Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Preços] Redação de Carta Aberta à Apple Computer Brasil Ltda.


Posts Recomendados

O 'programada' que qualifica a causa 'obsolescência' remete ao lançamento do iPad 3a. geração? Quer dizer, no dia do lançamento do iPad 3 estariam programando sua obsolescência para o lançamento do iPad 4a. ger.? Se for assim, a causa não faz sentido formal. Chamar de obsoleto hoje o iPad 3a. ger. só pode ser coisa de gente que não entende uma virgula de tecnologia.

Mas enfim, trata-se de uma noticia que parece estar sendo desconsiderada. Ainda bem, de um ponto de vista geral tb meio fora de propósito, no mínimo, a questão levantada, como se tivéssemos mais nada a fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 'programada' que qualifica a causa 'obsolescência' remete ao lançamento do iPad 3a. geração? Quer dizer, no dia do lançamento do iPad 3 estariam programando sua obsolescência para o lançamento do iPad 4a. ger.? Se for assim, a causa não faz sentido formal. Chamar de obsoleto hoje o iPad 3a. ger. só pode ser coisa de gente que não entende uma virgula de tecnologia.

Mas enfim, trata-se de uma noticia que parece estar sendo desconsiderada. Ainda bem, de um ponto de vista geral tb meio fora de propósito, no mínimo, a questão levantada, como se tivéssemos mais nada a fazer.

 

O que pode caber contra a Apple é uma Ação Popular, na forma da lei 4717/65, já que ela é beneficiária, ainda que indiretamente, de recursos públicos. Essa ação pode ser promovida por qualquer cidadão, bastando como prova o título de eleitor.

 

Essa ação contra a Apple, sobre o iPad, é uma Ação Comum, cujo objeto poderia ser tranquilamente o abuso a partir da lei do bem, mas o abuso argüido pelos Autores é outro, no caso, a obsolência programada.

 

Com toda a certeza, essa ação será julgada improcedente, pois a parte Autora carece de possibilidade jurídica do pedido, explicando: o lançamento de novos produtos faz parte dos segredos comerciais das empresas. Elas podem lançar quantos produtos quiserem, desde que respeitem as regras do CDC. O fato do iPad 3a geração haver sido descontinuado não tira dele a proteção outorgada pela Apple, como a garantia contratual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Gustavo, isso explica tudo. Obrigado pelo esclarecimento, mais uma vez sucinto

 

 

De nada meu caro. Só para explicar, a Ação Popular é um mecanismo que visa garantir a moralidade da aplicação dos recursos públicos. Eu não tenho, no momento, elementos necessários para promover uma Ação Popular contra a Apple, precisaria de pareceres, planilhas feitas por contabilistas e tudo mais. Se me fornecerem esses documentos, eu imediatamente proponho uma ação popular contra a Apple e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, argumentando a ilegalidade da concessão dos benefícios da Lei do Bem para a Apple.

 

Gostaria de dizer que a Ação Popular seria um mecanismo bastante interessante, mas que demandaria uma conjugação de esforços sem igual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como será a fixação de preços da Apple se o dólar tender a cair mais do que no presente, já que o iPad 5th Gen. deve chegar ao mercado brasileiro em Maio/Junho. O mesmo para os MacBooks e os novos iPhones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dolar deve cair mais, pois o governo vai tentar usar este mecanismo para deter um pouco a inflação, afinal, ano que vem tem eleição...

Não necessariamente. O objetivo é permitir que a exploração de petróleo volte a dar lucros para a Petrobras e que o crescimento do País seja de pelo menos 3%. A pouco estive no UY e o Real está valendo $8,60 contra $10,10 de Outubro. É uma diferença considerável. Ontem fiz um depósito no BROU e fiquei apavorado com a defasagem do Real. Perdi dinheiro indo até Rio Branco, pois se tivesse feito por WU, teria dado no mesmo.

