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GPinzegher

Pessimo atendimento na A2YOU - Shopping Patio Paulista

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hmmm

O que vou falar merece ser elucidado por alguém que viva em SP e conheça bem a a2you. Li, acho que foi na Exame ou Época Negócios, que o Grupo Herval, quando abriu a primeira iPlace, não poderia abrir loja alguma em SP porque o grupo que administra a rede Fast Shop tinha a exclusividade de Premium Reseller na capital, exclusivamente na capital. Isso fez com que a Apple se fixasse na venda on line, via www.apple.com/br/store e deixasse a venda no varejo com as grandes e o setor de Premium Resellers com a2you, iPlace, iTown... Alguns meses depois, na Época Negócios para iPhone (antes do iPad e das revistas em Tablet), li que não seriam instaladas Retail Stores da Apple em função desse contrato com o grupo que controla a Rede Fast Shop, pois com a questão de Copa do Mundo, F1, Olimpíadas, a Apple queria inaugurar duas Retail Stores no Brasil, uma no Rio e outra em SP, mais especificamente no Iguatemi JK e no Barra Shopping. Minha pergunta é: essas informações procedem? Quem souber pelo menos algo sobre isso, me ajude a entender, pois os funcionários da TIM sabem vende um iPad melhor do que um funcionário de uma Premium Reseller que seja. Até nas grandes lojas, como Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza, o atendimento é mais simpático e lá os funcionários não são treinados para vender Apple, eles vendem de tudo, de Batedeira a Televisores de 70" com 3D e sei lá quantos recursos. Mas mesmo assim me sinto mais confortável em uma megastore do que nessas Premium Resellers.

Abs. a todos e quem puder ajudar a esclarecer esse assunto, será bem legal!

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eu fui na iStore aqui de belem do para e a moca que me atendeu nunca ria, seria sempre.

E quem vai numa loja da Apple quer se sentir em casa, degustar o produto, mesmo sem querer comprá-lo, esse é o espírito.

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Gustavo, não sei nada sobre isso. A única coisa que li foi o Steve Jobs falando pro Governador do Rio que enquanto o Brasil tivesse taxas absurdas de importação, nada feito.

Agora, em geral pro que está sendo comentado: hahaha... gente, também, né... por favor... reclamar que alguém está sério, ou porque as lojas disponíveis no Brasil não se assemelham à uma Apple Store de fato, é meio risível. Eu sou da seguinte opinião: se vou numa loja com dúvidas, o mínimo que quero do atendimento são respostas precisas às minhas perguntas. Se vier bônus: atendente extremamente amigável, convite para dia de ofertas fechadas, etc, isso é muito apreciado. Porém não preciso nada além de respeito e informação confiável. As Apple Stores que frequento sempre são: West 14th Street, UWS, 5th Avenue, e as vezes a do So-ho - todas em NYC onde realmente resido. A primeira da lista efetuou um reparo uma vez, e o prazo de 7 dias foi comprido em 1 dia. Na 5th Ave eu fui várias vezes trocar fones de iPod que sempre soltavam as borrachas antes de um ano. Te contar: todas são muito boas, mas já recebi atendimento de pessoas que não estavam muito afim de trabalhar. Acontece em todos os lugares. No entanto, ninguém nunca foi mal educado. Ah... quer dizer: uma vez um Genius me deu um pouco mais de "trabalho", querendo fazer de conta que uma das reclamações que eu tinha não era de fato um problema. Sei que não levou muito para eu faze-lo entender que não arredaria pé até ter aquilo solucionado. Ele também fez uma coisa que me irritou demais: metia o dedo na tela e deixava digitais. Os designers deste fórum provavelmente me entendem, e sabem bem como isso é um grande ERRO e quase lei para artistas que usam informática para trabalhar. Me irritou demais... a primeira eu limpei na cara dele, a segunda eu aguentei, a terceira eu falei: vc pode por gentileza não tocar na tela? Depois quando veio a pesquisa sobre o atendimento, eu soltei o verbo. Como podem ver, nem na própria Apple Store vc está livre de algum atendimento meia boca. Mas em geral, eles são ótimos, prestativos e muito amigáveis. Alguns eu já conheço de nome, e olha que eu não sou um Gustavo que vai lá e torra o cartão e sai de sacola cheia sempre.

Acho que todos aqui que são desrespeitados ou/e são atendidos com meia informação deveriam reclamar. Agora procurar pelo em ovo, ou tratar a situação como se estivessem entrando em um templo religioso... ahahah... aí já é puxar um pouco demais. No caso do GPinzegher ele está coberto de razões. Mas cuidado com algumas espectativas em relações a vendedores que nem propriamente treinados são. Acho que a reclamação tem que na maioria das vezes ser com quem está no topo, e não embaixo.

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Gustavo, não sei nada sobre isso. A única coisa que li foi o Steve Jobs falando pro Governador do Rio que enquanto o Brasil tivesse taxas absurdas de importação, nada feito.

