Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Bom, dia!

Estou com planos para criar uma rede aqui em casa, agora que finalmente comprei meu macbookpro.

Porem quero gastar mais que o necessário, e tenho também que lidar com 4 computadores windows.

Primeiro ponto, o Time Capsule só faz backup de Mac? Mesmo se eu ligar um driver externo em usa porta USB?

Se a resposta for sim, mesmo gostando muito da ideia o preço provavelmente vai me fazer abandonar a compra de um.

Bem vamos ao esquema. Um Time Capsule ou AirPort Extreme conectado a internet; abastecendo o macbook e um computador windows (conectado preferencialmente por cabo) e uma impressora que se conecta por cabo de rede ou USB (prefiro usar a rede).

Em outro local mais distante por meio de cabo de rede (não sei o nome técnico para isso :P ) ou a configuração acima ou um AirPort Express, porem nesta "ponta" tenho que conectar por Wi-Fi 3 computadores windows, os quais pretendo criar backups.

Eis o motivo de saber se vale a pena e se os windows podem fazer backup nos Times.

Como ele é caro pensei com comprar um para mim, usando macbook e deixando ele como servidor de internet, já que tenho muitos arquivos o HD do mac de 1 Tera não vai dar conta (pensando em anos futuros de uso) usaria um dock com um HD para os arquivos mais antigos de 2 Tera, dai usaria um Time de 3 para ter uma copia de tudo. Só espro não dar problemas nos locais de arquivo já que nem sempre estarei ligado ao dock.

Bem, continuando. A parte mais "fácil" ligar pela porta WAN (posso fazer isso?) o cabo que sai do local 1 que tem o modem da Speedy nos outros AirPort para ligar os PC's e distribuir a rede. Feito isso suponho que todos vão ter internet, dai usaria a porta USB com um hub para ligar um HD para eles fazerem backup e ligar um impressora menor que só se liga por USB.

Ai a questão alguns ficam longe e tem algumas paredes no caminho por isso acho que express não daria contada do recado. Melhor usar o Extreme.

Mas tem um aparelho de som muito bom, antigo que posso usar até como centro de mídia (por ele posso ligar até cabos de vídeo de entrada e saída), dai seria interessante usar um express(ligando ele por wi-fi a rede secundaria, já que não tem cabos de rede perto do som) só para ele, pena ele não passar vídeo porque se passa-se já ligava ele na TV e no som :P. Mais isso do aparelho de som é um extra nada necessário. E falando nisso para mandar músicas para é obrigatório o iTunes?

E feita toda essa rede todos os computadores conseguiriam acessar a biblioteca de musica e filmes dos outros computadores, de preferencia diretamente pelo iTunes? Cada um com uma conta de Usuário. Ou teria que compartilhar as pastas?

E logicamente todos enviarem músicas para o aparelho de som?

Bem desculpem o tópico longo, espero que me ajudem, a escolher uma boa configuração.

Resumindo, (1 Times Capsule ou AirPort Extreme + Speedy + impressora lan) + (1 Times Capsule ou AirPort Extreme + impressora USB + AirPort Express + aparelho de som).

Obs: Se usar Extreme considerar ligar docks com HDs, ou um HD externo ao conjunto.

Obrigado gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Eu também fiquei nessa dúvida e fiz o seguinte, e é o que uso atualmente e se alguém tiver outra solução ainda melhor peço postar.

Veja o que possuo:

01 Modem wireless da GVT(prestadora de banda larga)

01 MacBook White Unibody Late 2009 - 2GB RAM

01 Time Capsule de 2TB

01 Multifuncional HP Wireless

Pretensão:

Usar o Time Capsule para gerar backups via Wi-FI somente para o MacBook e usar a impressora wireless

O que fiz:

