cada programa pode ser rodado por apenas um núcleo. Então, um i7 dual core consegue rodar duas coisas BEM pesadas, enquanto que um i5 quad core consegue rodar quatro, mas não tão pesadas assim.

O quadro fica um pouco mais complicado quando levamos em conta a memória cache (quanto mais, melhor). O i7 costuma ter mais cache do que o i5.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, os i7 para desktops são todos quad-core porém para os macs não. O i5 quad-core pelo que eu estava olhando no site da Apple, somente equipa os iMac, enquanto nos outros mac's os i5 são dual core.

Uma coisa muito importante: Nesse caso, o que tiver a geração mais nova é o melhor(sandy bridge = 2ªg, ivy bridge =3ªg), porém caso as duas gerações sejam iguais, o i5 é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, os i7 para desktops são todos quad-core porém para os macs não. O i5 quad-core pelo que eu estava olhando no site da Apple, somente equipa os iMac, enquanto nos outros mac's os i5 são dual core.

Uma coisa muito importante: Nesse caso, o que tiver a geração mais nova é o melhor(sandy bridge = 2ªg, ivy bridge =3ªg), porém caso as duas gerações sejam iguais, o i5 é melhor.

Mas não existe i7 que não seja quad-core,pelo que eu sei.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não existe i7 que não seja quad-core,pelo que eu sei.

Desculpe dar um pitaco neste assunto.

Mas processadores i7 existem de 2, 4 e 6 núcleos. Mas com Hyper Treading o sistema operacional informa 4, 8 e 12 núcleos.

* Hyper Treading = "Tecnologia que simula o dobro de núcleos que a máquina tem fisicamente".

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...