Agora, em geral pro que está sendo comentado: hahaha... gente, também, né... por favor... reclamar que alguém está sério, ou porque as lojas disponíveis no Brasil não se assemelham à uma Apple Store de fato, é meio risível. Eu sou da seguinte opinião: se vou numa loja com dúvidas, o mínimo que quero do atendimento são respostas precisas às minhas perguntas. Se vier bônus: atendente extremamente amigável, convite para dia de ofertas fechadas, etc, isso é muito apreciado. Porém não preciso nada além de respeito e informação confiável. As Apple Stores que frequento sempre são: West 14th Street, UWS, 5th Avenue, e as vezes a do So-ho - todas em NYC onde realmente resido. A primeira da lista efetuou um reparo uma vez, e o prazo de 7 dias foi comprido em 1 dia. Na 5th Ave eu fui várias vezes trocar fones de iPod que sempre soltavam as borrachas antes de um ano. Te contar: todas são muito boas, mas já recebi atendimento de pessoas que não estavam muito afim de trabalhar. Acontece em todos os lugares. No entanto, ninguém nunca foi mal educado. Ah... quer dizer: uma vez um Genius me deu um pouco mais de "trabalho", querendo fazer de conta que uma das reclamações que eu tinha não era de fato um problema. Sei que não levou muito para eu faze-lo entender que não arredaria pé até ter aquilo solucionado. Ele também fez uma coisa que me irritou demais: metia o dedo na tela e deixava digitais. Os designers deste fórum provavelmente me entendem, e sabem bem como isso é um grande ERRO e quase lei para artistas que usam informática para trabalhar. Me irritou demais... a primeira eu limpei na cara dele, a segunda eu aguentei, a terceira eu falei: vc pode por gentileza não tocar na tela? Depois quando veio a pesquisa sobre o atendimento, eu soltei o verbo. Como podem ver, nem na própria Apple Store vc está livre de algum atendimento meia boca. Mas em geral, eles são ótimos, prestativos e muito amigáveis. Alguns eu já conheço de nome, e olha que eu não sou um Gustavo que vai lá e torra o cartão e sai de sacola cheia sempre.

Acho que todos aqui que são desrespeitados ou/e são atendidos com meia informação deveriam reclamar. Agora procurar pelo em ovo, ou tratar a situação como se estivessem entrando em um templo religioso... ahahah... aí já é puxar um pouco demais. No caso do GPinzegher ele está coberto de razões. Mas cuidado com algumas espectativas em relações a vendedores que nem propriamente treinados são. Acho que a reclamação tem que na maioria das vezes ser com quem está no topo, e não embaixo.

apenas achei a vendedora seria, mas depende do que a pessoa ta passando naquele momento, eles tambem sao humanos

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apenas achei a vendedora seria, mas depende do que a pessoa ta passando naquele momento, eles tambem sao humanos

Sem dúvidas, as pessoas podem estar com problemas de família, mas isso não vem ao caso. O que ocorre é que não há preparo dos vendedores, eles não sabem o produto que estão vendendo. Todos os anos vou a uma Vinoteca em Mendoza, Argentina. Lá, sempre sou atendido pelo Somellier que me explica cada garrafa, de onde vem a uva, quem é o enólogo, depois de degustado, decido ou não pela garrafa. Faz três anos que vou a esta loja e sempre sou atendido pelo mesmo Somellier que se dá ao trabalho de anotar os vinhos que eu compro e no ano seguinte me pergunta qual a impressão de cada um. É uma loja pequena, algo em torno de 40m2, mas que o vendedor conhece o produto que vende. No tópico fica claro em todos os relatos: seja a a2you, iPlace, iTown... os vendedores são treinados para vender e dar lucro à dona do ponto comercial, um funcionário muitas vezes é o "cabeça" da loja e tem a missão de treinar outros vendedores. Há casos de vendedores que nem sabem o que diferencia um MacBook e um Notebook comum. Sabem que é mais bonito, que não usa Windows, mas fica nisso. Fico triste em ver que não há preparo de fato e que temos lojas que têm a marca da Apple, mas a qualidade é de quinta categoria. Realmente é uma pena.

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O shopping JK esta atraindo muitas lojas extrangeiras que nao existem no brasil, se nao me engano ja sao 3 lojas abertas la.

Nao me surpreendo nenhum pouco se abrir uma Apple store la, é um ambiente perfeito que a apple adora, mas infeluzmente nunca vi nenhuma obra secreta, e nenhum rumor desse tipo.

Alem disso o shopping tem o estilo Apple :P

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Em linhas gerais: A pessoa que te atendeu é somente um vendedor, somente isso. Há profissionais bem treinados/cabaritados para venda e com perfil técnico, mas no no caso não fora este.

Neste caso, apenas daria a resposta a pessoa: Se há tanto dano em você querer aprender algo novo, que não sabe, desculpe, não efetuo mais compras aqui.

Para evitar este, sempre que vou na Fast Shop, Casas Bahia, etc. etc., somente solicito o item, compro e de boa. Se o vendedor puxa papo, converso, etc., mas se começa a ter este, corto a palavra e saio da loja.

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O shopping JK esta atraindo muitas lojas extrangeiras que nao existem no brasil, se nao me engano ja sao 3 lojas abertas la.

Nao me surpreendo nenhum pouco se abrir uma Apple store la, é um ambiente perfeito que a apple adora, mas infeluzmente nunca vi nenhuma obra secreta, e nenhum rumor desse tipo.

