Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Preços] Redação de Carta Aberta à Apple Computer Brasil Ltda.


Posts Recomendados

Em relação a Carta, se não se importam que eu meta ainda mais o bedelho, já que peguei o bonde andando....

podíamos reformular e aumentar a carta, com mais argumentos e questionamentos, se for do interesse de todos, para que possamos mandá-la para a Apple US. Eu me responsabilizo por colocar em inglês a cada mudança que for feita, e também por mandar por email para os executivos da apple, uma vez que tenha o OK da maioria para apertar o Send. ;D

Eu sei bem que a cotação e os impostos somente não justificam o aumento gigantesco, mesmo porque, a cotação das empresas é - em vias de fato - menor do que a cotação comercial de venda. Mas também não podemos mandar uma carta, dizendo que o preço está absurdo, quando uma grande parte desse valor é proveniente do governo e da Apple Brasil em si.

E uma observação sobre a comparação feita ali com os preços no mundo, acredito eu, não tem os impostos respectivos dos países a que se referem embutidos. Portanto, se conseguirmos um cálculo próximo, de quanto é o imposto (ou os impostos) que incide sobre esse produto em cada um desses países, e se há algum acordo de cooperação internacional vigente entre esses países e a Apple que seja relevante ao cálculo (porque acordos reduzem impostos), podemos aí sim mandar essa lista de preços para Apple US. Porque se você pegar o preço da Apple store americana, e calcular com a cotação de 2,10 para o R$ também teremos um valor bem abaixo do que está na Apple Store Brasil.

Acho que essa carta precisa de um pouquinho mais de embasamento antes de mandarmos a Apple Inc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a Carta, se não se importam que eu meta ainda mais o bedelho, já que peguei o bonde andando....

podíamos reformular e aumentar a carta, com mais argumentos e questionamentos, se for do interesse de todos, para que possamos mandá-la para a Apple US. Eu me responsabilizo por colocar em inglês a cada mudança que for feita, e também por mandar por email para os executivos da apple, uma vez que tenha o OK da maioria para apertar o Send. ;D

Eu sei bem que a cotação e os impostos somente não justificam o aumento gigantesco, mesmo porque, a cotação das empresas é - em vias de fato - menor do que a cotação comercial de venda. Mas também não podemos mandar uma carta, dizendo que o preço está absurdo, quando uma grande parte desse valor é proveniente do governo e da Apple Brasil em si.

E uma observação sobre a comparação feita ali com os preços no mundo, acredito eu, não tem os impostos respectivos dos países a que se referem embutidos. Portanto, se conseguirmos um cálculo próximo, de quanto é o imposto (ou os impostos) que incide sobre esse produto em cada um desses países, e se há algum acordo de cooperação internacional vigente entre esses países e a Apple que seja relevante ao cálculo (porque acordos reduzem impostos), podemos aí sim mandar essa lista de preços para Apple US. Porque se você pegar o preço da Apple store americana, e calcular com a cotação de 2,10 para o R$ também teremos um valor bem abaixo do que está na Apple Store Brasil.

Acho que essa carta precisa de um pouquinho mais de embasamento antes de mandarmos a Apple Inc.

Aprovado... Toda melhoria e sempre bem vinda... Assim q terminar as mudanças na carta poste ela aki para nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas já foi dito que não há necessidade de enviar o CPF e RG.

Basta o nome completo, cidade, apple id e os produtos apple que possui.

Se esses dados forem suficientes, também vou dar o meu apoio! Mando para o Jaccottet?

A propósito, há uns meses, quando o preço do MBP 13" básico aumentou de 3.600 para 4.000, eu já tinha feito um manifesto solitário de mandar um email para a iPlace demonstrando meu descontentamento. Sei que não surtiria efeito, que poderiam ter rido de mim... Mas já foi um princípio, uma primeira mostra de que já tinha gente ficando infeliz com os aumentos abusivos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, sendo fluente em inglês, resolvi ajudá-los com a tradução da Carta. Eu fiz algumas adaptações para que a linguagem fique mais fluída no inglês. Vou colocar a tradução literal das adaptações que fiz pro inglês logo abaixo da Carta em Inglês.

Antes disso porém, tenho algumas observações.

Primeiramente, não acredito particularmente, que tentar alcançar a mídia internacional vá surtir efeito. Agora, mandar essa carta, (teríamos que readaptar sua introdução e boa parte de seu conteúdo) para a Apple US. Isso sim eu acho mais do que necessário.

Especificamente o Schiller, que, segundo li aqui nesse tópico é o responsável pelo Global Marketing.

Em segundo, o preço do iMac está sim absurdo.

Mas fiz uma pesquisa, que inclusive mandei para o editor-chefe da MacMagazine (após ler a reportagem de que uma pessoa conseguiu um feedback de Oppenheimer no site) e vou colocar aqui o email que escrevi.

"Olá Pessoal do Macmagazine,

No dia 1º de Novembro li a reportagem de Rafael Fischmann sobre o contato que um leitor conseguiu estabelecer com Oppenheimer. Achei muito interessante. Estava até me preparando para escrever um e-mail para os executivos da Apple assim como o Victor da reportagem.

Mas então, antes de apertar o botão de enviar, resolvi colocar minha formação em prática, e ter um pouco mais de certeza do que estava escrevendo, afinal não queria acabar pagando mico escrevendo alguma bobagem pra um importante executivo de uma empresa que admiro tanto.

(Sou formada em Relações Internacionais, e trabalhei com comércio exterior, coordenando o departamento de importação e exportação.)

Comecei a colocar no papel, e aqui vai o que conclui:

O preço na Apple Store online americana do modelo base é de 1299 U$D.

Isso não conta o envio e o seguro obrigatórios que a empresa importadora deve pagar para trazer o produto - antes mesmo de importá-lo efetivamente. O preço de envio e seguro varia muito, porque não incide sobre o valor unitário, e sim sobre o valor total de equipamentos iguais em um container e/ou carregamento.

