Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
JoeD

Amazon.com o Brasil

Posts Recomendados

Como os usuários deste blog são grandes clientes de lojas online e plugados em novidades, gostaria de saber: o que aconteceu com a abertura da Amazon no Brasil? Não era dia 1o de setembro? Que fim deu?

O endereço amazon.com.br tem nada a ver com a loja por hora. Não havia tido uma grande disputa pelo URL? Não tinha sido conferido à Amazon?

Compartilhem novidades...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É briga de cachorro grande: o status quo das editoras nacionais e suas estruturas de negócios já estabelecida, "legislação defasada", etc.

Se tem um assunto que se deveria tratar de forma aberta com a sociedade é o conteúdo digital que adquirimos e sobre o qual pagamos imposto. Abrir CPI, fazer audiência pública, plebiscito ou referendo, etc.

Só para citar algumas incoerências:

1. produtos "de loja" você é dono; software comprado é licença de uso.

2. Música e filmes em mídia física você tem propriedade plena (usa, empresta, vende); já comprados e baixados não (Bruce Willis está pensando em processar a apple, por conta disso! Fonte: http://venturebeat.com/2012/09/02/bruce-willis-itunes-lawsuit/)

3. Livro a mesma coisa: em papel você compra, vende, alugua, rasga, risca, anota, etc; livro digital aqui no Brasil precisa até de "software especial" para leitura, sem falar que o preço é o mesmo da versão impressa e não estão emitindo nem nota fiscal, apenas recibo (já comprei 7 livros da saraiva assim, e não se dão ao trabalho de nem responder ao emails de reclamação, SAC e o escambau!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... mas depois você dá uma pesquisada sobre o assunto para se inteirar melhor. Só comentando de leve, do jeito mais básico possível:

1) Software não é um bem tangível, é uma obra intelectual como uma música por exemplo. O autor do software é como um compositor de uma música: Assim como o compositor licencia suas composições para artistas interpretatem e cantarem, ou seja, usá-las o autor do software da mesma forma licencia sua obra intelectual para outras pessoas usarem a sua idéia (o software nada mais é do que uma idéia, uma lógica de programação).

2) Não há propriedade plena em música e filmes em mídia física. Se comprar um filme destinado a reprodução para uso doméstico, ele não pode ser alugado ou reproduzido em outras mídias como rádio, TV ou internet. A notícia sobre o Bruce Willis é falsa (http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/esposa-de-bruce-willis-desmente-processo-contra-apple). Ao comprar um Bluray ou um DVD de filme você compra um licenciamento, tal como software. A revenda pode ser permitida ou não, de acordo com a diretivas do autor. Mas normalmente a licença é impessoal e transferível tal qual o software em mídia física. Já o conteúdo digital normalmente tem licenciamento impessoal e intransferível... O autor determina como quer licenciar seu conteúdo.

3) Livro a mesma coisa: Você não pode fazer o que quiser. Não pode por exemplo copiar o conteúdo em uma obra sua sem permissão. Não pode tirar Xerox. Na verdade o papel não importa e não é protegido, é só o suporte para a informação. Esta sim, protegida por direito autoral, tal qual as músicas e os softwares.

Quando ao uso de software especial para abrir, é que as empresas detentoras de licenciamento de direitos autorais no Brasil optam pela proteção de suas obras contra cópia não autorizada com o uso do sistema de DRM da Adobe. Tal qual Europa e EUA a 10 anos atrás. Hoje em dia, iTunes e outras lojas de livros vendem as obras sem o DRM, mas no Brasil esta modernidade ainda não chegou. Provavelmente por receito dos detentores de direito autoral em confiar mais na consciência dos leitores do que no software anti-pirataria.

Agora, seu ponto de vista é válido: A população precisa ser esclarecida e discutir mais o tema!!

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de não ser tangível não significa que não se possa ter propriedade: a título de ilustração as primeiras versões do windows (3.11) e o DOS (6.2) eram vendidos, e não licenciados; mesmo com algumas limitações o contrato deixava claro a propriedade do software de quem os comprava. Por sinal, tenho os dois aqui que guardo de lembrança com estes termos.

Os livros que compramos em papel temos a propriedade plena sim (domínio) no sentido legal do termo: usar, fruir e dispor. Claro que existe limitações ao uso, para não configurar abuso de direito alheio (do autor), o que não limita em nada o domínio do bem. Os exemplos da xerox e cópia de conteúdo sem permissão não tem nada a ver com a propriedade do bem em si, mas com a observância dos direitos autorais (do autor).

Quando falo de filmes e músicas em meios físicos refiro-me também a possibilidade de usar, fruir e dispor (propriedade no sentido legal) daquele cd ou dvd que compramos em qualquer loja. As limitações existentes sobre estes bens, seja por força legal ou contratual, também não diminuem o sentido de propriedade sobre os mesmos;

Em tempo: nenhum direito sobre um bem patrimonial (corpóreo/incorpóreo, tangível/intangível), seja ele qual for e por mais importante que seja, é absoluto. Até os bens imóveis e o direitos reais que os amparam sofrem limitações diversas.