  1. Conectei o modem wireless (banda larga-GVT) à porta WAN do Time Capsule através de um cabo Ethernet.
  2. Liguei o cabo de alimentação do Time Capsule à tomada.
  3. Abri a pasta do Utilitário AirPort, localizada dentro da pasta Utilitários, dentro da pasta Aplicativos.
  4. Apareceu uma tela escura com a imagem do Mundo interconectado e um sinal verde, o que quer dizer que há sinal da internet, pois estavava conectado o MacBook com a GVT, certo?
  5. O Time Capsule mostrará um nome inicial, como "Time Capsule fea88c" ou "Time Capsule de Fulano de Tal". Clique em Continuar para prosseguir.
  6. Vai aparecer várias opções.
  7. Selecione "Criar uma rede wireless" e clique em Continue.
  8. Siga o restante das instruções na tela. Quando terminar, o Time Capsule será reinicializado e aplicará seus ajustes.
  9. No início a luz ficará amarela(ambar) e depois piscará e se estiver tudo certo ficará verde, sinal que tudo está correto
  10. Depois para realizar o backup mais rápido do MacBook, liguei um outro cabo em uma das saída do Time Capsule e a outra ponta na entrada de Ethenet do MacBook.
  11. Cliquei no ícone Preferências e chamei o Time Machine para localizar o Time Capsule e aí apareceu um ícoe de um disco descrito Data Time Capsule e escolhi ele para backup.
  12. Demorou umas 04 horas! Se não tivesse ligado esse cabo iria demorar dias(03 dias era o que apareceia na tela do Time Machine para realizar o backup)
  13. Depois desse primeiro backup, desliguei tudo e fui testar sem o tal cabo ligando o MacBook ao Time Capsule.
  14. Deixei o Time Capsule ligado no modem wireless da GVT normalmente.
  15. Liguei o MacBook e me conectei a minha rede normal da GVT e aí vem a grande jogada: Não localizou o Time Capsule! Claro que não poderia pois, eu tinha configurado uma nova rede com o nome de Rede Wi-Fi de Time Capsuel.
  16. Sai da conexão da GVT e me conectei à rede Wi-Fi de Time Capsule(ou outro nome que vc dará), Bingo!
  17. Ele começou a fazero backup normalmente e sem fios! A função Do disco rígido de 2TB wireless funcionou.
  18. Estamos felizes :D

Dicas para o seu primeiro backup segundo a Apple(suporte)

  • Deixe o processo inicial de backup ser concluído sem interrupção.
  • Se estiver usando um Mac portátil, deixe-o na mesma sala que o Time Capsule para melhor desempenho 802.11n (e deixe o computador conectado à tomada).
  • O Time Capsule dobra como uma AirPort Extreme 802.11n completa. Assim, se estiver adicionando o Time Capsule a uma rede wireless, recomenda-se configurá-lo como estação base principal, e não como cliente de rede. Dessa maneira, você se beneficiará do desempenho mais rápido e garantirá que os backups ocorram sem alternâncias de velocidade.
  • Se tiver um cabo Ethernet, você pode fazer o primeiro backup via Ethernet. Assim o primeiro backup será mais rápido. Basta ligar o cabo Ethernet a uma das portas Ethernet do Time Capsule e o outro à porta Ethernet de seu Mac.
  • Para iniciar automaticamente o backup, é necessário haver um adaptador de alimentação do Mac portátil conectado à tomada.
  • Nas Preferências de Compartilhamento das Preferências do Sistema, não deixe de inserir um nome no campo "Nome do computador".

Segue aqui uns links da Apple - Suporte que me enviaram e me ajudaram:

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

http://support.apple...ewlocale=pt_BR#

Editado por Mundo MacBook
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo as dois colegas (obrigado pelas respostas ^_^ ) é em uma residencia, mas não é... a distancia entre os computadores e os ambientes é muito longa e com paredes grossas, por isso preciso ligar eles por cabo de rede (ethernet?), Wi-Fi não vai resolver o problema.

Mundo, primeira pergunta (que pode parecer bem besta) o cabo ethernet que você diz, é o mesmo que uso para ligar o computador a um roteador comum? Não o cross, certo?

Deixei o Time Capsule ligado no modem wireless da GVT normalmente.