Alem disso o shopping tem o estilo Apple :P

Realmente faz alguns meses que não visito um Shopping em SP, primeiro porque detesto ir até um Shopping, segundo porque não tenho paciência e terceiro porque segundo os meus familiares sou uma pessoa de 80 anos no corpo dum guri de 28. Mas enfim, meu irmão mora em SP e fala muito bem do JK e disse exatamente isso que tu falou: o Shopping tem espírito de Apple, ele respira modernidade! Mas infelizmente estamos atrasados já há 5 anos, pelo menos. Desde o lançamento dos iPhones, que não podiam ser vendidos pelo Varejo, só pelas operadoras, é que o atraso começou. Parte dessa culpa é da própria Apple Brasil, que como um colega disse, é formada não 100% pelo capital da Apple US e sim parte pela Apple US, parte por capital brasileiro, logo, a abertura de uma Retail Store em, digamos, 10 anos, será uma boa surpresa. Em Santiago do Chile, onde os lançamentos chegam antes, onde o país é mais organizado, a economia estável e carga tributária mínima não há, sem contar que o consumo do Chileno é voraz, eles gostam de gastar dinheiro e mesmo assim não se endividam, o que esperar, hoje, do Brasil?

Em linhas gerais: A pessoa que te atendeu é somente um vendedor, somente isso. Há profissionais bem treinados/cabaritados para venda e com perfil técnico, mas no no caso não fora este.

Neste caso, apenas daria a resposta a pessoa: Se há tanto dano em você querer aprender algo novo, que não sabe, desculpe, não efetuo mais compras aqui.

Para evitar este, sempre que vou na Fast Shop, Casas Bahia, etc. etc., somente solicito o item, compro e de boa. Se o vendedor puxa papo, converso, etc., mas se começa a ter este, corto a palavra e saio da loja.

Olá dan_erick

Sem dúvidas que é um vendedor, mas quando um vendedor de uma loja fala comigo eu estou falando com um representante da loja. Para muita gente, ir na iPlace significa ir numa loja oficial da Apple e o vendedor que está ali é vendedor oficial da Apple, como de uma Retail Store. Esse é o problema, também, fora os demais narrados.

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Sim. O pagamento à vista na Fast Shop dá sempre um bom desconto. O Novo iPad, no dia do lançamento, por exemplo, consegui R$200,00 de desconto no modelo de 64GB sem Wi-Fi, exatos 10%.

Interessante, Gustavo. Conte-nos mais sobre esse modelo de iPad.

[brinks]

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Interessante, Gustavo. Conte-nos mais sobre esse modelo de iPad.

[brinks]

Sem Wi-Fi era com 50% de desconto. hehehe Valeu pelo toque!!

Abs. cara

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O shopping JK esta atraindo muitas lojas extrangeiras que nao existem no brasil, se nao me engano ja sao 3 lojas abertas la.

Nao me surpreendo nenhum pouco se abrir uma Apple store la, é um ambiente perfeito que a apple adora, mas infeluzmente nunca vi nenhuma obra secreta, e nenhum rumor desse tipo.

Alem disso o shopping tem o estilo Apple :P

Nunca que abre uma Apple Store lá... Tem uma iPlace no JK. :( ... Trabalhei para o Grupo Herval e eles tem pretensão de abrir mais lojas em SP e em outros estados.

Editado por carolgoldenberg

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Nunca que abre uma Apple Store lá... Tem uma iPlace no JK. :( ... Trabalhei para o Grupo Herval e eles tem pretensão de abrir mais lojas em SP e em outros estados.

O Grupo Herval domina aqui o RS com a rede Quero-Quero e TaQi. Agora eles investiram pesado na iPlace, para piorar, o CEO da Apple Brasil foi para a Amazon Brasil e por aí vai. Uma Retail Store que fosse seria um passo gigantesco, mas não vai acontecer tão cedo, quer dizer, se é que um dia vai acontecer. Para mim a diferença seria quando eu vou a SP, mas esses dias estava na academia e ouvi o seguinte papo: nossa, a Loja da Apple do Iguatemi de Porto Alegre me fez sentir em NY. Não conheço NY, mas conheço a loja que ela mencionou, logo pensei, NY deve ser uma merda na cabeça dessa pessoa.

O Grupo Herval fala em 56 novas lojas em 2013, uma aqui na minha cidade, que só vai facilitar a minha vida se tiver uma AT, sim, ainda não há Shopping Center na minha cidade e queria que ficasse assim, mas teremos um Shopping e junto uma iPlace. Não sei se é atraso ou avanço, mas a falta de Retail Stores mantêm as Premium Resellers acomodadas, como dizendo, o caminho é nosso.

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A respeito do despreparo de alguns vendedores de APR eu realmente fico indignada quando escuto algo do tipo, os treinamentos que as APR recebem são diretamente com a Apple, é algo super dinâmico e gostoso...até mesmo os caixas, quando entram numa APR passam 1 semana na Apple fazendo treinamento, não só os caixas, todos dentro de uma APR, e diga-se de passagem essa 1 semana foi a melhor da minha vida, aprendemos muita coisa, saímos de lá com capacidade de ensinar tudo de Apple tanto para um idoso quanto para uma criança.

O que infelizmente acontece é que muitas vezes o vendedor não está nem ai para o produto que está vendendo e sim se o cliente vai comprar e ajudar na comissão no fim do mês.

