Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cursos Unip: Design Gráfico ou Produção Audiovisual


Jansen Bispo

Posts Recomendados

Prezados,

Estou de olho em dois cursos na Unip unidade de Limeira: Design Gráfico e Produção Audiovisual.

Minha dúvida é sobre o foco dos dois cursos, e gostaria que os que já são da área e mais experientes pudessem me dar uma luz.

Tenho mais gosto por animações, edição de vídeo e motion graphics. Já tenho uma pequena noção em Blender, After Effects CS4 e realmente é o que gosto de fazer.

Na opinião de vocês, qual curso seria melhor para aprimorar o que quero? Pelo que entendi o Design Gráfico é mais abrangente, abre um leque maior, mas também foca em mídias impressas. Já o Audiovisual seria mais focado em editoração de vídeo e áudio.

Vou marcar um horário para conhecer a unidade e conhecer melhor o conteúdo de cada curso, mas a opinião de quem já está no mercado é sempre bem-vinda.

Infelizmente na minha região não temos nenhum curso decente de After Effects ou do pacote Adobe. Mesmo o Senac não ministra todos os cursos por aqui.

Agradeço a ajuda desde já.

Srs. moderadores, caso o tópico tenha sido postado no local incorreto, por gentileza, encaminhar para a seção correta.

Segue os links dos dois cursos:

Audiovisual: http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/producao_audiovisual.aspx

Design Gráfico: http://www.unip.br/e...gn_grafico.aspx

Editado por Jansen Bispo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olha, eu cursei audiovisual e depois fiz pós em design gráfico.

Deixo uma opinião para você refletir:

Um produto multimídia só é bom se for forte nestes dois aspectos: conteúdo e forma.

O curso de audiovisual ajuda a trabalhar a linguagem de forma que ela seja relevante, para expressar melhor suas ideias (o "conteúdo").

O curso de design prepara para pensar em como dar um aspecto visual profissional à essas idéias, para aproximar o público (a "forma").

Boa sorte com seus estudos, sempre vale a pena estudar.

Abraços.

Editado por IM_A_MAC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: infelizmente os profissionais que saem desses cursos ficam sem uma entidade representante forte, não é como cursar jornalismo ou arquitetura. Assim, acabam por concorrer diretamente com quem não fez curso nenhum, e às vezes nem sabe fazer um bom trabalho. Afinal, o que se ouve é que "qualquer um faz vídeo hoje" ou "meu sobrinho faz o seu logotipo por R$50"... Apesar disso são áreas muito gostosas de trabalhar, quem realmente tem criatividade e sensibilidade se destaca, e acho que a formação ajuda nesses pontos.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome da Unip é pessimo em qualquer curso, infelizmente o mercado é cruel e nao adianta ter conhecimento se voce vem de uma Uni qualquer, o peso no curriculo é baixissimo.

Invista em uma universidade de renome, no interior é um pouco complicado, mas pense nas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O nome da Unip é pessimo em qualquer curso, infelizmente o mercado é cruel e nao adianta ter conhecimento se voce vem de uma Uni qualquer, o peso no curriculo é baixissimo.

Invista em uma universidade de renome, no interior é um pouco complicado, mas pense nas possibilidades.

 

O pior é que você está certo.

 

O curso feito em uma faculdade mais renomada com certeza te dará uma grande vantagem em relação a seus concorrentes.

 

Jansen:

Tente um sistema de bolsas ou algo do gênero, mas tente entrar na melhor possível por que vale a pena, afinal é algo que aumentará e muito suas chances em um momento crucial que é a escolha do currículo numa pilha com vários outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome da Unip é pessimo em qualquer curso, infelizmente o mercado é cruel e nao adianta ter conhecimento se voce vem de uma Uni qualquer, o peso no curriculo é baixissimo.

Invista em uma universidade de renome, no interior é um pouco complicado, mas pense nas possibilidades.

 

 

Olha, infelizmente não é só o nome. Eu trabalho na área de design gráfico, e a maioria dos portfólios dos formados lá, não deveriam ter sido aprovados nem para o 3º semestre. Tenho tmb um amigo que começou a fazer design gráfico na Unip, e a metodologia de ensino era toda errada, pulavam etapas da base do design já querendo que os alunos desenvolvessem um projeto gigante (e é lógico que o resultado era deplorável).

