Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação limpa e e transição suave para o Mountain Lion


Ziguratt

Posts Recomendados

Amigos, estava começando a me preparar para instalar o ML, fazendo backup e essas coisas... Então, surgiram algumas dúvidas que gostaria de esclarecer com vocês, uma vez que pretendo fazer instalação limpa e gostaria .

1- Uso Parallels

Bem, a questão aqui é a seguinte: não consigo encontrar o arquivo do windows xp que uso no Parallels. Não gostaria de fazer todo o processo de instalação novamente e CREIO eu que, uma vez instalado o Parallels no ML, bastaria “importar” o arquivo com o windows xp pro Parallels. Procede? Em caso afirmativo, onde está o bendito arquivo? Não acho essa tranqueira de modo algum!

2- Uso boot camp

Tenho boot camp com windows 7 pra eventualmente jogar. Minha dúvida por ser risível, mas... é preciso refazer o boot camp?

Digo... é claro que tem que refazer, afinal é uma instalação limpa. Mas digo no seguinte sentido: instalei o ML e fiz ali o boot camp. A partição com o windows 7 vai falar automaticamente com o ML ou terei que refazer a instalação do windows 7 novamente na partição e ele dedicada?

3- Favoritos

Apenas para confirmar: uma vez instalado o ML os favoritos vão aparecer como mágica no safari, uma vez que uso o iCloud e não preciso fazer back up dos favoritos, correto? O mesmo para dados de contatos e calendário. Procede?

4- iTunes

Uso a classificação com estrelas para as músicas no iTunes. Como manter essas classificações e as listas de reprodução? Ou estas informações estão incorporadas nos mp3's?

5- Back up

Bem, sou adepto do back up manual, ou seja, jogo minhas coisas pra um hd externo e é isso aí. Existe alguma vantagem real em usar a time machine nesse processo de migração para o ML?

6- Homebanking

É conhecido algum problema com leitora de cartões no ML? Utilizo para operações online e não poderia ter problemas nesse quesito.

Se alguém se dispor a responder, agradeço imensamente.

E bem... acho que essas dúvidas afetam outros usuários. Se alguém quiser usar esse tópico pra colocar novas dúvidas, sinta-se à vontade.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pela primeira vez eu fiz um update de sistema (Lion -> Mountain Lion).

Por segurança, dividi meu HD de 1 TB em 2 partições. Uma de 550 Gb e outra de 450 Gb. A de 550 Gb fiz backup manual e a outra deixei para o time machine.

Instalei o Mountain Lion por cima pois não tive tempo de fazer ela limpa. Mas logo que instalei, o sistema já encontrou incompatibilidade com o Parallels (versão 7.0).

O restante eu vou ver hoje assim que finalizar a instalação limpa.

Editado por Ollie
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao back up, também era adepto ao modo manual porém dessa vez decidi utilizar o time machine e não me arrependo! Copiou todos os dados do meu hd, aplicativos, documentos, músicas e listas do iTunes (não cheguei a observar se a classificação está como antes mas acredito que sim). Até mesmo a ordem dos meus ícones no dock/pastas na mesa foram mantidos.

Quanto ao boot camp, posso estar errado mas acredito que a instalação limpa não afete ele pois você irá formatar a partição "Machintosh", sem alterar nada na partição do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estava começando a me preparar para instalar o ML, fazendo backup e essas coisas... Então, surgiram algumas dúvidas que gostaria de esclarecer com vocês, uma vez que pretendo fazer instalação limpa e gostaria .

1- Uso Parallels

Bem, a questão aqui é a seguinte: não consigo encontrar o arquivo do windows xp que uso no Parallels. Não gostaria de fazer todo o processo de instalação novamente e CREIO eu que, uma vez instalado o Parallels no ML, bastaria “importar” o arquivo com o windows xp pro Parallels. Procede? Em caso afirmativo, onde está o bendito arquivo? Não acho essa tranqueira de modo algum!

