Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Muitas) dúvidas a respeito da Time Capsule...


Posts Recomendados

Pessoal, estou pensando em pegar uma Time Capsule (2 Tb), mas antes gostaria de tirar algumas dúvidas...

Eu usaria a TC não somente como backup, mas também para guardar filmes e fotos.

- Esses filmes e fotos estariam automaticamente disponíveis para iPhone, iPad e Apple TV, ainda que não passe pelo iTunes? (eu só quero criar pastas com as fotos lá dentro e acessar via iPhone, iPad, etc.)

- Eu uso o Virtua. Com o meu roteador, tive que clonar o Mac Address para poder rotear o sinal. Isso funciona sem problemas na TC?

- Não vou mais precisar do meu roteador? A TC fará as vezes de roteador?

- Um PS3 e uma SmartTV conectam-se normalmente na rede sem fio criada pela TC? E conseguiriam ver os dados (fotos e videos) gravados na TC?

- Pelo que eu vi, posso conectar um HD externo à TC de forma a aumentar a capacidade, é isso?

- Quais as implicações em deixar a TC ligada por diversas horas no dia (mais de 12 horas seguidas)?

- Se eu quiser ligar na TC uma impressora de rede e um micro via cabo de rede, é possível? Tem saídas suficientes de rede?

Bom, é isso pessoal. Desculpem tantas perguntas. Algumas eu já fucei pelos fóruns, mas gostaria de mais opiniões a respeito!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos as respostas:

- Esses filmes e fotos estariam automaticamente disponíveis para iPhone, iPad e Apple TV, ainda que não passe pelo iTunes? (eu só quero criar pastas com as fotos lá dentro e acessar via iPhone, iPad, etc.

Não... ele só vai armazanar os arquivos. Você continua tendo que utilizar o iTunes para ver os filmes, por exemplo...

- Eu uso o Virtua. Com o meu roteador, tive que clonar o Mac Address para poder rotear o sinal. Isso funciona sem problemas na TC?

Eu uso o Virtua sem clonar o Mac sem problema. Não sei se é possível na TC...

- Não vou mais precisar do meu roteador? A TC fará as vezes de roteador?

Sim.. a TC é um roteador.

- Um PS3 e uma SmartTV conectam-se normalmente na rede sem fio criada pela TC? E conseguiriam ver os dados (fotos e videos) gravados na TC

Sem Problema quanto a rede sem fio. Quanto aos dados, vc vai precisar configurar algum protocolo, como samba por exemplo.

- Pelo que eu vi, posso conectar um HD externo à TC de forma a aumentar a capacidade, é isso?

Sim, é possível.

- Quais as implicações em deixar a TC ligada por diversas horas no dia (mais de 12 horas seguidas)?

Nenhum problema. Quando o HD não está sendo utilizado, ele desliga automaticamente (e volta quando vc tenta acessá-lo) e vira um roteador comum.

- Se eu quiser ligar na TC uma impressora de rede e um micro via cabo de rede, é possível? Tem saídas suficientes de rede?

Ela tem 4 portas, sendo 1 para conectar o link internet (WAN) e 3 portas para conectar qualquer dispositivo (LAN) além da interface USB, claro.

Espero ter respondido suas dúvidas.

Abraço.

Editado por Caio Simon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o tópico e também solicitar explicação a mais uma pergunta, uso os arquivos da empresa em um HD externo para não ocupar espaço em meu MBP, tem como realizar um backup desse hd externo em uma TC ? plugaria direto ou é através de configurações ?

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar e tirar umas duvidas aqui tbm....

uso internet da net meu modem e um motorola svg 1202, no qual ele e o modem e o roteador.

Quando eu comprar o time capsule, eu terei que abrir as portas do motorola ou do tc, para pode hospedar site no meu mac?

aqui em casa tenho 'Dvr Stand Alone Lux Vision 32 Canais' Eu queria sabe como seria para configurar ele no tc para poder eu ter acesso as cameras pelo meu iphone e fora da minha rede. :B

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero ter respondido suas dúvidas.

Abraço.

Cara, valeu! Respondeu, sim!!!!

Bom, pessoal, acabei de comprar minha TC de 2 Tb. Liguei ela na tomada e meu iMac nela e foi simplesmente incrível. Em menos de dois minutos, minha rede (Net Virtua) estava configurada e pronta para uso.

Usei o mesmo nome de rede que eu tinha no meu roteador, inclusive com a mesma senha.

Automaticamente todos os aparelhos passaram a localizar a rede, como se fosse o roteador antigo. Simplesmente sensacional. Trabalho ZERO para instalar e configurar.

