Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
fitinge

Macbook Pro early 2011 rodando Fusion Drive - Como ativar o Fusion Drive!

Posts Recomendados

Pode ser coincidência, mas após eu ter feito esse procedimento há quase 3 semanas, vinha usando o Mac normalmente, até que ontem ele reiniciou sozinho e desfez a partição "CoreStorage" (conhecida como FusionDrive). Estou tentando instalar o OS novamente, sem sucesso (com e sem partição Fusion). A instalação ocorre bem até bem próxima do final, mas não conclui e aparece uma mensagem pedindo para entrar em contato com o AppleCare.

Tomem cuidado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser coincidência, mas após eu ter feito esse procedimento há quase 3 semanas, vinha usando o Mac normalmente, até que ontem ele reiniciou sozinho e desfez a partição "CoreStorage" (conhecida como FusionDrive). Estou tentando instalar o OS novamente, sem sucesso (com e sem partição Fusion). A instalação ocorre bem até bem próxima do final, mas não conclui e aparece uma mensagem pedindo para entrar em contato com o AppleCare.

Tomem cuidado

Primeiramente peço desculpas ao moderador pela postagem em sequência.

Refiz todo o processo e consegui reinstalar o OS X... aparentemente, por enquanto, está tudo tranquilo. Vamos aguardar e verificar se não surgem novos problemas.

Os problemas que eu havia enfrentado, aparentavam que a partição criada para o FUSIONDRIVE (chamada de CoreStorage), se desfazia com o passar de alguns dias...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.. tenho um MBP 15 Mid '09, C2D 2,66. O HD instalado é o original de 320gb, minha ideia é fazer o fusion drive para ele. Minha duvida, qual Serial ATA este equipamento suporta? Se for SATA I, vale a pena investir no SSD/Fusion drive via Doubler Data?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, realmente utilidade pública extrema!!!

To com um Pro early 11 também (só que 13") e vou botar um SSD no mes que vem, depois um data doubler com o disco original. Tava querendo fazer EXATAMENTE isso. Vi na net que alguns tinham feito, mas nenhum tutorial (tb não procurei tãããão a sério assim). Show de bola isso, cara. Sem dúvida vou testar isso aqui também. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eh muito bom

mas a minha pergunta antes de tudo seria.. aonde eu compro o data doubler da OWC????...

pq esses optibay nao combinam com arquiteura linda do mac...

Queria comprar esse data doubler mas nao acho em lugar nenhum...

para depois sim colocar um ssd no lugar do hd e o HD nbo lugar do drive de cd... e por sua vez o cd colocar numa case externa

Compartilhar este post

Link para o post

Também necessito do suporte para colocar o HDD no lugar do Drive de Cds.

Um SSD como esse dá certo?

HD 120GB SSD Corsair Force Series CSSD-F120GB3A 2.5" 120GB SATA 3

Tem por 15 no Dealextreme. Comprei o meu lá e recomendo.

http://dx.com/p/designer-s-2-5-sata-to-sata-hdd-caddy-for-apple-macbook-pro-more-121002

Compartilhar este post

Link para o post

estou com dúvidas como fazer o procedimento completo,

1- primeiro eu instalo o SSD no lugar do HD e depois o Hd no lugar do drive de cd, certo?

2 - depois eu inicio o macbook pro com o usb do mountain lion, certo?

3 - ai faço o procedimento que ele ensinou a e no final instalo o mountain lion no SSD, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

estou com dúvidas como fazer o procedimento completo,

1- primeiro eu instalo o SSD no lugar do HD e depois o Hd no lugar do drive de cd, certo?

2 - depois eu inicio o macbook pro com o usb do mountain lion, certo?

3 - ai faço o procedimento que ele ensinou a e no final instalo o mountain lion no SSD, é isso?

Isso mesmo, ou quase, pois no passo 3 você não instalará no SSD e sim no Fusion Drive, que é a união dos dois, OK. Vale lembrar que no passo 2 o ML TEM que estar na versão 10.8.2, senão não consegue fazer o Fusion Funcionar.

Pessoal, para constar, estou usando o Fusion Drive em um Macbook Pro de 2008 (!!!), isso mesmo, 2008 e está funcionando 100%, com a mesma performance da quando os discos estava separados, ou seja, bem rápido.

Veja os prints da minha configuração (antiga mais ainda quebra um galhão).

post-33379-0-66060000-1353172543_thumb.j

post-33379-0-22007200-1353172704_thumb.j

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode verificar no relatório do sistema (clique no icone da maça / sobre esse mac. Depois mais informações e finalmente Relatório do Sistema). Na coluna da esquerda você procure Serial ATA. Ira aparecer a sua controladora SATA, exibindo todas as informações inclusive a velocidade da interface.

No meu caso, a do hd principal é SATA 3 (VELOCIDADE DO LINK 6gbps) e a do superdrive é SATA 2 (VELOCIDADE DO LINK 3gbps).

Basta verificar o seu ai...