Aqui cabe um adendo:

No Brasil esse preço fica relativamente elevado pelo número de máquinas, porque não se vende tantos Apple assim aqui, se comparado com outros países. (sim, é porque é caro que não se vende tanto, mas independente da razão, a empresa importa menos unidades de cada item, ou seja, o valor distribui-se entre menos itens, e fica mais caro por item) Vale lembrar também que quando uma empresa X compra itens eletrônicos em massa, ele pode não passar pela companhia de importação, e sim direto pela revenda internacional, sendo a empresa X a que age como importadora, nesse caso o envio/seguro fica a cargo da tal empresa, e não da Apple Brasil, o que em tese, diminui o valor do produto a nivel B2B, diferentemente no caso de um simples mortal ir a uma A2U e comprar uma unidade de iMac).

Eu não tenho acesso a essa informação, quantos itens vêm, qual o método de envio/seguro, se é CIF ou FOB, por exemplo, então não tenho como calcular.

Para não dizer que não considerei esse custo, vou adicionar 1% ao valor de 1 unidade de iMac. Fica 1311,99 U$D.

Fiz uma pesquisa, e segundo a TIPI (Tabela de Imposto sobre Produto Industrializado), que pode ser encontrada no site do governo, e que tem quilômetros infindáveis de páginas, um computador cabe em algumas categorias, entre elas, a categoria de nº 8471.30, que por definição significa:

"Máquinas automáticas para processamento de dados, portáteis, de peso não superior a 10 kg, que contenham pelo menos uma unidade central de processamento, um teclado e uma tela".

Ou sob o nº 8471.50.10, que por definição, significa:

"(Máquinas automáticas de processamento de dados...) de pequena capacidade, baseadas em microprocessadores, com capacidade de instalação, dentro do mesmo gabinete, de unidades de memória da subposição nº 8471.70, podendo conter múltiplos conectores de expansão (slots), e valor FOB inferior ou igual a US$ 12.500,00, por unidade.

Em ambas as definições, o IPI estabelecido para o ano de 2012, a partir do mês de março, é de 15%. Até o mês de março, era de 7%, exceto para eletrônicos produzidos na zona franca de Manaus, sobre os quais a alíquota é fixada em 0. O que, de qualquer maneira, não é o caso de produtos Apple.

Somando 1311,99 U$D aos 15%, daria 1508,79 U$D.

Seguido do IPI, há a incidência do tão conhecido imposto de importação de 60% sobre produtos eletrônicos. Totalizando 2414,07 U$D.

Ainda, sobre esse valor há incidência do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadural, que, neste ano, varia de 7 a 12% dependendo do Estado de origem e destino.

Calculando pela alíquota mais alta, de 12%, os 2414,97 dólares tornam-se 2703,76 U$D.

No mês de outubro, o dólar comercial de venda teve sua variação mínima de 2,08 e sua máxima de 2,14.

Existem duas formas sob as quais empresas de Exp/Imp de produtos operam. Pode-se utilizar a cotação do dia para estabelecer o preço de um produto, ou pode-se utilizar a cotação máxima do mês ou trimestre.

No caso de empresas grandes, geralmente utiliza-se a cotação máxima de um dado período, porque o preço é tabelado, e fixa-se o preço antes da disponiblidade do mesmo nas lojas, então calcular o dólar do dia fica impraticável.

Note que se utilizarmos a cotação máxima trimestral o dólar deveria ser calculado em 2,20.

Mas num primeiro momento, vou utilizar a cotacão máxima do mês de Outubro, que foi 2,14.

Pelo cálculo do dólar a 2,14R$, os 2703,76 U$D viram 5,786,04 R$

(E se utilizarmos a cotação máxima trimestral, de 2,20, o valor ficaria 5948,27 R$)

Como você pode ver, chega bem perto do valor que a Apple Brasil está vendendo o produto. Obviamente 5.786 não chega a 6199,00 R$. Mas temos que considerar a remessa de Lucro da Apple BR Ltda (que não é a mesma da Apple US, que já está embutida nos 1299,00 dólares).

O valor do cálculo ultrapassa e muito o valor dos antigos iMacs. (que, quando chegaram aqui, não receberam IPI, porque a alíquota do IPI no fim do ano passado foi zerada para a maioria dos produtos. Inclusive computadores.)

(E um detalhe, a Apple dá entre 150,00 R$ a 500,00 R$ de desconto educacional em cada um de seus produtos, porque são dedutíveis, e eles podem receber esse dinheiro de volta. Porque a Lei da Informática brasileira (e leis análogas de outros países) reduz a alíquota do IPI para produtos destinados a educação. Então se a apple puder provar que Y iMac foi comprado por alunos/professores/administradores de escolas e afins, ela pode recolher um valor do governo, ou ainda, não ter o valor total do IPI descontado, caso o produto seja comprado via Online e ainda vá passar pelos trâmites de importação e tributação de território nacional.

Outra coisa que é comum em empresas multinacionais, é que geralmente fixa-se um preço após calculada a cotação em seu pico mais alto de um dado período, para que a empresa compense quaisquer variações cambiais desfavoráveis que ainda possam vir.

Acho sim absurdo esse valor por um desktop. Por melhor que ele seja, e por mais que seja Apple. Já que, mesmo com uma cotação alta, (a cotação de Setembro, foi uma das mais altas desse ano), ele ainda não supera a marca de 6000,00 Reais.

Então seria razoável, que a Apple PELO MENOS fixasse esse preço em 6000,00 R$ redondo, ao invés de adicionar 199 reais, num produto em que teremos que comprar acessórios, como pilhas e carregadores para os periféricos, Superdrive, etc. Mas como eu disse antes, isso é uma política de empresas internacionais. Em RI, ao menos na empresa em que eu trabalhei, chamávamos isso de margem de segurança cambial ou currency cushion.

