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Quero contar pra vocês algo que aconteceu comigo e como a Apple conduziu o caso. Confesso que fiquei surpreso em ver uma empresa respeitar o consumidor brasileiro dessa forma. Somos tão acostumados com em ver abusos das grandes empresas que, quando uma age de forma diferente, merece todo reconhecimento, de forma a servir de exemplo para todos.

No final de 2009 adquiri no Brasil um MacBook white, late 2009. Ótima máquina. Em seguida, adquiri a AppleCare nos EUA para ele. Usei o computador normalmente até apresentar, em outubro de 2011, os primeiros problemas. Levei pra assistência e trocaram o teclado, a bottom case e a top case. Na época argumentaram que o problema de bateria e magsafe alegado por mim seria um mau-contato causado por sujeira no conector. Aceitei a alegação meio desconfiado, mas recebi a máquina.

Em abril de 2012, ainda na vigência da AppleCare, voltou a apresentar problemas, a bateria esquentava absurdamente e o computador travava, so reiniciando se efetuado uma nova instalação do OS. Levei para a assistência e foi então que os problemas começaram. Alegaram que o problema da máquina estava no HD e memórias (peças exaustivamente testadas por mim antes de levar a máquina) e que a bateria não estava mais retendo carga. Como o HD e as memórias não eram as originais (substituídas seguindo o manual de instrução) informei que levaria as peças originais para que testassem novamente e que eles poderiam proceder com a troca da bateria via AppleCare.

Nesse momento a assistência informou que a bateria não seria coberta pela garantia, e que eu teria que pagar o serviço e a peça à parte. Calmamente solicitei que eles revisassem os termos da garantia, pois eu tinha certeza de que o item estava coberto. Em vão. Em 18 dias me ligaram mais 2 vezes afirmando que o item não estava coberto e que se eu quisesse realizar o reparo deveria pagar. Infelizmente, foi aqui que a Apple pecou, ao credenciar uma assistência que, claramente, não tinha condições de representar a marca.

Já irritado com a situação e a insistência da autorizada em querer que eu pagasse por um reparo gratuito, enviei um e-mail com o print do termo de garantia para eles. Só então resolveram dar prosseguimento, mas a essa altura já haviam passados 23 dias dos 30 garantidos pela legislação para o reparo. Foi então que informei que não aceitaria mais a máquina caso o reparo não fosse efetuado no prazo, principalmente pela tentativa de lesão deles. Adivinhem só, 42 dias depois e nada do reparo ser efetuado. Tamanho o despreparo da respectiva assistência que depois, já tratando diretamente com a Apple, descobri que fizeram a solicitação da peça faltando apenas 2 dias para o fim do prazo.

Estourado o prazo, entrei em contato diretamente com a Apple, buscando resolver o problema administrativamente, pois, apesar de ser advogado, não queria ter que me desgastar com um processo judicial.

No primeiro contato, me passaram para o atendimento avançado, expliquei o caso e me deram duas opções: esperar o reparo ou escalar o problema pro setor de relacionamento com o consumidor. Pedi para escalar, pois já não confiava mais na assistência técnica e no que eles poderiam fazer com minha máquina que viesse a invalidar minha garantia no futuro (ativar o sensor de umidade, por exemplo). Me deram o prazo de 7 dias úteis.

Na tarde do sétimo dia recebi uma ligação da Apple solicitando mais informações sobre o ocorrido. Relatei e me pediram 48 horas para apresentarem uma solução. Foi então que 24 horas depois recebi a ligação informando que a Apple trocaria meu MacBook White (Late 2009) por uma nova máquina, equivalente. No caso, hoje é o MacBook Pro (mid 2012) de entrada. Além disso, reembolsariam o valor proporcional ao periodo restande da garantia AppleCare. A nova máquina viria com garantia de 1 ano e a possibilidade de contratar nova AppleCare. Final feliz!

Notem que a Apple não fez nenhum favor ao consumidor, apenas cumpriu a legislação e resolveu o problema sem que eu fosse obrigado a recorrer ao judiciário. É justamente esse comportamento da empresa que eu venho parabenizar, pois se todas agissem assim, não teríamos essa sobrecarga de processos acumulados nos juizados especiais do consumidor Brasil afora. Depois disso, certamente a empresa garantiu uma fidelidade minha, que priorizarei sempre pelos seus produtos, e de muitos que conhecerão meu caso.

