Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Preços] Redação de Carta Aberta à Apple Computer Brasil Ltda.


Posts Recomendados

Ah....

E uma coisa nada a ver com a carta.. mas que tem me incomodado..

COMO não tem teclado brasileiro na apple store brasil, nem como opcional nos iMacs...

se tem na apple USA??? Eles se dão a todo o trabalho de fabricar uma coisa pros brasileiros/portugueses, e não vendem na Store apropriada, WTF?! ô__o

http://store.apple.c...yboard?fnode=56

isso me deixa tããão frustrada, porque demonstra que de fato eles nos ignoram.... -_-"

Guihenning, é só dar seus dados pro Gustavo, que seu apoio fica mais que oficializado. ;D

Quais dados exatamente? Desculpa perguntar, é que abri mais de uma aba aqui sobre a carta etc e me confundi nos tópicos. Anyway, pretendo ajudar com o que for preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, chegamos ao número expressivo de 70 assinaturas. A plataforma criada pelo Meneses, a qual já aprendi a manejar, facilitou e muito a coleta de dados, logo enviem os seus dados, preferencialmente, para https://docs.google....pZVGF2eUE#gid=0 ou, se preferirem, podem enviar para mim por DM, mas escolham ou um ou outro método.

Estamos evoluindo e a carta já está em fase final de redação.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais dados exatamente? Desculpa perguntar, é que abri mais de uma aba aqui sobre a carta etc e me confundi nos tópicos. Anyway, pretendo ajudar com o que for preciso.

Nome completo, cidade, Apple ID e produtos Apple que tens. Se quiseres podes por o teu RG ou CPF, mas é opcional. Preenche os teus dados nessa planilha https://docs.google....pZVGF2eUE#gid=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, chegamos ao número expressivo de 70 assinaturas. A plataforma criada pelo Meneses, a qual já aprendi a manejar, facilitou e muito a coleta de dados, logo enviem os seus dados, preferencialmente, para https://docs.google....pZVGF2eUE#gid=0 ou, se preferirem, podem enviar para mim por DM, mas escolham ou um ou outro método.

Estamos evoluindo e a carta já está em fase final de redação.

Gustavo, amigo, espalha este link, é mais fácil:

http://bit.ly/apple-precos

Editado por Meneses
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, chegamos ao número expressivo de 70 assinaturas. A plataforma criada pelo Meneses, a qual já aprendi a manejar, facilitou e muito a coleta de dados, logo enviem os seus dados, preferencialmente, para https://docs.google....pZVGF2eUE#gid=0 ou, se preferirem, podem enviar para mim por DM, mas escolham ou um ou outro método.

Estamos evoluindo e a carta já está em fase final de redação.

Que maravilha! 70 usuários mobilizados e efetivos!

E a carta, nem se fala então, cada vez mais refinada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello my Apple sweeties! ;D

Eu fiz mais um esboço, mas vou adiantar, cortei bastante viu.. x)~

Ficou compriiido, então eu dei uma enxugada... vamos ver se vocês gostam...

________________________________________________________________________________________________________

Caros Executivos da Apple,

A Apple é conhecida por cativar consumidores que buscam elegância e eficiência em um único produto. Para nós usuários, a Apple não é somente outra companhia, mas um estilo de vida que reflete nossa preferência por itens minimalistas, simples, funcionais - e principalmente - mágicos.

Sempre compramos os produtos da empresa com a certeza de que cada nova geração seria surpreendentemente superior à sua predecessora. O que nem sempre ocorre com outras marcas. Além disso, a íntima ligação que a empresa mantém com seus usuários, mantendo um canal de comunicação aberto com seus admiradores é outra característica que torna a Apple querida para nós. Razão pela qual nossa lealdade é inquestionável.

Infelizmente, porém, desde o último lançamentos da geração mais recente dos iProdutos, sentimo-nos seriamente prejudicados com o visível descaso com o mercado brasileiro por parte da empresa. O que nos leva a crer que até mesmo a mágica pode esvair-se diante de uma política de preços desfavorável.