 

Tente bolsas em boas faculdades (ProUni, Fies), ou alguma pública, vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, infelizmente não é só o nome. Eu trabalho na área de design gráfico, e a maioria dos portfólios dos formados lá, não deveriam ter sido aprovados nem para o 3º semestre. Tenho tmb um amigo que começou a fazer design gráfico na Unip, e a metodologia de ensino era toda errada, pulavam etapas da base do design já querendo que os alunos desenvolvessem um projeto gigante (e é lógico que o resultado era deplorável).

 

Tente bolsas em boas faculdades (ProUni, Fies), ou alguma pública, vale a pena.

 

O pior é que é isso mesmo, tenho uma amiga da faculdade (fazemos Arquitetura no Mackenzie) e quando estávamos no 4º semestre ela fazia estágio aqui na Camara Municipal de São Paulo e todo dia ela reclamava que tinha que refazer os cálculos do estagiário que fazia Engenharia no Unip e estava no 6º semestre, diversas vezes ela levou os projetos para nós vermos e realmente o cara mandava mal. Agora se ela que faz Arquitetura e o foco não são os cálculos percebia o erro é por que o negocio estava mal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos bons designers que eu conheço não fez curso nenhum ou abandonou o curso. Dizer que quem não fez curso é isso ou aquilo é muito complexo, afinal, um designer não deixa de ser um artista, um criador, seria engraçado demitir um Van Gogh ou coisa parecida por que ele não fez algum curso. Acho que o bom artista nasce já sabendo, um curso pode ajudar a aparar alguma aresta e a fazer contato.

 

Outra coisa, se esse curso vai te ensinar o CS4 não está meio fora não? Já está no CS6, desconfio de escolas que não investem, afinal, toda empresa tem programas de desconto para a área estudantil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos bons designers que eu conheço não fez curso nenhum ou abandonou o curso. Dizer que quem não fez curso é isso ou aquilo é muito complexo, afinal, um designer não deixa de ser um artista, um criador, seria engraçado demitir um Van Gogh ou coisa parecida por que ele não fez algum curso. Acho que o bom artista nasce já sabendo, um curso pode ajudar a aparar alguma aresta e a fazer contato.

 

Outra coisa, se esse curso vai te ensinar o CS4 não está meio fora não? Já está no CS6, desconfio de escolas que não investem, afinal, toda empresa tem programas de desconto para a área estudantil.

 

 

Bom, eu não vi ngm inferiorizar quem não faz curso nenhum, tmb conheço profissionais excelentes que não fizeram nenhuma faculdade (desculpe, mas na área de design são a minoria da minoria, só não vem me falar de profissionais de 50 anos de carreira, pois eles estão ai desde quando nem tinha curso superior de design, ai é outro papo). Agora, incentivar isso, eu acho uma tremenda falta de bom senso.

 

Ninguém nasce sabendo nada, ngm nasce com o dom (talento), existe sim, uma pré-disposição para aprender determinadas áreas do conhecimento, tudo na vida é aprendido (a ciência prova isso), agora se vc puder aprender com bons professores, com outros profissionais experientes, com troca de conhecimento entre os colegas, é fato que o resultado vai ser muito melhor do que com tutoriais na internet.

 

Design é estudo e prática, design é projeto, é quase uma ciência exata (na verdade humanas aplicadas) e não arte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ai eu tenho que discordar de vc por experiência própria, na verdade, não conheço nenhum cara que tenha feito curso, realmente bom. Já vi absurdos sendo ensinados em escolas de designs, como sites sendo feitos com letras cursivas, etc e tal. 

Outra coisa, acho que curso pode até aparar alguma aresta, agora dizer que ninguém nasce sabendo é mesmo não lembrar de alguns fatos históricos famosos, que são apenas exemplos, pois eu mesmo conheço várias pessoas que sim, já nasceram sabendo.

Um exemplo histórico famoso é o Mozart. O Smetana tb, e muitos outros.

Ex de um cara sem curso muito bom - Le Corbusier na arquitetura. E por ai vai, não estou citando nomes de brasil nem da minha cidade para não entrar em polêmica, mas conheço neguinho premiado que não tem curso nenhum ou abandonou no começo. Nem falo de mim que não tenho curso nenhum tb, mas desenho, porque acho que não estou na altura destes que eu estou citando.

E aquele lance, preste atenção, escola que não investe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ai eu tenho que discordar de vc por experiência própria, na verdade, não conheço nenhum cara que tenha feito curso, realmente bom. Já vi absurdos sendo ensinados em escolas de designs, como sites sendo feitos com letras cursivas, etc e tal. 