Uma das razões pelas quais a Apple tem tentado estabelecer uma fábrica e/ou montadora em território brasileiro é para conseguir reduzir a tributação sobre seus produtos, já que ela tem tentado atingir o mercado brasileiro com mais força e não tem tido o sucesso esperado, porque seus preços não chegam aqui tão competitivos quanto em outros países. Uma tentativa que parece estar em andamento, é tentar montar o ipad mini aqui no Brasil. Rumores alegam que parte do processo de montagem vai ser realizado aqui para os ipads mini brasileiros. Era para ter ocorrido o mesmo com o iPhone. Esse sim, foi mais do que superfaturado por aqui, pelas operadoras de celular, ja que foi montado em território nacional, deveria custar pelo menos 60% menos. (o IPI e ICMS ainda incidem sobre o produto).

Espero que isso ajude o pessoal a entender como 100 dólares INFELIZMENTE viram 1100 nesse país.

REFERENCIAS E FONTES:

Eu utilizei meus próprios conhecimentos sobre Relações Internacionais e minha experiência em Importação e Exportação (de 2009).

Já para as pesquisas sobre valores e alíquotas de tributação consultei um advogado tributário da atual empresa que trabalho e as tabelas disponíveis nos sites do governo.

Sobre os rumores de apple, eu consulto regularmente o site www.macrumors.com

OBS: As políticas de importação e exportação da iniciativa privada mudam conforme cada empresa e os produtos comercializados pelas mesmas. As políticas da Apple podem não ser as mesmas que da empresa que trabalhei.

´E preciso ter em mente também, que podem ocorrer alterações governamentais/internacionais nos procedimentos de importação e exportação. Eu posso estar dando informações de cunho administrativo um tanto desatualizadas já que a última vez que tive contato direto com essa área foi em 2009.

Atenciosamente,

Lucy"

Dito isso, segue minha contribuição real para este tópico:

CARTA EM INGLES:

We hereby come to plead support to this internationally respected journal/magazine regarding the issue exposed below.

Apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. A certain group - representing the brazilian apple users and admirers collectivity - united to try calling attention to this issue.

As the new iMacs were launched at Apple iPad Mini media event, on September, 23rd, 2012, the price suffered a 100,00 dollars increase, which corresponds to an 8,3% increase from the old iMac line price.

In Brazil, however, the price increased 1047,15 dollars. Which corresponds to a 55% plus.

This is such a higher value, that brazilian consumers can't fathom how it escalated this absurdly.

Additionaly, mid-year, when WWDC 2012 took place, Apple reduced in 100.00 dollars the entry model prices in America. However, in Brazil the same portable devices were inflated in at least 238,10 dollars.

Some examples are as following:

Brazil - US$ 2.952,00

Norway - US$ 1.852,00

France - US$ 1.741,00

Mexico - US$ 1.651,00

Indonesia - US$ 1.435,00

Tailândia - US$ 1.394,00

Vietnam - US$ 1.347,00

Malasia - US$ 1.314,00

By inflating the prices so high, Apple shows nothing but disregard with Brazil, the country that has been so prominent in the international scenery that became the country of choice of next two major sport events, the World Cup and Olympics.

Local consumers feel as their fooled by the company.

Finally, this message intends to obtain clarification from Apple selling policies in Brazil, and a detailed explanation of why we have the world's most expensive apple products, since, comparing to other countries, the desktop value costs more than twice as much using the most recent currency rate.

So we can achieve a better understanding of what is happening, we ask you to publish a note regarding this issue, so some light can be shed on it, as this overpricing practice can spread to other areas of the globe.

Regards,

Brazilian Apple Products Consumers

PS: Currency rate used 1.00 US$ = 2.10 R$ (Brazilian Local Currency)

Tradução literal do que está em inglês:

"Viemos através desta, pedir apoio a esse jornal/revista no que concerne o assunto discriminado abaixo:

Usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brazil. Um certo grupo - representando usuários e admiradores brasileiros da marca coletivamente - uniram-se para tentar chamar atenção a esta situação.

Quando do laçamento dos novos iMac, no iPad Mini Media Event, em 23 de Setembro de 2012, o preço subiu em 100 dolares, o que corresponde a aumento de 8,3% do preço da antiga linha de iMacs.

No Brasil, porém, o preço aumento 1047,15 dolares. O que corresponde a um aumento de 55%.

Esse valor é tão alto que os consumidores não conseguem entender como subiu tão absurdamente.

Ainda, no meio do ano, quando ocorreu o WWDC 2012, a Apple reduziu em 100 dólares os modelos base dessas linhas na América. Porém, no Brazil o preço desses equipamentos foram inflados em pelo menos 238,10 dolares.

Alguns exemplos de preços do iMac no mundo:

Brasil - US$ 2.952,00

Noruega - US$ 1.852,00

França - US$ 1.741,00

México - US$ 1.651,00

Indonésia - US$ 1.435,00

Tailândia - US$ 1.394,00

Vietnã - US$ 1.347,00

Malásia - US$ 1.314,00

Com esse aumento tão alto Apple demonstra nada mais nada menos que descaso com o Brasil, país que está tão em voga no cenário internacional, que foi escolhido como sede de dois grandes eventos mundiais do esporta, a Copa do Mundo e da próxima Olimpíadas). Os brasileiros sentem-se feitos de bobos pela empresa.

Por fim, essa mensagem busca esclarecimento da política de vendas da Apple no país, e uma explicação detalhada de porquê temos os iProducts mais caros do mundo considerando que - se comparado com outros países - preço do Desktop custa mais do que o dobro calculando pela cotação mais recente.

Para que possamos adquirir um entendimento maior do que está ocorrendo, pedimos que publique uma nota sobre esse assunto, para que possam nos dar uma luz sobre tudo isso; considerando que essa prática inflacionária pode espalhar para outros países.

Saudações,

Consumidores da Apple no Brasil."

