Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Ativar ou não o TRIM de SSD Crucial M4 no Mountain Lion


Tony27

Posts Recomendados

Fala galera.

Acabei de fazer um upgrade no meu Macbook Pro 13' 2011, com o Mountain Lion.

Coloquei um SSD Crucial M4 256Gb e 8Gb de memória Ram.

Andei pesquisando bastante e fiquei com as seguintes dúvidas:

- Ativar ou não o TRIM ?

- Se for para ativar, qual o melhor meio de ativá-lo ?

-Quais os riscos de não ativá-lo ?

São essas as dúvidas, agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem antes de tudo você tem que saber oque ele faz e para que precisa dele.

Resumo: ele faz com que o sistema operacional não fique salvando e excluindo os arquivos sempre no mesmo lugar do ssd (exemplo: ssd de 120Gb você usa 30Gb fixo e uns 5Gb de arquivos que exclui e cria outros, para o sistema não criar o novo arquivo no mesmo lugar que estava o que excluiu ele precisa do TRIM ativado).

Para que precisa: ao contrario dos HD que tem uma vida relativamente ilimitada no quesito perda de capacidade, o ssd se deteriora com o uso intensivo, mas o TRIM foi uma ótima solução a médio prazo por que ? No mesmo exemplo, esses 5Gb são escritos em outro lugar e supondo que faça isso 1 vez por semana, vai levar 4 meses para completar 1 unica vez o seu SSD ou sejá o espaço que iria ser reutilizado acada semana só vai ser usado acada 4 meses.

Esse recurso não traz nenhum risco ao SSD nem ao sistema operacional. Um modo simples de ativalo nos MACs é com o TRIMEnabler um simples botão e já esta em funcionamento.

Com o TRIM no exemplo que dei o SSD vai durar uns 15 anos até lá o computador já nem vai mais estar entre nós e muito provavelmente o SSD também não afinal o que vivemos hoje é a repetição dos tempos dos HDs que no meu primeiro computador (1996) tinha 4Gb meu segundo (2004) tinha 80Gb e agora (2011) tenho um de 500Gb e mais dois externos de 3000Gb, quanto tempo você acha que vai ficar com esse ssd de 256Gb com a resolução 4K e 8K chegando daqui uns 3 anos para ficar como padrão e acabar com o Full HD.

O unico risco de não ativar o TRIM é que seu ssd vai morrer em uns 5 anos que na minha opinião também não faz diferença ou você acha que ainda tenho o meu HD de 4Gb (passava um aperto com o windows XP pegando metade dele) kkkkkkkkk nem o de 80Gb eu sei onde foi parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem antes de tudo você tem que saber oque ele faz e para que precisa dele.

Resumo: ele faz com que o sistema operacional não fique salvando e excluindo os arquivos sempre no mesmo lugar do ssd (exemplo: ssd de 120Gb você usa 30Gb fixo e uns 5Gb de arquivos que exclui e cria outros, para o sistema não criar o novo arquivo no mesmo lugar que estava o que excluiu ele precisa do TRIM ativado).

Para que precisa: ao contrario dos HD que tem uma vida relativamente ilimitada no quesito perda de capacidade, o ssd se deteriora com o uso intensivo, mas o TRIM foi uma ótima solução a médio prazo por que ? No mesmo exemplo, esses 5Gb são escritos em outro lugar e supondo que faça isso 1 vez por semana, vai levar 4 meses para completar 1 unica vez o seu SSD ou sejá o espaço que iria ser reutilizado acada semana só vai ser usado acada 4 meses.

Esse recurso não traz nenhum risco ao SSD nem ao sistema operacional. Um modo simples de ativalo nos MACs é com o TRIMEnabler um simples botão e já esta em funcionamento.

Com o TRIM no exemplo que dei o SSD vai durar uns 15 anos até lá o computador já nem vai mais estar entre nós e muito provavelmente o SSD também não afinal o que vivemos hoje é a repetição dos tempos dos HDs que no meu primeiro computador (1996) tinha 4Gb meu segundo (2004) tinha 80Gb e agora (2011) tenho um de 500Gb e mais dois externos de 3000Gb, quanto tempo você acha que vai ficar com esse ssd de 256Gb com a resolução 4K e 8K chegando daqui uns 3 anos para ficar como padrão e acabar com o Full HD.

O unico risco de não ativar o TRIM é que seu ssd vai morrer em uns 5 anos que na minha opinião também não faz diferença ou você acha que ainda tenho o meu HD de 4Gb (passava um aperto com o windows XP pegando metade dele) kkkkkkkkk nem o de 80Gb eu sei onde foi parar.