Outra coisa, acho que curso pode até aparar alguma aresta, agora dizer que ninguém nasce sabendo é mesmo não lembrar de alguns fatos históricos famosos, que são apenas exemplos, pois eu mesmo conheço várias pessoas que sim, já nasceram sabendo.

Um exemplo histórico famoso é o Mozart. O Smetana tb, e muitos outros.

Ex de um cara sem curso muito bom - Le Corbusier na arquitetura. E por ai vai, não estou citando nomes de brasil nem da minha cidade para não entrar em polêmica, mas conheço neguinho premiado que não tem curso nenhum ou abandonou no começo. Nem falo de mim que não tenho curso nenhum tb, mas desenho, porque acho que não estou na altura destes que eu estou citando.

E aquele lance, preste atenção, escola que não investe...

 

 

Bom, eu creio que o nossa percepção do que é bom talvez seja diferente, ou estamos em contextos diferentes.

 

Sobre nascer sabendo, eu não me baseio em achismos, o que eu disse a ciência prova, já saiu matérias muito boas a respeito disso na Super Interessante e na Galileu.

 

Agora, na boa, querer basear um conceito em gênios, pessoas que estão fora da curva não faz sentido nenhum. O Leonardo da Vinci não se formou em Design de Produto e msm assim revolucionou a área (não só de Design), tão logo, eu tmb não preciso me formar. Repito a minha opinião, é um contra senso incentivar esse tipo de pensamento hoje.

 

A msm coisa usar o argumento de pessoas ruins formadas para incentivar o mesmo tipo de pensamento, claro que tem medíocres, claro que tem escolas ensinando errado, eu mesmo disse ai em cima que a Unip estava com a metodologia toda errada, tinha um 2-3 na minha sala que tiveram que refazer o TGI, mas em algum momento eles iam se formar, e pelo nível não eram para terem passado nem para o 3° semestre.

 

Sempre vai ter os que saem da curva para baixo (uma grande parte), os que ficam na curva (a grande maioria), e os que estão fora da curva para cima (uma ínfima parcela), mas somente incentivamento o estudo, de preferência em boas faculdades é que vai aumentar essa média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem um baita estigma do povo formado na Uniesquina. 

 

Eu fiz Unicamp e conheci lá Engenheiros que não teria coragem de colocar o pé em nada produzido por eles. Igualmente médicos que arriscaram vidas no HC por pura negligência. Na Santa Casa há médicos que fazem piadas com a quantidade de aspirinas que eles prescreveram no dia. 

 

Alguns que se formaram em Física comigo foram dar aula e vivem me perguntando como resolve exercício X ou Y de vestibular. E estou falando de uma Unicamp! 

 

 

Em geral, a formação aqui no Brasil é muito ruim e em quase todo lugar, quem faz a faculdade é o aluno, pois sempre será possível conseguir o diploma mesmo estando abaixo da linha do medíocre. A questão é que Universidades de melhor nome selecionam na entrada, a idéia deles é pegar alunos que praticamente não precisam de professor. Alguém que estudou exatas numa pública sabe disso. Ou você é autodidata, ou roda.

 

Infelizmente as particulares aqui no Brasil conseguem ser piores, pois tem uma visão administrativa altamente imediatista e querem ganhar dinheiro já! O resultado é turma iniciando curso ao lado de outra que já está a um semestre estudando, uma baita progressão continuada etc. Tudo para não perder aluno. Os professores ganham mal para caramba (um professor da Unip ganha cerca de metade do que eu ganho trabalhando num Ensino Médio de alto nível, mas não TOP)... 

 

Eu concordo com a ideia de fazer um curso. Acho válido e não desprezo. Agora, se for para fazer numa universidade lixo, melhor nem fazer mesmo. O mercado se importa demais com nome, principalmente quando você está numa faculdade pra lá de queimada. O que esses caras querem formar é técnico de luxo. Os caras que saem de lá vão para área operacional mesmo. Eu não sustentaria essa máquina de ganhar dinheiro por um diploma que não vale nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar sendo influenciado pelo fato de ter estudado em duas unvirsidades de qualidade, todas federais, UFMG, e UFOP e ter saido de cursos de sociologia e historia pelo fato de os cursos não serem mais cursos, e sim centros de catequização de esquerda, onde o ensino de história e sociologia é abandonado em prol da filosofia, com ênfase no comunismo barato da década de 1960. Não vejo nada que possa sair dai que tenha alguma qualidade. Talvez isso acabe no meu subconsciente sendo um peso com a academia.

