Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Preços] Redação de Carta Aberta à Apple Computer Brasil Ltda.


Posts Recomendados

Querida letslucy (que trabalhou firmemente nestes últimos dias nessa carta ;),

Ajudo sim... no entanto estou tão ocupado cumprindo agenda nestes últimos dias que está difícil limpar a mente para me dedicar a este projeto com uma perspectiva descansada.

Vamos lá: acho que a intro tem que ser breve? Sim... mas acho que ela deve chamar a atenção deles mostrando que:

- sabemos da história da companhia no Brasil

- o quando admiramos e quanto é importante pros brasileiros conseguirem participar desse grupo de consumo da Apple

- quem são os que escrevem e o que querem

Não precisa ser algo pomposo e muito menos florido. Você que gosta de pesquisar, se tiver tempo, será que vc conseguiria alguns dados de quando a empresa começou a vender no Brasil? Se a princípio foi diretamente ou por intermediários? Eu moro fora do Brasil e lembro pouco dos anos 90. Lembro que na época o site já mostrava preços para os produtos, mas para comprar tinha que ligar num telefone ou procurar uma das lojas listadas no site... demorou pra ter venda direto via site. As lojas que vendiam eram poucas também. Nunca que se encontrava Apple no Carrefour por exemplo...

Pq desses dados: pq a gente pode falar com mais certeza de que sabemos de como praticaram vendas e que, se no início foi caro, passaram a vender posteriormente de uma forma mais eficiente e acessível... então por que iriam agora dificultar. Óbvio que isto não precisa estar tudo na introdução, mas no decorrer do desenvolvimento do pensamento na carta.

Veja este post aqui do macflii:

Está bom como primeiro rascunho... excelente aliás. Mas sugiro o seguinte: ao invés de falar de forma genérica - afinal isso que o macflii descreveu se aplica (acredito eu) a todos os consumidores do mundo - vamos esculpir este paragráfo e deixa-lo o máximo possível sobre o que acontece no Brasil?

Que vc acha, letslucy?

Faz sentido...

puding,

Faço minhas as palavras de E-merson, rquenio e fmaricato. E aproveito para adicionar:

Acho que em geral - em outros tópicos - que você fala coisas proveitosas. No entanto seria mais interessante que, se vc quiser participar deste tópico, que o lesse e acompanhasse, assim falaria coisas mais proveitosas ao invés de pitacos desdenhosos. Se o lesse com mais atenção, o entenderia melhor e poderia sim falar coisas que são mais próximas com o que realmente estamos fazendo. Veja só: até agora você não entendeu que o projeto não se trata de escrever para a mídia americana, e sim escrever uma carta aberta para a Apple. Mandar emails para o resto da mídia - tanto no Brasil quanto EUA - é uma iniciativa mais colateral e comandada pelos usuários que querem fazer isso do que um objetivo prático da manifestação. Você pode opiniar o quanto quiser, mas não vai gerar nenhuma simpatia nos que ativamente se envolveram com o projeto - seja quem apenas assinou, ou quem está diariamente o criando, ou desenvolvendo a carta. Você também tem todo o direito de achar isso tudo uma patacoada, porém você não precisa ficar apontando o dedo e rindo como se todos estivessem em um picadeiro. As pessoas vão começar a achar que o sem noção é você.

A introdução feita pelo macflii ficou boa, vou apenas sugerir umas alterações, as quais ponho em negrito:

A Apple é conhecida por ter, como consumidores, pessoas que procuram a elegância de um produto somada com a sua eficiência. Para nós, que enviamos a presente Carta, a Apple não é apenas uma empresa, como há outras mil pelo mercado, mas uma forma de vida, um padrão que demanda do usuário o bom gosto pelo minimalismo e a busca por produtos simples, funcionais e mágicos. Por isto, não há dúvidas de que a lealdade para com a empresa é uma característica que permanece já por bastante tempo entre estes que assinam a Carta.

