Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Michellkoseki

MACBOOK meio lento

Posts Recomendados

Olá galera, meu MACBOOK anda meio lento e eu nem tenho muito aplicativo nele,

o que posso fazer para dar uma melhorada??

O termo "meio lento" dá margem para muita coisa, Michel. Seja mais específico.

Lento quando? Ao iniciar? Ao abrir aplicativos? Sempre lento ou as vezes? ...

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mínimo 2gb pro Mac rodar tranquilo? Não está confundindo com o Windows Vista? Eu tenho apenas 1gb de ram aqui e o bichindo funciona que é uma maravilha de rápido, inclusive mais rápido que muito PC com 2 ou 3gb de ram que eu uso no serviço.

Dá uma reparada nas permissões, reseta a pram (acho que tem que segurar OPTION+SHIFT+P ao iniciar, mas não tenho certeza), faz um reparação no disco, etc..

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim resetar a pram é abobrinha.

O que vc pode fazer é o seguinte: Preferências do Sistema > Contas > Itens de Login

Tira tudo que ta iniciando junto com o computador isso da uma boa acelerada. Tem mto programa que vc instala e ele sai abrindo tudo no boot. Além de atrasar, já come boa parta da ram no boot.

Outra coisa é limpar todos caches. De internet (no caso da navegação estar lenta) e o do Spotlight. As vezes uma BD corrompida pode atrasar bastante sua vida. Nesse caso o Onyx (indicado acima) é uma boa opção!

Reparar permissões também é meio mito. Isso corrige eventualmente alguma falha de segurança ou algum programa defetuoso. As permissões só servem pra dar segurança no acesso aos arquivos, logo não tem nada a ver com velocidade. Mas é bom rodar as vezes sim.

Tem alguns softwares que desfragmentam o HD. Também não é la uma super solução, visto que o sistema de arquivos do Mac (HFS+) trabalha com índice de arquivos, e não com leitura sequencial como era no tempo do FAT. Então o máximo que vc vai poupar é talvez a cabeça de leitura do HD trabalhar um pouco menos. Mas tem gente que diz que ganhou performance fazendo isso. Um programa famoso pra isso é o iDefrag. Ja vi casos de não conseguir reparticionar o HD por conta de HD fragmentado.

Desinstalar programas que não ta utilizando é sempre uma boa. Mas não recomendo só jogar eles no lixo. Desinstale-os com o appZapper. Outra dica é usar o Monitor de Atividades (que ficas nos Aplicativos > Utilitários) e tentar ver quem é o vilão da história. O programa que está consumindo muito processador e/ou muita memória.

Em último caso, formata ele cara. Meu MacBook estava meio lento, levava quase 2min pra ligar. Fiz de tudo e nada. Fiz um backup total aqui num HD externo, formatei instalei do zero (clean install) e agora ta uma BALA. O OSX não se deteriora tanto quanto o Windows com o tempo, mas fica mais lento sim. É bom evitar de ficar instalando coisas que não se sabe usar direito. Por exemplo, uma vez fui instalar alguns softwares de Linux via terminal, um deles o Hamachi pra fazer VPN. Depois de deletar tudo, ficou ainda um processo ligando no Boot invisível (não ficava nos itens de login pois era um daemon) o que atrasava o boot. O pior de tudo é que o processo era pra PPC, ou seja, rodava emulado via rosetta, o que consome bem mais recursos da máquina. Aí tem que ter algum conhecimento pra mexer nos itens de login do OSX e tirar esse tipo de porcaria. É normal o pessoal instalar alguns programas com instalador, que mexem em itens de login, daemons, cache, etc. Depois apagam apenas o executável e fica sugeria pra trás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O LedStyle deu ótimas dicas..

Também verifique se tem espaço livre em disco.

HD muito cheio é problemático (bem mais que no windows, por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também verifique se tem espaço livre em disco.

HD muito cheio é problemático (bem mais que no windows, por exemplo).

Basta que o espaço no HD acabe 1 única vez pra comprometer o uso do sistema. Bem lembrado!

O sistema grava arquivos no HD a todo momento. Arquivos de configuração, cache, logs, registros diversos, memória virtual... Quando o HD acaba, varios arquivos que estão sendo gravados podem se corromper. O ideal é NUNCA deixar o espaço do HD acabar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      50.047
    • Total de Posts
      423.608
×
×
  • Criar Novo...