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[Preços] Redação de Carta Aberta à Apple Computer Brasil Ltda.


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Entendi. Então a única modificação tributária que temos hoje é a disputa do ICMS entre o AM e SP.

A princípio então, a Apple não deveria modificar o preço de seu computador.

Sim, se a origem é a mesma e a referencia de acrescimo lá de fora foi de apenas $100,00, os mais de R$ 2000,00 de aumento interno seria injustificável. Quando comprei o meu iMac ano passado o cambio não era muito diferente do que vemos hoje, por volta de R$ 2,00. Até agora, nenhuma resposta justificável para o hilário preço de R$ 6.200,00 do modelo de entrada.

Pelo nosso regime tributário, a Apple poderia modificar a origem do iMac atual, comparado ao anterior? Se sim, o quanto isso pode influencia? Tem como bicar algum valor?

Não entendi bem sua pergunta, mas vamos lá... basicamente a origem de um produto é nacional ou importado. Caso a Apple viesse a produzir na planta da Foxconn de Manaus, teríamos diversos benefícios fiscais, aí entram outras variaveis, mas existem casos de isenção do ICMS, PIS, Cofins, IPI, depende do enquadramento da empresa produtora (Lei Hanam, por exemplo), também não teriamos a figura do exorbitante imposto de importação. Mas isso não quer dizer que seriam integralmente repassados ao consumidor final, vide o caso dos iPads que passaram a ser produzidos em Jundiaí, não ficou exatamente mais barato.. Somente em compras em sites, como por exemplo, walmart.com.br, fastshop utilizando a modalidade a vista e pagamento em bolento, no site da Apple continuava salgado.

Pela resposta do CFO da Apple, o dolar também influenciou. Nos últimos 2 anos tivemos, em média, um aumento de 20% (1/11/2010 a 1/11/2012).

Então .. todos os iMacs vendidos ano passado representaram prejuízo para a Apple BR? Duvido.

Estamos chegando em um valor, poderia dizer, justo então.

Se a origem de importação não modificou e os tributos são os mesmos entre o iMac 2010 para o iMac 2012, então ficaria a diferença apenas no câmbio.

US$1300 * 4 = R$5200,00,

Fator = 4, pois o antigo fator de multiplicação direta era 3,33. Com o acréscimo de 20%, temos 1,2 * 3,33 = 4.

Se for isso mesmo, então a Apple está cobrando 1000 reais a mais. Será que esses 1000 reais a mais não são para o "banco Apple", para vender seus computadores "12x sem juros"?

Fiquei confuso...

Mas mantenho o que disse, em tese, o valor do novo iMac é injustificável. Vamos ver se surge algum fato novo.

Abraços

Eduardo

Editado por ejpenha
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Então, o que vamos fazer?

Parada estratégica para repensar os nossos objetivos?

Enviar a carta como o JoeD disse?

Outra coisa?

Entendo o seu ponto de vista e concordo que devemos continuar com a carta! Você está certo em chamar nossa atenção para o foco inicial. Não podemos perder o timing.

Por mim, a carta vai da maneira que está hoje, apenas incluiria um pedido a Apple para descriminar o quanto de impostos pagamos pelos seus produtos.

Abraços e obrigado a todos pelo ótima discussão sobre o tema!

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Estou aqui acelerando a planilha com as assinaturas. Em uma hora, mais ou menos, terei o número total de adeptos.

Peço ao Meneses que me envie as assinaturas que estão no Google Docs.

Abs.

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Alguém aí pediu a versão mais recente?

Segue abaixo

Caros Executivos da Apple,

Viemos através desta inquirir sobre os preços de produtos Apple no Brasil, com especial atenção dada ao novo iMac.

Os usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brasil. Um grupo uniu-se, representando usuários e admiradores de todo o país, para trazer atenção a esse assunto.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, vamos esclarecer o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional. Quais sejam:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O imposto sobre mercadorias e serviço interestadual, que em 2012 é de 12%

Se somarmos esses percentuais ao preço original no iMac, resultaria em surpreendentes 2703.76 dólares.

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, resultou em aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5273,00 R$. O que faz o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

E ainda assim, é quase mil reais (926.00 R$) a menos do que a Apple Store cobra.

O que nos leva ao que de fato não conseguimos entender sobre o preço da Apple Store Brasil.