Sempre adquirimos os novos lançamentos com a certeza de que cada novidade será de maior e melhor qualidade que os produtos substituídos, algo que não acontece com outras marcas, o que justifica não uma fidelidade e sim uma devoção à marca, dada magia de seus produtos. Ocorre que nem toda magia é eterna e a política de preços da Apple no Brasil está fazendo com que diversos usuários, devotos da marca, deixem de lado essa busca por produtos mágicos e encarem antes a realidade econômica, para depois decidir se compram um produto da Apple ou um similar de outra marca, que podem não ser inovadores como os produtos Apple, mas têm o condão de suprir, pelo menos, as necessidades primárias dos usuários.

Isso se dá pelo fato de sempre ter havido uma íntima ligação entre os consumidores e a empresa, esta representada até mesmo por seus executivos do mais alto escalão, ou quando em pessoa apresentam as últimas novidades em produtos nos grandes eventos, ou quando se esforçam a manter um canal de comunicação com os fãs da empresa.

Nos últimos lançamentos dos iProdutos, nós, brasileiros e fãs da marca, nos sentimos inteiramente prejudicados pelo tamanho descaso com o mercado nacional, o que nos leva a crer que a própria magia pode se esvair diante de uma política de preços desfavorável.

------

Fiz alterações e adendos para aprimorar a modalidade da escrita da introdução, usando a expressão "magia" em diversas vezes, uma palavra que era seguidamente lembrada pelo SJ.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém já reparou na diferença do macbook 13 retina?

"MacBook Pro 13 $1,199.00 = R$3,999.00 MacBook Pro 13 retina $1,699.00 = R$6,999.00 Diferença $500 = R$3,000.00 Alguém consegue explicar?"

https://twitter.com/...455701789388801

É justamente o que estamos tentando entender aqui. Primeiro: como a Apple importa os seus produtos, segundo, qual a margem de lucro real de cada produto e, terceiro, qual seria o valor justo de cada produto, considerando câmbio, carga tributária e o lucro da Apple.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A introdução feita pelo macflii ficou boa, vou apenas sugerir umas alterações, as quais ponho em negrito:

A Apple é conhecida por ter, como consumidores, pessoas que procuram a elegância de um produto somada com a sua eficiência. Para nós, que enviamos a presente Carta, a Apple não é apenas uma empresa, como há outras mil pelo mercado, mas uma forma de vida, um padrão que demanda do usuário o bom gosto pelo minimalismo e a busca por produtos simples, funcionais e mágicos. Por isto, não há dúvidas de que a lealdade para com a empresa é uma característica que permanece já por bastante tempo entre estes que assinam a Carta.

Sempre adquirimos os novos lançamentos com a certeza de que cada novidade será de maior e melhor qualidade que os produtos substituídos, algo que não acontece com outras marcas, o que justifica não uma fidelidade e sim uma devoção à marca, dada magia de seus produtos. Ocorre que nem toda magia é eterna e a política de preços da Apple no Brasil está fazendo com que diversos usuários, devotos da marca, deixem de lado essa busca por produtos mágicos e encarem antes a realidade econômica, para depois decidir se compram um produto da Apple ou um similar de outra marca, que podem não ser inovadores como os produtos Apple, mas têm o condão de suprir, pelo menos, as necessidades primárias dos usuários.

Isso se dá pelo fato de sempre ter havido uma íntima ligação entre os consumidores e a empresa, esta representada até mesmo por seus executivos do mais alto escalão, ou quando em pessoa apresentam as últimas novidades em produtos nos grandes eventos, ou quando se esforçam a manter um canal de comunicação com os fãs da empresa.

Nos últimos lançamentos dos iProdutos, nós, brasileiros e fãs da marca, nos sentimos inteiramente prejudicados pelo tamanho descaso com o mercado nacional, o que nos leva a crer que a própria magia pode se esvair diante de uma política de preços desfavorável.

------

Fiz alterações e adendos para aprimorar a modalidade da escrita da introdução, usando a expressão "magia" em diversas vezes, uma palavra que era seguidamente lembrada pelo SJ.

Acho que usar a malavra magia com moderação funciona... mas sou totalmente contra devoção/devotos... eu não rezo na igreja Apple nem pra santo nenhum que venha dela... nem adoro os produtos.

