Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

No-break com onda senoidal por aproximação PWM


Posts Recomendados

Pessoal, comprei um no-break da SMS, 1400va, modelo Net 4+.

Antes fiz uma pesquisa no site da própria SMS e lá informava que esse modelo serve para computadores.

Quando o aparelho chegou em casa, ao abrir a caixa me deparei com a informação que esse nobreak não deve ser utilizado com computadores com fonte com PFC Ativo.

Primeiro que fui pesquisar o que era PFC ativo. E também já fiquei P, pq pensei "pq não colocam esse tipo de informação no site ou do lado de FORA da caixa?"

Bom, pesquisei, pesquisei e pesquisei de novo. Descobri sobre ondas senoidais, quadradas, etc. etc. E também descobri que esse no-break só tem essa onda senoidal por aproximação quando falta energia e ele entra no modo bateria. No modo "normal", digamos assim, ele repassa a onda senoidal que vem pela corrente elétrica.

Eu resolvi comprar o no-break porque aqui a luz é de PÉSSIMA qualidade. Vive caindo, faltando e, agora, como estamos perto do verão, as tempestades vão agravar esse quadro.

As dúvidas são as seguintes:

- Sabendo que os no-breaks senoidais custam caro (já paguei 500 paus neste, um senoidal custa entre 900 e 1000), e que a minha intenção NÃO é ficar usando na bateria e, sim, evitar perdas de dados no momento da queda da energia, o que vcs acham? Posso manter este e, em uma eventual queda, salvar os dados e desligar o micro?

- O iMac tem mesmo essa fonte com PFC Ativo?

- A Time Capsule pode ficar ligada também? Pretendo deixar o modem da NET ligado, assim, com uma queda, teoricamente eu teria internet para acessar via iPad, por exemplo.

Bom, basicamente é isso. Eu sei que senoidal por aproximação não é 100% recomendada, mas a coisa é tão radical assim? Não pode e pronto? Sei que o assunto é um pouco polêmico...

Valeu, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Há uma semana utilizo o Nobreak SMS Manager III Senoidal Bivolt 700 VA com um iMac 27" e funciona perfeitamente. Nesses 7-8 dias faltou energia duas vezes e pude desligar o iMac com segurança. Estou com o manual em mãos e não há nenhuma restrição sendo recomendado o uso com CPU, monitor, notebook, impressora, etc. No caso do meu nobreak ele possui onda senoidal o tempo todo, com ou sem energia elétrica. Caso possa trocar de nobreak recomendo a compra deste.

Eu acessei o site do modelo do seu nobreak, encontrei indicação de uso para CPU e não encontrei nenhuma restrição de uso. Também acessei o catálogo técnico e não encontrei nenhuma restrição. Se possível fotografe essa informação que encontrou e poste aqui.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aqui vão as fotos

Veja que do lado de fora da caixa não fala absolutamente nada, dizendo inclusive "energia contínua e segura para equipamentos de informática"

foto1jwo.jpg

A tampa superior confirma essa informação (CPU)

foto2sx.jpg

Aí, quando vc abre a caixa, se depara com esse aviso de atenção, que não está no site nem em qualquer outro lugar:

foto4eo.jpg

E detalhe que nem veio com esse guia rápido... Sacanagem isso. Achei de muita má-fé da SMS..

Se tivesse colocado nas especificações, no site, ou fora da caixa, eu veria e não compraria, teria visto o Senoidal...

Mas fica a dúvida: o que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual do meu consta essas mesmas informações exceto sobre esse PFC ativo.

jt3xia.jpg

No seu lugar eu acessaria o site da SMS e entraria em contato questionando-os sobre isso, dizendo que não foi informado sobre essa restrição e que, por se sentir enganado, gostaria que ocorresse a troca do equipamento por outro similar sem essa restrição. Caso seja possível a troca eu recomendo que você pegue o modelo Manager III Senoidal Bivolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz exatamente isso. Acessei o site e questionei, dizendo que me senti lesado, visto a informação constar somente DENTRO da caixa e mais em nenhum outro lugar.

Vamos ver o que vão falar... No caso do seu, por ser senoidal, não tem erro, é o mesmo tipo de onda que vem pela corrente elétrica.

Valeu pelo toque! Assim que a SMS entrar em contato, eu posto aqui p/ contar o resultado...

Agora, vc acha que tem algum problema usar dessa forma, caso não consiga efetuar a troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a fonte do iMac possui PFC ativo. Fontes de qualidade costumam ter esse "recurso". Inclusive, se não me engano, na Europa é proibida a venda de fontes sem PFC ativo. É meio que essencial.

No caso de computadores "normais", qualquer fonte decente tem PFC ativo, é ridículo a SMS vender um produto assim. Tente trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma pesquisa e descobri nos fóruns da Apple que o iMac "prefere" ondas senoidais. Também li em algum lugar que na Europa é proibido vender fontes sem esse recurso do PFC.

Mandei um email lá e amanhã vou ligar p/ eles. Dureza que o no-break senoidal de 1400va custa 900 paus, contra 500 do que paguei... E tenho certeza de que a Americanas vai embaçar (comprei lá)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os iMac possuem um sistema de proteção em sua fonte (PFC) que impedem dos mesmos "fritarem" com a queda e retorno de energia constantes...

Como eu disse no outro tópico sobre esse mesmo assunto: A utilização de No-Break nos iMac e MacBook se faz desnecessária e inclusive é prejudicial aos equipamentos.

Utilizem No-Break e vejam seus Mac fritarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os iMac possuem um sistema de proteção em sua fonte (PFC) que impedem dos mesmos "fritarem" com a queda e retorno de energia constantes...