E quase 1000.00 R$ a mais do que o valor agregado de impostos. E isso nos mostra o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor extra absurdo, nossa crença na valorização dos clientes Apple foi comprometida seriamente. E sabemos que esse valor não diz respeito a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Por fim, o contato com os executivos da Apple foi estabelecido na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma e que esse problema entre em foco, e que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços absurdamente inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

_________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

We hereby come to inquire regarding apple products prices in Brazil, with specific attention being given to the new iMac.

We, apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. As a group - representing all brazilian apple users and admirers - we united to bring attention to this issue.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of about Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which is 12%, in 2012

If we sum that to the original iMac price (1299.00 dollars) it would result at astonishing 2703.76 dollars.

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95, and the new iMac didn't even arrive on the market just yet)

All this would turn iMac's price at roughly 5273.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. And yet, that would still be 926.00 R$ (or 464.00 US$) less than the current 6199.00 R$ charged at Apple Store Brazil.

Now, lets move onto what we can't grasp about Apple prices in our local ground.

The almost a 1000.00 R$ plus that Apple is charging is a serious concern or us Brazilian Apple Users, for it shows how disregarding Apple is acting towards the brazilian market. This shows our appreciation and loyalty to the brand and its products is being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, having to pay this unexplainable increase severely damaged our belief in Apple's care for their customers. And we know for a fact, that it is not only related to our government fees.

Finally, we reach out to Apple executives, in the hopes you can assess attentively and effectively our situation, shed some light on this problem, and give us some feedback, so we can achieve a better understanding of what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products, with absurdly inflated prices.

Best Regards,

Apple Brazilian Customers.

No risco de estar falando alguma bobagem, eu acredito que quando os eletrônicos baixaram no ano passado, o IPI para os itens dentro da classificação 84710.30 havia sido reduzido, primeiramente para 7%, depois subiu um pouco para 10%. E posteriormente, foi retornado a sua taxa normal, de 15%. Pena que, em geral, as pessoas só procuram se informar sobre alterações de IPI sobre veículos!

Alguém mencionou sobre as taxas de 15% de importação do Mercosul. E sim, como eu trabalhei na área e sou formada em RI, te digo que as taxas do Mercosul valem para o Mercosul. Exceto quando há uma negociação em bloco do tipo NAFTA-MERCOSUL, em que fixam-se taxas bliaterais para o comércio de certos produtos entre os blocos.

O câmbio, e mudanças no IPI alteram sim, e drasticamente o valor final do produto. E ainda que fosse o câmbio por si só, já apresentaria uma mudança muito grande no valor final. No meu cálculo inicial eu estimei que o aumento, fora impostos e variação cambial, foi de, em média, 1000.00 R$. Que ainda é sim muito alto!

Eu gostei da ideia de adicionar na carta um pedido para a Apple discriminar - pelo menos na Apple Store online - quanto estamos pagando de imposto. (mesmo que não especifique que impostos são). Porque isso ocorre em todas as outras Apple Stores online que visitei, incluindo mas não limitando-se a US/UK/Norway/Germany/Mexico, etc.

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E outra dúvida, quem, que vive na terra do Tio Sam, se responsabiliza a colocar a dita carta no USPS?

(Vamos mandar via email, e via física também, certo?)

Alguém definiu uma Deadline/Prazo para terminarmos a carta?

Preciso saber do tal prazo, para que eu possa traduzir a contento a tempo, para que todos possam ler dar o OK final. ;D

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E outra dúvida, quem, que vive na terra do Tio Sam, se responsabiliza a colocar a dita carta no USPS?

(Vamos mandar via email, e via física também, certo?)

Alguém definiu uma Deadline/Prazo para terminarmos a carta?

Preciso saber do tal prazo, para que eu possa traduzir a contento a tempo, para que todos possam ler dar o OK final. ;D

O prazo final deve ser, agora, o mais rápido possível. Quem sabe até sexta-feira, dia 09/11, para enviarmos a Carta na segunda-feira da próxima semana?

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Ok, vocês que mandam ;D

Então vamos colocar os pingos nos is.

O que deve constar na carta final?

Mencionamos os impostos como está agora, ou tira toda essa parte fora?

Colocamos o tal pedido para a Apple discriminar o que é imposto em sua apple store? Aproveitamos e perguntamos porque isso já é prática comum em outras apple stores e não na nossa?