Minha opinião só... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que usar a malavra magia com moderação funciona... mas sou totalmente contra devoção/devotos... eu não rezo na igreja Apple nem pra santo nenhum que venha dela... nem adoro os produtos.

Minha opinião só... ;)

Então vamos tirar a palavra devotos. Devoção usei como sinônimo de admiração. Quem admira algo é devoto daquilo. Mas tua opinião foi bem colocada. Não sei como ficaria devoção, traduzida no sentido linguístico, para o Inglês, mas acredito que será algo semelhante à admiração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao tem a necessidade do cpf naum... somente apple id, cidade e nome completo... e a carta está disponivel aki... todos tem acesso a ela...

Claro, explica para o blog do iPhone que tiramos a necessidade do CPF, basta o nome, cidade, Apple ID e número de produtos Apple que possui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello People!

Muuuito thanks pela ajuda com a intro! Eu de fato não sabia qual era o conteúdo que vocês queriam passar, a idéia que eu tinha do que vocês buscavam era abstrata demais para colocar no papel.

As modificações ficaram muito boas, especialmente a parte da mágica...,mas talvez eu tenha que compactar um pouco porque acredito que vai acabar ficando mais longa que o esperado. (Ah, e devotion fica muito forte, como substantivo. Seu sentido verbal fica mais suave, porém, ainda muito exagerado na descrição da fidelização dos usuários por parte de uma marca. Admiração fica melhor, mas vou ver se penso em algum sinônimo que se aproxime melhor do que vocês querem dizer... se não encontrar nada melhor, fica admiração mesmo)....

Vou colocar as alterações na carta em inglês e dar um "merge" em tudo que o pessoal modificou para ver como fica, e posto aqui quando terminar, MAAAAS vai demorar um pouquinho porque as coisas estão bem corridas aqui no trabalho hoje. Acho que só consigo postar uma versão atualizada mais a noite.

PS: a partir de quinta vou ficar provavelmente off, então... caso haja mais alguma modificação de quinta em diante e eu não responda logo, vou precisar que alguém me contate por IM no skype (disponível no meu perfil), para que eu venha checar as modificações e traduzi-las de acordo de última hora... mas aviso que o fim dessa semana vai ser insano pra mim, então se possível, vamos dar wrap-up de alterações até quarta... 8D

Sds,

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello People!

Muuuito thanks pela ajuda com a intro! Eu de fato não sabia qual era o conteúdo que vocês queriam passar, a idéia que eu tinha do que vocês buscavam era abstrata demais para colocar no papel.

As modificações ficaram muito boas, especialmente a parte da mágica...,mas talvez eu tenha que compactar um pouco porque acredito que vai acabar ficando mais longa que o esperado. (Ah, e devotion fica muito forte, como substantivo. Seu sentido verbal fica mais suave, porém, ainda muito exagerado na descrição da fidelização dos usuários por parte de uma marca. Admiração fica melhor, mas vou ver se penso em algum sinônimo que se aproxime melhor do que vocês querem dizer... se não encontrar nada melhor, fica admiração mesmo)....

Vou colocar as alterações na carta em inglês e dar um "merge" em tudo que o pessoal modificou para ver como fica, e posto aqui quando terminar, MAAAAS vai demorar um pouquinho porque as coisas estão bem corridas aqui no trabalho hoje. Acho que só consigo postar uma versão atualizada mais a noite.

PS: a partir de quinta vou ficar provavelmente off, então... caso haja mais alguma modificação de quinta em diante e eu não responda logo, vou precisar que alguém me contate por IM no skype (disponível no meu perfil), para que eu venha checar as modificações e traduzi-las de acordo de última hora... mas aviso que o fim dessa semana vai ser insano pra mim, então se possível, vamos dar wrap-up de alterações até quarta... 8D

Sds,

Valeu Lucy. Até quarta temos muito tempo. Usei a palavra devoto pois é uma palavra que uso todos os dias e sempre uso como sinônimo de admiração, por isso admiração fica realmente melhor.

