Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preços abusivos: culpa da Apple ou da tributação?


Posts Recomendados

Esqueceram de um terceiro agente muito importante para existir esses preços altos??

O consumidor brasileiro que por causa status entre outros motivos se sujeita a pagar esses valores, dando carta branca pra qualquer empresa cobrar valores altos.

BINGO! Mas não só a Apple, a maioria das empresas aproveita essa "característica" brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta semana tive uma boa notícia vinda de Brasília relacionada a este tema, só espero que não acabe em pizza...

A senadora Ana Amélia requereu e conseguiu a aprovação de uma Audiência Pública no Senado para cobrar explicações ao setor do porquê os preços dos automóveis no Brasil serem os mais caros do mundo.

Querem ajudar a fazer esta audiência vingar? Então divulguem para todos os seus conhecidos e procurem acompanhar o andamento disso, quanto mais pessoas souberem melhor. Quem mora em Brasília pode ir na Audiência e fazer questionamentos.

Esta senadora precisa do apoio do povo (de nós), porque é ilusão pensar que ela sozinha conseguirá alguma coisa...

Quem sabe nós podemos organizar uma caravana à Brasília para participar desta Audiência? O que acham? Assim governo e montadoras vão perceber que o povo não está engolindo mais essa palhaçada.

Segue o link do vídeo da sessão no Senado onde a senadora comentou a aprovação do requerimento.

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu abrir um pequeno off-topic:

Já que não tem mais como comprar os produtos no Brasil, se eu por exemplo quiser comprar um novo iMac, têm como importar de forma legal o produto dos EUA e que saia mais barato que o preço da Apple Store on-line?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que quando a Apple reduziu os preços em 2011 dos Macs e iPads o dólar havia baixado em relação a 2010, porém, em 2011 o dólar subiu e a margem deveria ter fica bem pequena. Agora em 2012 a Apple inflou bastante os preços e eu acredito que além de ser por causa do valor do dólar que subiu, possa ter sido também injetado muita gordura para não correr riscos por conta da flutuação do câmbio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato dos automóveis serem os mais caros do mundo é relativo. O preço de venda é alto, mas o preço de manutenção é baixo. Por exemplo, a troca de óleo de uma Pajero, Diesel, saiu por quase R$2.000,00, com o detalhe que a troca tem que ser feita a cada 5.000km. Considerando que o carro tem hoje mais de 50.000km, seriam R$20.000,00 em trocas de óleo feitas. Essa mesma Pajero, de ano 2011, teria um acréscimo, até o momento de R$20.000,00, sendo que ela custa R$50.000,00 a menos no Chile do que no Brasil.

Logo não podemos considerar apenas o preço do carro e sim todo o custo de manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim não justifica o preço praticado aqui no Brasil.

Sim, não se justifica. Mas temos, em compensação, um dos menores custos com serviços e afazeres do mundo, em especial na área da produção de alimentos. Os carros são caros devido à lei oferta x demanda, as montadoras cobram quanto querem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não se justifica. Mas temos, em compensação, um dos menores custos com serviços e afazeres do mundo, em especial na área da produção de alimentos. Os carros são caros devido à lei oferta x demanda, as montadoras cobram quanto querem.

Vejo que apesar do custo Brasil ser alto é uma constante por aqui, o preço dos produtos são muito altos e dos serviços são relativamente(proporcionamente) baixos... a mão de obra aqui não vale nada vejo isso como um ponto negativo... tenho uma produtora de foto e video na area social... Vejo que os noivos preferem gastar com wisky do que colocar um plus que ficara pra sempre no serviço deles, ai ficam negociando algo que pra mim custa caro (meu tempo) para comprar mais cachaça... E vejo que no geral é assim que funciona...

Os preços das manutenções em concessionarias cairam porque?

A galera se endivida comprando um carro que não pode manter e pra baratear a manutenção leva no mecanico da esquina para "economizar"... Ai as concessionarias foram obrigados a baixar o preço das revisões e manutenção para sobreviverem e ainda assim ganham no serviço, ou seja...

Editado por somm02
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

somm2,

Concordo plenamente contigo, sem ressalvas. Ótimo post. Podemos e devemos regular o mercado, usar a nossa força, mas isso fica na utopia. infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, acho que você e muitos outros que participaram exaustivamente da preparação da carta aberta para apple, nos provam que não é utopia não, tomaram atitude e vejo poder de mobilização e execução... Vejo com muita alegria e admiração atos como esse, vcs estão de parabéns e acredito que chegaremos lá...

Vejo muitas pessoas que nunca se questionaram sobre estas disparidades, se dando conta disso e ficando inconformadas... dai para ter uma atitude pro ativa de mudança acho que não falta muito... espero...rs

Abração...

Editado por somm02
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 2 são culpados!!!...

Trabalho em uma loja q vende capinhas p iPhones, e a empresa chega a ter até 350% d lucro! Tem capinha q chega na nota por uns R$23 já com impostos e é vendido a R$119 por exemplo.

Imaginem os Mac's q chegam a preço d custo, como em qualquer lugar do mundo, óbvio, e é vendido ao preço q vemos nas lojas brasileiras?! Isso realmente é LAMENTÁVEL!!!... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, acho que você e muitos outros que participaram exaustivamente da preparação da carta aberta para apple, nos provam que não é utopia não, tomaram atitude e vejo poder de mobilização e execução... Vejo com muita alegria e admiração atos como esse, vcs estão de parabéns e acredito que chegaremos lá...

Vejo muitas pessoas que nunca se questionaram sobre estas disparidades, se dando conta disso e ficando inconformadas... dai para ter uma atitude pro ativa de mudança acho que não falta muito... espero...rs

Abração...

Claro, mas uma coisa é uma mobilização contra Apple pelo aumento de preços, questionando o porquê dos aumentos. Temos falta de apoio, poderíamos ter o respaldo de todos os usuários que visualizaram o tópico, assim como de outros usuários, mas não, somos poucos, mas com muita vontade de trabalhar em cima de uma causa.

Eu usei a expressão utopia do ponto de vista de regulação de mercado, pois a minha vontade era que todos os usuários não comprassem mais produtos Apple por 7 dias. Isso geraria um prejuízo e forçaria a queda dos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma carga tributária excessiva, mas há também a política de preços abusivos da Apple. Há a mentalidade de "elitizar" os seus produtos. É como se eles dissessem "o preço é esse, compra quem quer e pode". Mas, há uma forma de resolver isso. Tá caro? Ninguém compra.

Editado por magno fh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim só que a Apple sempre foi deste tipo, até lá fora os iProducts tem preços elevados, em comparação com computadores com as mesmasconfigurações.

Lá fora é muito mais acessível que aqui, mas não dá pra comparar só configurações e esperar que os preços sejam os mesmos. A Apple tem um diferencial em seus produtos, entre outros design, ergonomia, sistema operacional, e isso faz toda diferença. Caso o consumidor ache que isso não faz diferença e não vale nada, é livre pra comprar das outras marcas mais em conta. Questão é que no Brasil o custo final em relação ao poder aquisitivo da população é muito mais alto, em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...