Galera.. tenho um MBP 15 Mid '09, C2D 2,66. O HD instalado é o original de 320gb, minha ideia é fazer o fusion drive para ele. Minha duvida, qual Serial ATA este equipamento suporta? Se for SATA I, vale a pena investir no SSD/Fusion drive via Doubler Data?

Comprei na OWC - http://www.macsales.com

Comprei o kit que vem o datadoubler, a case para o superdrive, podendo ligar via usb e ainda um kit de ferramentas para abrir o mac, etc.

Boa tarde fitinge!

Cara, onde você comprou o suporte para colocar o HDD no local do Drive?

Vlw!

Data doubler da OWC vc compra direto da OWC - http://www.macsales.com

Isso eh muito bom

mas a minha pergunta antes de tudo seria.. aonde eu compro o data doubler da OWC????...

para depois sim colocar um ssd no lugar do hd e o HD nbo lugar do drive de cd... e por sua vez o cd colocar numa case externa

Se rodar o ML 10.8.2, vai funcionar sem problemas!!!

Será que funciona no meu white mid 2009?

Você pode verificar no relatório do sistema (clique no icone da maça / sobre esse mac. Depois mais informações e finalmente Relatório do Sistema). Na coluna da esquerda você procure Serial ATA. Ira aparecer a sua controladora SATA, exibindo todas as informações inclusive a velocidade da interface.

No meu caso, a do hd principal é SATA 3 (VELOCIDADE DO LINK 6gbps) e a do superdrive é SATA 2 (VELOCIDADE DO LINK 3gbps).

Basta verificar o seu ai...

Comprei na OWC - http://www.macsales.com

Comprei o kit que vem o datadoubler, a case para o superdrive, podendo ligar via usb e ainda um kit de ferramentas para abrir o mac, etc.

Boa tarde fitinge!

Cara, onde você comprou o suporte para colocar o HDD no local do Drive?

Vlw!

Data doubler da OWC vc compra direto da OWC - http://www.macsales.com

Isso eh muito bom

Se rodar o ML 10.8.2, vai funcionar sem problemas!!!

Será que funciona no meu white mid 2009?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ficou todo o material, com frete e tudo mais para o Brasil ?

"Comprei o kit que vem o datadoubler, a case para o superdrive, podendo ligar via usb e ainda um kit de ferramentas para abrir o mac, etc."

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, pra não ficar movendo os arquivos a todo momento, no meu MBP eu instalei o sistema todo no SSD e depois da instalação eu movi a pasta home do meu usuário para o HDD, assim tudo o que eu coloco dentro da pasta que tem o nome de usuário vai para o HDD. Achei simples assim e nem me abalei em reformatar a máquina para ativar o Fusion Drive. No meu caso, a única vantagem do Fusion Drive seria o backup do time machine de uma unidade apenas ao invés de duas.

Editado por Alan Leitão

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom... Como movi minha pasta home para o HDD já, não me incomodo com meu sistema atualmente, mas quando instalar o Mountain Lion (ou seu sucessor) aqui, provavelmente tentarei ativar o Fusion Drive.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por tempestady
      Pessoal,

Estou vendendo meu MacBook Pro 2017.
      Está em perfeito estado.
      Resolvi vender porque vou pegar o de 16" para trabalho.
      MacBook Pro 2017 i7 16GB 1TB SSD Bateria com 78 ciclos.

Envio fotos pelo WhatsApp 21 99235-0455.

Valor: R$11.000,00

Pagamento via transferência antecipado ou, retirar em mãos comigo em Niterói/RJ.

Muito Obrigada!

• Por Mitweltt
      Meu Macbook pro (2009) estava na versão 10.10 do mac os, e decidi  atualizar  ele para a versão  10.11 (última versão  compatível ), porém no final da atualização aparece uma mensagem  dizendo que não é possível atualizar e me dá algumas opções,  entre elas de DESLIGAR/REINICIAR ou fazer um análise do problema. Quando eu desligo  ou reinicio o macbook ele sempre volta no processo de atualização e acontece  a mesma coisa, aparece a mensagem.  Já tentei entrar no modo de segurança,  mas aparece  uma ferramenta negando, já tentei abrir o utilitário  de disco mas também  não abre, o que eu posso fazer para voltar ao mac os antigo?
    • Por Julio Cesar Freitas
      Lojapontoapple
      Novo MacBook Pro Touch Bar 16 polegadas.
      Processador de seis núcleos e 2,6 GHz
      Armazenamento de 512 GB
      AMD Radeon Pro 5300M
      Processador Intel Core i7 (9ª geração) de seis núcleos e 2,6 GHz
      Turbo Boost até 4,5 GHz
      AMD Radeon Pro 5300M com 4 GB de memória GDDR6
      Memória DDR4 de 16 GB com 2666 MHz
      Armazenamento SSD de 512 GB¹
      Tela Retina de 16 polegadas com True Tone
      Touch Bar e Touch ID
      Quatro portas Thunderbolt 3i
      com garantia pela apple.
      Valor = 17.000 reais 
      Atenção Preço bom pra vende logo aceito mercado pago e pague seguro com taxas por conta do cliente. Aceito smartphones e Produto apple como parte do pagamento também.
      Interessados entrar em contato comigo por esse numero 11987011828 ou 11972787972 ou no chat e Instagram @lojapontoapple. Entrego no shopping tatuape ou Shopping Analia Franco.