A parte da mágica, que faz parte da Apple, dará um impacto nos usuários, logo teremos uma introdução de cunho emocional e um desenvolvimento do tema bastante técnico e podemos pensar numa conclusão forte. Isso eu me encarrego de fazer. Depois que tivermos a parte final da carta eu faço a conclusão. Como articulista que sou, com mais de 100 artigos publicados, creio que posso fazer uma conclusão que reúne todos os elementos da carta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, explica para o blog do iPhone que tiramos a necessidade do CPF, basta o nome, cidade, Apple ID e número de produtos Apple que possui.

Gustavo,

Mesmo assim eu considero que a carta precisa já estar concluída. O responsável, através do Twitter, disse que é como pedir pra assinar uma "carta branca", embora ele tenha reconhecido as boas intenções por trás de tudo isso. Com a carta já concluída, não só o BDI como outros blogs iriam até divulgar a carta e o link para quem concordar com o manifesto assiná-lo.

E, pelo que pude perceber, já estamos caminhando pra finalização da carta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Mesmo assim eu considero que a carta precisa já estar concluída. O responsável, através do Twitter, disse que é como pedir pra assinar uma "carta branca", embora ele tenha reconhecido as boas intenções por trás de tudo isso. Com a carta já concluída, não só o BDI como outros blogs iriam até divulgar a carta e o link para quem concordar com o manifesto assiná-lo.

E, pelo que pude perceber, já estamos caminhando pra finalização da carta...

Acredito que até o final dessa semana a Carta estará pronta. Estamos encaminhando tudo muito bem e por sorte recebemos ótimos colaboradores nesses dias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello People!

Muuuito thanks pela ajuda com a intro! Eu de fato não sabia qual era o conteúdo que vocês queriam passar, a idéia que eu tinha do que vocês buscavam era abstrata demais para colocar no papel.

As modificações ficaram muito boas, especialmente a parte da mágica...,mas talvez eu tenha que compactar um pouco porque acredito que vai acabar ficando mais longa que o esperado. (Ah, e devotion fica muito forte, como substantivo. Seu sentido verbal fica mais suave, porém, ainda muito exagerado na descrição da fidelização dos usuários por parte de uma marca. Admiração fica melhor, mas vou ver se penso em algum sinônimo que se aproxime melhor do que vocês querem dizer... se não encontrar nada melhor, fica admiração mesmo)....

Vou colocar as alterações na carta em inglês e dar um "merge" em tudo que o pessoal modificou para ver como fica, e posto aqui quando terminar, MAAAAS vai demorar um pouquinho porque as coisas estão bem corridas aqui no trabalho hoje. Acho que só consigo postar uma versão atualizada mais a noite.

PS: a partir de quinta vou ficar provavelmente off, então... caso haja mais alguma modificação de quinta em diante e eu não responda logo, vou precisar que alguém me contate por IM no skype (disponível no meu perfil), para que eu venha checar as modificações e traduzi-las de acordo de última hora... mas aviso que o fim dessa semana vai ser insano pra mim, então se possível, vamos dar wrap-up de alterações até quarta... 8D

Sds,

Vamos tentar finalizar tudo até quarta-feira. Temos já uma introdução e no que finalizares a carta Lucy, eu preparo uma conclusão, abordando tudo, que ficaria apenas na versão em Português, pois a Carta em Inglês tem que ser o mais simples possível dentro do tema que estamos propondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que até o final dessa semana a Carta estará pronta. Estamos encaminhando tudo muito bem e por sorte recebemos ótimos colaboradores nesses dias!

Beleza! O movimento tá crescendo lá no Docs. Geral tá contribuindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permitem uma pincelada nesta carta?

Quanto ao ICMS, deixem em sua forma abreviada (somente sigla "ICMS" .. o gringo vai ver servico e nao vai entender nada) e coloque quanto a aliquota seria normalmente de 18% (computador importado).

Quanto ao procedimento de importação, é de fato a catástrofe formula que coloquei ontem.

Abraços.

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permitem uma pincelada nesta carta?

Quanto ao ICMS, deixem em sua forma abreviada (somente sigla "ICMS" .. o gringo vai ver servico e nao vai entender nada) e coloque quanto a aliquota seria normalmente de 18% (computador importado).