Alguma outra cois que falta adicionar? Alguma coisa que querem tirar/corrigir?

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Ok, vocês que mandam ;D

Então vamos colocar os pingos nos is.

O que deve constar na carta final?

Mencionamos os impostos como está agora, ou tira toda essa parte fora?

Colocamos o tal pedido para a Apple discriminar o que é imposto em sua apple store? Aproveitamos e perguntamos porque isso já é prática comum em outras apple stores e não na nossa?

Alguma outra cois que falta adicionar? Alguma coisa que querem tirar/corrigir?

Creio que agora vamos só aparar as arestas. A carta está tecnicamente muito boa, para não dizer excelente. Creio que o pedido para a Apple discriminar os impostos seria interessante, pois ela fazia isso antes aqui na Apple Store Brasil e deixou de fazê-lo depois da WWDC 2012.

Creio que a carta final deve manter o aspecto técnico, envolvendo um apanhado financeiro, jurídico e econômico.

Junto da carta vai a Planilha com os adeptos.

Como tu mesma pediu, reforço o pedido, quem estiver nos EUA pode mandar via USPS?

Acho que por ora é isso!

PS: teu apanhado sobre o IPI ficou bem esclarecedor.

Editado por Gustavo Jaccottet
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Bom, tenho 39 assinaturas aqui comigo.

Quem não me mandou os dados, por favor, pode enviar via Google Docs, no endereço mencionado pelo Meneses, ou via DM, contendo nome, cidade de origem, Apple ID e produtos Apple que possui.

Creio que menos de 50 assinaturas não é um número razoável.

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Parabéns para todos os que estão se empenhando em fazer essa carta, uma ótima iniciativa! Seria bom se o nosso pais tivesse mais pessoas como vocês, quem sabe assim o Brasil se tornaria um pais "decente"..

Editado por pedro798
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Bom, tenho 39 assinaturas aqui comigo.

Quem não me mandou os dados, por favor, pode enviar via Google Docs, no endereço mencionado pelo Meneses, ou via DM, contendo nome, cidade de origem, Apple ID e produtos Apple que possui.

Creio que menos de 50 assinaturas não é um número razoável.

Desculpa a pergunta, mas como eu faço para te mandar os meus dados (nome, Apple id, etc..)?

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Já tenho aqui 41 assinaturas.

Vocês podem enviar os dados para essa planilha https://docs.google.com/a/jaccottet.adv.br/spreadsheet/ccc?key=0AgiGNizlYkKCdEx2R0UydXo4LVYtNWc0LWpZVGF2eUE&pli=1#gid=0

Ou então diretamente a mim, por DM.

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Clica na minha foto e seleciona a opção enviar mensagem. Ali tu colocas as informações.

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Caros Executivos da Apple,

Viemos através desta inquirir sobre os preços de produtos Apple no Brasil, com especial atenção dada ao novo iMac.

Os usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brasil. Um grupo uniu-se, representando usuários e admiradores de todo o país, para trazer atenção a esse assunto.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, vamos esclarecer o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional. Quais sejam:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O imposto sobre mercadorias e serviço interestadual, que em 2012 é de 12%

Se somarmos esses percentuais ao preço original no iMac, resultaria em surpreendentes 2703.76 dólares.

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, resultou em aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5273,00 R$. O que faz o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

E ainda assim, é quase mil reais (926.00 R$) a menos do que a Apple Store cobra.

O que nos leva ao que de fato não conseguimos entender sobre o preço da Apple Store Brasil.

E quase 1000.00 R$ a mais do que o valor agregado de impostos. E isso nos mostra o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor extra absurdo, nossa crença na valorização dos clientes Apple foi comprometida seriamente. E sabemos que esse valor não diz respeito a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Por fim, o contato com os executivos da Apple foi estabelecido na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma e que esse problema entre em foco, e que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços absurdamente inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

_________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

We hereby come to inquire regarding apple products prices in Brazil, with specific attention being given to the new iMac.

We, apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. As a group - representing all brazilian apple users and admirers - we united to bring attention to this issue.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of about Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which is 12%, in 2012

If we sum that to the original iMac price (1299.00 dollars) it would result at astonishing 2703.76 dollars.

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95, and the new iMac didn't even arrive on the market just yet)

All this would turn iMac's price at roughly 5273.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. And yet, that would still be 926.00 R$ (or 464.00 US$) less than the current 6199.00 R$ charged at Apple Store Brazil.