Valeu quanto ao upgrade da notícia, mas faço minhas as palavras do site citado:

"Apesar de não ser real, caso de processo abre precedente para a discussão sobre contratos virtuais e propriedade de mídia digital"

Compartilhar este post

Link para o post

Estão todos falando muito bem, e concordo com várias coisas ditas e alguns dos itens conheço muito bem a discussão visto que isto já vem de longa data. Mas na realiadade eu não estava falando da Amazon como facilitadora da venda de obras brasileiras em formato digital, mas sim a loja física da Amazon que está instalada em algum lugar na região paulista, e que vai vender produtos em geral para todo o Brasil e será conhecida como Amazon Brasil. Esta estava pra começar no dia primeiro, e até agora nada...

Se tiverem notícias sobre, me contem.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi falar de loja fisica no brasil. Mal existem nos outros paises que ja possui a Amazon, quem dira aqui.

Tinha feito umas pesquisas, e nao vi citarem em lugar nenhum.

O que vi foi que o servico ira comecar no final de setembro com inicio de outubro. As entregas serao feitas no comeco pelo proprio Correios.

Honestamente? Muita expectativa para nada. Brasil é o pais dos lucros, as empresas vem aqui para lucrar, oferencendo servicos de pessima qualidade e se aproveitando da falta de fiscalizacao e de leis fortes.

Amazon aqui sera mais uma loja pessima como Saraiva, submarino, americanas etc... Mais tarde pode ter certeza que sera comprada por algum grupo de lojas (eu chuto Saraiva).

O exemplo é o Walmart, mais uma loja lixo, mas que la fora é perfeita e bem completa.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi falar de loja fisica no brasil. Mal existem nos outros paises que ja possui a Amazon, quem dira aqui.

Tinha feito umas pesquisas, e nao vi citarem em lugar nenhum.

O que vi foi que o servico ira comecar no final de setembro com inicio de outubro. As entregas serao feitas no comeco pelo proprio Correios.

Honestamente? Muita expectativa para nada. Brasil é o pais dos lucros, as empresas vem aqui para lucrar, oferencendo servicos de pessima qualidade e se aproveitando da falta de fiscalizacao e de leis fortes.

Amazon aqui sera mais uma loja pessima como Saraiva, submarino, americanas etc... Mais tarde pode ter certeza que sera comprada por algum grupo de lojas (eu chuto Saraiva).

O exemplo é o Walmart, mais uma loja lixo, mas que la fora é perfeita e bem completa.

Bem, como vc pode ver eles estão buscando um centro de distribuição nao estado de SP, como visto nesta matéria: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/amazoncom-inicia-vendas-no-brasil-em-1-de-setembro_114592.html

Agora, segundo o Gismodo, ficou para 2013 :(

http://www.gizmodo.com.br/amazon-ainda-enfrenta-dificuldades-com-editoras-locais-e-adia-sua-estreia-no-brasil-para-2013/

É... miou!

Compartilhar este post

Link para o post

É, estava na Veja no final de semana... eu vi no meu iPad ;)

Dei uma olhada: Kinle que custa US$69 por R$299? Vixe... vão ter que escrever cartinha pra Amazon também!

#AbusoAmazon

Editado por JoeD

Compartilhar este post

Link para o post

Com um bom catálogo de livros, melhor que o do Google Play e acho que comparável ao da Apple Store. Os preços é que não são exatamente convidativos para obras novas e antigas.

Pois é, mas tem a vantagem de ser em portugues, isso já é alguma coisa, por mais que o preço seja salgado...

É, estava na Veja no final de semana... eu vi no meu iPad ;)

Dei uma olhada: Kinle que custa US$69 por R$299? Vixe... vão ter que escrever cartinha pra Amazon também!

#AbusoAmazon

Pela imagem parecia ser o de 119 dólares, olhando bem é o de 69 mesmo. Realmente ficou salgadinho. E quanto custaria para importar?

Compartilhar este post

Link para o post

(...)

Pela imagem parecia ser o de 119 dólares, olhando bem é o de 69 mesmo. Realmente ficou salgadinho. E quanto custaria para importar?

Se vc trouxesse no avião, nada. ;)

Se vc pedisse pra eu te mandar pelo correio, vc pagaria 50% em cima dos 19 dolares + tax excedente.

Se vc comprasse direto da Amazon USA, provavelmente te cobrariam 100% em cima do valor principalmente se entregue via courier.

Enfim... sempre caro com essa política de importação besta do BR.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc trouxesse no avião, nada. ;)

Se vc pedisse pra eu te mandar pelo correio, vc pagaria 50% em cima dos 19 dolares + tax excedente.

Se vc comprasse direto da Amazon USA, provavelmente te cobrariam 100% em cima do valor principalmente se entregue via courier.

Enfim... sempre caro com essa política de importação besta do BR.

E lá vamos nós...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Kindle vinculado à loja dos EUA. Me mandaram um e-mail dizendo que eu poderia trocar de loja - aparentemente, não posso estar vinculado às duas ao mesmo tempo.

Por enquanto, é claro, o catálogo é fraco. Continuo com a loja americana mesmo.

Quanto aos modelos de Kindle disponíveis (apenas um, básico), acho que outros poderiam ser disponibilizados para os brasileiros.

De qualquer forma, li que a Amazon decidiu lançar a loja brasileiro o quanto antes, pois a Livraria Cultura está lançando o Kobo, canadense.

Essas brigas são boas para o consumidor.

Compartilhar este post

Link para o post