Agora, falando de Apple, se o câmbio continuar a cair, quem sabe os preços já se reflitam nos próximos meses, pois agora a Apple está aumentando os seus lucros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o REal caiu muito aqui, o Dólar ficou estável e a inflação está em torno de 8% reais, mas com uma sensação bem mais baixa que os 5% do brasil.

 

Explico - no brasil, a impressão é de uma inflação de 100% ao ano, tudo que eu comprava subia 100% todo ano. Aqui, tudo que eu compro está praticamente com o mesmo preço, somente os onibus subiram uns 20%, o resto está estável e as vezes até mais barato. A salus com sabor passou de 40 para 42 no bar da esquina. A cerveja que era comprada a 8 meses atrás no super por 57 agora está em 60 ou 62, e por ai vai. Muito pouco para 8 meses indo para 9. A maionese que eu compro passou de uns 60 para 47 ou 57 dependendo do lugar. O vinho Traversa em caixa, custava 175 ou 185,  e hoje custa a mesma coisa, 8 meses e pouco depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Prezados,

 

Fomos consultados pela Redação do Jornal Estado de São Paulo sobre a Lei do Bem e a forma de barateamento que seria aplicada aos Smartphones. A matéria está neste link: http://blogs.estadao.com.br/link/lei-nao-basta-para-baratear-aparelhos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo menos houve um queda na linha dos MacBooks com retina display. Não é o ideal, ainda, mas é um avanço.

É para isso que precisamos da participação de mais e mais usuários. Não basta criticar os preços. Para que se possa criticar um preço abusivo devemos entender os meios pelos quais se chega até esse preço, para assim poder fazer as devidas críticas e apontamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virou notícia no Yahoo.

 

Opa! Que boa notícia, valeu sigma!

Posso garantir a todos que o movimento #AbusoApple, com a ajuda de todos vocês, vai ganhar ainda mais força com a WWDC'13, caso a Apple continue a "brincar" com a sua política de preços no Brasil.

 

Não está descartada uma nova coleta de assinaturas, com um novo modelo de carta, a ser feita em conjunto, com todos os colegas aqui do fórum.

 

Se não nos unirmos pessoal, não conseguiremos nada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso teremos de esperar a WWDC'13, ver se a política de preços da Apple sofreu um novo desiquilíbrio com a relação Brasil x EUA. Ainda temos outros fundamentos que poderiam ser inclusos. Um deles é debater, da forma como debatemos anteriormente, a lei do bem, mas agora tendo por base a nova política de preços, a ampliação da lei do bem para Smartphones e a complacência da Apple para com os preços praticados pelas operadoras.

 

Seria uma carta que teria o mesmo foco, mas partiria de paradigmas distintos. Para tanto, devemos esperar a manifestação do Neto, do JoeD e do Gabriel Hoffmann. Assim podemos começar a pensar em algo, mas repito, no presente momento, só temos que esperar e ir começando uma mobilização, para que não ocorra o mesmo que ocorreu ano passado, que a coleta de assinaturas se deu junto do processo de mobilização. Dessa vez temos que coletar, pelo menos 10.000 assinaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso teremos de esperar a WWDC'13, ver se a política de preços da Apple sofreu um novo desiquilíbrio com a relação Brasil x EUA. Ainda temos outros fundamentos que poderiam ser inclusos. Um deles é debater, da forma como debatemos anteriormente, a lei do bem, mas agora tendo por base a nova política de preços, a ampliação da lei do bem para Smartphones e a complacência da Apple para com os preços praticados pelas operadoras.

 

Seria uma carta que teria o mesmo foco, mas partiria de paradigmas distintos. Para tanto, devemos esperar a manifestação do Neto, do JoeD e do Gabriel Hoffmann. Assim podemos começar a pensar em algo, mas repito, no presente momento, só temos que esperar e ir começando uma mobilização, para que não ocorra o mesmo que ocorreu ano passado, que a coleta de assinaturas se deu junto do processo de mobilização. Dessa vez temos que coletar, pelo menos 10.000 assinaturas.

Conte comigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...