Liguei o MacBook e me conectei a minha rede normal da GVT e aí vem a grande jogada: Não localizou o Time Capsule! Claro que não poderia pois, eu tinha configurado uma nova rede com o nome de Rede Wi-Fi de Time Capsuel.

Como você ligou na GVT se ele estava ligado no Time Capsule, não era para nem encontrar essa conexão?

Desculpe perguntar é que aqui o modem speedy funciona só por cabo.

O Time Capsule dobra como uma AirPort Extreme 802.11n completa. Assim, se estiver adicionando o Time Capsule a uma rede wireless, recomenda-se configurá-lo como estação base principal, e não como cliente de rede. Dessa maneira, você se beneficiará do desempenho mais rápido e garantirá que os backups ocorram sem alternâncias de velocidade.

Podia explicar com mais detalhes o porque dele ser o principal, não entendi muito bem a questão do sinal...

E por sua HP ser wireless ela se conecta no Time Capusle, ou não? Digo isso porque estando em outro local agora será possível pelo iCloud acessar o Time Capsule e Airport e o que estiver na rede.

Obrigado pelas respostas já consegui muita informação. E agora que sabem que não tem como ligar uma rede na outra diretamente por Wi-Fi, o que me sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo Ethernet que usei (é um amarelo grosso) já veio junto ao modem wireless da GVT. Pelo que busquei na internet sobre essa diferença de cabos foi o seguinte:

Para ligar computador a computador, usa-se cabo crossover(o que não foi o meu caso). Para ligar um computador a um hub ou roteador, usa-se cabo direto(que creio ser o Ethernet). A diferença entre eles é que o cabo crossover tem a disposição de seus fios de maneira diferente em uma ponta em relação à outra, enquanto que o cabo direto tem a disposição dos fios iguais em cada extremidade.

Ontem fui testar a rede wi-fi do time capsule para ver se a HP wireless enxergava e para minha surpresa conectou mas por falta de iP(o que não entendi) ficou muito lenta a impressão.

Respondendo a oura pergunta, eu não substitui o modem wireless da GVT pelo Time Capsule e aqueles links foi o suporte da Apple que me forneceu, eu achei que os caras tbm não sabiam muito à respeito... Mas vou garimpar... Enfim, resumindo o meu caso ficou assim: Quando quero fazer backup do MacBook , me conecto na rede wi-fi do time capsule e posso até acessar a internet normalemnte mas, quando quero imprimir algo pelo MacBookk uso a conexão da GVT. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquimago,

O meu Time Capsule está configurado conforme figura abaixo, tentei colocar o Time Capsule como se fosse o roteador wireless(substituindo o roteador wireless da GVT) e não consegui configurar. Na imagem vc vê uma impressora ligada direta ao Time Capsule pela USB o que não é o meu caso, pois a impressora HP é wireless, até porque não há sentido ligá-la via Usb e por estar longe da base Time Capsule. Mas para eu usá-la tenho que me conectar à rede wi-fi da GVT ao invés da Rede Wi-Fi do Time Capsule. Caso alguém alguém tenha outra dica, peço postar. ;)

post-14574-0-45241700-1346173970_thumb.j

Editado por Mundo MacBook
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que eu preciso simplificar tudo por aqui. Uso dois routers TP-Link, uma AirPort Extreme (com um HDD acoplado) e um AirPort Express. Um dos TP-Link recebe o sinal do modem e os demais recebem o sinal pela porta WAN, mas com o DHCP e NAT de rede desativados. Uso um SSID para cada router. Vou tirar uma hora no final de semana, comprar um router dual-band da TP-Link e usar WDS em todos os TP-Link. Vendo o diálogo de vocês chego a duas conclusões: ou sou paranóico ou vocês estão certos. Acho que fiquei paranóico com o aspecto segurança. Ainda compartilho uma Impressora "N" na rede.

Por ter mais ou menos 2 computadores por usuário, mais PS3 e demais Gadgets, o que vocês recomendam? Padronizar uma SSID? Colocar a AirPort Extreme como router primário, alimentada pelo modem da Net?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...