Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalente ao Corel Draw para Mac OS?


Posts Recomendados

Opa, bem vindo à discussão. Claro que o que faz o designer não é o software, e sim o repertório dele. Mas o que está em discussão não é o potencial criativo do profissional, e sim o software. Também trabalhei com os dois durante muitos anos e hoje, pra alegria geral da nação, dos clientes e dos fornecedores (tirando os picaretas) , só utilizo o Adobe Illustrator. Se puder, leia todos os posts anteriores, onde muitos profissionais brazucas esclarecem tecnicamente as vantagens e desvantagens de cada um.

É obvio que o software que o cara usa vai influenciar diretamente no resultado final do trabalho dele. Dizer que "não" é no mínimo, inocência ou puritanismo . É o mesmo que falar que dois pilotos muito bons, conseguem a mesma performance, um dirigindo um VW Fusca e o outro uma BMW. Manja?

Editado por fredlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei pras pseudográficas que fazem cartão, placa e etc aqui perto de casa e só ouvi: "TEM QUE MANDAR O ARQUIVO EM COREL" com aquela voz chata de quem sabe tudo...

É o mais utilizado e uma merda, tava tentando fazer uma planta decorada e incrivelmente não consegui fazer o layer da mesa ficar sobre o do piso! Não posso ser tão burro, mas tem alguma coisa que eu não sei!

Abs!

Reitero o que eu já disse!

Problema é que não tem Corel pra Mac e os caras não aceitam Illustrator!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Sou usuário novo do fórum e já entrei justo numa boa polêmica, Corel x Ilustrator.

Sou usuários dos dois programas e vou dizer uma coisa, não há diferença entre o Corel e Ilustrator. Claro, muito de vocês vão descordar comigo, isso é natural, mas como alguns amigos de profissão já disseram, a CRIATIVIDADE do designer conta mais do que o programa.

De fato, o ilustrator tem mais opções, dando facilitando assim na hora de criar, e o corel por ser mais (digamos) 'simples', faz com que o designer seja mais criativo do que dominador do programa.

Trabalho em uma das maiores agencias de design daqui da Itália, e digo que os designes daqui usam tanto o corel, tanto o ilustrator. Ou seja galera, menos preconceito com os programas e mais criatividade! Designer bom cria até no PAINT!

Valeu galera, bom trabalho a todos! ;D

Não vejo preconceito com o programa. Trabalho com os dois há quase 8 anos e o que mais deixa o Corel com essa fama são as falhas e problemas com arquivos.

Confiabilidade temos no Illustrator que o Corel não dá.

Além do fato do Illustrator tem mais recursos. Corel tem suas vantagens, mas precisa melhorar o que sempre atrapalhou sua imagem: a confiabilidade.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessas últimas semanas peguei um job impresso, que não é muito minha praia (minha especialidade é digital). Qual não foi meu desgosto ao ouvir que a gráfica escolhida pelo cliente só trabalha com Corel...

Tive que instalar este LIXO no meu Parallels e adaptar minha arte feita no AI pra CDR. Que programa ridículo. Não tem nem como comparar. Usabilidade típica de programas dos anos 90, o treco parou no tempo. Lento, instável, cheio de bugs, todo ruim de usar.

Felizmente não tive que usar muito pois já tinha feito tudo no AI, aí foi só questão de converter todos os textos pra paths, exportar como AI8, importar no Corel e fazer alguns ajustes e fechamento. Mas a experiência foi horrível e me lembrou muito bem o porquê de eu costumar fugir de trabalhos impressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rott, as vezes aparece um fornecedor ou outro que pede arquivo em CorelPau aqui também. A solução é mais ou menos o que você fez: converter as fontes em outlines, porém, salvar em .eps . Abre em qualquer Corel piratão por aí.

