Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Roubaram meu Macbook Pro


Amauri Silva Jr

Posts Recomendados

Sinto muito amigo, estamos na torcida!

Sugiro também a todos usar o Prey, é outro sistema para encontrar o Mac e parece que funciona muito bem. Eu nunca precisei, mas já ouvi dizer que ajuda muito também.

Eu tenho esse prey instalado no meu macbook mas nunca soube usa-lo. Algm que saiba pode explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro também a todos usar o Prey, é outro sistema para encontrar o Mac e parece que funciona muito bem. Eu nunca precisei, mas já ouvi dizer que ajuda muito também.

Também uso o Prey e recomendo a todos que tem Macbooks. Bom, iMacs também.

Felizmente nunca precisei ativar, mas me parece mais legal que o Find my Mac, até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também uso o Prey e recomendo a todos que tem Macbooks. Bom, iMacs também.

Felizmente nunca precisei ativar, mas me parece mais legal que o Find my Mac, até.

Eu também recomendo o Prey. Aliás, recomendava... porque alguém apagou minha postagem neste tópico sem explicação, então agora não sei se falo no presente ou no passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que ligue no suporte da Apple, informe o serial do Mac para eles travarem a assistência técnica dele. Se o meliante que afanou o Mac leva-lo em uma AT, na hora em que o técnico informar o serial dele para cadastro, aparecerá na tela que o Mac está bloqueado para qualquer serviço por ter sido roubado. Fiz isto com o meu, que foi roubado por um "funcionário"dos Correios.

Boa sorte e espero ter ajudado.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte na sua busca. Felizmente nunca passei por isso mas morro de medo.

Recomendo usar o Prey também. Outro detalhe, se você tiver bastante HD no MacBook é bom ativar encriptação do diretório pessoal em Preferências de Sistema > Segurança e Privacidade > FileVault.

Se você tinha essa opção ativada, pode ficar mais tranquilo. Caso a opção não esteja ativada, o ladrão pode retirar o HD do MacBook e conectá-lo em outro computador, ou até dar um Boot por um Live CD Linux e acessar todos seus arquivos. Com o FileVault fica tudo encriptado. Se bem que a maioria desses ladrões só quer saber mesmo é do $$ que eles vão pegar na máquina.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que ligue no suporte da Apple, informe o serial do Mac para eles travarem a assistência técnica dele. Se o meliante que afanou o Mac leva-lo em uma AT, na hora em que o técnico informar o serial dele para cadastro, aparecerá na tela que o Mac está bloqueado para qualquer serviço por ter sido roubado. Fiz isto com o meu, que foi roubado por um "funcionário"dos Correios.

Boa sorte e espero ter ajudado.

Abraço!

Desde que eu comecei a mexer com Mac eu ouço isso. No entanto, recentemente roubaram um iPad de um conhecido meu e ele me perguntou o que fazer. Pesquisei em todos os cantos e não encontrei essa informação. Será que procede mesmo isso? Alguém já fez isso? A Apple bloqueia mesmo pelo serial nas ATs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que eu comecei a mexer com Mac eu ouço isso. No entanto, recentemente roubaram um iPad de um conhecido meu e ele me perguntou o que fazer. Pesquisei em todos os cantos e não encontrei essa informação. Será que procede mesmo isso? Alguém já fez isso? A Apple bloqueia mesmo pelo serial nas ATs?

Fiz isso ontem, liguei no suporte e o atendente registrou o meu antigo Mac como roubado. Mas vai da política da AT informar ao verdadeiro dono que o Mac deu entrada através de outra pessoa.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso ontem, liguei no suporte e o atendente registrou o meu antigo Mac como roubado. Mas vai da política da AT informar ao verdadeiro dono que o Mac deu entrada através de outra pessoa.

Abraço!

E onde podemos checar se um dispositivo é roubado digitando o número de série? Lembro de um aplicativo que verificava onde o Mac foi montado (China, Taiwan, etc) e ele dizia se era roubado ou não. Agora não se de onde ele puxava essa informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rott quem defende ou quem compra coisa roubada é tão criminoso quanto o ladrão.

Me recuso a acreditar que ainda hoje tenha malandro que defenda esse tipo de atitude.

Acho que não chegaste a ver o tópico do mac "conseguido", provavelmente o rott se referiu a ele. Pois é, teve gente defendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

If you have lost or found an Apple product, please contact your local law enforcement agency to report it. Although Apple does not have a process to track or flag lost or stolen product, you can use My Support Profile to find a list of serial numbers that have been purchased or registered with your Apple ID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

If you have lost or found an Apple product, please contact your local law enforcement agency to report it. Although Apple does not have a process to track or flag lost or stolen product, you can use My Support Profile to find a list of serial numbers that have been purchased or registered with your Apple ID.

In Portuguese:

Caso tenha perdido ou encontrado um produto Apple, entre em contato com as autoridades legais para notificar.Apesar da Apple não dispor de um processo para rastrear ou sinalizar um produto perdido ou roubado, você pode usar o Meu Perfil de Suporte para procurar uma lista de números de série que foram comprados ou registrados com seu ID Apple.


Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amauri Silva Jr, eu sinto muito pela notícia e torço verdadeiramente para que você recupere sua máquina. Às suas perguntas:

Se eles entrarem como usuário convidado, acessando a internet, tem como eu localizá-lo?

Sim, seu raciocínio está correto.

Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

Ou pior, tem como alguém entrar no meu usuário protegido por senha? Meus dados estão seguros?

É difícil que consigam entrar no seu usuário. Para isso o delinquente precisaria ser um cracker e conseguir quebrar a criptografia. Eu não sei fazer isso, mas não podemos afirmar se ele conseguirá ou não.

