Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mas uma copia vergonhosa da Samsung


Posts Recomendados

Aplicativos que imitam o Dock existem há anos e desenvolvidos não apenas pela Samsung. Quando eu usava somente windows (quatro anos atrás), instalei um aplicativo chamado Object Dock, muito legal. Tem versão gratuita e paga.

Isso é verdade, mas vindo de uma empresa do tamanho da Samsung fica meio feio... hehehe

Editado por LuizFelipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é uma cópia! Várias empresas usam aplicativos com essa variação. Como alguns colegas disseram acima, lembro ainda do Dock que vinha com Creative Infra CD-Rom Drive, nos anos 90, que criava um Dock de Aplicativos junto da barra do W95, facilitando o acesso ao Office ou outros aplicativos a escolher. O Dock da Apple é completamente diferente. Pode até lembrar, mas se eu for levar tudo ao pé da letra, vou considerar que a mesa do MAC OS X, cheia de atalhos, é uma cópia da área de trabalho do Windows (usando isso como mera ilustração).

Nem tudo é cópia. Cópia é quando há quebra de patente e isto é que deve ser levado em conta. Para dar um exemplo: observem os carros chineses. Eles têm partes muito parecidas com outros veículos. O Cherry QQ é idêntico ao Chevrolet Spark, vendido no Uruguai, Argentina, Chile... Coréia, mas ainda não veio para o Brasil. É um carro menor que o Celta. Que vê, à primeira vista, pensa ser uma cópia, mas não, há detalhes que os diferenciam. É diferente da quebra de patentes. Patente é um bem imaterial, ele faz parte do que italianos chamam de Azienda, traduzindo, fundo de comércio. É a propriedade intelectual e empresas como a Apple vivem em torno das marcas e patentes, é a segurança delas contra casos ocorridos como o da Samsung. Agora, o exemplo do print screen não quebra patente alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, pode ate estar errado.

Mas pelo que me lembro de Historia, a Apple "inventou" digamos a GUI, com atalhos e etc tal como conhecemos hoje a partir das idéias do PARC (Xerox) cujo pessoal foi trabalhar em Cupertino após os geniais executivos da Xerox recusarem o projeto. O Windows Workgroups (3.1) que rodava sobre a plataforma MS-DOS foi literalmente copiada pela Microsoft e implementada em PCs IBM e NEC durante o periodo que Gates recebeu material para desenvolver aplicações (Office) para o então Apple III e posteriormente o Macintosh.

Apesar do fato que a Apple sempre utilizou GUI puras, ou seja direto no sistema e a Microsoft usava inicialmente como uma interface mascarando o DOS, coisa que mudou apenas no Vista e definitivamente no Seven, ainda se trata de uma "cópia" digamos do sistema da Apple.

Não viola as patentes, pois a MS as licenciou em algum periodo durante a transição do W95 > W98 como parte do acordo pós-volta de Jobs à Apple quando este anunciou um investimento (US$ 150 mi) por Gates/MS, na Macworld de 1997. Lembrando também que a Apple perdeu nos tribunais anteriormente esta disputa de patentes.

Quem conhece programação deve notar que os sistemas MS estão muito estáveis, sólidos no que concerne a GUI, em parte disso são os códigos implementados que seguem um filosofia semelhante às dos sistemas OSX. Inclusive o pessoal da MS usa MBP para desenvolvimento, devido a robustez do Hardware e integração, pode-se dizer que é muito bom rodar o Windows em um MBP quando necessário.

Não sei se este post tem alguma relevância na discussão, mas é apenas meu ponto de vista acerca da idéia das "cópias".

Mas verdade seja dita que a alta direção da Samsung tem uma obsessão tenaz pela Maçã, de repente capaz deles até oferecerem-se para a Apple compra-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, pode ate estar errado.