O Corel não é um programa ruim não. Trabalhei com ele por 6 anos: muitas possibilidades e a curva de aprendizado dele é incrível. Basta saber tirar do software o que ele tem de melhor. No entanto, no momento em que precisei utilizar o Illustrator (pois a agência migrou tudo para Adobe), foi como ver a luz: arquivos corrompidos, nunca mais. Copia de segurança, nunca mais. Cópia de segurança que não funciona, nunca mais.

O melhor do Illustrator é a compatibilidade com os outros programas da Adobe, que fazem parte da rotina diária de um designer: Photoshop, Indesign, etc. É cmd+c / cmd+v e ser feliz. E pra quem usa OSX, é a única opção também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Alguém já tentou usar o Corel Portable no mac?

Pra quem não sabe, aplicativos Portable executam direto no Pendrive, sem a necessidade de instalação.

Eu tenho aqui no meu a versão X3, mas confesso que só me toquei dessa possibilidade agora... rs

Alguém já tentou usar o Corel Portable no mac?

Pra quem não sabe, aplicativos Portable executam direto no Pendrive, sem a necessidade de instalação.

Eu tenho aqui no meu a versão X3, mas confesso que só me toquei dessa possibilidade agora... rs

Mas como eh a instalação?

Eu preciso unicamente para transformar cdr em ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso mais o Inkscape e o Gimp, mas manjo de Photoshop e de Flash, mas não os uso mais, e se vocês me perguntarem por que não uso mais os de Adobe, é porque eu não posso pagar, e eles são caros, e tenho medo de instalar os programas piratas.

Como esses carasm disseram que a crivatividade é mais importante que o programa. Veja o exemplo do template que fiz para o blog da minha cliente:

http://firmadosnosenhor.blogspot.com

Use Firefox ou Chrome, porque Safari não suporta um código certo como @font-face.

Tudo foi feito no Inkscape e no Gimp. O segredo é a criatividade.

Pode ver os screenshots de Inkscape: http://inkscape.org/...dex.php?lang=en

Editado por Gustavo Reis Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso mais o Inkscape e o Gimp, mas manjo de Photoshop e de Flash, mas não os uso mais, e se vocês me perguntarem por que não uso mais os de Adobe, é porque eu não posso pagar, e eles são caros, e tenho medo de instalar os programas piratas.

Como esses carasm disseram que a crivatividade é mais importante que o programa. Veja o exemplo do template que fiz para o blog da minha cliente:

http://firmadosnosenhor.blogspot.com

Use Firefox ou Chrome, porque Safari não suporta um código certo como @font-face.

Tudo foi feito no Inkscape e no Gimp. O segredo é a criatividade.

Pode ver os screenshots de Inkscape: http://inkscape.org/...dex.php?lang=en

Eu gosto do Gimp, já me ajudou bastante.

Ficou bacana o template.

Só dê uma olhadinha nesta imagem, tem um erro:

itIGS.png

Não leve a mal, só quero ajudar!

Abraços. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Endy, não há problema, gosto de ser corrigido e avisado, mas por favor, conte-me qual o erro nessa imagem que fiz? Não vi nenhum erro e não entendi, perdoe-me, mas por favor, onde está o erro na minha imagem? Obrigado!

Endy, por favor, faça um teste para mim? Teste o blog da minha cliente com Safari e Firefox ou Chrome ou Opera, compare-as, veja se há algum erro no blog no Safari, como as verdadeiras fontes. No Safari, você vê tudo Arial ou Geneva no blog ou verdadeira fonte? AS legendas funcionam e a sombra dos títulos das postagens funcionam no seu blog?

No meu Safari, vi tudo Arial no blog da minha cliente.

Editado por Gustavo Reis Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou designer, faço diagramação de jornais, revistas, criação de anúncios publicitários em mídia impressa, enfim, comunicação visual em geral.

Sempre trabalhei com o Corel Draw, desde a versão 12, agora estou na versão 15. Nunca tive problemas graves.

No começo tinha um computador bem ruim, Celeron. Não fazia milagres. Me ferrava às vezes. Mas fiquei por 2 anos diagramando um jornal de 16 páginas no COREL DRAW!! E olha, falando assim, não foi um bicho de 7 cabeças não!