Quanto ao procedimento de importação, é de fato a catástrofe formula que coloquei ontem.

Abraços.

Eduardo

Mas tens toda a liberdade de pegar o teor da carta e alterar. Apenas te peço que quando mudares algo, coloca em negrito as alterações que fizestes. Ok? Abração!

Beleza! O movimento tá crescendo lá no Docs. Geral tá contribuindo!

Beleza! Depois vou coletar os dados que já temos lá no Docs e podemos criar um blog, que achas? Um Blog próprio para usarmos como ponte para divulgar em outros Blogs, assim ficaremos menos restritos quando a Carta estiver pronta. Eu tenho um blog gustavojaccottet.blogspot.com, mas é um blog em que publico os meus escritos e mesmo assim o Blog é horrível. Acho que quem tem bom manejo das plataformas de Blog pode fazê-lo, que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello my Apple sweeties! ;D

Eu fiz mais um esboço, mas vou adiantar, cortei bastante viu.. x)~

Ficou compriiido, então eu dei uma enxugada... vamos ver se vocês gostam...

________________________________________________________________________________________________________

Caros Executivos da Apple,

A Apple é conhecida por cativar consumidores que buscam elegância e eficiência em um único produto. Para nós usuários, a Apple não é somente outra companhia, mas um estilo de vida que reflete nossa preferência por itens minimalistas, simples, funcionais - e principalmente - mágicos.

Sempre compramos os produtos da empresa com a certeza de que cada nova geração seria surpreendentemente superior à sua predecessora. O que nem sempre ocorre com outras marcas. Além disso, a íntima ligação que a empresa mantém com seus usuários, mantendo um canal de comunicação aberto com seus admiradores é outra característica que torna a Apple querida para nós. Razão pela qual nossa lealdade é inquestionável.

Infelizmente, porém, desde o último lançamentos da geração mais recente dos iProdutos, sentimo-nos seriamente prejudicados com o visível descaso com o mercado brasileiro por parte da empresa. O que nos leva a crer que até mesmo a mágica pode esvair-se diante de uma política de preços desfavorável.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, esclarecendo o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional.

Sendo as mais relevantes delas:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O ICMS que normalmente, para produtos internacionais, é de 18%

Em nossos esforços para compreender melhor como os preços dos iProducts - especialmente o novo iMac - aumentaram tanto no país, fizemos diversas simulações básicas, uma das quais utilizaremos aqui para ilustrar nossa preocupação.

Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares. (Em contrapartida, acreditamos que o preço do iMac em que incorrem os impostos não é o preço de varejo da Apple Store Americana, e sim um preço de atacado, significativamente mais baixo que o utilizado para essa simulação de cálculo.)

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, foi de aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5.500,00 R$. O que torna o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

Isso, nós pudemos perceber, por conta do sistema tributário brasileiro e variações cambiais desfavoráveis.

O que nos leva ao que não conseguimos compreender sobre o preço da Apple Store Brasil.

Verificamos que, mesmo após todas essas somas, o valor é cerca de 500,00 R$ (256,41 dólares) a menos do que o preço de 6.199,00 R$ (3.178,97 dólares) cobrado pela Apple Store Brasil.

Isso gerou em nós, consumidores brasileiros uma séria preocupação. Porque a mensagem que isso nos passa é o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor adicional, nossa crença na valorização dos clientes pela Apple foi comprometida seriamente. E pudemos demonstar que esse valor não diz respeito somente a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Gostaríamos de uma explicação sobre esse aumento de preço ainda mais alto do que o ocasionado por custos dos trâmites de importação.

Outro ponto relevante que notamos em outras Apple Stores no mundo, é que o valor pertinente aos impostos embutidos no produto são sempre discriminados em baixo do valor total. E isso é algo que não ocorre aqui.

Gostaríamos de questionar os executivos de porquê essa prática não foi adotada em nossa Apple Store, já que sanaria muitas das dúvidas iniciais pertinentes à diferença de preços em outros países e aqui.

