Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer instalação limpa e recuperar dados pelo Time Machine


FabioZ

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Fiz uma instalação "suja" do Mountain Lion e meu MacBook Pro 2011 ficou lento para bootar, desligar e até apra abrir aplicativos. Li o tópico sobre a instalação limpa e tal, como criar o CD/PEN de boot etc, mas tenho algumas dúvidas. Resolvi fazer um tópico novo porque acho que sai um pouco fora do tópico da instalação de fato.

As questões são as seguintes:

- Se eu tenho o Mountain Lion com instalação suja e o Time Machine atualizado (uso uma Time Capsule de 2 TB), ao fazer a instalação "limpa" do ML perderei todos os meus dados (aplicativos, músicas, videos, fotos, documentos) do HD certo? No caso a instalação limpa vai formatar meu HD?

- Após instalar o ML, mesmo perdendo todos os dados que referi acima poderei recuperá-los pelo Time Machine? Ao fazer essa recuperação, não vou sobreescrever o ML "limpo" com a instalação "suja" no backup do Time Machine, ou somente os dados (apps, músicas, vídeos, fotos, docs) é que serão transferidos?

- Qual seria a melhor forma de "trazer" estes dados do Time Machine para o Mountain Lion recém instalado?

Obrigado pela ajuda e desculpe por alguma redundância de tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

acho que já existem tópicos semelhantes no fórum, dê uma pesquisada antes de postar.

Mas respondendo a sua pergunta:

Instalação limpa formata o HD sim e você perde tudo. Mas para isso serve o backup do Time Machine, para você ficar aliviado.

O problema da instalação limpa é que tu vai recuperar os dados "em pedaços", do seu backup. Dá um pouco mais de trabalho, mas garante o desempenho.

Após formatar o disco, e instalar o sistema, tu abre o menu do time machine segurando a tecla Option, que terá a opção de navegar em backups de outras máquinas(ou instalações anteriores do sistema)... navegue nos backups, e restaure apenas coisas importantes... tal como a pasta de Documentos, etc.

Tu nem precisa restaurar tudo de uma vez só. Pode ir restaurando aos poucos, conforme sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,

eu até vi outros tópicos, mas não respondiam exatamente, ao meu ver, a minha dúvida. E quanto aos aplicativos anteriormente instalados, as configurações pessoais do sistema como ficam?

Obrigado pela resposta.

Os aplicativos tu pode recuperar um a um... Já as configurações eu recomendo tu esquecer elas.

Se tu recuperar as configurações, não seria uma instalação limpa... chamamos de instalação limpa exatamente porque estamos abrindo mão da sujeira que o usuário fez no sistema anterior. E recuperar configurações "completas" seria a mesma coisa que recuperar essa sujeira. (se for fazer isso, mais fácil reinstalar usando o Time Machine)

Claro que se tu tiver conhecimento das pastas "ocultas" (Library, etc.), tu pode restaurar arquivos de configurações que quiser("parciais") sem recuperar o lixo. Mas eu acho mais fácil configurar de novo, do que fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a única solução para esta lentidão que surgiu após a instalação suja do ML é essa né (reinstalar do zero)? Não existe ferramenta alguma de limpeza do sistema como por exemplo aquela tal de MacKeeper ou o CCleaner for Mac que resolva?

Claro, sei que esta "filosofia" é meio "Windows way of life" e espero não ser apedrejado aqui.... :D

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a única solução para esta lentidão que surgiu após a instalação suja do ML é essa né (reinstalar do zero)? Não existe ferramenta alguma de limpeza do sistema como por exemplo aquela tal de MacKeeper ou o CCleaner for Mac que resolva?

Claro, sei que esta "filosofia" é meio "Windows way of life" e espero não ser apedrejado aqui.... :D

Obrigado.

o CCleaner não faz nada demais no OS X. Apenas libera um espaço temporário, e promove um ganho de velocidade temporário em aplicações específicas. Na minha opinião é uma perda de tempo.