Now, lets move onto what we can't grasp about Apple prices in our local ground.

The almost a 1000.00 R$ plus that Apple is charging is a serious concern or us Brazilian Apple Users, for it shows how disregarding Apple is acting towards the brazilian market. This shows our appreciation and loyalty to the brand and its products is being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, having to pay this unexplainable increase severely damaged our belief in Apple's care for their customers. And we know for a fact, that it is not only related to our government fees.

Finally, we reach out to Apple executives, in the hopes you can assess attentively and effectively our situation, shed some light on this problem, and give us some feedback, so we can achieve a better understanding of what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products, with absurdly inflated prices.

Best Regards,

Apple Brazilian Customers.

No risco de estar falando alguma bobagem, eu acredito que quando os eletrônicos baixaram no ano passado, o IPI para os itens dentro da classificação 84710.30 havia sido reduzido, primeiramente para 7%, depois subiu um pouco para 10%. E posteriormente, foi retornado a sua taxa normal, de 15%. Pena que, em geral, as pessoas só procuram se informar sobre alterações de IPI sobre veículos!

Alguém mencionou sobre as taxas de 15% de importação do Mercosul. E sim, como eu trabalhei na área e sou formada em RI, te digo que as taxas do Mercosul valem para o Mercosul. Exceto quando há uma negociação em bloco do tipo NAFTA-MERCOSUL, em que fixam-se taxas bliaterais para o comércio de certos produtos entre os blocos.

O câmbio, e mudanças no IPI alteram sim, e drasticamente o valor final do produto. E ainda que fosse o câmbio por si só, já apresentaria uma mudança muito grande no valor final. No meu cálculo inicial eu estimei que o aumento, fora impostos e variação cambial, foi de, em média, 1000.00 R$. Que ainda é sim muito alto!

Eu gostei da ideia de adicionar na carta um pedido para a Apple discriminar - pelo menos na Apple Store online - quanto estamos pagando de imposto. (mesmo que não especifique que impostos são). Porque isso ocorre em todas as outras Apple Stores online que visitei, incluindo mas não limitando-se a US/UK/Norway/Germany/Mexico, etc.

Lucy,

Só um apontamento. Vamos padronizar os Preços em BRL e USD, sempre ao final, utilizando o formato norte-americano de padronização numérica (1,200.00 USD)? Que achas?

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Abs.

Mandei meus dados via DM, Gustavo.

Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa.

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Vamos lá pessoal, estamos chegando nas 50 assinaturas. Tenho aqui 42 assinaturas! Vamos nos mobilizar!

Somente com uma participação ativa de todos, auxiliando no que puderem na redação da carta, fornecendo dados técnicos ou apenas mandando seus dados pessoais, já é uma grande contribuição.

Editado por Gustavo Jaccottet
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Mandei meus dados via DM, Gustavo.

Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa.

Já coloquei teus dados na Planilha! Valeu pela colaboração!

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Quero assinar e acho que com a abrangência que este fórum tem, chegaríamos fácil em 500 assinaturas

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Quero assinar e acho que com a abrangência que este fórum tem, chegaríamos fácil em 500 assinaturas

Quero assinar e acho que com a abrangência que este fórum tem, chegaríamos fácil em 500 assinaturas

Quero assinar e acho que com a abrangência que este fórum tem, chegaríamos fácil em 500 assinaturas

Quem dera que tenhamos 500 assinaturas. Com essa amplitude provaríamos que o nosso poder de mobilização existe.

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(...)

Mas como todo mundo estava convencido que o problema era a ganância da Apple, ninguém parecia aberto a outra explicação naquele momento, resolvi deixar quieto. Aí vieram as ideias de ações que poderiam ser feitas sobre a questão e chegamos na ideia da carta.

(...)

Eu particularmente me sinto ofendido com essa afirmação tua. Acho que outros que prestarem atenção, se sentirão também. Eu participei do tópico onde a discussão se originou, mas nunca falei que o problema era a ganância da Apple. Tanto que falei que boicote era risível, e disse também várias vezes aqui no fórum - bem antes dessa coisa dos novos preços - que importação no Brasil era uma coisa extremamente desagradável, e que eram tantas amarras e poréns que era uma injustiça sem tamanho. Máquina de fazer dinheiro que não viamos aplicados na infraestrutura do país (como estradas que são péssimas apesar do ICMS). Tanto que fui o primeiro a sugerir uma carta aberta. :) Outros estavam no mesmo barco que eu.