Parabéns Apple, que as outras empresas sigam esse exemplo.

Paulo Castro

P.S.: não citei o nome da assistência, pois meu objetivo não é de denegrir, mas apenas relatar meu caso. Não falarei minha cidade pois aqui só tem uma assistência e isso seria o mesmo que falar o nome dela. Rsrsrs.

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Só tenho elogios à Apple nesse quesito. Ela realmente não faz favores, mas cumpre com o seu dever perante o CDC e à CF de 88. Meu MBP 2012 estragou com 5 dias de uso, o chamado de troca foi aberto em 10 minutos. 10 dias úteis depois o novo aparelho havia chegado.

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Até a garantia de 12 meses terminar ;)

Prezados,

Segundo os termos da Apple, infelizmente, a garantia não é de 12 meses. Ela é de 90 dias + 9 meses, o que não soma, necessariamente, 12 meses. Logo, se deixar para o último dia, é bom ficar atento para essa pegadinha. A garantia de 90 dias é dada pelo CDC e a de 9 meses é a garantia contratual (ela faz parte do preço pago pelo produto). O Apple Care não é uma garantia estendida, é como um plano de saúde para o teu MAC. Discutimos isso no tópico

Abs

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Valeu gustavo! moro pertinho de ti ˆˆ, tu comprou seus brinquedos na iPlace?

Massa, vi pela Bandeira da Nossa República do Rio Grande... hehehehe

Não. Nunca compro em iPlace, iTown. No Brasil apenas Apple Store ou na Fast Shop. Cara, não sei, mas não gosto dessas lojas terceirizadas. Prefiro comprar na Apple Store, o produto vem direto do estoque, bem cuidado.

A única exceção é de quando viajo para o Chile, que compro na Paris, Ripley ou Falabella, onde esse ano comprei uma AirPort Express e em 2010 um MacBook Air.

Para teres idéia, nem nos Free Shops da fronteira eu costumo comprar, mesmo já tendo comprado e nunca tive problemas, mesmo recomendando a compra no Neutral Duty Free Shop ou The Place, onde há uma Apple Store, pela procedência, qualidade e sempre que há problemas as trocas são feitas na hora.

Abs. e saudações gaudérias tchê! hehehehehehe

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Massa, vi pela Bandeira da Nossa República do Rio Grande... hehehehe

Não. Nunca compro em iPlace, iTown. No Brasil apenas Apple Store ou na Fast Shop. Cara, não sei, mas não gosto dessas lojas terceirizadas. Prefiro comprar na Apple Store, o produto vem direto do estoque, bem cuidado.

A única exceção é de quando viajo para o Chile, que compro na Paris, Ripley ou Falabella, onde esse ano comprei uma AirPort Express e em 2010 um MacBook Air.

Para teres idéia, nem nos Free Shops da fronteira eu costumo comprar, mesmo já tendo comprado e nunca tive problemas, mesmo recomendando a compra no Neutral Duty Free Shop ou The Place, onde há uma Apple Store, pela procedência, qualidade e sempre que há problemas as trocas são feitas na hora.

Abs. e saudações gaudérias tchê! hehehehehehe

Mas que barbaridade tche ˆˆ eu não curto muito compra pela internet, prefiro pegar no ato, é bem melhor, e não sabia que tinha macbook nessas free shops, tu já foi ? só fui uma vez a rivera :I

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Mas que barbaridade tche ˆˆ eu não curto muito compra pela internet, prefiro pegar no ato, é bem melhor, e não sabia que tinha macbook nessas free shops, tu já foi ? só fui uma vez a rivera :I

A Rivera nunca fui! Vejo no Chuy e Rio Branco. Ainda não tem a linha 2012 no Neutral, mas os preços estão bons! Cerca de U$1.300.00 por um MBP 13". Abs

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Só um detalhe. Estive nos Free Shops há alguns dias e a linha 2012 ainda nãobestá disponível no Neutral, único Free Shop, junto do The Place, que importa diretamente da Apple, não via Panamá, como ocorre no Paraguai. O Retina Display vai chegar a U$3.800,00, aproximadamente. Pagando à vista, o Free Shop faz a cotação do Dólar a R$1,99. Abs.

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Só um detalhe. Estive nos Free Shops há alguns dias e a linha 2012 ainda nãobestá disponível no Neutral, único Free Shop, junto do The Place, que importa diretamente da Apple, não via Panamá, como ocorre no Paraguai. O Retina Display vai chegar a U$3.800,00, aproximadamente. Pagando à vista, o Free Shop faz a cotação do Dólar a R$1,99. Abs.