Embora a Apple Store brasileira sempre tenha sido mais cara comparada com outras mundialmente, por conta de impostos e conversões de câmbio, nesse momento percebe-se que essa não é a única razão. E gostaríamos de entender o que acontece com a Apple em relação ao Brasil.

Primeiramente, esclarecendo o que já sabemos em relação ao país e os produtos da maçã.

Conhecemos nosso sistema tributário e entendemos que há diferentes taxas pesadas aplicadas aos produtos quando esses chegam em território nacional.

Sendo as mais relevantes delas:

1 - O imposto sobre produtos industrializados (IPI), que em 2012 é de 15%

2 - O imposto de importação, que em 2012 é de 60%

3 - O ICMS que normalmente, para produtos internacionais, é de 18%

Em nossos esforços para compreender melhor como os preços dos iProducts - especialmente o novo iMac - aumentaram tanto no país, fizemos diversas simulações básicas, uma das quais utilizaremos aqui para ilustrar nossa preocupação.

Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares. (Em contrapartida, acreditamos que o preço do iMac em que incorrem os impostos não é o preço de varejo da Apple Store Americana, e sim um preço de atacado, significativamente mais baixo que o utilizado para essa simulação de cálculo.)

Adicionalmente, devemos considerar a taxa de câmbio, cuja variacão em novembro, foi de aproximadamente 1US$ : 1.95 R$. Isso subiria o preço do iMac para aproximadamente 5.500,00 R$. O que torna o iMac brasileiro o mais caro do mundo.

Isso, nós pudemos perceber, por conta do sistema tributário brasileiro e variações cambiais desfavoráveis.

O que nos leva ao que não conseguimos compreender sobre o preço da Apple Store Brasil.

Verificamos que, mesmo após todas essas somas, o valor é cerca de 500,00 R$ (256,41 dólares) a menos do que o preço de 6.199,00 R$ (3.178,97 dólares) cobrado pela Apple Store Brasil.

Isso gerou em nós, consumidores brasileiros uma séria preocupação. Porque a mensagem que isso nos passa é o descaso que a Apple tem com o mercado brasileiro. Mostra que o apreço e lealdade dos brasileiros pela marca e seus produtos está sendo desvalorizado e ignorado.

Os produtos apple aqui já são os mais caros do mundo por conta de políticas econômicas do governo, e nunca culpamos a Apple por isso. Mas agora, tendo que pagar esse valor adicional, nossa crença na valorização dos clientes pela Apple foi comprometida seriamente. E pudemos demonstar que esse valor não diz respeito somente a taxas, variações cambiais e outros fatores fora do controle da empresa.

Gostaríamos de uma explicação sobre esse aumento de preço ainda mais alto do que o ocasionado por custos dos trâmites de importação.

Outro ponto relevante que notamos em outras Apple Stores no mundo, é que o valor pertinente aos impostos embutidos no produto são sempre discriminados em baixo do valor total. E isso é algo que não ocorre aqui.

Gostaríamos de questionar os executivos de porquê essa prática não foi adotada em nossa Apple Store, já que sanaria muitas das dúvidas iniciais pertinentes à diferença de preços em outros países e aqui.

Considerando isso, gostaríamos e pedir e sugerir que essa prática seja adotada aqui também, o mais rápido possível.

Por fim, o estabelecemos esse contato com a Apple na esperança de que nossa situação seja examinada atenta e efetivamente. De forma que possamos receber um feedback, para compreendermos qual é, de fato, a explicação para os preços inflacionados dos novos produtos Apple que enfrentamos atualmente.

Saudações,

Consumidores Apple Brasileiros

________________________________________________________________________________________________________

Dear Apple Executives,

Apple is known by captivating consumers that seek elegance and efficiency combined in one product. To us users, Apple is not merely another company, but a lifestyle, with high standards that reflects our preference for minimalist, functional and magic products. Therefore, there is no questions regarding our loyalty to the company.