Então vc não pode rotular todo mundo como sendo do mesmo saco. Eu nunca esqueci de dar os devidos créditos para os que se envolveram, e não ligo pra ser creditado em nada... porém me incomoda ser incluso num grupo de pessoas que saíram apontando o dedo e justificando coisas cegamente. Não sou perdulário e muito menos inconsequente pra julgar sem fatos comprovados.

Ok, vocês que mandam ;D

Então vamos colocar os pingos nos is.

O que deve constar na carta final?

Mencionamos os impostos como está agora, ou tira toda essa parte fora?

Colocamos o tal pedido para a Apple discriminar o que é imposto em sua apple store? Aproveitamos e perguntamos porque isso já é prática comum em outras apple stores e não na nossa?

Alguma outra cois que falta adicionar? Alguma coisa que querem tirar/corrigir?

Eu particularmente acho que a carta tem uma introdução ruim. Não cativa o leitor, vai direto ao assunto, falta estrutura... enfim. Longe de mal escrita, obviamente... mas falta um tanto de calor. Falta a paixão que vejo nos usuários. Já tinha dito que precisava de uma intro antes, e uma conclusão que basicamente restabelecesse os pontos primordiais de nossas intenções.

Organizadores: vamos bater o martelo sobre se essa é a alteração final da carta, ou se algo mais técnico será incluso? Pq daí pode-se elaborar uma introdução melhor? Como fica?

Editado por JoeD
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Pessoal aí vai mais uma reformulação...

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NOVA CARTA - REFORMULADA

Caros Executivos da Apple,

Viemos através desta inquirir sobre os preços de produtos Apple no Brasil, com especial atenção dada ao novo iMac.

Os usuários apple estão extremamente desapontados com a política de preços da companhia no Brasil. Um grupo - representando usuários e admiradores brasileiros da marca coletivamente - uniu-se, representando usuários e admiradores de todo o país, para trazer atenção a esse assunto.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, esclarecendo o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional.

Sendo as mais relevantes delas:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O imposto sobre mercadorias e serviço interestadual, que em 2012 chega a 18%

Em nossos esforços para compreender melhor como os preços dos iProducts - especialmente o novo iMac - aumentaram tanto no país, fizemos diversas simulações básicas, uma das quais utilizaremos aqui para ilustrar nossa preocupação.

Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares. (Em contrapartida, acreditamos que o preço do iMac em que incorrem os impostos não é o preço de varejo da Apple Store Americana, e sim um preço de atacado, significativamente mais baixo que o utilizado para essa simulação de cálculo.)

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, foi de aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5.500,00 R$. O que torna o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

Isso, nós pudemos perceber, por conta do sistema tributário brasileiro e variações cambiais desfavoráveis.

O que nos leva ao que não conseguimos compreender sobre o preço da Apple Store Brasil.

Verificamos que, mesmo após todas essas somas, o valor é cerca de 500,00 R$ (256,41 dólares) a menos do que o preço de 6.199,00 R$ (3.178,97 dólares) cobrado pela Apple Store Brasil. (E como pudemos aproximar, o valor de aumento que não é pertinente a terceiras partes é ainda maior por conta do preço real de importação do produto, ao qual não temos acesso).

Isso gerou em nós, consumidores brasileiros uma séria preocupação. Porque a mensagem que isso nos passa é o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor adicional, nossa crença na valorização dos clientes pela Apple foi comprometida seriamente. E pudemos demonstar que esse valor não diz respeito somente a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Gostaríamos de uma explicação sobre esse aumento de preço ainda mais alto do que o ocasionado por custos dos trâmites de importação.

Outro ponto relevante que notamos em outras Apple Stores no mundo, é que o valor pertinente aos impostos embutidos no produto são sempre discriminados em baixo do valor total. E isso é algo que não ocorre aqui.

Gostaríamos de questionar os executivos de porquê essa prática não foi adotada em nossa Apple Store, já que sanaria muitas das dúvidas iniciais pertinentes à diferença de preços em outros países e aqui.

Considerando isso, gostaríamos e pedir e sugerir que essa prática seja adotada aqui também, o mais rápido possível.