Depois troquei de computador e comecei utilizar o InDesign (obviamente) para a diagramação. Agora estou num computador melhor ainda, e ainda utilizo o Corel X5 para a criação de artes e o InDesign CS5 para a diagramação.

Não tenho problemas nenhum com o Corel... nada de arquivo corrompido, nada de travamentos nem nada.

Utilizo o Illustrator no iMac do curso, e olha só: já travou, já perdi um trabalho e tive que começar do zero, e olha que a máquina é boa! Para minha área, não curto muito o Illustrator... pois utilizo muito de sombras etc na criação de ANÚNCIOS... e o Illustrator é melhor para VETOR.

Enfim, utilizo tudo, Corel, Illustrator, InDesign, Photoshop. Para um Designer, um programa ajuda o outro. O que você não faz em um, faz no outro. Não tem essa frescura de "ah, eu não gosto do Corel" e mimimi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o Corel não tem comparação com o Adobe Illustrator, começando pelo preço! Quem pode pagar mais pelo sofware do que pelo Mac, tudo bem, mas nem sempre temos o cofrinho recheado.

Já foi se o tempo em que o Corel era Corel Pau, hoje ele é apenas inferior em questão de precisão e estabilidade, mas é mais fácil de usar e mais compativel com o universo de formatos. Eu tenho um instalado num Windows XP sob Virtual Box porque, como disse o ROTT, volta e meia aparece um que só trabalha com Corel - porque a fiscalização já bateu no boteco dele, saiu com os micros debaixo do braço e ainda deixou uma continha! Então é isso, o cara se adapta ao mercado.

POR OUTRO LADO: vou concordar com alguns palpites alternativos neste longo tópico, existem outras saídas. Mas o cara tem que se puxar, ir atrás, estudar, dá mais trabalho. Não digo a vocês que eu seja um anjinho e não tenha que me socorrer no Vuze, mas tenho que admitir que hoje existem opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou designer, faço diagramação de jornais, revistas, criação de anúncios publicitários em mídia impressa, enfim, comunicação visual em geral.

Sempre trabalhei com o Corel Draw, desde a versão 12, agora estou na versão 15. Nunca tive problemas graves.

No começo tinha um computador bem ruim, Celeron. Não fazia milagres. Me ferrava às vezes. Mas fiquei por 2 anos diagramando um jornal de 16 páginas no COREL DRAW!! E olha, falando assim, não foi um bicho de 7 cabeças não!

Depois troquei de computador e comecei utilizar o InDesign (obviamente) para a diagramação. Agora estou num computador melhor ainda, e ainda utilizo o Corel X5 para a criação de artes e o InDesign CS5 para a diagramação.

Não tenho problemas nenhum com o Corel... nada de arquivo corrompido, nada de travamentos nem nada.

Utilizo o Illustrator no iMac do curso, e olha só: já travou, já perdi um trabalho e tive que começar do zero, e olha que a máquina é boa! Para minha área, não curto muito o Illustrator... pois utilizo muito de sombras etc na criação de ANÚNCIOS... e o Illustrator é melhor para VETOR.

Enfim, utilizo tudo, Corel, Illustrator, InDesign, Photoshop. Para um Designer, um programa ajuda o outro. O que você não faz em um, faz no outro. Não tem essa frescura de "ah, eu não gosto do Corel" e mimimi.

Cara, eu comecei no Corel 3! Houve uma época lá pelo 6 até o 9 que a coisa ficou preta. Mas depois eu fiz muita coisa em Corel. Eu já usava o Freehand e o Illustrator, mas para diagramar uma revista, a Adobe que me desculpe, o Corel ia muito rápido. Tacava o número de lâminas, layers, diagramava, ctrl+p na impressora dupla-face e tava prota a revistinha!

