Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos ciclos tem sua bateria?


dion

Posts Recomendados

Bateria tem que usar. O cara que fica com receio em usar seu MB na Bateria, fatalmente terá problemas com ela a longo prazo.

Eu particularmente não deixo a bateria ficar com carga sempre. Uso na tomada e uma ou duas vezes por semana uso na bateria para haver "movimentação" de carga.

Meu Note HP tem pouco desgaste e já faz um ano e meio que o tenho. Com o macbook não será diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar minha experiência pessoal... Há 2 anos eu e meu sócio compramos 2 notebooks idênticos Acer para trabalhar. Como a grana era restrita com o início, pegamos o mais simples que encontramos. A bateria durava 01:45 +/-. Em menos de 6 meses eu havia destruído a minha bateria não durava nem 15 minutos... Até hoje o do meu sócio aguenta bons 45 minutos. Um conhecido "entendido" havia me dito para no mínimo uma vez por semana zerar ela e carregar 100% para não dar efeito memória. Pois bem, usava no escritório o dia inteiro na tomada, no final do dia desligava, chegava em casa, ligava na tomada e deixava baixando arquivos. Enfim, nunca usava de fato a bateria e somente uma vez por semana "calibrava" ela, usando 100% literalmente até o notebook apagar e carregava 100% e repetia o procedimento uma semana depois.

Quando fui comprar meu MacBook, pesquisei muito sobre este assunto em artigos e na própria Apple e o que deve ser feito é bem simples: USAR a bateria. Uso o dia inteiro no escritório na tomada e levo para casa e uso somente a bateria (final de semana fica ligado direto baixando arquivos), para assisir seriados ou escutar música e sobra dependendo do dia 40% a 80% da carga. No dia seguinte carrego no escritório. Meu MacBook foi comprado no final de Abril/08 e está com 47 ciclos/100% health.

Estas baterias de Li-Pol http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-polymer devem ser usadas ou perde aos poucos sua capacidade de manter a carga. Se você usar como eu usava antigamente, quase sempre na tomada ela perde sua propriedade física e se torna mais fraca e este processo não é reversível.

A melhor coisa a ser feita para otimizar a vida da sua bateria são cargas parciais dela ao invés de cargas completas (de 0% a 100%) e o processo de calibração que os amigos acima já indicaram, não somente porque acerta a % do medidor, mas também porque força a utilização de 100% da química da bateria, evitando sua eventual perda de performance. É importante seguir à risca o procedimento indicado pela Apple e efetuar a calibração em média uma vez por mês (eu faço a cada 45 dias).

Espero ter ajudado os amigos.

Abraço

*usem o mesmo princípio para baterias de celular, iPods, etc.

Exatamente. Tenho feito o mesmo e meu Macbook branco, com 3 meses de uso e 52 ciclos, ainda tem 100% da bateria. O pessoal que fica economizando ciclos (teve alguém que usou 10 ciclos em 6 meses), usando o mac só na tomada e mantendo a bateria sempre lotada, vai descobrir que sua bateria já era aos 100 ciclos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Confesso que sou da turma dos "economizadores" de bateria. Sempre uso meu MB plugado na tomada em todo lugar, seja em casa no trabalho ou na faculdade. O que faço de 2 em 2 meses é o processo para calibrar a bateria (que preve uso dela até a ultima gota sem estar na tomada e depois recarregar totalmente).

Segundo o coconutbattery minha bateria ainda tem 100% da carga e 18 ciclos (em pouco menos de 6 meses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Paulo,

é o seguinte: suponha que o MB foi usado com o carregador conectado e após isso você foi dormir, então desligou o computador e desconectou o carregador da tomada. No dia seguinte, ao ligar o Mac novamente, se o carregador for conectado à força, gerará dano à acurácia da bateria!

Logo, das duas uma: ou você deixa conectado direto, como eu faço - não há qualquer problema nisso além do consumo de energia, uma vez que a bateria é inteligente e não permite sobrecarga - ou se tirar o carregador da tomada, use ao menos 40% da carga da bateria antes de voltar a carregá-la.