Mas que barbada! Nem se compara com os 12.000 da apple online store, quando for la vo dar uma olhada

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Mas que barbada! Nem se compara com os 12.000 da apple online store, quando for la vo dar uma olhada

Em Setembro a linha estará lá! Acho que até eu vou aderir ao Retina Display!

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    • Por claudinhoo
      Olá pessoal. 
      Estou criando este tópico para que possamos trocar informações sobre troca da baterias nos MacBooks. Toda informação é útil, como por exemplo: De qual fabricante é a bateria que veio original no seu MacBook? A autonomia foi boa? Com quantos ciclos notou baixa autonomia? Estufou ja? E sobre baterias compradas em não autorizadas também.
      Meu caso é o seguinte, tenho um MBP 13" late 2011, a bateria está com quase 900 ciclos, ha uns 200 ciclos atras ficou com aviso de verificação da bateria, ignorei e continuei usando; recentemente abri ele e notei um leve estufamento da bateria, ai vi que não dava pra adiar mais. 
      O problema, não encontro bateria pra esse modelo nas autorizadas do interior de São Paulo; pensei em comprar no iFixit mas infelizmente não enviam baterias pra fora dos EUA; procurei no Aliexpress e fiquei com pé atras porque alguns anúncios com reclamações que a bateria veio sem segurar carga, ou pouquíssima autonomia, mesmo sendo muito barata, não compensando a compra. Resolvi ir de Mercado Livre, peguei essa aqui gostei das respostas e das avaliações do produto, a bateria vai chegar no meio dessa semana, após a troca e um dia ou dois de uso, compartilho com vocês os resultados.
      Aqui tem um print da minha bateria original, com nome do fabricante e numero de serie dela.

    • Por gabryel486
      Ola e boa noite a todos. Tenho um Macbook pro de 13 polegadas de 2012 e sexta-feira dia 28  eu troquei o HD por um SSD, ele instalou o Mojave tudo certinho e rodou tudo certo, liguei e desliguei ele e até ai tudo tranquilo, desliguei, peguei ele e levei pro quarto, quando eu liguei ele, não reconheceu o SSD, coloquei o HD de novo e não reconheceu, tirei o HD e coloquei mais uma vez e ele reconheceu. esse problema esta constante já faz 4 dias.
      Eu já coloquei no meu outro macbook de 2010 e esta funcionando normal.
      alguém pode me dar uma ajuda?
    • Por Mattfaria
      Me ajudem, tenho um MBA15 comprado em abril de 2017, ou seja, fora da garantia.
      Eu não sei o motivo mas o meu MacBook está desligando sozinho toda vez que a bateria chega em torno de 45%, 44%, eu não consigo reiniciar sem conectar na tomada e se eu tirar da tomada ele continua desligando. Um detalhe é que depois que ele desliga o relógio do meu Mac fica desconfigurado. Já fiz o tal do SMC Reset e não obtive nenhum resultado, meu computador já está fora da garantia então não consigo falar com a Apple. Alguém sabe o que está acontecendo e tem alguma solução? 
      Obs: O print do Coconut Battery foi tirado quando a bateria estava em 49%, segundo a porcentagem oficial.


    • Por seminteresse
      AIRPODS COM NÚMERO DE SÉRIE FÍSICO E DIGITAL DIFERENTES.
      Galera estou abrindo esse Tópico para relatar um fato muito curioso em relação ao número de série dos AirPods.
      Eu abri um Caso no AppleCare para falar da bateria do falante esquerdo nisso o site da Apple pediu para digitar o Serial Number que fica na tampinha do fone, até aí tudo normal.
      Abri a tampa do fone e Digitei o número completo do Serial só que a Apple não reconheceu, ai pensei, digitei errado.
      Então abri no iPhone as configurações e fui em Sobre depois entrei nos AirPods e vi que o número de série era diferente, ou seja, possuía mais dígitos. 
      Nisso perguntei ao Suporte avançado o por quê disso, e o Senior Adviser Victor me explicou que o número que aparece no iPhone é maior, pois, ele é uma combinação dos três números de serial, ou seja, para a Apple cada falante e o estojo tem um número de serial e para facilitar a Apple criou um sistema com um serial maior para identificar os três componentes de uma única vez. 
      Na minha visão isso é genial, visto, que o serial dos falantes não pode ser encontrado impresso, eles são tão pequenos que tem apenas o modelo e FCC.
       