Como eu disse no outro tópico sobre esse mesmo assunto: A utilização de No-Break nos iMac e MacBook se faz desnecessária e inclusive é prejudicial aos equipamentos.

Utilizem No-Break e vejam seus Mac fritarem

De acordo com a matéria que li no Tecmundo não há nenhum risco na utilização de computadores alimentados temporariamente por nobreaks, seja a onda pura ou quadrada: As fontes de computador atualmente são quase todas equipadas com um filtro capacitivo, um dispositivo que tem como finalidade eliminar as variedades de tensão, o que poderia prejudicar o funcionamento do computador. Ou seja, o equipamento trabalha perfeitamente com corrente elétrica em forma de onda senoidal ou quadrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E detalhe que nem veio com esse guia rápido... Sacanagem isso. Achei de muita má-fé da SMS..

Se tivesse colocado nas especificações, no site, ou fora da caixa, eu veria e não compraria, teria visto o Senoidal...

Mas fica a dúvida: o que vcs acham?

Das duas uma: ou é realmente má fé (proposital para não perder vendas), ou descuido e descaso com o consumidor. Esse aviso deveria constar bem claro FORA da caixa.

Acho que você deve reclamar formalmente (como fez), e dependendo a resposta, no mínimo postar uma reclamação no "Reclame Aqui", contra o fabricante.

Mas seguinte: já se passaram os 7 dias que você recebeu o produto? Pois pelo que sei, nesse prazo você tem direito a devolver o produto (nem precisaria dar motivo, mas nesse caso você ainda tem um motivo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das duas uma: ou é realmente má fé (proposital para não perder vendas), ou descuido e descaso com o consumidor. Esse aviso deveria constar bem claro FORA da caixa.

Acho que você deve reclamar formalmente (como fez), e dependendo a resposta, no mínimo postar uma reclamação no "Reclame Aqui", contra o fabricante.

Mas seguinte: já se passaram os 7 dias que você recebeu o produto? Pois pelo que sei, nesse prazo você tem direito a devolver o produto (nem precisaria dar motivo, mas nesse caso você ainda tem um motivo).

Fiz exatamente isso. Reclamei formalmente com eles, abri uma reclamação no Reclame Aqui e, como estava dentro dos 7 dias, devolvi o produto (bom, pelo menos solicitei a devolução). Agora vai ser aquele dramalhão mexicano esperar a Americanas vir retirar, analisar, recolocar no estoque, e estornar o pagamento.

Além disso, estou enviando e-mails DIÁRIOS para a SMS, cobrando e exigindo uma solução para isso, que, no meu ponto de vista, seria passar essa mensagem para FORA da caixa.

Eu acho que é uma mescla de descuido com má-fé (tendendo para a segunda opção) da SMS... Colocar em letras pequenas, no meio de um aviso comprido, DENTRO da caixa.... Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a matéria que li no Tecmundo não há nenhum risco na utilização de computadores alimentados temporariamente por nobreaks, seja a onda pura ou quadrada: As fontes de computador atualmente são quase todas equipadas com um filtro capacitivo, um dispositivo que tem como finalidade eliminar as variedades de tensão, o que poderia prejudicar o funcionamento do computador. Ou seja, o equipamento trabalha perfeitamente com corrente elétrica em forma de onda senoidal ou quadrada.

Entendo, porém na prática você verá outra coisa: Primeiro a bateria do MacBook irá estufar, depois os componentes internos na motherboard começarão a arfar e também estufar. Provavelmente você utilizará o aparelho por meses sem sequer perceber esses malefícios. Mas é certo que em breve ele morrerá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, porém na prática você verá outra coisa: Primeiro a bateria do MacBook irá estufar, depois os componentes internos na motherboard começarão a arfar e também estufar. Provavelmente você utilizará o aparelho por meses sem sequer perceber esses malefícios. Mas é certo que em breve ele morrerá!

Mas isso ocorreria somente no caso quando a bateria do no-break entra em ação, correto? Enquanto a energia está ativa, a onde é senoidal, não? Será que alguns segundos (tempo suficiente para desligar o Mac) em onda quadrada pode causar todo esse estrago?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz exatamente isso. Reclamei formalmente com eles, abri uma reclamação no Reclame Aqui e, como estava dentro dos 7 dias, devolvi o produto (bom, pelo menos solicitei a devolução). Agora vai ser aquele dramalhão mexicano esperar a Americanas vir retirar, analisar, recolocar no estoque, e estornar o pagamento.

Além disso, estou enviando e-mails DIÁRIOS para a SMS, cobrando e exigindo uma solução para isso, que, no meu ponto de vista, seria passar essa mensagem para FORA da caixa.

Eu acho que é uma mescla de descuido com má-fé (tendendo para a segunda opção) da SMS... Colocar em letras pequenas, no meio de um aviso comprido, DENTRO da caixa.... Lamentável.

Perfeito, a reclamação contra a SMS é justa e necessária. Pois se incluíram a informação DENTRO da caixa, é porque estão cientes do problema e da existência de máquinas com fontes PFC ativo. E se estão cientes, deveriam deixar essa informação clara na parte externa.

Quanto a devolução, creio que você não terá problemas. Duas vezes retornei produtos às Americanas, uma vez porque simplesmente não gostei do produto, e outra porque me mandaram a voltagem errada, nas duas vezes tudo ok, na primeira me devolveram o valor (em forma de crédito para outras compras, pois já tinha outro produto em vista), e na segunda logo me mandaram o produto na voltagem correta.

Editado por de75
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...