Att, Lucy

Olá Lucy,

A Apple BR importa em CIF, pois não tem um sistema de logística direcionado ao Brasil. Pelo pouco que sei, os produtos entram pelo Aeroporto de Viracopos e vêm direto para Jundiaí, donde são distribuídos para os consumidores finais e para as redes de varejo.

A tradução da carta ficou excelente, mas o problema é: de nada adianta aplicar o tratamento tributário sem antes saber o preço de custo de cada iMac, em dólares. Só sabendo o preço sobre o qual o Imposto de Importação vai recair é que poderemos entender o dilema dos tais U$100,00. Tendo em vista que o preço seja em CIF, o valor aduaneiro para a coleta do II será mais fácil de ser encontrado. Caso a Apple use FOB, fica mais complexa toda e qualquer explicação, e temo que a Apple use dos mesmos argumentos evasivos de sempre.

Outra questão que a Apple e outras Empresas usam para justificar o aumento dos preços é uma liminar que beneficiava os computadores e similares fabricados no Estado de SP com redução de 10 a 12% no ICMS. A lei estadual entrou na pauta da guerra fiscal e isso deve aumentar ainda mais os preços, tendo em vista o potencial do mercado consumidor.

Se quiseres ampliar a carta, seja em português, seja em Inglês, sinta-se à vontade.

Vlw!

Gustavo

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Saiba que coloco-me à disposição para lhe ajudar com o que precisar e estiver ao meu alcance. Já houve contato com outros blogs e sites para falar a respeito desta "carta coletiva"? Você já pensou na ideia de criar um form no Google Docs de tal modo que as pessoas possam incluir os dados por lá, e não necessariamente ter que te enviar via MP? Desta forma, fica até mais fácil coletar e organizar os dados.

Mais uma vez, parabéns pela atitude!

Denis.

Corroboro o que foi dito pelo JoeD. A iniciativa do Tópico e do movimento é de todos, logo podes ficar à vontade em criar algo no Google Docs. Tenho pouco tempo para organizar as assinaturas que estou recebendo e podemos começar a dividir mais as tarefas, pois o número de adeptos que contabilizei nas últimas horas foi bem alto. Na 2ª feira vou divulgar o número total de adeptos até o momento e tentar atualizar diariamente.

Abração e se ficar mais fácil, podes agilizar da forma que quiseres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

terminei o primeiro esboço. Não ficou 100% ainda, e basicamente nem parece a mesma carta.

Se o pessoal não gostar e quiser voltar para anterior, porque achou que o foco mudou, tudo bem.

Segue primeiro a versão em português, e logo abaixo a versão em inglês.

E @Gustavo Jaccottet

primeiramente, isso é um cálculo estimado e especulativo. Porque o pessoal parece pensar que iria pagar 3.999,00 pelo produto. Mas mesmo que sobre o valor da apple store USA, viesse somente o 60% de importação, já ficaria em quase 4500.00 R$, com uma cotação de 2.14U$D. Então obviamente, o preço ficou BEM mais caro só calculando os impostos.

Como eu disse num post anterior, eu sei que os valores não são exatamente esses porque eu não tenho todas essas informações oficiais da apple, e não tenho idéia de qual o preço tabelado de valor industrial, e não final. Mas é simplesmente para demonstrar que bem mais caro vai ficar mesmo porque as taxas subiram (o IPI subiu) e a cotação disparou.

Corrija-me se estou enganada, mas até onde eu consegui descobrir/pesquisar

As Apples do mundo não "compram" o produto pelo preço que foi fabricado. E sim, pelo preço com valor agregado industrial. (em que são adicionados valores para garantir a porcentagem de ganho que a companhia quer ter com aquele determinado produto), aí que entra o tabelamento de preço.

E após ser tabelado, as Apples recebem o valor que eles tem que "pagar" por aquele produto. A Apple BR vai pagar o mesmo valor que todas as outras Apple. Ltda no mundo. Que não é exatamente o preço do produto agregado final.

Realmente não sei te dizer qual o valor A.I (Agregado Industrial) tabelado que eles pagam. Um fato a ser considerado, é que é política de empresas internacionais que utilizam tabelamento de preços vender o produto de maneira que nunca possa-se - o consumidor final - pagar menos que o preço divulgado (sem impostos)

Nesse caso em particular, eu andei verificando os impostos de outros países, (noruega/alemanha e UK até agora) e notei que todos eles incidem sobre o valor da apple store USA. Acredito que aqui também funcione assim pela seguinte razão, os impostos de IPI e ICMS incidem sobre o valor que eles recebem o produto, e não pelo valor que vão passar para o consumidor final. Então o imposto não deveria ser tão alto. Mas, pelos meus cálculos é sim... o que indica que o valor da apple store americana seja o preço com valor industrial. Acredito nisso também, porque, quando você clica em comprar na Apple Store USA, somente quando você coloca seu endereço o imposto e outras taxas é adicionado, já que o imposto nos Estados Unidos não pode ser embutido, nem somente discriminado. Deve ser adicionado posteriormente.

Claro que, hipoteticamente, se eles conseguem de fato em um valor menor, eles venderiam por não menos que o preço da apple store, e imposto de importação sobre o produto recairia sobre o valor da apple store, porque o I.I recai sobre o preço do consumidor, de qualquer maneira.

Anyway, isso é tudo especulação de nossa parte. Já que ninguém da Apple discriminou timtim por timtim da onde vem esse preço. Mas se cálculos e impostos são indicadores, o valor "de custo" não é tão mais baixo quanto pensávamos... Isso que tenho tentato demonstrar para o pessoal.

Bom, segue a reformulação da carta.

Caros Executivos da Apple,

Viemos através desta inquirir sobre os preços de produtos Apple no Brasil, com especial atenção dada ao novo iMac.