Mas pelo que me lembro de Historia, a Apple "inventou" digamos a GUI, com atalhos e etc tal como conhecemos hoje a partir das idéias do PARC (Xerox) cujo pessoal foi trabalhar em Cupertino após os geniais executivos da Xerox recusarem o projeto. O Windows Workgroups (3.1) que rodava sobre a plataforma MS-DOS foi literalmente copiada pela Microsoft e implementada em PCs IBM e NEC durante o periodo que Gates recebeu material para desenvolver aplicações (Office) para o então Apple III e posteriormente o Macintosh.

Apesar do fato que a Apple sempre utilizou GUI puras, ou seja direto no sistema e a Microsoft usava inicialmente como uma interface mascarando o DOS, coisa que mudou apenas no Vista e definitivamente no Seven, ainda se trata de uma "cópia" digamos do sistema da Apple.

Não viola as patentes, pois a MS as licenciou em algum periodo durante a transição do W95 > W98 como parte do acordo pós-volta de Jobs à Apple quando este anunciou um investimento (US$ 150 mi) por Gates/MS, na Macworld de 1997. Lembrando também que a Apple perdeu nos tribunais anteriormente esta disputa de patentes.

Quem conhece programação deve notar que os sistemas MS estão muito estáveis, sólidos no que concerne a GUI, em parte disso são os códigos implementados que seguem um filosofia semelhante às dos sistemas OSX. Inclusive o pessoal da MS usa MBP para desenvolvimento, devido a robustez do Hardware e integração, pode-se dizer que é muito bom rodar o Windows em um MBP quando necessário.

Não sei se este post tem alguma relevância na discussão, mas é apenas meu ponto de vista acerca da idéia das "cópias".

Mas verdade seja dita que a alta direção da Samsung tem uma obsessão tenaz pela Maçã, de repente capaz deles até oferecerem-se para a Apple compra-los.

Fala meu caro,

Teu tópico foi pertinente e claro e sempre quem está na frente é alvo de cópias, ou de tentativas de ser copiado. O Dock da Apple é muito bem estruturado, já o desenho do tópico não é cópia. Meu forte na verdade não é programação, na verdade entrei no fórum com o foco de aprender e tenho aprendido até demais. Esse teu post me esclareceu uma dúvida muito clara, sobre o passado Apple vs. MS, foste claro e conciso.

Mas uma cópia tem que obrigatoriamente violar uma marca ou uma patente. Se não houve reclamação por parte da Apple, é porquê apesar do layout ser parecido, não houve violação de marca ou patente. A violação de uma marca ou patente é aquela que usa de segredos industriais e é capaz de levar o usuário final ao erro acerca da procedência do produto. Ou seja, gera a dúvida sobre o que é original e que é cópia. Claro, isso é um apontamento jurídico. As marcas e patentes tem que atender aos princípios da inovação, veracidade e têm um prazo, no Brasil, de 9279 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm elas não são eternas, por isso que aqui a propriedade intelectual é tão desestimulada e os grandes engenheiros e inventores brasileiros registram suas propriedades intelectuais no exterior, o que, a mesma forma, é feito pelas empresas nacionais. Em matéria de proteção a marcas e patentes, nada mais rígido que a legislação dos EUA e de alguns países da Europa.

Teu tópico ainda traz à luz a um tema: se eu limito o tempo ao direito de uma marca ou patente, eu mando os futuros grandes nomes para fora e incentivo a cópia. Podemos resumir assim: a lei de marcas e patentes permite essas brechas. O detalhe é que a proteção a marcas e patentes é diferente. Marcas são mais bem protegidas, as patentes, depois de expiradas, passam o integrar o domínio público e todos podem fazer uso dela.

Sobre outromtópico, nós discutimos sobre o passado draconiano da Samsung e o seu CEO fora de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o assunto patentes, a Corte de Tokyo deu vitória à Samsung. Perda significativa para a Apple, já que o mercado japonês tem o celular como um ícone cultural. Por ora só tenho a notícia, em algumas horas a Bloomberg deve dar mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...