We, brazilian users, have always purchased Apple products with the certainty that every new generation would be surprisingly superior than its predecessor, which doesn't always happen with other brands. Plus, the close connection the company has with its users, keeping an open channel of communication with its consumers and admirers is another feature that makes the company endearing to us. Hence why we stay so faithful.

Unfortunately, since the latest iProducts launch, we felt seriously jeopardized with Apple's visible disregard with the brazilian market. Which leads us to believe that even magic can be broken when confronted by a unfavorable price policy.

Although the Brazilian Apple Store prices were always higher than other ones worldwide, due to taxes and currency differential, at this point, we are inclined to believe that there's more to it. And we would like to understand what is happening with Apple regarding Brazil.

First of all, lets clarify of what we are already aware of regarding Brazil and Apple products:

Since we know our tax system, we understand there are different and heavy taxes that are applied to Apple products once they arrive in Brazil Customs.

Some of them include, but are not limited to

1- the Industrialized Product Fee (IPI), which is 15%, in 2012

2- the Imported Merchandise Fee, which is 60%, in 2012

3- and the Interstate Merchandise and Service Fee (ICMS) which usually is set to 18%

In our efforts to better understand how the iProducts prices - specially the new iMac - increased so much, we did several basic simulations of taxes and fees applied by the government. We will be using one of them to illustrate our concern.

If we sum the above mentioned sample taxes to the original iMac american price (1,299.00 dollars) it would result at astonishing 2,820.38 dollars. (Although, we believe the iMac price in which the taxes apply is not actually the Apple Store sale price, but a business price, that is significantly lower than the one we used for this calculation purposes.)

Additionally, we must consider the latest business currency rate, at this point, of approximately 1 US$ : 1.95 R$ (as of this week, the US dollar was rated at 1.95)

All this would turn iMac's price at roughly 5,500.00 R$.

Which makes the brazilian iMac value the highest on the world. That, we understand, it's due to brazilian tax system and currency variation.

Now, moving onto what we cannot fathom about Apple prices in our local ground.

Even after adding all those numbers, that would still be 500.00 R$ (or 256.41 US$) less than the current 6,199.00 R$ (or 3,178.97 US$) charged at Apple Store Brazil.

It seems our appreciation and loyalty to the brand and its products are being taken for granted.

Brazilians already have the world's most expensive iProducts because of the government, and we never held that against the company. But now, this unexplainable increase is damaging our belief in Apple's care for their customers. And we can see, that it is not only related to our government fees.

Also, as we were able to verify on other Apple Stores around the world, the amount of taxes embedded into a product is always discriminated below the final price. And this is something that doesn't happen at Apple Store Brasil. (although, a while ago it used to happen with portable devices, this practive was interrupted with no explanation by Apple's part.)

Since it could clarify part of the high prices brazilian users have to face, we would like to question the executives why it isn't already a standard procedure here as it is in other stores.

That said, we would also like to ask and suggest this practice to be adopted by Brazilian Apple Store as soon as possible.

Finally, we reach out to Apple executives, hoping you can assess attentively and effectively our situation, providing us some feedback, so we can better comprehend what is the real picture the brazilian apple users are facing with the introduction of new Apple Products with inflated prices.

Best Regards,

Looking forward to your reply,

Apple Brazilian Customers.

________________________________________________________________________________________________________

E aí, o que acharam? Me avisem que já altero o que tiver que alterar!

Esta carta precisa de revisão. Mas só me proponho a faze-la uma vez que digam: "isto é a versão final... ninguém tira ou acrescenta mais nada!"

O que noto: uso repetitivo da palavra aqui - existem 2 ou 3 frases redundantes onde se fala que existe um descaso da Apple com o Brasil - a matemática explicada na forma dissertativa as vezes me confunde.