Por fim, o estabelecemos esse contato com a Apple na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos atualmente.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

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NOVA CARTA ESCRITA EM INGLES

Dear Apple Executives,

We hereby come to inquire regarding apple products prices in Brazil, with specific attention being given to the new iMac.

We, apple users are extremely disappointed with Apple's price policy in Brazil. As a group - representing all brazilian apple users and admirers - we united to bring attention to this issue.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of regarding Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

Some of them include, but are not limited to

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which varies up to 18%

In our efforts to grasp a better understanding of how the iProducts prices - specially the new iMac - increased so much, we did several basic simulations of taxes and fees applied by the government. One of them we are using for our argument sake.

If we sum the above mentioned sample taxes to the original iMac american price (1,299.00 dollars) it would result at astonishing 2,820.38 dollars. (Although, we believe the iMac price in which the taxes apply is not actually the Apple Store sale price, but a business price, that is significantly lower than the one we used for this calculation purposes.)

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95)

All this would turn iMac's price at roughly 5,500.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. Which we understand it's due to brazilian tax system and currency variation.

Now, lets move onto what we can't fathom about Apple prices in our local ground.

Even after adding all those numbers, that would still be 500.00 R$ (or 256.41 US$) less than the current 6,199.00 R$ (or 3178.97 US$) charged at Apple Store Brazil. (When, actually, we were able to establish that this overpricing gap is higher than the ones estimated here due to the real iMac importation price, which we have no access to.)

And this is a serious concern for us Brazilian Apple Users, for it shows how disregarding Apple is acting towards the brazilian market. This shows our appreciation and loyalty to the brand and its products are being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, having to pay this unexplainable increase severely damaged our belief in Apple's care for their customers. And we can see, that it is not only related to our government fees.

Also, as we were able to verify on other Apple Stores around the world, the amount of taxes embedded into a product is always discriminated below the final price. And this is something that doesn't happen at Apple Store Brasil.

We would like to question the executives why it isn't already a standard procedure here as it is in other stores.

Since it could clarify part of the high prices brazilian users have to face.

That said, we would like to ask and suggest this practice to be adopted at Brazilian Apple Store as soon as possible.

Finally, we reach out to Apple executives, hoping you can assess attentively and effectively our situation and give us some feedback, so we can achieve a better understanding of what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products with inflated prices.

Best Regards,

Apple Brazilian Customers.

__________________________________________________________________________________________________________

Leiam e me digam o que acham. ;D

Eu particularmente me sinto ofendido com essa afirmação tua. Acho que outros que prestarem atenção, se sentirão também. Eu participei do tópico onde a discussão se originou, mas nunca falei que o problema era a ganância da Apple. Tanto que falei que boicote era risível, e disse também várias vezes aqui no fórum - bem antes dessa coisa dos novos preços - que importação no Brasil era uma coisa extremamente desagradável, e que eram tantas amarras e poréns que era uma injustiça sem tamanho. Máquina de fazer dinheiro que não viamos aplicados na infraestrutura do país (como estradas que são péssimas apesar do ICMS). Tanto que fui o primeiro a sugerir uma carta aberta. :) Outros estavam no mesmo barco que eu.

Então vc não pode rotular todo mundo como sendo do mesmo saco. Eu nunca esqueci de dar os devidos créditos para os que se envolveram, e não ligo pra ser creditado em nada... porém me incomoda ser incluso num grupo de pessoas que saíram apontando o dedo e justificando coisas cegamente. Não sou perdulário e muito menos inconsequente pra julgar sem fatos comprovados.

Eu particularmente acho que a carta tem uma introdução ruim. Não cativa o leitor, vai direto ao assunto, falta estrutura... enfim. Longe de mal escrita, obviamente... mas falta um tanto de calor. Falta a paixão que vejo nos usuários. Já tinha dito que precisava de uma intro antes, e uma conclusão que basicamente restabelecesse os pontos primordiais de nossas intenções.

Organizadores: vamos bater o martelo sobre se essa é a alteração final da carta, ou se algo mais técnico será incluso? Pq daí pode-se elaborar uma introdução melhor? Como fica?

JoeD só agora vi seu post... quando já tinha re-postado a carta.

Hmm.. me ajuda a pensar em alguma coisa pra melhorar essa intro?

Obrigada ;)

Editado por letslucy
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