É claro que vão haver designers de qualidade me escolas boas, até em ruins, que caíram lá por acaso. Eu não estou com achismos, conheço caras que não são gênios e já nasceram desenhando, e bem, desde que conheço, amigos de infância mesmo, e não estudos ou gênios como Mozart. Eu mesmo já sabia desenhar antes de ter aulas. E não sou nenhum gênio.

Na boa, não acho que uma pessoa que não tenho noção de desenho, possa ser um bom designer, acho que é como um cara péssimo em matemática ser engenheiro. Penso que cada um nasce com uma habilidade específica.

E Fernando, sobre de estudos científicos, etc, já vi pessoas que não conseguem ter noção de profundidade, de perspectiva, não consegue imaginar o que seja um ponto de fuga e está fazendo design, ou até mesmo se formou e está trabalhando na área. Não é de estudos que estou falando, e sim de experiência própria.

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar sendo influenciado pelo fato de ter estudado em duas unvirsidades de qualidade, todas federais, UFMG, e UFOP e ter saido de cursos de sociologia e historia pelo fato de os cursos não serem mais cursos, e sim centros de catequização de esquerda, onde o ensino de história e sociologia é abandonado em prol da filosofia, com ênfase no comunismo barato da década de 1960. Não vejo nada que possa sair dai que tenha alguma qualidade. Talvez isso acabe no meu subconsciente sendo um peso com a academia.

É claro que vão haver designers de qualidade me escolas boas, até em ruins, que caíram lá por acaso. Eu não estou com achismos, conheço caras que não são gênios e já nasceram desenhando, e bem, desde que conheço, amigos de infância mesmo, e não estudos ou gênios como Mozart. Eu mesmo já sabia desenhar antes de ter aulas. E não sou nenhum gênio.

Na boa, não acho que uma pessoa que não tenho noção de desenho, possa ser um bom designer, acho que é como um cara péssimo em matemática ser engenheiro. Penso que cada um nasce com uma habilidade específica.

E Fernando, sobre de estudos científicos, etc, já vi pessoas que não conseguem ter noção de profundidade, de perspectiva, não consegue imaginar o que seja um ponto de fuga e está fazendo design, ou até mesmo se formou e está trabalhando na área. Não é de estudos que estou falando, e sim de experiência própria.

 

 

Vc acabou de dar base para o meu argumento, os seus amigos desenham desde criança, por isso desenham bem. Os outros que estão fazendo design e não tem noção do que é ponto de fuga, provável que nunca se interessaram por isso, nunca estudaram, não é 1 ou 2 semestres de faculdade que vai resolver isso.

 

Somente a prática leva a perfeição, por prática entenda praticar, ou aprendendo com quem sabe (em faculdades, lendo, etc), ou os seus amigos desenhistas começaram a desenhar super bem a partir do momento que desenvolveram a coordenação motora?

 

Eu me formei em design gráfico, e tenho um amigo que conheço desde criança, e a vida toda eu vi ele desenhando, sempre com papel e um lápis na mão, sempre! Ele não fez design, não teve os excelentes professores que eu tive, mas ele desenha infinitamente melhor do que eu, pq?! Pq as horas que ele dedicou a prática do desenho é infinitamente maior do que as minhas, ele não nasceu sabendo, não nasceu com o dom, ele praticou muito, simples.

 

Agora, se esse meu amigo fizesse a faculdade junto comigo, ele iria ter um desenvolvimento muito maior, pela prática (bagagem) dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc acabou de dar base para o meu argumento, os seus amigos desenham desde criança, por isso desenham bem. Os outros que estão fazendo design e não tem noção do que é ponto de fuga, provável que nunca se interessaram por isso, nunca estudaram, não é 1 ou 2 semestres de faculdade que vai resolver isso.

 

Somente a prática leva a perfeição, por prática entenda praticar, ou aprendendo com quem sabe (em faculdades, lendo, etc), ou os seus amigos desenhistas começaram a desenhar super bem a partir do momento que desenvolveram a coordenação motora?

 

Eu me formei em design gráfico, e tenho um amigo que conheço desde criança, e a vida toda eu vi ele desenhando, sempre com papel e um lápis na mão, sempre! Ele não fez design, não teve os excelentes professores que eu tive, mas ele desenha infinitamente melhor do que eu, pq?! Pq as horas que ele dedicou a prática do desenho é infinitamente maior do que as minhas, ele não nasceu sabendo, não nasceu com o dom, ele praticou muito, simples.