Já tive de responder para colega de trabalho mais antiga que eu pelo menos umas 5 vezes num único dia, que o macbook pro não tinha entrada hdmi ( isso quando nao tinha é claro ) ... Enfim, nem todos os vendedores são vendedores ruins, porém como em todo lugar, sempre tem uma laranja podre.

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A respeito do despreparo de alguns vendedores de APR eu realmente fico indignada quando escuto algo do tipo, os treinamentos que as APR recebem são diretamente com a Apple, é algo super dinâmico e gostoso...até mesmo os caixas, quando entram numa APR passam 1 semana na Apple fazendo treinamento, não só os caixas, todos dentro de uma APR, e diga-se de passagem essa 1 semana foi a melhor da minha vida, aprendemos muita coisa, saímos de lá com capacidade de ensinar tudo de Apple tanto para um idoso quanto para uma criança.

O que infelizmente acontece é que muitas vezes o vendedor não está nem ai para o produto que está vendendo e sim se o cliente vai comprar e ajudar na comissão no fim do mês.

Já tive de responder para colega de trabalho mais antiga que eu pelo menos umas 5 vezes num único dia, que o macbook pro não tinha entrada hdmi ( isso quando nao tinha é claro ) ... Enfim, nem todos os vendedores são vendedores ruins, porém como em todo lugar, sempre tem uma laranja podre.

O problema é que uma laranja podre contamina a do lado. Outro ponto, tu estás em SP e uma loja do RS não tem a mesma qualidade de atendimento de uma loja de SP e quiçá tenha, um franqueado aqui dificilmente mandaria toda a equipe para ser treinada em SP. Talvez a primeira equipe, os demais seriam treinados por bons vendedores de outras franquias. Te digo isso por prática dentro da justiça do trabalho com duas grandes marcas que têm lojas próprias em SP. Numa delas, mandaram o cara para a fábrica em Dresden, Alemanha, e não mandaram ele com grana suficiente e ainda por cima descontaram absurdos dele. A função dele seria ser justamente treinador aqui na fábrica que ficaria em SJC, não sei se foi instalada. Se tratava de um engenheiro, formad pelo ITA, fluente em 5 idiomas, que estava trabalhando na Foxconn (Dell) e recebeu essa proposta dos sonhos. O sonho acabou em três meses, quando foi demitido. Até hoje sei que o processo não terminou, voltei para o RS em 2009 e hoje esse rapaz trabalha numa outra empresa, no Vale do Silício e como não sou mais o advogado dele, ficamos amigos e sei que ele me disse que a empresa que ele está hoje é um lugar que ele se sente bem e não é massificado, adianto que não é a Apple. Ironicamente, o treinamento, a chave do sucesso é tido como perda de tempo. Bastaria dizer, vocês têm duas semanas para ler o manual dos produtos e fazer uma provinha on line, sobre qual a diferença dum MacBook com GPU e outro sem, como funciona os Upgrades, como e de que forma se perde a garantia. Essas informações são desconhecidas por muitos vendedores. O atendendente da Ripley, em Santiago do Chile, não soube me dizer se eles faziam atualização e instalação de hardware. Queria por SSD no meu MBW e a AT ficava no mesmo andar. Fui na AT, o cara olhou e disse: volta em 45 minutos. Ele iria fazer o Upgrade da DDR e ver sobre a possibilidade de instalação do SSD, pois estava muito barato, mas para moeu azar ele não tinha em estoque. Paciência. Mas o vendedor tem que responder a tudo e se não souber buscar alguém que saiba. O gerente da AT tinha uns 50 anos, o atendente da Ripley tinha uns 25, por aí. Como no Chile não há Retail Stores também... sabem como é!

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O problema é que uma laranja podre contamina a do lado. Outro ponto, tu estás em SP e uma loja do RS não tem a mesma qualidade de atendimento de uma loja de SP e quiçá tenha, um franqueado aqui dificilmente mandaria toda a equipe para ser treinada em SP. Talvez a primeira equipe, os demais seriam treinados por bons vendedores de outras franquias. Te digo isso por prática dentro da justiça do trabalho com duas grandes marcas que têm lojas próprias em SP. Numa delas, mandaram o cara para a fábrica em Dresden, Alemanha, e não mandaram ele com grana suficiente e ainda por cima descontaram absurdos dele. A função dele seria ser justamente treinador aqui na fábrica que ficaria em SJC, não sei se foi instalada. Se tratava de um engenheiro, formad pelo ITA, fluente em 5 idiomas, que estava trabalhando na Foxconn (Dell) e recebeu essa proposta dos sonhos. O sonho acabou em três meses, quando foi demitido. Até hoje sei que o processo não terminou, voltei para o RS em 2009 e hoje esse rapaz trabalha numa outra empresa, no Vale do Silício e como não sou mais o advogado dele, ficamos amigos e sei que ele me disse que a empresa que ele está hoje é um lugar que ele se sente bem e não é massificado, adianto que não é a Apple. Ironicamente, o treinamento, a chave do sucesso é tido como perda de tempo. Bastaria dizer, vocês têm duas semanas para ler o manual dos produtos e fazer uma provinha on line, sobre qual a diferença dum MacBook com GPU e outro sem, como funciona os Upgrades, como e de que forma se perde a garantia. Essas informações são desconhecidas por muitos vendedores. O atendendente da Ripley, em Santiago do Chile, não soube me dizer se eles faziam atualização e instalação de hardware. Queria por SSD no meu MBW e a AT ficava no mesmo andar. Fui na AT, o cara olhou e disse: volta em 45 minutos. Ele iria fazer o Upgrade da DDR e ver sobre a possibilidade de instalação do SSD, pois estava muito barato, mas para moeu azar ele não tinha em estoque. Paciência. Mas o vendedor tem que responder a tudo e se não souber buscar alguém que saiba. O gerente da AT tinha uns 50 anos, o atendente da Ripley tinha uns 25, por aí. Como no Chile não há Retail Stores também... sabem como é!