O Corel morre na hora de fazer logomarca. Eu já tentei com várias versões e não adianta, o Corel faz meleca com as curvas, tem que ser o Illustrator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Cara, eu comecei no Corel 3! Houve uma época lá pelo 6 até o 9 que a coisa ficou preta. Mas depois eu fiz muita coisa em Corel. Eu já usava o Freehand e o Illustrator, mas para diagramar uma revista, a Adobe que me desculpe, o Corel ia muito rápido. Tacava o número de lâminas, layers, diagramava, ctrl+p na impressora dupla-face e tava prota a revistinha!""

É prontinha... na hora de ir pra gráfica era um deus nos acuda, pau pra todo lado. Ora bicho, quem viveu o fim dos anos noventa e começo do século sabe muito bem o que é Corel Pau. Sorte que depois o Illustrator nos salvou. E a dificuldade para explicar pros analfa que era só converter as fontes em curva e exportar para gente em AI, que o Corel exportava em Ai, dai o cara perguntava: Como eu exporto? Só sei Salvar. Dahhhhhhhh! ZZZZZZZZ!

Quando eu ainda mexia com isso tinha alergia só de ver arquivos corel pela frente, um atraso, amadorismo total. Programas profissa rodando, e aquela melda enchendo o saco. Acho que era mais fácil fazer uma revista no word.

Agora o Free Hand era o bicho, programinha bom, achava ele muito melhor que o Illustrator, muito mais leve, abria em menos de 20% do tempo de Illustrator, mais intuitivo, mil vezes melhor, se a Adobe tivesse aproveitado as qualidades do programa no Illustrator, e feito um mix das qualidades, ai sim, teríamos o melhor programa de todos os tempos.

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Cara, eu comecei no Corel 3! Houve uma época lá pelo 6 até o 9 que a coisa ficou preta. Mas depois eu fiz muita coisa em Corel. Eu já usava o Freehand e o Illustrator, mas para diagramar uma revista, a Adobe que me desculpe, o Corel ia muito rápido. Tacava o número de lâminas, layers, diagramava, ctrl+p na impressora dupla-face e tava prota a revistinha!""

É prontinha... na hora de ir pra gráfica era um deus nos acuda, pau pra todo lado. Ora bicho, quem viveu o fim dos anos noventa e começo do século sabe muito bem o que é Corel Pau. Sorte que depois o Illustrator nos salvou. E a dificuldade para explicar pros analfa que era só converter as fontes em curva e exportar para gente em AI, que o Corel exportava em Ai, dai o cara perguntava: Como eu exporto? Só sei Salvar. Dahhhhhhhh! ZZZZZZZZ!

Quando eu ainda mexia com isso tinha alergia só de ver arquivos corel pela frente, um atraso, amadorismo total. Programas profissa rodando, e aquela melda enchendo o saco. Acho que era mais fácil fazer uma revista no word.

Agora o Free Hand era o bicho, programinha bom, achava ele muito melhor que o Illustrator, muito mais leve, abria em menos de 20% do tempo de Illustrator, mais intuitivo, mil vezes melhor, se a Adobe tivesse aproveitado as qualidades do programa no Illustrator, e feito um mix das qualidades, ai sim, teríamos o melhor programa de todos os tempos.