O arquivo fica em "Documentos/Parallels".

Pelo menos no meu (Parallels 6) fica nesse local.

E o Parallels 6 NÃO FUNCIONA no Moutain Lion, assim como alguns jogos para Mac um pouco mais antigos como Diablo 2, Asteroids 3D e Neverwinter Nights.

Os jogos eu ainda relevo, faria a instalação no RWindows, mas ter que pagar + U$50 por um update para parallels 7 ou 8 (dizem que está prestes a ser lançado)... aí eu fiquei triste.

Além disso, achei o ML pesadão em relação ao que estou acostumado com o SL.

Resultado: acho que enquanto eu estiver com meu MPB early 2011, vou ficar com o Snow Leopard; ao menos por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Uso Parallels

Uso PD versão 7, a localização é : /Users/nome/Documents/Parallels/Windows\ 7.pvm ***

*** No meu caso é Windows 7 no seu XP e depende do nome da sua VM

2- Uso boot camp

Não é preciso mexer na partição do BootCamp a não ser que vc queira, fiz uma instalação limpa (já tinha ML GM só fiz por "desencargo de consciência") e não mudou nada.

3- Favoritos

Geralmente os favoritos vêem do iCloud sim, mas como eu Sincronizo com iPhone e iPad podem ter vindo de lá, qq coisa export um arquivo .html por precaução !

4- iTunes

{ Não sei }

5- Back up

Olha cara, trabalho com TI há 17 anos e sou Old School em várias coisas. Comecei a usar Mac só em 2010 e confesso que no início fazia Backup via Time Machine e um bom e velho "cpzão" ( cp -R -p -v ...). Pode usar que o Time Machine é MUITO BOM.

6- Homebanking

{ Não sei }

Amigos, estava começando a me preparar para instalar o ML, fazendo backup e essas coisas... Então, surgiram algumas dúvidas que gostaria de esclarecer com vocês, uma vez que pretendo fazer instalação limpa e gostaria .

1- Uso Parallels

Bem, a questão aqui é a seguinte: não consigo encontrar o arquivo do windows xp que uso no Parallels. Não gostaria de fazer todo o processo de instalação novamente e CREIO eu que, uma vez instalado o Parallels no ML, bastaria “importar” o arquivo com o windows xp pro Parallels. Procede? Em caso afirmativo, onde está o bendito arquivo? Não acho essa tranqueira de modo algum!

2- Uso boot camp

Tenho boot camp com windows 7 pra eventualmente jogar. Minha dúvida por ser risível, mas... é preciso refazer o boot camp?

Digo... é claro que tem que refazer, afinal é uma instalação limpa. Mas digo no seguinte sentido: instalei o ML e fiz ali o boot camp. A partição com o windows 7 vai falar automaticamente com o ML ou terei que refazer a instalação do windows 7 novamente na partição e ele dedicada?

3- Favoritos

Apenas para confirmar: uma vez instalado o ML os favoritos vão aparecer como mágica no safari, uma vez que uso o iCloud e não preciso fazer back up dos favoritos, correto? O mesmo para dados de contatos e calendário. Procede?

4- iTunes

Uso a classificação com estrelas para as músicas no iTunes. Como manter essas classificações e as listas de reprodução? Ou estas informações estão incorporadas nos mp3's?

5- Back up

Bem, sou adepto do back up manual, ou seja, jogo minhas coisas pra um hd externo e é isso aí. Existe alguma vantagem real em usar a time machine nesse processo de migração para o ML?

6- Homebanking

É conhecido algum problema com leitora de cartões no ML? Utilizo para operações online e não poderia ter problemas nesse quesito.

Se alguém se dispor a responder, agradeço imensamente.

E bem... acho que essas dúvidas afetam outros usuários. Se alguém quiser usar esse tópico pra colocar novas dúvidas, sinta-se à vontade.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, MUITO OBRIGADO pelas respostas!