Uma forma de proteger suas contas é usar o FileVault, um recurso do OS X:

O OS X Lion oferece uma nova versão do FileVault: O FileVault 2 usa o disco completo, criptografia XTS-AES 128 total do disco para ajudar a manter seus dados em segurança. Com o FileVault 2 você pode criptografar o conteúdo de toda a sua unidade.

Isso dificulta muito o acesso. Para saber mais sobre o FileVault acesse: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Agora, como os colegas acima mencionaram, caso o delinquente reinstale o sistema operacional ou troque o HD da máquina, todo o trabalho será perdido. O Find My Mac não funcionará e seus dados serão perdidos.

Antigamente era difícil que essa classe soubesse como fazer isso. Hoje em dia, devido à popularização da plataforma, eles podem ter mais conhecimento do sistema operacional e sua reinstalação.

Para prevenir a reinstalação do sistema uma ótima alternativa é configurar seu Mac ativando a Proteção de Senha do Firmware. Basicamente o que esse processo faz é bloquear as eventuais tentativas de boot por

  • Outras partições (i.e. Boot Camp)
  • Discos de instalação (DVDs/CDs)
  • Pendrives
  • Target Disk Mode

Como é necessário dar boot por um desses métodos para fazer a reinstalação do sistema, usando a Proteção de Senha do Firmware fica impossível reinstalar o OS X, mesmo que o delinquente tenha DVDs ou pendrives do Snow Leopard ou Lion. Para isso ele seria obrigado a adivinhar ou quebrar sua senha.

Eu recomendo a leitura desse artigo de suporte da Apple: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Embora arquivado e não mais atualizado, é o único artigo que trata sobre o processo. O texto menciona máquinas antigas, mas as atuais contam com o mesmo recurso.

Recomendo também a todos a instalação de softwares de segurança como o Prey (grátis, com possibilidade de planos pagos), Hidden (vários planos, a partir de US$ 15/ano) ou o MacKeeper (US$ 38), um pacote de aplicativos que conta com uma ferramenta chamada Anti-Theft.

Esses softwares podem ser utilizados junto com o Find My Mac do iCloud sem conflito algum. A vantagem é que eles permitem tirar ScreenShots do Mac e obter imagens do delinquente usando a câmera frontal (iSight/FaceTime) e um relatório completo sobre o uso do sistema a intervalos determinados.

Particularmente gosto do Prey e posso falar com mais propriedade dele, pois sou usuário. Como ele é grátis você pode instalar normalmente em sua máquina e esquecer de sua existência. Caso o pior ocorra (e espero que nunca aconteça com ninguém) você faz login no site e ativa o rastreamento. Caso você queira desfrutar de funções de usuários Pro você pode comprar o serviço por um mês ou o pacote por um ano com desconto. O interessante do Prey que difere dos outros é que você pode pagar por um serviço melhor apenas se seu computador for levado já que o aplicativo está instalado na máquina por prevenção, diferente dos outros que é necessário pagar antes de instalar. Dessa forma considero o Prey como uma boa alternativa quanto ao custo/benefício.

Sim, se apagar tudo você perde o Find my Mac.

Realmente sinto muito.

Depois vem gente aqui no fórum defender usuário que compra Mac roubado. Tá aqui o outro lado da moeda.

Pois é, rott. Foi um grande vacilo os moderadores não fazerem nada naquela situação. Um usuário do fórum simplesmente ajudou alguém a ir contra nossa própria comunidade. Um vacilo sem tamanho, eu diria.

Ladrão e usuário que compra Mac roubado são ambos igualmente culpados.

Caso esse não seja o caso em algum evento, se o usuário for de boa fé ele pode levar o computador a uma AT séria e o reparo será feito caso a máquina não seja roubada.

Quem sabe esse tópico atual possa servir como alerta e/ou forma de mobilização contra isso. Aquele tópico poderia inclusive ser apagado para não incentivar comportamento semelhante.

Recomendo a utilização da Proteção de Senha do Firmware e softwares de segurança para qualquer Mac, seja notebook ou desktop. Sempre.

Amauri Silva Jr, espero ter ajudado e esclarecido as dúvidas. Aos outros, espero ter contribuído com informações relevantes.

Qualquer dúvida nos procure.

Por favor, mantenha o tópico atualizado com as informações que você conseguir.

Editado por L. Pippa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que ligue no suporte da Apple, informe o serial do Mac para eles travarem a assistência técnica dele. Se o meliante que afanou o Mac leva-lo em uma AT, na hora em que o técnico informar o serial dele para cadastro, aparecerá na tela que o Mac está bloqueado para qualquer serviço por ter sido roubado. Fiz isto com o meu, que foi roubado por um "funcionário"dos Correios.

Boa sorte e espero ter ajudado.

Abraço!

Um dos mitos que não sei porque ainda perdura.

Não existe esse bloqueio. Todo e qualquer equipamento Apple vai ter assistencia, a AT não vai checar se ele é de procedencia duvidosa, nem a Apple vai se negar a dar assistencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos mitos que não sei porque ainda perdura.

Não existe esse bloqueio. Todo e qualquer equipamento Apple vai ter assistencia, a AT não vai checar se ele é de procedencia duvidosa, nem a Apple vai se negar a dar assistencia.

Se é mito ou não, foi o que o atendente do Suporte da Apple me informou quando liguei para informar o roubo do meu Mac. A Apple registra o serial do Mac e quando o mesmo é levado a uma assistência e o serial dele é inserido no sistema, é informado a assistência que o Mac está bloqueado para qualquer serviço que envolva a assistência técnica. Já precisei de usar assistência e o serviço só é realizado quando o serial do Mac é verificado com a Apple.

Abraço!

Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...