Agora vou começar a fuçar para descobrir as funcionalidades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Responder a unica que eu acho que minha opinião ainda vale, as outras estão muito bem respondidas. (apesar de que, vc já comprou um)

- Quais as implicações em deixar a TC ligada por diversas horas no dia (mais de 12 horas seguidas)?

Estou com o meu ligado desde que eu comprei, e nunca deu nenhum problema, o melhor foi colocá-lo para gerenciar a rede, quando cai por algum problema ele reinicia a conexão automaticamente, sem aquela palhaçada de retirar da tomada e esperar 10 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As questões que agora eu preciso resolver são:

- Como compartilhar o conteúdo da TC entre Macs, iPhone, iPad e Apple TV

- Como acessar a TC via SmarTV

- Como acessar isso tudo remotamente (via iCloud?)

Outra coisa. A TC esquenta razoavelmente, é assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pessoal, consegui avançar em alguns pontos e não muito em outros...

Consegui ativar o compartilhamento familiar no iTunes para fazer com que a Apple TV leia as minhas bibliotecas. Consigo fazer com que a biblioteca de Fotos apareça na Apple TV, porém, quando vou acessar, fica MUITO lento. Fica tão lento que chega ao ponto de ficar impraticável.

No iPhone e no iPad instalei um app chamado Files Connect. Com eles, eu consegui tanto acessar a TC via Wifi como por 3G.

As minhas dúvidas são:

- existe uma forma de fazer com que a Apple TV acesse o conteúdo da Time Capsule SEM que o iTunes tenha que ficar ligado?

- existe alguma forma de fazer com que um PS3, por exemplo, acesse os dados da Time Capsule?

Eu queria deixar os dados na TC e conseguir acessá-los sem a necessidade de ter que deixar o Mac ligado... Consegui isso parcialmente por esse app do iPhone, mas queria uma forma de acessar por outros meios também..

Alguém tem alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pessoal, consegui avançar em alguns pontos e não muito em outros...

Consegui ativar o compartilhamento familiar no iTunes para fazer com que a Apple TV leia as minhas bibliotecas. Consigo fazer com que a biblioteca de Fotos apareça na Apple TV, porém, quando vou acessar, fica MUITO lento. Fica tão lento que chega ao ponto de ficar impraticável.

No iPhone e no iPad instalei um app chamado Files Connect. Com eles, eu consegui tanto acessar a TC via Wifi como por 3G.

As minhas dúvidas são:

- existe uma forma de fazer com que a Apple TV acesse o conteúdo da Time Capsule SEM que o iTunes tenha que ficar ligado?

- existe alguma forma de fazer com que um PS3, por exemplo, acesse os dados da Time Capsule?

Eu queria deixar os dados na TC e conseguir acessá-los sem a necessidade de ter que deixar o Mac ligado... Consegui isso parcialmente por esse app do iPhone, mas queria uma forma de acessar por outros meios também..

Alguém tem alguma luz?

Eu não recomendo colocar a biblioteca do iTunes dentro do Time Capsule. Melhor deixar no iMac mesmo, como eu faço aqui. Deixe apenas arquivos que não usa muito e os backups dentro do Time Capsule.

O Time Capsule fica ligado o tempo todo, não precisa (e nem é recomendável) ficar desligando ele. Só desligo quando vou viajar. Mas aí para preservar a vida útil dos discos eles são desligados sempre que ficam sem uso. Discos rígidos são equipamentos com vida últil curtíssima, 2 a 3 anos em média, e o modo que a Apple acho para prolongar a vida útil do Time Capsule é desligar os discos a maior parte do tempo.

Daí quando querer ver algo no iTunes, o Time Capsule tem que "acordar" os discos e isto deixa o acesso mais lento.

Eu faço assim: iPhoto e iTunes ficam no iMac (que com 500GB dá e sobra mesmo cheio de seriados e filmes convertidos para o formato do iTunes). O lance é levar em conta este fator de que ficar acessando o Time Capsule toda hora é lento e pode diminuir a vida útil com o passar do tempo.

Quando seu HD encher, remova algumas coisas do iTunes movendo para o Time Capsule se tiver dó de apagar.

Outra coisa: Recomendo usar o recurso de rede de convidados do Time Capsule. Aqui em casa eu uso e recomendo. Quando chega uma visita com aquele laptop windows todo virulento eu só passo a senha da rede de convidados e mantenho meus dispositivos seguros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, entendi.. Mas aí seria utilizar a TC somente como backup, não?