 

Agora, se esse meu amigo fizesse a faculdade junto comigo, ele iria ter um desenvolvimento muito maior, pela prática (bagagem) dele.

Eu Jogo Futebol Desde Criança Pelo menos 1x Por Semana E Segundo O Seu Raciocínio Era pra Eu Ser Um Crack, Mas To Bem Longe Disso. O Dom Existe Sim E Cada Um O Seu, A Questão é Encontrá-lo E Aprimorá-lo.

Tenho Um Amigo Que Trabalha Com Animação E Aprendeu Tudo Fuçando, Nunca Gastou Grana Com Curso, Era Tutorial E Tentativa E Erro Mesmo, E Hoje Ta Bem Financeiramente, Ja Esta Independente. Como Ele Conseguiu? Praticando. E Porque Nunca desistiu? Porque Ele Sabia O Que Queria E Se Dedidaca A Isso. Isso Que Nós Chamamos De "Dom" Ou "Genialidade" a Pedagogia Chama De "Altas Habilidades"! E Dentro Desse Conceito Estão Três Anéis Distintos, E Um Deles É O "Comprometimento Com A Tarefa", Mas Nao Vou Ficar Discutindo Isso Aqui. Acontece Que É Mais Comum Do Que Pensamos Ter Alguem Com Algum Dom Perto Da Gente, E Nem Nos damos conta.

Sobre Escolas De Design, Desde Quando Me Entendo por gente e De Quando Me Interessei Pela Area Sempre Li Sobre A Cadritech http://www.cadritech.com.br. Mesmo Não Sendo Uma Escola De nível Superior Parece Uma Boa Saída Para área.

Me Desculpem As Maiusculas No Inicio De toda Palavra, Meu Tablet Ta Me Trollando (...)

Falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem um baita estigma do povo formado na Uniesquina.

Eu fiz Unicamp e conheci lá Engenheiros que não teria coragem de colocar o pé em nada produzido por eles. Igualmente médicos que arriscaram vidas no HC por pura negligência. Na Santa Casa há médicos que fazem piadas com a quantidade de aspirinas que eles prescreveram no dia.

Alguns que se formaram em Física comigo foram dar aula e vivem me perguntando como resolve exercício X ou Y de vestibular. E estou falando de uma Unicamp!

Em geral, a formação aqui no Brasil é muito ruim e em quase todo lugar, quem faz a faculdade é o aluno, pois sempre será possível conseguir o diploma mesmo estando abaixo da linha do medíocre. A questão é que Universidades de melhor nome selecionam na entrada, a idéia deles é pegar alunos que praticamente não precisam de professor. Alguém que estudou exatas numa pública sabe disso. Ou você é autodidata, ou roda.

Infelizmente as particulares aqui no Brasil conseguem ser piores, pois tem uma visão administrativa altamente imediatista e querem ganhar dinheiro já! O resultado é turma iniciando curso ao lado de outra que já está a um semestre estudando, uma baita progressão continuada etc. Tudo para não perder aluno. Os professores ganham mal para caramba (um professor da Unip ganha cerca de metade do que eu ganho trabalhando num Ensino Médio de alto nível, mas não TOP)...

Eu concordo com a ideia de fazer um curso. Acho válido e não desprezo. Agora, se for para fazer numa universidade lixo, melhor nem fazer mesmo. O mercado se importa demais com nome, principalmente quando você está numa faculdade pra lá de queimada. O que esses caras querem formar é técnico de luxo. Os caras que saem de lá vão para área operacional mesmo. Eu não sustentaria essa máquina de ganhar dinheiro por um diploma que não vale nada!

Discordo com a parte salarial. Voce mesmo sabe e estudou perto de um otimo exemplo, a Facamp.

Um reduto de professores muito bem assalariados, mas um baixo nivel na educacao e no ensino.

E concordo com a parte de ser autodidata. Conheco pessoas que estudam na Ufscar, e la é realmente assim. Se for ficar esperando explicacao de professor (ou esperar que ele vá a aula), voce roda.

Conheci ha um tempo um parente que da aula em uma Federal de Curitiba, e ele falava com a maior tranquilidade que as vezes nao iria dar aula por preguica, e era professor de calculo altamente graduado. Alias enquanto ele visitava minha familia, era para ele estar dando aula.

Assim voce percebe realmente que o importante é o nome. Se voce nao correr atras, voce fica estagnado, seja em publica ou particular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...