Posso consertar os 2 primeiros itens e submeter para o okay de vocês, mas a parte da matemática sugiro que vocês mesmo consertem. Ninguém por exemplo abordou preço de transporte, despesas com estoque, este tipo de coisa. Não seria interessante tentar espremer o pensamento e ver se encontramos outros gastos que eles possam estar tendo com a importação do produto? Não seria interessante usar talvez uma tabela pra ilustrar bem o desenvolvimento da conta?

A parte em inglês não tive tempo de ler, mas encontrei um erro na assinatura: não se diz Apple Brazilian Customers. O correto seria Brazilian Apple Customers. Outra opção seria Brazilian Customers of Apple Computer.

Editado por JoeD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Meneses desenvolveu uma forma ainda mais simples de adesão à Carta, aqui vai o Link: http://bit.ly/apple-precos

Esta carta precisa de revisão. Mas só me proponho a faze-la uma vez que digam: "isto é a versão final... ninguém tira ou acrescenta mais nada!"

O que noto: uso repetitivo da palavra aqui - existem 2 ou 3 frases redundantes onde se fala que existe um descaso da Apple com o Brasil - a matemática explicada na forma dissertativa as vezes me confunde.

Posso consertar os 2 primeiros itens e submeter para o okay de vocês, mas a parte da matemática sugiro que vocês mesmo consertem. Ninguém por exemplo abordou preço de transporte, despesas com estoque, este tipo de coisa. Não seria interessante tentar espremer o pensamento e ver se encontramos outros gastos que eles possam estar tendo com a importação do produto? Não seria interessante usar talvez uma tabela pra ilustrar bem o desenvolvimento da conta?

A parte em inglês não tive tempo de ler, mas encontrei um erro na assinatura: não se diz Apple Brazilian Customers. O correto seria Brazilian Apple Customers. Outra opção seria Brazilian Customers of Apple Computer.

JoeD, outro ponto que vejo que tem que ser alinhado é a explicação monetária. Usar U$ como USD e R$ como BRL.

Vi na carta coisas do tipo 1R$, quando o correto seria 1.00 BRL. Outra coisa: vamos usar a forma de apresentação de numerais em dinheiro tal qual nos EUA: R$2.000,00 serão 2,000.00 BRL

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que maravilha! 70 usuários mobilizados e efetivos!

E a carta, nem se fala então, cada vez mais refinada!

Verdade. Estamos nos aproximando do número que eu entendo como ideal, 100 adeptos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carta está no caminho certo.

Talvez tenha ficado um pouco grande, mas a leitura ficou agradável.

Meus comentários:

Na frase "Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares." parece que apenas utilizamos os três tributos listados, e não todos os tributos que o Eduardo muito bem nos mostrou. Para chegarmos ao valor de 2.820,38 dólares, utilizamos todos os tributos listado pelo Eduardo, correto?

Ao invés de colocarmos os valores em uma narrativa, seria de mais fácil entendimento uma tabela (bem ao estilo da Apple), comparado preços EUA e o preço BRA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal, parabéns pela carta, está muito bacana mas, na minha opinião eu tiraria o primeiro parágrafo pois eu acho muito bajulador e de certa forma previsível na visão dos executivos da Apple.

Eu ainda acrescentaria o seguinte:

"A cada apresentação de um novo produto da Apple percebemos a clara intenção da Apple de oferecer produtos cada vez mais avançados tecnologicamente e fazer com que essas facilidades tecnológicas alcancem cada vez mais pessoas mantendo um preço competitivo e condizente com a qualidade de seus produtos, mas aqui no Brasil essa política não é adotada uma vez que o preço de alguns produtos chega a ultrapassar o dobro do praticado no mercado Norte Americano."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carta está no caminho certo.

Talvez tenha ficado um pouco grande, mas a leitura ficou agradável.

Meus comentários:

Na frase "Se somarmos esses percentuais ao preço original do iMac na Apple Store Americana, resultaria em surpreendentes 2.820,38 dólares." parece que apenas utilizamos os três tributos listados, e não todos os tributos que o Eduardo muito bem nos mostrou. Para chegarmos ao valor de 2.820,38 dólares, utilizamos todos os tributos listado pelo Eduardo, correto?