Os usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brasil. Um grupo uniu-se, representando usuários e admiradores de todo o país, para trazer atenção a esse assunto.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, vamos esclarecer o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional. Quais sejam:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O imposto sobre mercadorias e serviço interestadual, que em 2012 é de 12%

Se somarmos esses percentuais ao preço original no iMac, resultaria em surpreendentes 2703.76 dólares.

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, resultou em aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5273,00 R$. O que faz o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

E ainda assim, é quase mil reais (926.00 R$) a menos do que a Apple Store cobra.

O que nos leva ao que de fato não conseguimos entender sobre o preço da Apple Store Brasil.

E quase 1000.00 R$ a mais do que o valor agregado de impostos. E isso nos mostra o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor extra absurdo, nossa crença na valorização dos clientes Apple foi comprometida seriamente. E sabemos que esse valor não diz respeito a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Por fim, o contato com os executivos da Apple foi estabelecido na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma e que esse problema entre em foco, e que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços absurdamente inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

_________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

We hereby come to inquire regarding apple products prices in Brazil, with specific attention being given to the new iMac.

We, apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. As a group - representing all brazilian apple users and admirers - we united to bring attention to this issue.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of about Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which is 12%, in 2012

If we sum that to the original iMac price (1299.00 dollars) it would result at astonishing 2703.76 dollars.

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95, and the new iMac didn't even arrive on the market just yet)

All this would turn iMac's price at roughly 5273.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. And yet, that would still be 926.00 R$ (or 464.00 US$) less than the current 6199.00 R$ charged at Apple Store Brazil.

Now, lets move onto what we can't grasp about Apple prices in our local ground.

The almost a 1000.00 R$ plus that Apple is charging is a serious concern or us Brazilian Apple Users, for it shows how disregarding Apple is acting towards the brazilian market. This shows our appreciation and loyalty to the brand and its products is being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, having to pay this unexplainable increase severely damaged our belief in Apple's care for their customers. And we know for a fact, that it is not only related to our government fees.

Finally, we reach out to Apple executives, in the hopes you can assess attentively and effectively our situation, shed some light on this problem, and give us some feedback, so we can achieve a better understanding of what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products, with absurdly inflated prices.

Best Regards,

Apple Brazilian Customers.

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, JoeD! Embora esta campanha tenha sido iniciada num fórum do Macmagazine, espero que isto não seja empecilho para que outros blogs venham a divulgar a iniciativa, não é?

Quanto maior o número de Blogs, maior o impacto nos usuários, logo teremos um número maior de participantes que, juntos, podem nos fornecer novos dados, tal qual fez a Lucy a pouco e como tem feito o Victor, o Rafael Milanski, o Oddigoogle (acho que é essa a escrita correta) e agora a tua iniciativa. É disso que precisamos, que todos trabalhem em comunhão de esforços, trazendo as armas que possuem.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

terminei o primeiro esboço. Não ficou 100% ainda, e basicamente nem parece a mesma carta.

Se o pessoal não gostar e quiser voltar para anterior, porque achou que o foco mudou, tudo bem.

Segue primeiro a versão em português, e logo abaixo a versão em inglês.

E @Gustavo Jaccottet

primeiramente, isso é um cálculo estimado e especulativo. Porque o pessoal parece pensar que iria pagar 3.999,00 pelo produto. Mas mesmo que sobre o valor da apple store USA, viesse somente o 60% de importação, já ficaria em quase 4500.00 R$, com uma cotação de 2.14U$D. Então obviamente, o preço ficou BEM mais caro só calculando os impostos.

Como eu disse num post anterior, eu sei que os valores não são exatamente esses porque eu não tenho todas essas informações oficiais da apple, e não tenho idéia de qual o preço tabelado de valor industrial, e não final. Mas é simplesmente para demonstrar que bem mais caro vai ficar mesmo porque as taxas subiram (o IPI subiu) e a cotação disparou.

Corrija-me se estou enganada, mas até onde eu consegui descobrir/pesquisar

As Apples do mundo não "compram" o produto pelo preço que foi fabricado. E sim, pelo preço com valor agregado industrial. (em que são adicionados valores para garantir a porcentagem de ganho que a companhia quer ter com aquele determinado produto), aí que entra o tabelamento de preço.

E após ser tabelado, as Apples recebem o valor que eles tem que "pagar" por aquele produto. A Apple BR vai pagar o mesmo valor que todas as outras Apple. Ltda no mundo. Que não é exatamente o preço do produto agregado final.

Realmente não sei te dizer qual o valor A.I (Agregado Industrial) tabelado que eles pagam. Um fato a ser considerado, é que é política de empresas internacionais que utilizam tabelamento de preços vender o produto de maneira que nunca possa-se - o consumidor final - pagar menos que o preço divulgado (sem impostos)

Nesse caso em particular, eu andei verificando os impostos de outros países, (noruega/alemanha e UK até agora) e notei que todos eles incidem sobre o valor da apple store USA. Acredito que aqui também funcione assim pela seguinte razão, os impostos de IPI e ICMS incidem sobre o valor que eles recebem o produto, e não pelo valor que vão passar para o consumidor final. Então o imposto não deveria ser tão alto. Mas, pelos meus cálculos é sim... o que indica que o valor da apple store americana seja o preço com valor industrial. Acredito nisso também, porque, quando você clica em comprar na Apple Store, somente quando você coloca seu endereço o imposto e outras taxas é adicionado.

Claro que, hipoteticamente, se eles conseguem de fato em um valor menor, eles venderiam por não menos que o preço da apple store, e imposto de importação sobre o produto recairia sobre o valor da apple store, porque o I.I recai sobre o preço do consumidor, de qualquer maneira.

Anyway, isso é tudo especulação de nossa parte. Já que ninguém da Apple discriminou timtim por timtim da onde vem esse preço. Mas se cálculos e impostos são indicadores, o valor "de custo" não é tão mais baixo quanto pensávamos... Isso que tenho tentato demonstrar para o pessoal.

Bom, segue a reformulação da carta.