Eu queria poder compartilhar arquivos dela com os outros dispositivos...

Exatamente. A Time Capsule só é boa de verdade para:

  • ser um excelente megaboa super bom roteador de rede sem fio (criando inclusive uma rede principal e uma para convidados, além de ser firewall e tal)
  • ser um excelente megaboa hardware de backup

Para ser central multimídia, ou servidor de mídias, ela não é muito boa. Você guarda arquivos nela. Você arquiva coisas nela. Coisas que só usa de vez em quando, ou quer nunca sabe quando vai usar mas quer deixar lá guardadinho... Coisas que você tem dó de apagar, ou medo de apagar, mas não precisam ficar no HD do iMac. Exemplo:

  • Documentos antigos
  • Instaladores de aplicativos e imagens ISO de discos
  • Filmes e seriados que já assistiu, mas por causa de um valor sentimental tem dó de apagar

Mas o ideal mesmo, na minha opinião é deixar o máximo de espaço livre possível no Time Capsule para o backup. Desta forma, você vai ter um backup melhor, com arquivos mais antigos.

Agora que a Time Capsule é novinha, parece um desperdício ela só estar usando 400 gigabytes de sua capacidade. Mas daqui a alguns anos, só o backup pode consumir vários gigabytes - e é aí que ela mostra seu valor.

Quando em 2015 você perceber que seu backup de 2012 ainda está lá, aí o TC mostra seu valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso sem problemas minha TC para servidor de arquivos de mídia (filmes em 720p a maioria mkv). Meus media center (Xtreamer e xbmc) acessam a TC via rede cabeada e reproduz os filmes sem problemas.

Ainda assisto via iPad com o OPlayerHD via wifi tbm sem problemas.

Pelo fato do disco da TC ficar desligado no momento do acesso inicial ele fica mais lento mas isso é nos primeiros segundos, ainda na listagem de pasta, rapidamente a velocidade normaliza.

Além disso ainda faz os backups do Mac Mini e MBA.

É um ótimo equipamento, tenho a um ano e só posso falar bem dele.

Editado por tmfonseca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso sem problemas minha TC para servidor de arquivos de mídia (filmes em 720p a maioria mkv). Meus media center (Xtreamer e xbmc) acessam a TC via rede cabeada e reproduz os filmes sem problemas.

Ainda assisto via iPad com o OPlayerHD via wifi tbm sem problemas.

Pelo fato do disco da TC ficar desligado no momento do acesso inicial ele fica mais lento mas isso é nos primeiros segundos, ainda na listagem de pasta, rapidamente a velocidade normaliza.

Além disso ainda faz os backups do Mac Mini e MBA.

É um ótimo equipamento, tenho a um ano e só posso falar bem dele.

Cara, como você fez isso? Ainda estou me matando aqui e não consegui ehehehehhe

Vc usa a TC como "repositório" de arquivos e usa um media center separado, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, como você fez isso? Ainda estou me matando aqui e não consegui ehehehehhe

Vc usa a TC como "repositório" de arquivos e usa um media center separado, é isso?

Exatamente. Já usei como média center o Xtreamer SideWinder, depois usei um Mac Mini rodando o XBMC (mas dava pena em ver uma máquina daquela fazendo apenas isso) e agora uso um notebook velho tbm rodando o XBMC (win7).

Criei o usuário na TC e coloco tudo que baixo de filme e série lá (organizado por pastas - óbvio), depois só faço montar a unidade no media center e mandar reproduzir. Sendo o IP da TC fixo basta mandar o média conectar a ela sempre que iniciar e pronto. Qualquer sistema que acesse arquivos com o protocolo SMB vai funcionar.

Qualquer dispositivo da casa (compuadores ma e win, ipad, xoom, celulares) veem os arquivos, inclusive via wireless.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu queria mesmo era acessar meus filmes via Apple TV 3. Mas sem Jailbreak que ainda não saiu, fica impossível. Especialmente se tiver legendas. Sei que dá pra isso isso colocando no iTunes. Mas assim, além de ter que inserir as legendas nos filmes manualmente, teria que acessar os arquivos via Mac. Ou seja, os filmes correm um longo caminho até chegar no Apple TV. Saem do TC, vão para o Mac, voltam para o TC rotear e finalmente chega no Apple TV. Mas como meus filmes são todos em 1080, leva uma eternidade. Acho absurdo o Apple TV não ler os arquivos da TC. Pelo menos, aqueles que são compatíveis tinham que ser reconhecidos sem o iTunes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...