Ao invés de colocarmos os valores em uma narrativa, seria de mais fácil entendimento uma tabela (bem ao estilo da Apple), comparado preços EUA e o preço BRA.

Realmente nessa parte fitei agora e vi que não estão embutidos todos os tributos, lembrando que os tributos são aplicados em fases diferentes. Primeiro na fase de Importação e depois na fase de comercialização. Seria interessante estremar estes dois pontos também, pois de nada vale dizer que há x de tributos embutidos sem esclarecer qual fase que buscamos que seja explicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal, parabéns pela carta, está muito bacana mas, na minha opinião eu tiraria o primeiro parágrafo pois eu acho muito bajulador e de certa forma previsível na visão dos executivos da Apple.

Eu ainda acrescentaria o seguinte:

"A cada apresentação de um novo produto da Apple percebemos a clara intenção da Apple de oferecer produtos cada vez mais avançados tecnologicamente e fazer com que essas facilidades tecnológicas alcancem cada vez mais pessoas mantendo um preço competitivo e condizente com a qualidade de seus produtos, mas aqui no Brasil essa política não é adotada uma vez que o preço de alguns produtos chega a ultrapassar o dobro do praticado no mercado Norte Americano."

Se tiver que enxugar alguma coisa da carta, que seja essa parte bajuladora!

Realmente excedemos um pouco...

Se dermos a impressão que achamos os produtos Apple "mágicos", fica fácil para eles justificarem o preço praticados por eles. Não podemos dar ferramentas para eles usarem contra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver que enxugar alguma coisa da carta, que seja essa parte bajuladora!

Realmente excedemos um pouco...

Se dermos a impressão que achamos os produtos Apple "mágicos", fica fácil para eles justificarem o preço praticados por eles. Não podemos dar ferramentas para eles usarem contra.

Mas é justamente usar um argumento deles para depois "dissecar" a forma de como eles exploram os preços no Brasil. Tanto que no final da introdução eu coloquei que a Política de Preços faz com que a magia da Apple se esvaia.

Numa carta temos de usar de argumentos contraditórios para assim fazer com que o receptor leia o teor integral do texto. Um carta argumentativa requer elementos contraditórios, em especial na introdução. Só assim a atenção dos leitores irá recair sobre a argumentação técnica, que está muito bem estruturada. O nome disso é estrutura argumentativa do duplipensamento, usada muito por escritores Ingleses e Americanos, popularizada pelo George Orwell, na obra 1984.

Uma carta que apresente apenas um eixo argumentativo não vai chamar a atenção de um CEO, CFO…

Claro que essa é a minha opinião e temos de alinhar a carta coletivamente, logo vamos decidir se vamos utilizar a expressão "mágica" (magia) ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Totally off-topic

E uma coisa nada a ver com a carta.. mas que tem me incomodado..

COMO não tem teclado brasileiro na apple store brasil, nem como opcional nos iMacs...

se tem na apple USA??? Eles se dão a todo o trabalho de fabricar uma coisa pros brasileiros/portugueses, e não vendem na Store apropriada, WTF?! ô__o

http://store.apple.c...yboard?fnode=56

isso me deixa tããão frustrada, porque demonstra que de fato eles nos ignoram.... -_-"

A resposta é simples: a Apple não fabrica teclados no padrão brasileiro (ABNT2).

Esse teclado 'portuguese' é um padrão europeu, que não é igual ao nosso padrão.

Veja as diferenças:

Padrão brasileiro ABNT2:

post-3315-0-81987400-1352167773_thumb.pn

Padrão europeu português:

post-3315-0-82969900-1352167780_thumb.pn

Fonte das imagens: wikipedia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS. A Lucy tá mandando ver! Haja disposição! :))

Parabéns pela pro-atividade, Lucy!

Isso!!!

Se tiver que enxugar alguma coisa da carta, que seja essa parte bajuladora!