Caros Executivos da Apple,

Viemos através desta inquirir sobre os preços de produtos Apple no Brasil, com especial atenção dada ao novo iMac.

Os usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brasil. Um grupo uniu-se, representando usuários e admiradores de todo o país, para trazer atenção a esse assunto.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, vamos esclarecer o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional. Quais sejam:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O imposto sobre mercadorias e serviço interestadual, que em 2012 é de 12%

Se somarmos esses percetuais ao preço original no iMac, resultaria em surpreendentes 2703.76 dólares.

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, resultou em aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5273,00 R$. O que faz o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

E ainda assim, é quase mil reais (926.00 R$) a menos do que a Apple Store cobra.

O que nos leva ao que de fato não conseguimos entender sobre o preço da Apple Store Brasil.

E quase 1000.00 R$ a mais do que o valor agregado de impostos. E isso nos mostra o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor extra absurdo, nossa crença na valorização dos clientes Apple foi comprometida seriamente. E sabemos que esse valor não diz respeito a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Por fim, o contato com os executivos da Apple foi estabelecido na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma e que esse problema entre em foco, e que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços absurdamente inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

_________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

We hereby come to inquire regarding apple products prices in Brazil, with specific attention being given to the new iMac.

We, apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. As a group - representing all brazilian apple users and admirers - we united to bring attention to this issue.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of about Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which is 12%, in 2012

If we sum that to the original iMac price (1299.00 dollars) it would result at astonishing 2703.76 dollars.

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95, and the new iMac didn't even arrive on the market just yet)

All this would turn iMac's price at roughly 5273.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. And yet, that would still be 926.00 R$ (or 464.00 US$) less than the current 6199.00 R$ charged at Apple Store Brazil.

Now, lets move onto what we can't grasp about Apple prices in our local ground.

The almost a 1000.00 R$ plus that Apple is charging is a serious concern or us Brazilian Apple Users, for it shows how disregarding Apple is acting towards the brazilian market. This shows our appreciation and loyalty to the brand and its products is being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, having to pay this unexplainable increase severely damaged our belief in Apple's care for their customers. And we know for a fact, that it is not only related to our government fees.

Finally, we reach out to Apple executives, in the hopes you can assess attentively and effectively our situation, shed some light on this problem, and give us some feedback, so we can achieve a better understanding of what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products, with absurdly inflated prices.

Best Regards,

Apple Brazilian Customers.

A tua argumentação está correta. Realmente o ponto chave é entender como funciona a importação pela Apple Computer Brasil Ltda. O que me fez pensar é o fato de um MacBook Air 15" com Tela Retina seja vendido a R$5.450,00 no Chile, já com IVA embutido. Da mesma forma, um Duty Free Shop da Fronteira entre Brasil e Uruguai vende pelo mesmo preço um MacBook Air.

O tratamento tributário do Brasil é draconiano, mas não é a ponta da espada. Logo achei o teu apontamento bastante interessante. Minha experiência com Imp./Exp. sempre ficou restrita a redigir ICPOs e Master Export Agreements, fico preso ao trato civil, para fins de consulta, logo te pergunto: tens como conseguir dados sobre Importação no Chile, Peru e México? Eu tentarei quanto ao Uruguai, pois moro na fronteira.

Depois que li a tua crítica da Carta vi que seria interessante adotar fins comparativos com os países vizinhos e semelhantes, como o México.

Chile e Peru, assim como o Uruguai, não tem Apple Stores On Line, mas eu já estou tentando conseguir o preço em dólares de toda a linha MAC. Te adianto só os preços do Chile: preço da Apple Store US + IVA. Assim pelo que entendi tanto o lucro dos importadores, como o lucro da Apple Inc., que deve ser repassado já na Importação, estão embutidos no preço sobre o qual recairá o Imposto de Importação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho, Lucy!

Excelente mesmo...

Com o trabalho da Lucy, podemos descobrir, por alto, qual o valor mínimo que os novos iMacs podem chegar aqui no Brasil.

Na tabela abaixo, coloquei em azul a conta feita pela Lucy, onde podemos entender que o preço que a Apple Brasil importa é o mesmo preço da Apple Store.

Em vermelho, coloquei o custo de produzir um iMac, sem o lucro da Apple ainda incluído. Como descobri esse número?

Existem sites que fazem uma engenharia reversa dos componentes utilizados e, com o valor de cada item, chega ao valor de custo do produto. Pelo site Toms Hardware, a Apple coloca entre 20% a 25% de lucro no preço de seus iMacs. Eu acho bem razoável!

http://www.tomshardware.com/news/imac-teardown,2083.html

skitch.png?resizeSmall&width=832

Pelos valores de tabela que a Lucy perfeitamente nos mostrou, podemos concluir que o iMac chega no Brasil, sem lucro algum, por R$4.628,82 (no mínimo). E, como a Apple não é uma empresa filantrópica, o que sobra do valor de R$6.199,00 cobrado pela Apple é o lucro que se tem aqui no Brasil.

O que esse monte de conta quer dizer:

1) No Brasil, estão colocando 34% de lucro nos novos Imacs. (6.199,00 / 4.628,82 = 1,34)

2) Nos EUA, esse lucro fica entre 20% a 25%

3) Caso tudo isso que levantei for verdade, então o valor correto do novo Imac no Brasil deveria ser R$5554,60 (20% de lucro em cima do valor de 4.628,82)

Sim, estão metendo a faca na gente!

Olá Lucy,

A Apple BR importa em CIF, pois não tem um sistema de logística direcionado ao Brasil. Pelo pouco que sei, os produtos entram pelo Aeroporto de Viracopos e vêm direto para Jundiaí, donde são distribuídos para os consumidores finais e para as redes de varejo.