Considerando isso, gostaríamos e pedir e sugerir que essa prática seja adotada aqui também, o mais rápido possível.

Por fim, o estabelecemos esse contato com a Apple na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos atualmente.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

Apple is known by captivating consumers that seek elegance and efficiency combined in one product. To us users, Apple is not merely another company, but a lifestyle, with high standards that reflects our preference for minimalist, functional and magic products. Therefore, there is no questions regarding our loyalty to the company.

We, brazilian users, have always purchased Apple products with the certainty that every new generation would be surprisingly superior than its predecessor, which doesn't always happen with other brands. Plus, the close connection the company has with its users, keeping an open channel of communication with its consumers and admirers is another feature that makes the company endearing to us. Hence why we stay so faithful.

Unfortunately, since the latest iProducts launch, we felt seriously jeopardized with Apple's visible disregard with the brazilian market. Which leads us to believe that even magic can be broken when confronted by a unfavorable price policy.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of regarding Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

Some of them include, but are not limited to

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which usually is set to 18%

In our efforts to better understand how the iProducts prices - specially the new iMac - increased so much, we did several basic simulations of taxes and fees applied by the government. We will be using one of them to illustrate our concern.

If we sum the above mentioned sample taxes to the original iMac american price (1,299.00 dollars) it would result at astonishing 2,820.38 dollars. (Although, we believe the iMac price in which the taxes apply is not actually the Apple Store sale price, but a business price, that is significantly lower than the one we used for this calculation purposes.)

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95)

All this would turn iMac's price at roughly 5,500.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. That, we understand, it's due to brazilian tax system and currency variation.

Now, moving onto what we cannot fathom about Apple prices in our local ground.

Even after adding all those numbers, that would still be 500.00 R$ (or 256.41 US$) less than the current 6,199.00 R$ (or 3,178.97 US$) charged at Apple Store Brazil.

It seems our appreciation and loyalty to the brand and its products are being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, this unexplainable increase is damaging our belief in Apple's care for their customers. And we can see, that it is not only related to our government fees.

Also, as we were able to verify on other Apple Stores around the world, the amount of taxes embedded into a product is always discriminated below the final price. And this is something that doesn't happen at Apple Store Brasil. (although, a while ago it used to happen with portable devices, this practive was interrupted with no explanation by Apple's part.)

Since it could clarify part of the high prices brazilian users have to face, we would like to question the executives why it isn't already a standard procedure here as it is in other stores.

That said, we would also like to ask and suggest this practice to be adopted by Brazilian Apple Store as soon as possible.

Finally, we reach out to Apple executives, hoping you can assess attentively and effectively our situation, providing us some feedback, so we can better comprehend what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products with inflated prices.

Best Regards,

Looking forward to your reply,

Apple Brazilian Customers.

________________________________________________________________________________________________________

E aí, o que acharam? Me avisem que já altero o que tiver que alterar!

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello my Apple sweeties! ;D

Eu fiz mais um esboço, mas vou adiantar, cortei bastante viu.. x)~

Ficou compriiido, então eu dei uma enxugada... vamos ver se vocês gostam...

________________________________________________________________________________________________________

Caros Executivos da Apple,

A Apple é conhecida por cativar consumidores que buscam elegância e eficiência em um único produto. Para nós usuários, a Apple não é somente outra companhia, mas um estilo de vida que reflete nossa preferência por itens minimalistas, simples, funcionais - e principalmente - mágicos.

Sempre compramos os produtos da empresa com a certeza de que cada nova geração seria surpreendentemente superior à sua predecessora. O que nem sempre ocorre com outras marcas. Além disso, a íntima ligação que a empresa mantém com seus usuários, mantendo um canal de comunicação aberto com seus admiradores é outra característica que torna a Apple querida para nós. Razão pela qual nossa lealdade é inquestionável.

Infelizmente, porém, desde o último lançamentos da geração mais recente dos iProdutos, sentimo-nos seriamente prejudicados com o visível descaso com o mercado brasileiro por parte da empresa. O que nos leva a crer que até mesmo a mágica pode esvair-se diante de uma política de preços desfavorável.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, esclarecendo o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional.