      1 - Numero de Série da Tampa: FY####HJH8TT (12 Dígitos.) - Serial impresso no Estojo de Carga.
      2 - Número de Série no iPhone: FWY80######GQC91H (17 Dígitos.) - Serial mostrado nas Configurações do iPhone que identifica o conjunto inteiro. 
       
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    • Por Gian Santos
      Olá a todos, tenho um iphone 5s que está me deixando curiosos pois parou de carregar no cabo/carregador original, porém os mesmos estão funcionando. O carregador funciona  até porque consigo carregar minha capinha recarregável e é desse modo que eu ainda consigo usar o celular. Alguém pode me ajudar a entender o que está acontecendo?
      Agradeço.
    • Por guido.mbdeandrade
      Pessoal,
       
      Tenho um MacBook 12" late 2015. Há pouco mais de 6 meses ele começou a apresentar problemas na tela. Primeiro as cores passaram a ficar diferentes, parecendo amareladas. Depois começou a ficar com telas sobrepostas umas nas outras. E, mais recentemente, está apresentando escuridão nos cantos da tela. Gostaria de entrar em contato com a Apple para saber do que pode se tratar o problema, pois parece ser uma falha de hardware. Não sei como devo proceder ou se alguém já teve esse problema.
       
      Não consegui anexar uma imagem, portanto deixo o link de um vídeo que fiz para mostrar o problema.
      https://youtu.be/Lvj3Db6GI5g
    • Por Jonathan Mike Dias
      Seguinte galera, 
       
      Tenho um MacBook Air 11' Mid 2011. A tecla power dele não estava funcionando direito, então comecei a somente hiberná-lo. Usei dessa forma vários meses, mas então decidi fazer a troca do teclado. 
      Para minha surpresa, fiz a troca do teclado e o problema persistiu, e exatamente como antes. O botão só funciona às vezes, quando quer basicamente.
      O teclado está fora de cogitação. O problema com certeza é em outro lugar, mas não sei onde pode ser.
      Alguém teve esse mesmo problema? Procurei em outros fóruns e não encontrei nenhuma solução.
       
      Ele está rodando High Sierra, não sei se pode ser incompatibilidade de software, apesar de ter feito pelas configurações mesmo.
    • Por Anny Rodrigues
      Olá galera, preciso de uma ajudinha. Eu tenho um macbook pro 2012 de 13 polegadas. Ele já é bem antiguinho como pode ver e eu queria trocar a bateria dele. Alguem sabe onde posso comprar uma bateria original ou se a apple ainda oferece suporte para trocas? Eu tenho receio de comprar qualquer bateria e ele estragar meu equipamento todo e sinceramente gosto muito desse mac, já troquei as peças dele e ele roda que é uma beleza, me ajuda muito quando estou viajando pois ele consegue rodar meus programas. Enfim, acho que já deu pra perceber que amo esse bb rsrs
      alguem conhece algum lugar de confiança? desde já agradeço qualquer ajuda. 🌻
    • Por jpcampos
      Meu iPhone 7 estava  com 127,4 de 128Gb ocupados e não fiz nenhum backup das ultimas 28.000 mídias aproximadamente, e precisava  atualizar o iOS  para ultima versão, a qual necessitava de 3,15Gb de armazenamento. Ao apagar fotos para liberar espaço elas voltavam instantaneamente então fui reiniciar o aparelho e ficou travado na tela da maçã.  Forcei reinicialização até o modo de restauração aparecer,  fui no iTunes e cliquei em  atualizar, onde a Apple dizia que tentaria reinstalar o iOS sem apagar os dados deu como concluído mas ao solicitar acesso ao celular pelo PC aparecia que não podia ser estabelecido., ou seja não foi reconhecido pelo iTunes.  A senha do meu IDApple estava no dispositivo e não me recordo, e demora muito tempo para eles se quer entrarem em contato. Alguém sabe o que devo fazer?
    • Por MarceloRodrigo
      Estou com um Problema no meu IMAC. Apenas um lado dele não sai som. Já tentei várias coisas, mas não funciona. No balanço de som, se eu jogar para o lado direito não sai som algum, no meio também funciona só o esquerdo. Alguém já teve um problema parecido? Tem alguma forma de testar pra saber se realmente o falante que é o problema?
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