A tradução da carta ficou excelente, mas o problema é: de nada adianta aplicar o tratamento tributário sem antes saber o preço de custo de cada iMac, em dólares. Só sabendo o preço sobre o qual o Imposto de Importação vai recair é que poderemos entender o dilema dos tais U$100,00. Tendo em vista que o preço seja em CIF, o valor aduaneiro para a coleta do II será mais fácil de ser encontrado. Caso a Apple use FOB, fica mais complexa toda e qualquer explicação, e temo que a Apple use dos mesmos argumentos evasivos de sempre.

Outra questão que a Apple e outras Empresas usam para justificar o aumento dos preços é uma liminar que beneficiava os computadores e similares fabricados no Estado de SP com redução de 10 a 12% no ICMS. A lei estadual entrou na pauta da guerra fiscal e isso deve aumentar ainda mais os preços, tendo em vista o potencial do mercado consumidor.

Se quiseres ampliar a carta, seja em português, seja em Inglês, sinta-se à vontade.

Vlw!

Gustavo

Gustavo, escrevi agora mesmo sobre o custo do produto para a Apple.

Pelo site Toms Hardware, a Apple coloca entre 20%e 25% de lucro em cima do custo de seus produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho, Lucy!

Excelente mesmo...

Com o trabalho da Lucy, podemos descobrir, por alto, qual o valor mínimo que os novos iMacs podem chegar aqui no Brasil.

Na tabela abaixo, coloquei em azul a conta feita pela Lucy, onde podemos entender que o preço que a Apple Brasil importa é o mesmo preço da Apple Store.

Em vermelho, coloquei o custo de produzir um iMac, sem o lucro da Apple ainda incluído. Como descobri esse número?

Existem sites que fazem uma engenharia reversa dos componentes utilizados e, com o valor de cada item, chega ao valor de custo do produto. Pelo site Toms Hardware, a Apple coloca entre 20% a 25% de lucro no preço de seus iMacs. Eu acho bem razoável!

http://www.tomshardware.com/news/imac-teardown,2083.html

skitch.png?resizeSmall&width=832

Pelos valores de tabela que a Lucy perfeitamente nos mostrou, podemos concluir que o iMac chega no Brasil, sem lucro algum, por R$4.628,82 (no mínimo). E, como a Apple não é uma empresa filantrópica, o que sobra do valor de R$6.199,00 cobrado pela Apple é o lucro que se tem aqui no Brasil.

O que esse monte de conta quer dizer:

1) No Brasil, estão colocando 34% de lucro nos novos Imacs. (6.199,00 / 4.628,82 = 1,34)

2) Nos EUA, esse lucro fica entre 20% a 25%

3) Caso tudo isso que levantei for verdade, então o valor correto do novo Imac no Brasil deveria ser R$5554,60 (20% de lucro em cima do valor de 4.628,82)

Sim, estão metendo a faca na gente!

Mas e se o iMac for importado com um valor de nota que já contenha o lucro da Apple Brasil e Apple Inc.? A Apple Computer Brasil Ltda., é um braço da Apple Inc., que me parece ser a Holding, logo, desde 2011, quando a razão social do importador mudou, a Apple BR passou a fazer parte da Holding (e não ser uma cliente dela).

Como o valor é ainda especulativo e não temos acesso a nenhum Contrato entre a Apple BR e a Apple Inc., ficamos sem saber quem lucra, como, quando e em que parte da transação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, escrevi agora mesmo sobre o custo do produto para a Apple.

Pelo site Toms Hardware, a Apple coloca entre 20%e 25% de lucro em cima do custo de seus produtos.

De a 20 a 25% é um lucro considerável. Li que o custo de um iPhone 5 não supera os U$200,00, logo a Apple lucra, no Brasil, 34%, como você disse, em um iMac e num iGadget esse lucro sobe às alturas.

Imagem rolando no twitter.

Show mcfliii!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De a 20 a 25% é um lucro considerável. Li que o custo de um iPhone 5 não supera os U$200,00, logo a Apple lucra, no Brasil, 34%, como você disse, em um iMac e num iGadget esse lucro sobe às alturas.

Acabei de achar o site que faz o "teardown" dos componentes e mostra o custo dos produtos eletrônicos.

http://www.isuppli.com/Teardowns/Pages/Apple-iMac-Computer-Hardware-Analysis.aspx

Como essa informação é relevante para muita gente, eles cobram para ter acesso a planilha do iMac. Vamos ter que ficar nesse valor de 20% a 25% informado pela Toms Hardware mesmo. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e se o iMac for importado com um valor de nota que já contenha o lucro da Apple Brasil e Apple Inc.? A Apple Computer Brasil Ltda., é um braço da Apple Inc., que me parece ser a Holding, logo, desde 2011, quando a razão social do importador mudou, a Apple BR passou a fazer parte da Holding (e não ser uma cliente dela).

Como o valor é ainda especulativo e não temos acesso a nenhum Contrato entre a Apple BR e a Apple Inc., ficamos sem saber quem lucra, como, quando e em que parte da transação.

@Gustavo Jaccottet

Sim, de fato, é especulativo. Mas note que o lucro da apple BR não está embutido no preço tabelado. E sim o da Apple Inc.

Mas segundo @Fernandodsr, o lucro da apple sobre o iMac é de 20-25%. Ou seja, todo o resto, é lucro da Apple (BR ou Inc, é lucro EXTRA, certo?) SE ela for uma importadora. SE ela não for, e sim uma Holding da Apple Inc, ela vai pagar outras taxas para o governo, que incidem sobre a setup de empresas de serviço e comércio em território nacional, que não incidem sobre fábricas nem produtos. Até onde eu sei a criação da Apple Ltda como importadora era justamente para fugir dessas taxas, porque sendo importadora, a Apple BR torna-se uma empresa brasileira com direito a incentivo fiscal em relação a funcionários e seguridade social, e tem direito a taxas de câmbio favoráveis (aplicando-se sempre uma taxa média ou mais baixa, depende do tipo de classificação da empresa e da política financeira). O que não ocorre se ela for uma filial da Apple. Se ela for uma filial da Apple isso só nos garante mais margem para reclamar com a Apple Inc, de fato.

