Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
FelipeFF

Particionar Time Capsule - Backup + Dados e transferência

Posts Recomendados

Boa tarde galera

Estava querendo atualizar pro Mountain Lion essa semana mas, antes disso, queria tirar umas dúvidas. Nunca utilizei o TimeMachine e sempre quando vou trocar de sistema operacional ou formatar o computador, eu gravo as musicas, fotos, documentos etc em dvds hahahah, e agora eu estou buscando um meio de facilitar tudo isso.

Pesquisei sobre o Time Capsule, Time Machine, hd externo e a minha dúvida é: É possível particionar o hd do time capsule, por exemplo, 1tb para backup e 1tb para armazenar arquivos (fotos, vídeos,músicas)?

O que eu estou querendo é transferir filmes, músicas para um hd externo para liberar espaço do hd do meu mac e também realizar backup para não precisar ficar gravando os dados em dvds.

Outra dúvida é a seguinte: se eu transferir um vídeo ou um documento para o time capsule, diferentes macs podem ter acesso a esse arquivo? através de rede wifi?

Como não entendo muito desse assunto, pensei apenas no Time Capsule mas, se alguém souber de uma ideia melhor para essa finalidade, agradeço :D

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei sobre o Time Capsule, Time Machine, hd externo e a minha dúvida é: É possível particionar o hd do time capsule, por exemplo, 1tb para backup e 1tb para armazenar arquivos (fotos, vídeos,músicas)?

Sim, é possível.

Outra dúvida é a seguinte: se eu transferir um vídeo ou um documento para o time capsule, diferentes macs podem ter acesso a esse arquivo? através de rede wifi?

Dependendo das configurações de privacidade que vc efetuou podem sim. O ideal é você escolher como você quer administrar esse TC e depois determinar as opções de privacidade. Se é por senha, se é por privilégios de rede administrativa, etc.

Boa sorte!

Editado por JoeD

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi dizer que não é possível via Utilitário de Disco por se tratar de um dispositivo em rede, é verdade? nunca usei um TC.

Não posso afirmar 100%, mas procure por tutoriais na rede... vc com certeza encontrará algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Era só uma curiosidade, não me faz diferença, pois não tenho TC.

É verdade! Não é possível particionar o HDD interno do TC. Mas ainda sim, você pode usá-lo para TimeMachine (backup) e ao mesmo tempo criar uma pasta dentro do disco dele e arrastar seus arquivos pra lá. Esses arquivos ficam disponíveis para todos os Macs da rede que possuírem a senha do TC - caso vc tenha optado por proteger o disco com senha. Também será possível acessá-lo via internet, após configurá-lo com uma conta do iCloud gratuita.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade! Não é possível particionar o HDD interno do TC. Mas ainda sim, você pode usá-lo para TimeMachine (backup) e ao mesmo tempo criar uma pasta dentro do disco dele e arrastar seus arquivos pra lá. Esses arquivos ficam disponíveis para todos os Macs da rede que possuírem a senha do TC - caso vc tenha optado por proteger o disco com senha. Também será possível acessá-lo via internet, após configurá-lo com uma conta do iCloud gratuita.

Exato... e vc pode aparentemente acoplar um outro hd externo a ele e usar esse HD para o TM. De acordo com tutoriais que pesquisei.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um TM e estou esperando chegar...

nesse esquema de criar a pasta direto nele e transferir os arquivos que eu quero pra lá, não tem o risco de ele apagar os arquivos quando o HD estiver ficando lotado?

Ou ele só vai apagando os backups antigos?

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um TM e estou esperando chegar...

nesse esquema de criar a pasta direto nele e transferir os arquivos que eu quero pra lá, não tem o risco de ele apagar os arquivos quando o HD estiver ficando lotado?

Ou ele só vai apagando os backups antigos?

Só apaga os backups.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, vi em outros sites, pessoas falando que a vida útil da Time Capsule é baixa, que o hd para de funcionar etc. Isso é verdade? Será que vale mais a pena comprar um hd externo e usa-lo para armazenar dados e backup?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu entendi, quando o HD estiver lotado, apenas os backups antigos serão apagados para liberar espaço para os novos backups. Os arquivos que são transferidos pro HD da TC não são apagados.

É isso mesmo.

O Time Machine entende o espaço vazio como espaço livre para backup, se não tiver mais espaço ele apaga os seus próprios arquivos mais antigos para liberar espaço para um novo backup; mas isso é configurável, dá pra evitar o apagamento automático, assim, quando o HD estiver cheio, ele avisa e cada um pode liberar espaço manualmente.

Aproveitando o tópico, vi em outros sites, pessoas falando que a vida útil da Time Capsule é baixa, que o hd para de funcionar etc. Isso é verdade? Será que vale mais a pena comprar um hd externo e usa-lo para armazenar dados e backup?

O Time Capsule tem a vantagem de não precisar plugar, ele está sempre disponível.

Também ouvi essas reclamações mas também li que esse problema foi resolvido; enfim, se tiver um HD externo ainda dá pra plugar no Capsule.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, queria saber sobre proteção de pastas, se é possível fazer da seguinte forma.

Ví que posso criar contas com senhas individuais no utilitário do Airport, sendo assim, cada usuário teria sua conta ao acessar o TC.

Minha dúvida são as seguintes:

1 - Consigo fazer com que as pastas fiquem protegidas? Tipo assim, criei uma pasta com usuário X, e o usuário Y não deve acessar essa pasta, pois ela é privada.

2 - Considerando que a minha primeira dúvida seja possível, digamos que eventualmente necessite criar uma pasta global, onde todos os usuários possam acessar e alterar os arquivos, isso seria possível?

Resumindo, preciso que algumas pastas sejam privadas e outras compartilhadas no TC, será que tem como?

Abraço a todos e desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, queria saber sobre proteção de pastas, se é possível fazer da seguinte forma.

Ví que posso criar contas com senhas individuais no utilitário do Airport, sendo assim, cada usuário teria sua conta ao acessar o TC.

Minha dúvida são as seguintes:

1 - Consigo fazer com que as pastas fiquem protegidas? Tipo assim, criei uma pasta com usuário X, e o usuário Y não deve acessar essa pasta, pois ela é privada.

2 - Considerando que a minha primeira dúvida seja possível, digamos que eventualmente necessite criar uma pasta global, onde todos os usuários possam acessar e alterar os arquivos, isso seria possível?

Resumindo, preciso que algumas pastas sejam privadas e outras compartilhadas no TC, será que tem como?

Abraço a todos e desde já agradeço.

1 - Sim, pode, cada usuário que se cria acesa sua pasta específica, não ver as pastas dos outros usuários.

2 - Existe uma pasta geral que todos veem mas apenas os que tem permissão de escrita podem escrever.

Uso minha TC pra backup (MBA e MacMini) e como servidor dos arquivos de filmes/series (o mac mini acessa o TC e passa o video com xbmt) fica muito bom sem pausa nenhuma, mas uso pela rede cabeada, quase nunca pelo wifi (neste caso só pelo ipad que demora um pouco pra carregar o filme mas depois é tranquilo).

Compartilhar este post

Link para o post