Obrigado pela resposta Tempestre.

Mas ativando o TRIM pelo TrimEnabler, eu teria a opção de desativar, caso eu tenha algum problema ?

Tem algum ganho de velocidade ou apenas de longevidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Tempestre.

Mas ativando o TRIM pelo TrimEnabler, eu teria a opção de desativar, caso eu tenha algum problema ?

Tem algum ganho de velocidade ou apenas de longevidade ?

O programa tem apenas 1 botão igual ao IOS, ele ativa e desativa.

Ganho de velocidade só se você tiver mais 1 ssd igual a esse, e ativar o "RAID 0" dai sua velocidade que já é rápida vai dobrar. Mas o TRIM nada influencia nisso, só na longevidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa tem apenas 1 botão igual ao IOS, ele ativa e desativa.

Ganho de velocidade só se você tiver mais 1 ssd igual a esse, e ativar o "RAID 0" dai sua velocidade que já é rápida vai dobrar. Mas o TRIM nada influencia nisso, só na longevidade mesmo.

Tempestre, e se eu fizer RAID 0 com um SSD e um HDD, compensa? Como vai ficar minha velocidade?

Tenho um MBP 15" e to pensando em substituir o drive óptico por um SSD. Na verdade passar o HDD (750GB) pro drive óptico e colocar o SSD (240GB) no lugar do HDD.

O que me diz disso?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tempestre, e se eu fizer RAID 0 com um SSD e um HDD, compensa? Como vai ficar minha velocidade?

Tenho um MBP 15" e to pensando em substituir o drive óptico por um SSD. Na verdade passar o HDD (750GB) pro drive óptico e colocar o SSD (240GB) no lugar do HDD.

O que me diz disso?

Abraços!

Não é possível fazer isso, o RAID 0 só pode ser feito com dispositivos iguais tanto no modelo (especificaçõs, fabricante, controlador, etc) quanto no tamanho. Se fosse possível nesse caso iria piorar seu desempenho pois o SSD ficaria esperando o HD terminar de gravar para continuar. Nesse seu caso acho que pode se fazer o RAID 1 mas isso é mais comum usar apenas em empresas você não tem nada muito importante que não se pode perder né.

Meu conselho é que fique com eles separados e se o seu SSD for o suficiente não retire o Drive de DVD vai tirar a originalidade do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tempestre

Li em alguns fóruns gringos que esse lance do TRIM tem dado alguns problemas.

Tem um corrente q defende a ativação e outra corrente q defende a não ativação.

Li q alguns users tiveram alguns travamentos depois dessa ativação, com vc ocorreu ou ocorre algo ?

tive vários problemas em 2x SSDs que temos aqui na empresa em um macbook pro 13 2011 e outro 2012. Depois de ativar, o sistema começou a travar e ficar lento. Após desativar o TRIM, voltou ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho SSD no meu Mac mini para ativar o TRIM mas tudo o que posso dizer é que se acontecer esses travamentos é só desativa-lo já que é momentâneo e nem todos tiveram isso. Sem falar que isso acontecia quando ele estava na versão beta e 1.0 agora já esta na 2.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho SSD no meu Mac mini para ativar o TRIM mas tudo o que posso dizer é que se acontecer esses travamentos é só desativa-lo já que é momentâneo e nem todos tiveram isso. Sem falar que isso acontecia quando ele estava na versão beta e 1.0 agora já esta na 2.2

Mesmo com a última versão tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Acabei fazendo várias pesquisas e resolvi testar o tal TRIMEnabler 2.2

Instalou perfeitamente, pediu para q eu reiniciasse o mac, e está perfeito desde a instalação.

O q me fez testar foram 2 motivos:

1º Constatei q tinha o botao para desativar o TRIM e voltar ao normal.

2º E o mais importante. Se a apple manda os SSDs q saem de fábrica com o TRIm ativado, isso quer dizer q é algo necessário. E não iria comprometer o sistema dela.

Como eu disse, não tive nem um tipo de problema, nem travamento, nem congelamento, nadinha.

Minha sugestão: Testem, se apresentar algum problema, desabilite o programa.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde você tirou isso?

Posta alguns resultados de testes com máquinas nas quais se ativou o trim em ssd's não nativos.

Exatamente. Queria saber de onde ele tirou que o TRIM aumenta a performace e que habilitando esse software de terceiro melhora a velocidade.

MzC_BR, Posta alguns testes aí com e sem o TRIM enable para mostrar a diferença de performace.

Editado por Fernando Galvão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...