Sendo as mais relevantes delas:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O ICMS que normalmente, para produtos internacionais, é de 18%

Em nossos esforços para compreender melhor como os preços dos iProducts - especialmente o novo iMac - aumentaram tanto no país, fizemos diversas simulações básicas, uma das quais utilizaremos aqui para ilustrar nossa preocupação.

Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares. (Em contrapartida, acreditamos que o preço do iMac em que incorrem os impostos não é o preço de varejo da Apple Store Americana, e sim um preço de atacado, significativamente mais baixo que o utilizado para essa simulação de cálculo.)

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, foi de aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5.500,00 R$. O que torna o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

Isso, nós pudemos perceber, por conta do sistema tributário brasileiro e variações cambiais desfavoráveis.

O que nos leva ao que não conseguimos compreender sobre o preço da Apple Store Brasil.

Verificamos que, mesmo após todas essas somas, o valor é cerca de 500,00 R$ (256,41 dólares) a menos do que o preço de 6.199,00 R$ (3.178,97 dólares) cobrado pela Apple Store Brasil.

Isso gerou em nós, consumidores brasileiros uma séria preocupação. Porque a mensagem que isso nos passa é o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor adicional, nossa crença na valorização dos clientes pela Apple foi comprometida seriamente. E pudemos demonstar que esse valor não diz respeito somente a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Gostaríamos de uma explicação sobre esse aumento de preço ainda mais alto do que o ocasionado por custos dos trâmites de importação.

Outro ponto relevante que notamos em outras Apple Stores no mundo, é que o valor pertinente aos impostos embutidos no produto são sempre discriminados em baixo do valor total. E isso é algo que não ocorre aqui.

Gostaríamos de questionar os executivos de porquê essa prática não foi adotada em nossa Apple Store, já que sanaria muitas das dúvidas iniciais pertinentes à diferença de preços em outros países e aqui.

Considerando isso, gostaríamos e pedir e sugerir que essa prática seja adotada aqui também, o mais rápido possível.

Por fim, o estabelecemos esse contato com a Apple na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos atualmente.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

Apple is known by captivating consumers that seek elegance and efficiency combined in one product. To us users, Apple is not merely another company, but a lifestyle, with high standards that reflects our preference for minimalist, functional and magic products. Therefore, there is no questions regarding our loyalty to the company.

We, brazilian users, have always purchased Apple products with the certainty that every new generation would be surprisingly superior than its predecessor, which doesn't always happen with other brands. Plus, the close connection the company has with its users, keeping an open channel of communication with its consumers and admirers is another feature that makes the company endearing to us. Hence why we stay so faithful.

Unfortunately, since the latest iProducts launch, we felt seriously jeopardized with Apple's visible disregard with the brazilian market. Which leads us to believe that even magic can be broken when confronted by a unfavorable price policy.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of regarding Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

Some of them include, but are not limited to

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which usually is set to 18%

In our efforts to better understand how the iProducts prices - specially the new iMac - increased so much, we did several basic simulations of taxes and fees applied by the government. We will be using one of them to illustrate our concern.

If we sum the above mentioned sample taxes to the original iMac american price (1,299.00 dollars) it would result at astonishing 2,820.38 dollars. (Although, we believe the iMac price in which the taxes apply is not actually the Apple Store sale price, but a business price, that is significantly lower than the one we used for this calculation purposes.)

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95)

All this would turn iMac's price at roughly 5,500.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. That, we understand, it's due to brazilian tax system and currency variation.

Now, moving onto what we cannot fathom about Apple prices in our local ground.

Even after adding all those numbers, that would still be 500.00 R$ (or 256.41 US$) less than the current 6,199.00 R$ (or 3,178.97 US$) charged at Apple Store Brazil.

It seems our appreciation and loyalty to the brand and its products are being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, this unexplainable increase is damaging our belief in Apple's care for their customers. And we can see, that it is not only related to our government fees.

Also, as we were able to verify on other Apple Stores around the world, the amount of taxes embedded into a product is always discriminated below the final price. And this is something that doesn't happen at Apple Store Brasil. (although, a while ago it used to happen with portable devices, this practive was interrupted with no explanation by Apple's part.)