Assim, a longevidade da bateria será preservada, lembrando que deve ser feito ao menos um ciclo de carregamento por mês, ou seja, descarregar completamente - até o Mac dormir - e carregar completamente.

Fala-se em uma vida útil de 300 ciclos para cada bateria. Pois bem, uma das minhas já passou de 500 e está em perfeito estado! Nunca fiz nada de especial a não ser os procedimentos padronizados.

O que eu faço Mendel. Só tiro da energia quando vou sair de casa. Quando volto e gastei até 5% (95%) coloco normalmente na energia de novo. Quando gasto mais que isso, gasto tudo e depois coloco de novo pra carregar, carregou não tiro da energia, nem quando desligo. Não tiro a bateria e nada. Assim minha bateria nunca saiu dos 100% de Health.

Espero ter ajudado.

[]'s

Nossa que assunto complicado, cada um tem uma "técnica" mas não chegamos à conclusão alguma :P

Bom vou falar oque eu faço: tenho um macbook e eu levo ele pra todo lugar! E sempre que posso coloco ele na tomada.. Primeiro eu vou pra agência trampar e já espeto ele na tomada.. depois vou pra facul e lá eu não coloco, normalmente gasto entre 20-30% da carga, chegando em casa eu espeto na tomada de novo, e deixo a noite inteira.. TODO dia 10 eu zero totalmente a bateria e faço a carga de 100% :] Pelo menos pra mim isso funciona, sempre tive 100% de health

Abraços!

Era esse o tópico que precisava ler pra tirar minhas dúvidas, hehe.

Alguns ficaram até confusos, mas os posts acima me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal o meu macbook pro, está com um mês, eis aqui como está minha bateria, está normal?

olha calibrei ela faz uns 15 dias, uso em casa só na tomada e anoite vou a faculdade, quando volto uso até ela ficar vermelha, faltando uma hora para zerar, está correto? grato...

post-8987-1257203189_thumb.png

post-8987-1257203213_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal o meu macbook pro, está com um mês, eis aqui como está minha bateria, está normal?

olha calibrei ela faz uns 15 dias, uso em casa só na tomada e anoite vou a faculdade, quando volto uso até ela ficar vermelha, faltando uma hora para zerar, está correto? grato...

Vermelha? faltando 1h pra zerar? comoassim?

Eu calibro a minha usando até pouco depois que aparece a janelinha no meio da tela avisando que a bateria pode acabar a qualquer momento, coisa de 7~10 min pra acabar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é por isso então, mas pelo que vc viu nas minhas imagens, tanto no coconut e no iStat pro, estão normais? ? Eu uso todos os dias na faculdade, devo utilizar umas 2 hrs lá, e em casa, utilizo fora da tomada até faltar 30 min para acabar toda a carga, está correto ou posso colocar na tomada logo q chego em casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é por isso então, mas pelo que vc viu nas minhas imagens, tanto no coconut e no iStat pro, estão normais? ? Eu uso todos os dias na faculdade, devo utilizar umas 2 hrs lá, e em casa, utilizo fora da tomada até faltar 30 min para acabar toda a carga, está correto ou posso colocar na tomada logo q chego em casa?

Hum... 2h daria cerca de 30~35% da bateria, certo? No seu lugar eu não deixaria ir até o final e carregaria quando chegasse em casa. E calibraria à cada 1 mês ou 2.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro lugar: Pode ser q os medidores de bateria nao sejam TAO precisos assim(uns 2% de margem de erro é mais do que aceitável).

Segundo lugar: Tem gente aqui desesperada, sendo q nao vi nenhuma abaixo de 90% :S

Terceiro lugar: Você sempre pode comprar uma bateria nova :) (se voce comprou um notebook de 3k, nao deveria estar preocupado se tiver q gastar mais 300 daqui uns anos).

Era isso, acho que o mais sensato a fazer é sair dessa paranóia e usar o notebook quando precisar e pronto. Salvo aquela recomendaçao(da apple) de descarregar a bateria uma vez por mês, todo o resto é superstição.

Editado por keep
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...