Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Ajudaaa!] Acho que fiz merd* com meu MBP de 2009!


denny go

Posts Recomendados

Pessoal, acho que fiz uma cagad* aqui no meu MBP. O fan (ventoinha) direita Tava fazendo muito barulho há muito tempo... Mas de uns dias pra cá Tava insuportável... E o pior, ele ficava ligado em rotação alta msm com a maquina fria. Dai oq o esperto aqui decidiu fazer??? Resolver sozinho!! Pois e, acho q me ferrei! Vamos lá: alguém ai conhece as partes internas do MBP?

Eu usei o manual do iFixit para abrir a maquina. Até ai tudo bem, abri sem problemas. O problema foi quando eu fui desconcertar um daqueles conectares que encaixam na logic board. Tipo, no fan do lado direito, tem dois conectares, um que vem do próprio fan, que eu acho e oq o alimenta (energia) e outro que vem por baixo da Logic board, passa ao lado do fan e se gruda à Logic board por cima.

Enfim, vou postar aqui algumas fotos.

1 - Queria saber de onde vem esse cabo e para que serve?

2 - Se eu ligar a maquina pode dar algum problema?

3 - Será que tem como soldar esse conector ou já era minha Logic board?

post-1990-13428872151097_thumb.jpg

post-1990-13428872491871_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acho que o caso da sua máquina era só sujeira na ventoinha. Infelizmente meu Macbook Pro é mais recente e eu não ouso dar minha opinião neste caso. Agora posso te dar uma dica que foi meu pai mecânico quem me passou, e me vale todos os dias... "Nunca tire um parafuso do lugar sem saber onde colocá-lo de volta..." Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que fiz uma cagad* aqui no meu MBP. O fan (ventoinha) direita Tava fazendo muito barulho há muito tempo... Mas de uns dias pra cá Tava insuportável... E o pior, ele ficava ligado em rotação alta msm com a maquina fria. Dai oq o esperto aqui decidiu fazer??? Resolver sozinho!! Pois e, acho q me ferrei! Vamos lá: alguém ai conhece as partes internas do MBP?

Eu usei o manual do iFixit para abrir a maquina. Até ai tudo bem, abri sem problemas. O problema foi quando eu fui desconcertar um daqueles conectares que encaixam na logic board. Tipo, no fan do lado direito, tem dois conectares, um que vem do próprio fan, que eu acho e oq o alimenta (energia) e outro que vem por baixo da Logic board, passa ao lado do fan e se gruda à Logic board por cima.

Enfim, vou postar aqui algumas fotos.

1 - Queria saber de onde vem esse cabo e para que serve?

2 - Se eu ligar a maquina pode dar algum problema?

3 - Será que tem como soldar esse conector ou já era minha Logic board?

post-1990-13428872151097_thumb.jpg

post-1990-13428872491871_thumb.jpg

Vai na opção 3, "já era sua Logic board".... Soldar, tem como, mas terá que desmontar todo o macbook, remover a logic board/system board, ter um conector igual, e soldar este....

Assim, é mais facil trocar a logic board e nas proxima, antes de fazer, leva em uma assistencia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso q eu Tava pensando msm, se for de algum periférico pode até funcionar... Acho q eu vou arriscar a ligar...

Outra coisa que notei, o cabo que sai do speaker esquerdo é bem parecido com o desse conector, são da mesma cor.... Será q esse é o conector que liga os speakers à Logic board? Olha a foto que tirei

post-1990-13429832128674_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, resolvi arriscar e até agora parece que ta td bem!! Kkkkkk mesmo com aquele misterioso conector desconectado da Logic board!! Agora vai ficar a duvida de onde é que aquele conector vem, pois os speakers estão funcionando normalmente!!

Eu Tava dando outra fuçada no iFixit e vi um tópico lá que parece ter a resposta sobre esse conector... Pelo que entendi ele liga o sensor térmico direito na logic...

http://www.ifixit.com/Guide/Installing-MacBook-Pro-15-Inch-Core-2-Duo-Models-A1226-and-A1260-Right-Thermal-Sensor/676/1

Algum entendido ai pra confirmar??

Ah, e o pior de tudo é que mesmo limpando a porr* do fan direito ele continua barulhento pra kct!! Será q rola de desligar ele da logic e manter ele sempre desligado? Ou tem algum software q me permita desliga-lo sem q eu precise desligar ele da Logic!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, resolvi arriscar e até agora parece que ta td bem!! Kkkkkk mesmo com aquele misterioso conector desconectado da Logic board!! Agora vai ficar a duvida de onde é que aquele conector vem, pois os speakers estão funcionando normalmente!!

Eu Tava dando outra fuçada no iFixit e vi um tópico lá que parece ter a resposta sobre esse conector... Pelo que entendi ele liga o sensor térmico direito na logic...

http://www.ifixit.co...al-Sensor/676/1

Algum entendido ai pra confirmar??

Ah, e o pior de tudo é que mesmo limpando a porr* do fan direito ele continua barulhento pra kct!! Será q rola de desligar ele da logic e manter ele sempre desligado? Ou tem algum software q me permita desliga-lo sem q eu precise desligar ele da Logic!?

É isso mesmo, o conector do sensor de temperatura "foi pro espaço"!

Depois dessa sua intervenção o fan continuou ligado direto?

Se sim, provavelmente o sensor já deveria estar ruim; a trepidação do fan pode ter soltado o conector do sensor.

O barulho do fan pode ser rolamento ruim ou pode ter quebrado alguma palheta da hélice.

Se você gosta de se aventurar pode comprar essas peças (deve vender no iFixit) e tentar resolver ou mandar na autorizada (na minha opinião é a melhor opção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas,

Muita calma, é este sensor que faz a "FAN" ser acionada com maior ou menor velocidade , pois como o nome mesmo diz é um sensor de temperatura.

Leve a uma AT e peça para fazerem a solda. quanto ao fan troque-o por um novo se o barulho persistir, preço entre 50,00 e 150,00 reais conforme o modelo.

Boa orte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela confirmação Fábio... O fan continua ligado sim e a fazendo muito barulho...

Se meu MBP fosse mais novo eu até mandaria numa autorizada, mas ele já ta bem capenguinha! Vou deixar do jeito q ta msm, no final do ano vou lá fora comprar um retina! Se Deus quiser e o dinheiro der!!! Rsrs

Eu concordo com o amigo aí acima, pelo menos leva na autorizada para fazer um orçamento.

A máquina não é ruim e mesmo essa linha (não unibody) o notebook é lindo!

Eu imagino que, com o sensor desabilitado, o fan deva funcionar direto na velocidade máxima, e deve ser isso que está acontecendo, se você desconectar o fan vai ter problema de superaquecimento e aí sim o problema vai ser maior.

No procedimento do site do iFixit eles citam a fragilidade desse conector (pois é um SMD e com isso a solda é difícil), se for possível soldar os fios do sensor diretamente na placa é mais fácil, e mais difícil de soltar novamente, veja na autorizada se esse procedimento é possível.

Se na AT eles cobrarem um valor absurdo, que não valha a pena o conserto, aí você posta aqui pra gente ver qual a melhor opção.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S.: Se na AT não " compensar" pelo valor procure um profissional de confiança que entenda de circuitos e ele fará a solda no caso a ressolda com uma estação de solda de ar quente, própria para esses fins.

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...