Since it could clarify part of the high prices brazilian users have to face, we would like to question the executives why it isn't already a standard procedure here as it is in other stores.

That said, we would also like to ask and suggest this practice to be adopted by Brazilian Apple Store as soon as possible.

Finally, we reach out to Apple executives, hoping you can assess attentively and effectively our situation, providing us some feedback, so we can better comprehend what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products with inflated prices.

Best Regards,

Looking forward to your reply,

Apple Brazilian Customers.

________________________________________________________________________________________________________

E aí, o que acharam? Me avisem que já altero o que tiver que alterar!

Adorei.

Aqui vai a conclusão que prometi que iria preparar:

Como consumidores e, mais do que isso, admiradores da Marca, pedimos um esclarecimento sobre o porquê dos aumentos de preços praticados pela Apple Brasil, assim, desde já, agradecemos pela eventual atenção a ser dispensada pela leitura da carta que subscrevemos.

Acho que esse finalzinho complementa toda a carta que está sensacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, então o que acha de substituir, e/ou fundir com a fim da carta que já está ali?

Algo do tipo:

Por fim, pedimos - como consumidores e admiradores - um esclarecimento sobre o porquê dos aumentos de preços praticados pela Apple Brasil, assim, desde já, agradecemos pela eventual atenção a ser dispensada pela leitura da carta que subscrevemos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

___________________________________________________________________________________

Finally, we plead - as consumers and admirers - an explanation regarding the price increase by Apple Store Brazil. That being, we express our gratitude for reading the letter above.

Best Regards,

Apple Brazilian Consumers.

Particularmente, eu tenho uma ressalva, ainda acho que a carta ficou muito grande, e que devemos enxugá-la um pouco mais.

O problema do tamanho - em minha humilde opinião, claro - é que um pessoal tão ocupado como os executivos da apple provavelmente sentiriam-se menos tentados a ler uma carta tão extensa, principalmente pelo fator tempo... :S

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah....

E uma coisa nada a ver com a carta.. mas que tem me incomodado..

COMO não tem teclado brasileiro na apple store brasil, nem como opcional nos iMacs...

se tem na apple USA??? Eles se dão a todo o trabalho de fabricar uma coisa pros brasileiros/portugueses, e não vendem na Store apropriada, WTF?! ô__o

http://store.apple.com/us/product/MC184PO/B/apple-wireless-keyboard?fnode=56

isso me deixa tããão frustrada, porque demonstra que de fato eles nos ignoram.... -_-"

Gostei e apoio!

Gostei e apoio!

Guihenning, é só dar seus dados pro Gustavo, que seu apoio fica mais que oficializado. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, então o que acha de substituir, e/ou fundir com a fim da carta que já está ali?

Algo do tipo:

Por fim, pedimos - como consumidores e admiradores - um esclarecimento sobre o porquê dos aumentos de preços praticados pela Apple Brasil, assim, desde já, agradecemos pela eventual atenção a ser dispensada pela leitura da carta que subscrevemos.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

___________________________________________________________________________________

Finally, we plead - as consumers and admirers - an explanation regarding the price increase by Apple Store Brazil. That being, we express our gratitude for reading the letter above.

Best Regards,

Apple Brazilian Consumers.

Particularmente, eu tenho uma ressalva, ainda acho que a carta ficou muito grande, e que devemos enxugá-la um pouco mais.

O problema do tamanho - em minha humilde opinião, claro - é que um pessoal tão ocupado como os executivos da apple provavelmente sentiriam-se menos tentados a ler uma carta tão extensa, principalmente pelo fator tempo... :S

Ok. Acho uma boa idéia.

A questão de enxugar a carta tem o meu apoio, mas como a parte técnica ficou muito densa podemos fazer assim: uma versão enviaremos para a Apple (mais enxuta) e a outra divulgaremos nos blogs, redes sociais, que tal?

Sobre o teclado, a Apple já adotou o teclado em Castelhano nos países da américa latina, mas, sinceramente, prefiro o teclado US.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...