Sinceramente, eu acho bem questionável aplicativos que oferecem melhora de performance em sistemas UNIX. Geralmente eles causam efeitos temporários, e vivem do efeito placebo que isso gera.

Claro que nada impede a existência de programas realmente bons no mercado.

Outros programas mais elaborados para Mac eu nunca usei. E não posso falar nada sobre eles.

O que eu posso dizer é que alguns programas, possuem ferramentas muito boas, e que podem trazer melhorias definitivas para o sistema. Mas pelo que sei, nada relacionado a performance, diretamente. (espaço em disco não é igual a performance, mas pode ajudar indiretamente)

Sou adepto da idéia de que só devemos instalar apenas o que realmente for necessário.

Se fizermos isso, dificilmente nossa máquina ficará entupida de lixo. (afinal, depois de desinstalar muitas vezes ficam "restos")

E para manutenção geral, existe a correção de permissões do utilitário de disco.

O que me parece uma boa idéia é sempre desinstalar programas através de desinstaladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que já existem tópicos semelhantes no fórum, dê uma pesquisada antes de postar.

Mas respondendo a sua pergunta:

Instalação limpa formata o HD sim e você perde tudo. Mas para isso serve o backup do Time Machine, para você ficar aliviado.

O problema da instalação limpa é que tu vai recuperar os dados "em pedaços", do seu backup. Dá um pouco mais de trabalho, mas garante o desempenho.

Após formatar o disco, e instalar o sistema, tu abre o menu do time machine segurando a tecla Option, que terá a opção de navegar em backups de outras máquinas(ou instalações anteriores do sistema)... navegue nos backups, e restaure apenas coisas importantes... tal como a pasta de Documentos, etc.

Tu nem precisa restaurar tudo de uma vez só. Pode ir restaurando aos poucos, conforme sua necessidade.

Também estava com esta mesma dúvida. Obrigado por responder! Mas aproveito para tirar mais algumas, ok?

-Eu formato normalmente, de forma limpa, uma nova cópia do Lion. ok.

-Depois de formatar e abrir o sistema, já com ele rodando (??) eu ligo o meu HD de backup onde o Time Machine fez o backup? Posso fazer isso? E ele vai dar/mostrar os antigos backups e posso somente escolher o que eu quero? Por exemplo pasta Documentos? Consigo também voltar tudo no meu iTunes tranquilamente? Não perco músicas, apps, nada?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estava com esta mesma dúvida. Obrigado por responder! Mas aproveito para tirar mais algumas, ok?

-Eu formato normalmente, de forma limpa, uma nova cópia do Lion. ok.

-Depois de formatar e abrir o sistema, já com ele rodando (??) eu ligo o meu HD de backup onde o Time Machine fez o backup? Posso fazer isso? E ele vai dar/mostrar os antigos backups e posso somente escolher o que eu quero? Por exemplo pasta Documentos? Consigo também voltar tudo no meu iTunes tranquilamente? Não perco músicas, apps, nada?

Obrigado!

É assim mesmo. Conecte no disco onde os backups são feitos , e clique no ícone do Time Machine lá no lado do relógio com a tecla Option. Haverá a opção de acessar Backups de outras máquinas.

E você recupera o que quiser na hora que quiser.

Porémm já ouvi pessoas reportarem problemas ao tentar recuperar a pasta do iTunes.

Caso isso aconteça, tu pode copiar manualmente a pasta do iTunes navegando no backup fora da interface do Time Machine.

Não irá perder nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Atenção para esse fato de ir recuperando aos poucos se vc deixa o seu time machine para fazer backup automaticamente!!!

No meu o TimeMachine simplesmente apareceu algo do Tipo Cleaning e saiu deletando o Backup antigo para colocar o novo.

Não sei se fiz algo de errado para acontecer isso.

Sobre recuperar fotos, itunes etc. é bem tranquilo. Basta vc navegar no seu HD externo até o local onde se encontra a pasta e colocá-la no mesmo local no seu ML limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...