Realmente excedemos um pouco...

Se dermos a impressão que achamos os produtos Apple "mágicos", fica fácil para eles justificarem o preço praticados por eles. Não podemos dar ferramentas para eles usarem contra.

Executivo da Apple BR lendo a discussão:

- Garoto esperto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Totally off-topic

A resposta é simples: a Apple não fabrica teclados no padrão brasileiro (ABNT2).

Esse teclado 'portuguese' é um padrão europeu, que não é igual ao nosso padrão.

Veja as diferenças:

Padrão brasileiro ABNT2:

post-3315-0-81987400-1352167773_thumb.pn

Padrão europeu português:

post-3315-0-82969900-1352167780_thumb.pn

Fonte das imagens: wikipedia.

Eu notei a diferença, mas por exemplo, para uma pessoa que não fala inglês, e não está acostumada com o teclado internacional (como é o caso da minha Tia, que ia comprar o novo iMac, até se deparar com os novos preços.) o teclado europeu ainda é de mais fácil adaptação do que o internacional/US.

Agora voltando ao tópico correto

Oi @JoeD

Obrigada pelas correções. Sinta-se a vontade para editar o que quiser e como quiser. Eu não estou fazendo a carta, estou só colocando ela "no papel" como minha forma de contribuir. Não sou a exclusiva redatora - e nem quero ser - da Carta.

E pessoal, vale para TODOS: Toda e qualquer alteração é mais que bem vinda. Mas não apontem somente, MUDEM DE FATO a carta.

Dessa vez re-editá-la foi bem complicado, porque tinha tanta alteração que eu nem sei se conseguir adaptar a sugestões de todos...

Alguém mencionou uma tabela. Acho que foi o @Fernandodsr ...

Sim, ótima idéia. 8D!!

Sou péssima com tabelas. Sintam-se a vontade para fazer uma, e bem intuitiva e bonita. ;D

Sobre a parte técnica, o imposto calculado tem somente os que eu menciono na carta. Não quis colocar mais dados, porque se um CEO resolve fazer a continha, e eu colocar tributos extras e não explicá-los, os dados não vão bater, e vão pensar que além de mandar uma carta reclamando, somos burros, que nem continha de somar sabemos fazer... =O

Gostei da idéia da tabela, ficaria mais intuitivo.. e bem mais curto... Quem se prontifica??? :wub:

E vamos que vamos o/

B)

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, amigo, espalha este link, é mais fácil:

http://bit.ly/apple-precos

Hein @Meneses, tenho uma sugestão.... tem como colocar no campo RG / CPF um * dizendo que o preenchimento desses campos é opcional??

Assim o pessoal não fica tão receoso de aderir! Na real, eu não entendo nada dessas coisas de formulário e etc, mas aí foi-se meu pitaco :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hein @Meneses, tenho uma sugestão.... tem como colocar no campo RG / CPF um * dizendo que o preenchimento desses campos é opcional??

Assim o pessoal não fica tão receoso de aderir! Na real, eu não entendo nada dessas coisas de formulário e etc, mas aí foi-se meu pitaco :D

Meneses, podes fazer o pedido da Lucy? Eu entendo que o RG ou o CPF seriam essenciais caso a pessoa não tenha Apple ID, mas isso não é mais problema devido ao alto índice de assinaturas que já temos. Estamos chegando aos 100 nomes e hoje estou engajando o movimento via Twitter e Facebook, usando alguns contatos.

Lucy, excelente teres aparecido, pois assim criamos um documento com embasamento econômico, jurídico e financeiro. Até agora só elogios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hein @Meneses, tenho uma sugestão.... tem como colocar no campo RG / CPF um * dizendo que o preenchimento desses campos é opcional??

Assim o pessoal não fica tão receoso de aderir! Na real, eu não entendo nada dessas coisas de formulário e etc, mas aí foi-se meu pitaco :D

Pronto! Belo empurrão de que eu tava precisando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...