No caso de APR fora de Sp o treinamento continua sendo presencial com os treinadores da Apple, eles vao até a cidade, se eu nao me engano os últimos treinamentos fora de Sp foram por video conferencia.

Sim concordo com você, se o vendedor nao sabe ele tem que buscar a resposta, nao adianta ele virar para o cliente e inventar uma resposta, mas enfim, enquanto isso ficamos sofrendo a falta de uma Retail Store

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No caso de APR fora de Sp o treinamento continua sendo presencial com os treinadores da Apple, eles vao até a cidade, se eu nao me engano os últimos treinamentos fora de Sp foram por video conferencia.

Sim concordo com você, se o vendedor nao sabe ele tem que buscar a resposta, nao adianta ele virar para o cliente e inventar uma resposta, mas enfim, enquanto isso ficamos sofrendo a falta de uma Retail Store

E pelo contrato com o grupo Fast Shop, não teremos uma tão cedo. Vai ser o mesmo que se passou com a venda de iPhones diretamente pela Apple Store. É até conveniente para a Apple, já que tem os seus consumidores do varejo e da Apple Store e só se incomoda com quem ompra na Apple Store on line. A questão é: uma Retail Store não daria o direito da Apple fazer o que faz nos EUA, como a Política de Vendas com prazo de devolução de 14 dias e por aí vai. Teria de se adequar ao varejo e enfrentar a concorrência de redes que oferecem descontos a qualquer preço. Do aspecto de mercado, a Apple até faz bem, pois pensa apenas nos riscos de um alto investimento cujo consumidor ainda não está preparado.

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Nunca que abre uma Apple Store lá... Tem uma iPlace no JK. :( ... Trabalhei para o Grupo Herval e eles tem pretensão de abrir mais lojas em SP e em outros estados.

Ah verdade, agora que voce me falou lembrei que tem mesmo, tanto que quando fui tinha um garoto de uns 7 anos comprando um macbook pro e ficando na duvida de qual bumper comprar, isso é inesquecivel...

Realmente é uma droga, tudo nesse pais é mafia, cartel.

Vamos deixar de ganhar uma Apple store so por causa dessas lojas sangue-sugas. Concorrencia é algo que nao existe aqui, eles nao aceitam e fazem contratos de longos periodos e extremamente fortes, afirmando que as exclusividades sao todas deles.

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Ah verdade, agora que voce me falou lembrei que tem mesmo, tanto que quando fui tinha um garoto de uns 7 anos comprando um macbook pro e ficando na duvida de qual bumper comprar, isso é inesquecivel...

Realmente é uma droga, tudo nesse pais é mafia, cartel.

Vamos deixar de ganhar uma Apple store so por causa dessas lojas sangue-sugas. Concorrencia é algo que nao existe aqui, eles nao aceitam e fazem contratos de longos periodos e extremamente fortes, afirmando que as exclusividades sao todas deles.

Só um detalhe. Não se pode garantir que o público brasileiro ganharia algo com uma Retail Store, o que se pode ter em mente é que isso só vai ocorrer depois que for quebrado o acerto da Apple com todas as redes de varejo. Esse famoso "tabelamento" dos preços coloca apenas um perdedor na jogada: o consumidor. Fnac, Fast, Extra, Ponto Frio... todas, ótimas lojas, já ia esquecendo da Saraiva. Todas lojas com uma variedade de produtos e serviços, mas todas com uma coisa em comum: não são lojas padronizadas para a comercialização de produtos da Apple. Eu tenho que entrar numa revenda, comprar um iPad e sair de lá com todos os acessórios disponíveis, se eu quiser comprá-los, claro e, mais, com as mesmas condições de venda e garantia de todas as Retail Stores no mundo e contar com um atendimento personalizado e preciso. Por mais bem treinados que os atendentes das Premium Resellers sejam, eles não são funcionários da Apple, a motivação deles, como bem disse a Carol, é em ganharem a bendita comissão, pois o que está em jogo é o emprego deles, não a satisfação do consumidor. Por isso que as lojas via internet fazem tanto sucesso, em especial em países em desenvolvimento. Estamos diante de uma verdade inconveniente.

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Pessoal, felizmente consegui entrar em contato com a Apple US e eles me atenderam MUITO bem. Infelizmente não posso citar nomes. Enviei um email pra lá, me responderam querendo mais informações referente ao ocorrido. Como demorei para responder o email 1 dia após o email recebido por eles me ligaram de Palo Alto. Fiquei por voltar de 8 minutos no telefone.