==

Ollie

De fato, é uma boa idéia particionar um hd entre a TM e o modo manual. Nunca havia pensado nisso. É um modo bem seguro. Farei isso. E obrigado pela informação da incompatibilidade do Parallels, pois uso o 7 também!

Adriano

Obrigado por relatar a experiência com a TM. Vou preparar uma versão de backup com a TM e seguindo a dica do Ollie, fazer uma outra versão manual, caso algo dê errado.

Fabio Monken

Realmente, o arquivo do Parallels fica em Documentos/Parallels. Muito obrigado!!

Pois é, esqueci de dizer que uso o 7. Obrigado pela informação! Quanto aos jogos, nunca tive boas experiências com o Parallels, por isso fiz uma partição com o boot camp. Mas tb raramente tenho jogado. Bem, espero que saia uma atualização para o PD ficar compatível com o ML. Tb ficaria muito triste em ter que gastar dinheiro com isso.

De fato, o Snow Leopard é fantástico. O que me fez ir pro Lion foi o iCloud e que pelo que li está muito melhor no ML. Virei escravo desse iCloud. Graças a Deus minha experiência com o Lion foi muito positiva - ao contrário de outros colegas aqui do fórum. Eu tinha um MBP late 2010 e tinha o Lion nele. Rodava bem, mas isso só depois de uma instalação limpa (o mesmo, aliás, aconteceu com o iMac e por isso desejo fazer instalação limpa)

Fabio Pimenta

Realmente, o arquivo do Parallels fica nesse diretório. Até procurei o arquivo lá, mas como está meio abarrotada, não vi hehe Ah, ótimo saber essa confirmação sobre o boot camp e muito obrigado pela dica acerca dos favoritos. Farei a exportação manual pra garantir, pois tenho muitos favoritos no safari! Quanto a TM, farei um back up com ele sim, obrigado pelo relato!!

==

Mais uma vez, muito obrigado a todos. Só tentarei confirmar essa questão do homebanking antes de instalar, mas acredito que não haverá maiores problemas, pois funcionava otimamente tanto no SL quanto no Lion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre prefira a instalação limpa,seja windows,linux ou os x,aqui eu usava lion instalado por cima do snow leopard e o tempo de inicialização completo do sistema era aproximadamente dois minutos,tanto ligando o imac pela primeira vez ou reiniciando o mesmo,após a instalação limpa esse tempo caiu para aproximadamente 45 segundos,uma diferença de mais de 50%!

agora já estou usando mountain lion,que esta ótimo,rápido e muito estável,nem parece uma versão .0,também com instalação limpa.

Editado por Roberto Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boot camp não precisa refazer, favoritos o iCloud puxa...

E quanto ao iTunes eu sei:

Copia toda a pasta de música e do itunes, copia todas as músicas e td mais (se vc deixa o itunes copiar pra biblioteca dele, estarão dentro da pasta do iTunes, melhor ainda, tudo do iTunes fica ali, música, apps, ebooks, etc)

dentro da pasta itunes vc tem o itunes library.itl, é ele q é responsavel pela biblioteca... só abrir ele e vai funcionar como mágica (não esquece que todos os .xml e etc tem que ser copiados tbm)!

(não esquece que tem que ser copiado no mesmo diretório)

Pra quem não sabe, no iPhoto é a mesma coisa: o arquivo iPhoto Library na pasta de imagens tem toda a biblioteca do iPhoto, só copiar e abrir depois de formatar (vi alguem com essa duvida faz pouco tempo aqui)

Editado por Villts
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto

Concordo contigo. Como vc, instalei o Lion por cima do SL. O desempenho caiu sensivelmente. Quando fiz a instalação limpa, era outra máquina (o Lion rodou suave até no MBP que eu tinha).

Villts

Obrigado pelos esclarecimentos com o boot camp e favoritos! E obrigado pela dica com o iTunes. Já copiei aqui o procedimento! Não uso muito o iPhoto, mas bom saber tb. Essa dica pode ajudar outros usuários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...