Nossa, lembrei de uma embalagem que fui fazer no Corel 3 (ou 4, não me lembro direito) e que tive que passar uma semana no bureal (birô) pra conseguir fazer sair tudo no fotolito... Essa embalagem que me fez vender tudo que eu tinha e comprar meu primeiro mac contrabandeado. Custou quase US$ 5k, o mais rebinha. Depois de duas semanas aprendendo a usar o Illustrator e o Freehand fui fazer outra embalagem. Na hora de levar o arquivo pro bureal a coisa tava tensa... que felicidade! Tudo saiu de primeira no rip. Nunca mais usei um pc na minha vida, aliás, até usei, só pra converter arquivo do corelpau pro Illustrator. Naquela época não tinha esse monte de "designers" que tem hoje. O cara sabia ou não sabia. Hoje ainda me pego fazendo as mesmas checagens nos arquivos antes de mandar um arquivo pra gráfica. Nunca recebi tantos elogios porque, segundo o pessoal das gráficas, hoje ninguém sabe fechar um arquivo direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é o seguinte. A questão é simples. Primeiro de tudo o Corel Draw, não é um programa feito para usuários doméstico. Ele é um software desenvolvido para profissionais da área de design. Uma forma de constatar isso, é só ver quanto custa uma licença do Corel. 2 questão: Dá p/ fazer trabalhos belíssimos com o Corel sim, como também dá p/ diagramar jornal no Photoshop (acreditem eu já vi), fazer sites HTML no bloco de notas e etc. Mas é viável? É confiável? É rápido? É fácil?

Um software qualquer ele que seja, p/ ser considerado um bom software, tem que obedecer algumas características básicas, tais como: Facilidade de uso, estabilidade e funcionalidade. E é nesse sentido que o Illustrator é milhões de vezes melhor do que o Corel. E sinceramente, até o extinto freehand era melhor em vários quesitos.

Eu por exemplo sou designer e já fui várias vezes obrigado a usar o Corel. E por expericência posso falar, nunca deixei de fazer nem um trabalho por conta dele, no entanto sempre que pude usar outras ferramentas (illustrator, freehand, indesign e até em alguns casos o Photoshop), fiz bem mais rápido e com muito, mas muito menos dor de cabeça, tanto em execução quanto na impressão.

Para finalizar, sinceramente, não é que o Illustrator é melhor, mas amigável, mas estável, compatível com mais formatos e por aí vai.... O caso é que a muito, muito tempo mesmo a Corel se perdeu com seu Draw, assim como a Quark se perdeu com seu Quark XPRESS e a própria Apple se perdeu com seu FinalCut Pro X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é fato, dá para fazer arte em qualquer coisa, tanto que antes do computador, as pessoas usavam as mãos, e faziam cartazes, folders etc, sem computador.

O Quark era um ótimo programa, mas ficou parado, eles acreditaram que como detinham o mercado profissional quase todo, iam ficar por cima pra sempre, quando o InDesign entrou, só aquele lance de salvar tudo automaticamente já matou o Quark, que na época tava dando uns paus fenomenais que costumavam perder tudo. Eu me lembro até hoje que muita gente perdeu o trabalho inteiro, porque mesmo salvando, o arquivo não abria mais. Até que o pessoal descobriu que se a gente jogasse fora as preferencias do programa, o arquivo abria. Mas era um saco.

Ai, veio o ID, que na hora que dava pau, salvava o arquivo automaticamente, quando vc abria, ele tava lá inteiro. Dai, tchau Quark.

Agora eu acho que vc se enganou com relação ao X, a Apple não se perdeu não, o programa ´é o bicho, o povo é que se assustou com a aparência dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Quark também tinha um problema, se lembro bem. A cópia tinha que ser nacional, senão não rodava. Acontecia da gráfica estar com um sistema em inglês e aí a cópia que custou ozoiodacara não rodava porque era nacional. Complicava na hora de atualizar, etc. acho que a falha foi mais no marketing mesmo. Eu usei pouco o Quark, o que batia o Corel mesmo era o Freehand. Também acho que a Adobe deveria tê-lo mantido com aprimoramentos para ser uma alternativa de baixo custo.

Passei muito trabalho com o Corel, assim como muitos colegas - como posso ver - mas não tenho nenhum trauma. Aliás, não tenho traumas com Microsoft nem com marca nenhuma, é só me mostrar que a coisa funciona que pra mim tá valendo.

Vou insistir no detalhe:

  • Suite da Corel: R$ 1.399,00 no boleto
  • Illustrator US$ 989,00 + Photoshop US$ 1.155,00 = US$ 2.144,00 sem impostos!

Coisinha bôa custa dimdim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...