Me informaram que isto será investigado pela Apple, para ter mais qualidade em atendimento nas Premium Resellers, e que eles só não poderiam continuar me informando sobre as ações tomadas.

Voltei a loja da a2YOU uma semana após o ocorrido e fui falar com o gerente da loja. Informei que não o procurei da outra vez pois fiquei bastante constrangido e estressado com a situação, e que não queria descontar esse problema em cima do gerente, pois eu poderia ser rude e grosso.

O gerente viu a minha reclamação no SAC da FastShop e a reclamação aqui contida.

Acredito que alguma ação será tomada para esse péssimo atendimento, e que não apenas com o funcionário deste caso, todos pode receber mais treinamento.

Qualquer pessoa que passar por este problema: vá conversar com o gerente da loja. Não discuta. Ligue no SAC da Fast Shop e reclame. Entre em contato com a Apple US para notificar o ocorrido. Fico a disposição para qualquer ajuda com contatos da Apple US.

Agradeço a atenção de todos!!

Te passei uma DM com as instruções de como proceder.

Abraços!

Cara, consegui o contato com Apple US, retornei a loja e parece que foi tudo bem encaminhado. Há mais detalhes no meu ultimo comentario aqui.

Obrigado por toda a ajuda!!

Abraços

Editado por GPinzegher

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      O mouse é uma porcaria... primeiro que é um parto fazer ele conectar toda vez, tem que ficar ligando, desligando, clicando, mexendo ai uma hora ele conecta, já coloquei pilhas super novas e confiáveis e não melhorou nada, sem contar que parece que ele sofre interferência de tudo quanto é aparelho. Mas já tentei desligar e afastar tudo que é equipamento e mesmo assim ele não é 100%... Ligar o MacBook Pro em monitor externo então é impossível.. O mouse praticamente para, fica totalmente, completamente, 100% horrível e inutilizável.. Comprei o mouse com o intuito de ligar o MacBook Pro em um monitor externo para fazer edição de fotos e arquivos vetorizados mas é impossível não tem precisão nenhuma, a sensação que se tem é que tem que ficar brigando com o mouse e adivinhar aonde vai parar o cursos dele, pq precisão não tem nenhuma. Já tentei diversos app`s e coisas que dizem melhorar isso e aquilo mas nada resolveu, agora estou utilizando ele diretamente no MacBook Pro e fica um pouco melhor, agora tentar conectar ele com o monitor externo é uma piada!!!!
      Alguém já quase jogo ele na parede, pisou em cima, passou com o carro em cima e jogou na privada e deu descarga mas na última hora teve alguma solução salvadora para conseguir fazer ele ficar bom em monitor externo???? Não aguento mais essa porcaria!!! Já li, reli, estudei milhares de foruns, suportes, apps e coisas do tipo e nada absolutamente nada resolve o problema de tentar ligar ele em monitor externo, já testei em mais de um monitor e também não resolveu, a assistência da apple diz que é assim mesmo e não tem o que fazer, não trocam pq é assim mesmo e bla bla bla..
      Alguma última sugestão para um caso de extrema raiva e despero??? Se não juro por deus que vou fazer questão de martelar tanto essa porcaria filmar tudo e colocar no youtube, pq isso não é um mouse é uma carroça!!!
    • Por Adriano Arruguetti
      De uns tempos pra cá, o trackpad do meu MacBook anda pouco responsivo. Eu aperto, aperto, aperto e nada. Comecei a usar um pouco mais de força, mas agora nem assim ele anda respondendo, o clique falha na maioria das vezes! Eu tenho um MacBook Pro de 15 de 2009, e reparei que os trackpads dos mais novos precisam de bem menos força pra fazer o clique.
      Existe alguma coisa que eu possa fazer (sei lá, "recalibrar" o trackpad) ou vou ter que mandar trocar? E se precisar mesmo trocar, vocês sabem se é muito caro? Tudo menos ligar aquele tap to click. Não dá, não consigo usar o Mac sem clicar de verdade! Haha
    • Por Paulo Castro
      Quero contar pra vocês algo que aconteceu comigo e como a Apple conduziu o caso. Confesso que fiquei surpreso em ver uma empresa respeitar o consumidor brasileiro dessa forma. Somos tão acostumados com em ver abusos das grandes empresas que, quando uma age de forma diferente, merece todo reconhecimento, de forma a servir de exemplo para todos.
      No final de 2009 adquiri no Brasil um MacBook white, late 2009. Ótima máquina. Em seguida, adquiri a AppleCare nos EUA para ele. Usei o computador normalmente até apresentar, em outubro de 2011, os primeiros problemas. Levei pra assistência e trocaram o teclado, a bottom case e a top case. Na época argumentaram que o problema de bateria e magsafe alegado por mim seria um mau-contato causado por sujeira no conector. Aceitei a alegação meio desconfiado, mas recebi a máquina.
      Em abril de 2012, ainda na vigência da AppleCare, voltou a apresentar problemas, a bateria esquentava absurdamente e o computador travava, so reiniciando se efetuado uma nova instalação do OS. Levei para a assistência e foi então que os problemas começaram. Alegaram que o problema da máquina estava no HD e memórias (peças exaustivamente testadas por mim antes de levar a máquina) e que a bateria não estava mais retendo carga. Como o HD e as memórias não eram as originais (substituídas seguindo o manual de instrução) informei que levaria as peças originais para que testassem novamente e que eles poderiam proceder com a troca da bateria via AppleCare.