• Por icoman
      Gente, pandemia bateu com força na porta de casa.
      Resolvi rifar meu estimado Mac Pro 2008 (3,1) Octacore. Com vários Upgrades.

Mais informação no link:
      http://rifa.link/mj3

MAC PRO 3,1 (Early 2008) - MA970LL/A - A1186 2180
      Processador: 2 x 2.8 GHz 4-Core Intel Xeon
      High Sierra - 10.13.6 (compatível com Adobe CC)
      Memória RAM: 28 GB, 800 MHz DDR2, FB (EXPANSÍVEL ATÉ 64Gb!)
      SSD 240GB - Sistema Operacional e programas
      HD - 1TB Seagate Barracuda ST1000DM010 - 7200RPM
      Placa PCIe USB 3.0
      Placa de Video: eVGA GeForce GTX 660Ti 2GB GDDR5 192-bit
      AirPort Extreme: Bluetooth e Wi-Fi

http://rifa.link/mj3

FRETE PRA TODO BRASIL

• Por Fernando Braz
      Praticamente nova, configuração de ponta pra rodar tudo, perfeita para edição e criação. 
      iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)
      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      Quero R$15.000

• Por StarLord
      Estou a procura de um MacBook Pro para rodar AutoCAD e algumas poucas modelagens que se encaixe neste orçamento supracitado. De preferência do ano 2015 em diante, acho que não é impossível encontrar neste preço. Grato!
    • Por Mur110
      Oi, sou usuário apple desde o primeiro iphone, no entanto nunca participei deste fórum, então não sei se tem problemas quanto a esse tipo de pergunta.

Estou pensando em adquirir um MacBook Pro 15 (A1707) de um leilão da receita federal, minha pergunta é: caso o macbook esteja bloqueado pelo usuário existe algum método de eu desbloquear? perguntei pra receita e os produtos não vem com a nota fiscal original do produto somente a nota da aquisição pela receita. E como sei das dificuldades com o chip T2 fico com receio de comprar e ficar com um peso de papel caro em casa.

Obrigado!
    • Por Carlos_Alberto
      Pessoal, adquiri um SSD de 1tb para substituir o SSD original de meu mac pro de 256 gb.
      Mas, não quero ter de reinstalar tudo que funciona muito bem e, também, não quero ter de registrar todos os programas novamente, etc.
      Gostaria de simplesmente clonar o ssd atual para o novo com tudo, o programa CarbonCopy dá conta dessa tarefa?
      Ele copiará tudo, sem que necessite reinstalar registros de programas como a suite Office, Parallels, Lightroon e tudo mais que uso com frequência ou após a clonagem terei de procurar os registros e fazer tudo novamente?
      Se esse programa não for indicado, conhecem outro?
      Devo formatar o SSD de alguma forma especial antes da clonagem?
      Depois é só tirar o original, colocar o novo e pronto?
      Gostaria de dicas e ajuda de quem já fez isso e como ficou o resultado.

Obrigado.
    • Por Gustavo Martinelli Benetti
      Tenho um Macbook Pro 13 poleadas Meados 2010, e comprei um hd ssd crucial bx500 de 480GB para fazer um upgrade. Fiz um backup com timemachine, mas, ao colocar a hd no macbook e tentar o restore via timemachine, só aparece uma tela com uma pasta e uma interrogação dentro.
      A primeira vez, achei que fosse o flat cable, mas voltei com minha hd original (que estou usando nesse momento), e funciona normalmente. Tentei depois instalar pelo modo de recuperação do macOS orifinal (option + R), via o macOS mais atual (option + comand + R) mas não funciona. Em uma das vezes apareceu uma tela com um aviso: apple.com/support -2002F.
      Alguém já passou por isso antes? 
    • Por nandase
      Olá,
      Eu possuo um Macbook Pro Middle 2014 (A1398) que me serve muito bem, obrigada. Brinco com After Effects, Photoshop e Blender às vezes (Mas não é meu uso mais frequente, é uma vez na vida. Sou universitária, às vezes é para fazer fírula nos trabalhos da faculdade).
      Surgiu-me uma oportunidade de trocar para um Macbook Air 2020, iria pegar o modelo de entrada.
      Em relação a configuração, compensa fazer essa troca? Não gostaria dos modelos anteriores por conta do teclado e seus respectivos possíveis problemas. Macbook é diferente de iPhone, não dá para trocar em 2 anos 😖 
      Minha maior dúvida é a configuração.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      50.306
    • Total de Posts
      425.362
  • Criar Novo...