Sob o que você me perguntou dos impostos no Chile, Peru e Mexico, eu posso tentar mas meu espanhol não é dos melhores (e não sei se ainda tenho meus antigos contatos por lá). Estou há 3 anos sem praticá-lo. Vou ver o que consigo e ao longo dessa semana te dou um feedback.

Acho que México consigo mais fácil do que Peru e Chile... vamos ver. :D

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e se o iMac for importado com um valor de nota que já contenha o lucro da Apple Brasil e Apple Inc.? A Apple Computer Brasil Ltda., é um braço da Apple Inc., que me parece ser a Holding, logo, desde 2011, quando a razão social do importador mudou, a Apple BR passou a fazer parte da Holding (e não ser uma cliente dela).

Como o valor é ainda especulativo e não temos acesso a nenhum Contrato entre a Apple BR e a Apple Inc., ficamos sem saber quem lucra, como, quando e em que parte da transação.

Gustavo,

nessa tabela que eu fiz, tem duas contas:

A azul é simulando que a Apple Brasil importa já com o lucro da Apple US. Se for isso mesmo, então a Apple Brasil lucra apenas 7% (6.199,00 / 5.786,00 = 1,07)

A vermelha é simulando que a Apple Brasil importa sem o lucro da Apple US. Nesse caso, o lucro da Apple Brasil fica na casa dos 34% (com todas as assunções que fizemos sobre o lucro da Apple US).

Moral da história:

Ou a Apple Brasil não lucra quase nada, logo esse valor final de 6199,00 é totalmente justificável;

Ou a Apple Brasil lucra 34%, muito mais que a própria Matriz.

Minha percepção é que eles utilizam a conta em vermelho. Ter um enorme trabalho de importação e custo operacional dentro do Brasil, para ter apenas 7% de lucro não justificaria a Apple vender algo por aqui.

Pra mim, eles se enquandram na conta em azul. Esses 34% se reduzem quando a Apple te oferece 10% de desconto, quando vendido pelo telefone. Acaba caindo na faixa de 20% a 25% que mencionei anteriormente. "não existe almoço de graça" :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Jaccottet

Sim, de fato, é especulativo. Mas note que o lucro da apple BR não está embutido no preço tabelado. E sim o da Apple Inc.

Mas segundo @Fernandodsr, o lucro da apple sobre o iMac é de 20-25%. Ou seja, todo o resto, é lucro da Apple (BR ou Inc, é lucro EXTRA, certo?) SE ela for uma importadora. SE ela não for, e sim uma Holding da Apple Inc, ela vai pagar outras taxas para o governo, que incidem sobre a setup de empresas de serviço e comércio em território nacional, que não incidem sobre fábricas nem produtos. Até onde eu sei a criação da Apple Ltda como importadora era justamente para fugir dessas taxas, porque sendo importadora, a Apple BR torna-se uma empresa brasileira com direito a incentivo fiscal em relação a funcionários e seguridade social, e tem direito a taxas de câmbio favoráveis (aplicando-se sempre uma taxa média ou mais baixa, depende do tipo de classificação da empresa e da política financeira). O que não ocorre se ela for uma filial da Apple. Se ela for uma filial da Apple isso só nos garante mais margem para reclamar com a Apple Inc, de fato.

Sob o que você me perguntou dos impostos no Chile, Peru e Mexico, eu posso tentar mas meu espanhol não é dos melhores (e não sei se ainda tenho meus antigos contatos por lá). Estou há 3 anos sem praticá-lo. Vou ver o que consigo e ao longo dessa semana te dou um feedback.

Acho que México consigo mais fácil do que Peru e Chile... vamos ver. :D

Agora entendi. Meu único contato no Chile é uma ex-colega de Mestrado, mas nossa área é Direitos Humanos, então ela só me passou os preços de hoje e não me passou informação sobre o tratamento tributário de lá, logo vou tentar com colegas do Brasil que talvez conheçam o sistema de lá.

Mas de todos os países, o México é o mais relevante do ponto de vista econômico, conseguindo só um já está de ótimo tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só,

Na cotação de hoje 1 US$ = 0,0767 pesos mexicanos.

o imposto IVA sobre o iMac é de 2965.00, e o preço total é de 21499.00

Isso fica, 227.00 U$D de imposto de 1648.97 U$D, que segundo meus cálculos fica em torno de 13,4%...

Acho que é isso.... (1421.56 do valor do mac sem o imposto, e o resto é lucro local...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

nessa tabela que eu fiz, tem duas contas:

A azul é simulando que a Apple Brasil importa já com o lucro da Apple US. Se for isso mesmo, então a Apple Brasil lucra apenas 7% (6.199,00 / 5.786,00 = 1,07)

A vermelha é simulando que a Apple Brasil importa sem o lucro da Apple US. Nesse caso, o lucro da Apple Brasil fica na casa dos 34% (com todas as assunções que fizemos sobre o lucro da Apple US).

Moral da história:

Ou a Apple Brasil não lucra quase nada, logo esse valor final de 6199,00 é totalmente justificável;

Ou a Apple Brasil lucra 34%, muito mais que a própria Matriz.

Minha percepção é que eles utilizam a conta em vermelho. Ter um enorme trabalho de importação e custo operacional dentro do Brasil, para ter apenas 7% de lucro não justificaria a Apple vender algo por aqui.

Pra mim, eles se enquandram na conta em azul. Esses 34% se reduzem quando a Apple te oferece 10% de desconto, quando vendido pelo telefone. Acaba caindo na faixa de 20% a 25% que mencionei anteriormente. "não existe almoço de graça" :)

Te peço desculpas. A tabela que tu postastes não foi visualizada aqui no iPhone. Estou em viagem e não trouxe nada além do iPhone. Amanhã verei, com calma, os dados ali coletados.

Abs.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...