      Nesse momento a assistência informou que a bateria não seria coberta pela garantia, e que eu teria que pagar o serviço e a peça à parte. Calmamente solicitei que eles revisassem os termos da garantia, pois eu tinha certeza de que o item estava coberto. Em vão. Em 18 dias me ligaram mais 2 vezes afirmando que o item não estava coberto e que se eu quisesse realizar o reparo deveria pagar. Infelizmente, foi aqui que a Apple pecou, ao credenciar uma assistência que, claramente, não tinha condições de representar a marca.
      Já irritado com a situação e a insistência da autorizada em querer que eu pagasse por um reparo gratuito, enviei um e-mail com o print do termo de garantia para eles. Só então resolveram dar prosseguimento, mas a essa altura já haviam passados 23 dias dos 30 garantidos pela legislação para o reparo. Foi então que informei que não aceitaria mais a máquina caso o reparo não fosse efetuado no prazo, principalmente pela tentativa de lesão deles. Adivinhem só, 42 dias depois e nada do reparo ser efetuado. Tamanho o despreparo da respectiva assistência que depois, já tratando diretamente com a Apple, descobri que fizeram a solicitação da peça faltando apenas 2 dias para o fim do prazo.
      Estourado o prazo, entrei em contato diretamente com a Apple, buscando resolver o problema administrativamente, pois, apesar de ser advogado, não queria ter que me desgastar com um processo judicial.
      No primeiro contato, me passaram para o atendimento avançado, expliquei o caso e me deram duas opções: esperar o reparo ou escalar o problema pro setor de relacionamento com o consumidor. Pedi para escalar, pois já não confiava mais na assistência técnica e no que eles poderiam fazer com minha máquina que viesse a invalidar minha garantia no futuro (ativar o sensor de umidade, por exemplo). Me deram o prazo de 7 dias úteis.
      Na tarde do sétimo dia recebi uma ligação da Apple solicitando mais informações sobre o ocorrido. Relatei e me pediram 48 horas para apresentarem uma solução. Foi então que 24 horas depois recebi a ligação informando que a Apple trocaria meu MacBook White (Late 2009) por uma nova máquina, equivalente. No caso, hoje é o MacBook Pro (mid 2012) de entrada. Além disso, reembolsariam o valor proporcional ao periodo restande da garantia AppleCare. A nova máquina viria com garantia de 1 ano e a possibilidade de contratar nova AppleCare. Final feliz!
      Notem que a Apple não fez nenhum favor ao consumidor, apenas cumpriu a legislação e resolveu o problema sem que eu fosse obrigado a recorrer ao judiciário. É justamente esse comportamento da empresa que eu venho parabenizar, pois se todas agissem assim, não teríamos essa sobrecarga de processos acumulados nos juizados especiais do consumidor Brasil afora. Depois disso, certamente a empresa garantiu uma fidelidade minha, que priorizarei sempre pelos seus produtos, e de muitos que conhecerão meu caso.
      Parabéns Apple, que as outras empresas sigam esse exemplo.
      Paulo Castro
      P.S.: não citei o nome da assistência, pois meu objetivo não é de denegrir, mas apenas relatar meu caso. Não falarei minha cidade pois aqui só tem uma assistência e isso seria o mesmo que falar o nome dela. Rsrsrs.
    • Por GPinzegher
      Pessoal,
      Desde ontem, 07/05/2012, estou tentando entrar em contato pelo suporte telefonico da Apple Brasil (0800 761 0880) e não tenho o atendimento. Na ura escolho a opção 3 (Suporte para iPhone) e depois fico na fila de espera por muito tempo. Ontem fiquei quase 1 hora aguardando atendimento até que a ligação caiu.
      Vocês sabem se está ocorrendo algum problema para não ter atendimento?
      Tive problemas com uma autorizada da Apple aqui em São Paulo (meu carregador novo do iPhone 4S estragou na segunda vez de uso e me trocaram por um carregador usado, todo riscado e meio amassado) e preciso deste contato.
      Obrigado pela atenção!
    • Por Ian Haudenschild
      PROBLEMA:
      Comprei a duas semanas atras um Apple TV na loja A2you do Shopping Higienopolis, aqui de São Paulo. Pois queria ligar meu macbook a TV, para ver fotos e ouvir musica; e assitir a filmes pela minha conta do netflix.
      Chegando em casa, instalei ele corretamente, funcionou sem nenhum problema. Fiz todos as ajustes corretamente.Quando tentei reproduzir conteudos; começando pelo Netflix; recebi a seguinte mensagem, logo após o filme terminar de carregar um pouco de buffer: "Este conteudo requer HDCP pare ser reproduzido" e abaixo "Este cabo HDMI é incompativel, ou sua HDTV não possui uma entrada HDMI compativel com HDCP"; testei o Vimeo, a mesma mensagem aparecia, o Itunes idem; os unicos conteudos que funcionavam eram: As Rádios / O You Tube / Trailers do Itunes. Logo pensei que fosse algum detalhe de configuração.
      TENTATIVAS DE SOLUÇÃO:
      Procurei no manual online no site da Apple, e achei a seguinte pagina: http://support.apple.com/kb/HT4428
      Dessa forma, religuei e liguei, troquei as configurações de video; comprei outras opções de cabo; testei meu cabo em outros Apple Tvs, e funcionou normalmente. Os cabos novos, que na loja que eu comprei funcionaram no apple TV normalmente; no meu Apple TV davam o mesmo erro.
      Ok, descobri que não se tratava do cabo.
      A TV será que tem realmente esse tal de HDCP? Chequei o manual dela; e ele afirma que tem. (Uma Sansung série 4 Model Code: LN26B450C4MXZD)
      Fui pesquisar mais na internet sobre o que era o HDCP (High Definition copy protection) http://pt.wikipedia.org/wiki/HDCP.
      Entendi que se tratava de algo complexo; uma criptografia totalmente digital entre o processador do Apple TV e da TV. E se esses não falassem exatamente a mesma coisa; não funcionaria. E tambem uma tecnologia ruim; que complica a vida de MUITA gente.
      Pedi arrego. Voltei a loja, que comprei para receber a assistencia adequada. Levei comigo meu cabo HDMI, só por via das dúvidas.
      Testamos o meu Apple TV, com o meu cabo; na TV deles, uma samsung tambem, mais da linha popular, mais simples possivel.
      Fomos até a Fast Shop, que tinha outros televisores; testamos em Samsungs, série 5, 6 e 8. Em todas funcionou perfeitamente, com as mesmissimas configurações aqui de casa.
      Achei que pudesse ser o ano de fabricação da TV, a minha foi comprada a 3 anos. Fui a um amigo, que tem uma série 3, comprada a 5 anos atrás, e funcionou normalmente tambem.
      TENTATIVAS EXTREMAS DE SOLUÇÃO:
      Nesse ponto, eu desisti totalmente, resolvi apelar para a Apple Care; liguei, e depois de me mandarem refazer TUDO que eu já tinha feito anteriormente; fui transferido ao suporte avançado; que foi muito atencioso, entendeu o problema; e em pouco tempo afirmou que depois de tudo que eu havia feito; ele não tinha conhecimento suficiente para me ajudar, e o caso teria que ser encaminhado para a Engenharia de Cuppertino. Ok.
      Ele redigiu meu caso, em ingles; e enviou, passou uma semana inteira; e recebi a seguinte resposta:
      "Boa Tarde Ian
      eu acabei de receber a resposta da Engenharia
      e a resposta que recebi foi a seguinte :
      " If all of the steps HT4428 have been performed, and the Apple TV is functioning correctly with other TV models then the customer should be directed to the manufacturer of the TV for further assistance. "
      Ou seja, mesmo informado a engenharia que você não aceitaria a resposta de que é algum conflito com sua TV, a palavra final deles foi essa.
      o produto está funcionando perfeitamente, porém só com está tv não funciona, então a engenharia não nos deu nenhuma outra escolha como substituição do produto ou a devolução do mesmo.
      infelizmente ian terei que encerrar o caso, mas se precisar de alguma informação ou caso queira que eu faça intermédio de algum pedido para a Apple estou a disposição .
      Obrigado
       Douglas Moreira
      AppleCare Brazil Senior Support
      dsantanamoreira@apple.com"
      Dessa forma fiquei. Sem poder estornar a compra; sem poder ter assitencia técnica, pois afinal parece que o Apple TV não tem nenhum problema. E botaram a culpa na minha TV.
      O que é muito estranho, pois ela funciona perfeitamente com vários dispositivos HDMI, eu atualizei o firmwire dela para ultima versão disponivel. Ela não deveria ser um problema. Fiquei pensando se deveria contatar a Samsung; mais acredito que além do tecnico não ter capacidade para resolver o dito problema, ele vai me dizer que o problema é com o Apple TV, que fala numa linguagem especifica; que esse modelo em especifico não consegue se comunicar.
      Tentei várias assitencias técnicas especializadas em Macs, como a MacFix, e a CadTec; ambas não tem tecnicos especializados em Apple Tvs, e depois de muito conversar com os tecnicos; concluimos que eles tambem nunca ouviram falar do problema e não entendem nada de Unix, ou da programação base do Apple TV, para tentar arrumar problemas de criptografia.
      Dessa forma, concluo:
      Apple, eu te amo, tenho produtos incriveis; mais você criou um set-up-box que é incompativel com alguns modelos super especificos de TVs; daqueles problemas 1 em um milhão; por ser tão raro, vocês ainda não restrearam o problema, e não conseguem dar a assitencia adequada ao cliente. E não colocam em nenhum lugar o aviso; "este produto pode ser incompativel com a sua TV; mesmo ela sendo normal"
      Que coisa mais triste viu. Se alguem já ouviu falar desse problema, ou tem alguma idéia; estou disposto a ouvir.
      Nessa pesquisa do google, mostra outras pessoas que tiveram esse mesmo problema:
      http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=hdcp+apple+tv&oq=HDCP+App&aq=0&aqi=g1&aql=&gs_sm=3&gs_upl=733l3975l0l4919l12l8l2l2l2l0l244l1781l0.1.7l14l0&gs_l=hp.3.0.0.733l3975l0l4919l12l8l2l2l2l0l244l1781l0j1j7l14l0.frgbld.&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=19ea9d429089fe9b&biw=1288&bih=706
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