Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Indicação] Máquina para conhecer o OS X


sandro.an

Posts Recomendados

Olá!

Como tecnólogo, sempre me interesso por ambientes novos, e agora é a vez de me interessar pelo Mac.

Quer dizer, sempre tive vontade, mas nunca cheguei a levar adiante.

Pois bem, como adoro felinos, ainda mais de grande porte, acho o máximo a Apple nomear as versões do OS com estes nomes.

Mas vamos ser práticos. Minha dúvida é a seguinte:

Eu gostaria de comprar um Macbook que me permitisse rodar o Cheetah (10.0) para conhecê-lo.

Depois eu gostaria de instalar o Puma (10.1), experimentá-lo, conhecer as diferenças e evoluções...

E assim por diante.

Sei que a máquina precisaria ser PowerPC para rodar as versões 10.0 até 10.5, e então eu preciaria de outra máquina, desta vez Intel, para prosseguir do 10.5 até o 10.8 atual, ou 10.9.

Agora a pergunta: que note PowerPC eu devo procurar, que suporte do 10.0 até o 10.5? Em qual configuração? E como eu conseguiria os OS X?

Grato,

Sandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem audacioso esse teu plano! Adorava testar sistemas antigos no meu iMac G3 (que aliás, estou vendendo aqui caso lhe interesse! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445498114-imac-g3-funcionando-raridade-_JM). É complicado, pois mesmo que você pegue o melhor dos Macs PowerPC, ele não rodará nenhum sistema anterior ao seu lançamento. Por exemplo, meu iMac G4 não roda nada anterior ao Puma, o sistema da época em que ele foi vendido. Um PowerBook G4 de 2003 também não rodaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua vontade de conhecer o OS X desde as primeiras versões é grande a ponto de faze-lo comprar um Mac especificamente para isso, recomendo um Power Mac G4, modelo QuickSilver de 2002.

Este Mac é capaz de rodar do OS 9 até o Mac OS X 10.5.8 (nos modelos de mais de 933MHz). Esta é máquina que será capaz de rodar o maior número de OS da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sandro;

Infelizmente (ou felizmente, sei lá) não dá pra ter total experiência apenas pela versão do MacOs pois mesmo dentro de atualizações sem alteração do kernel (tipo 10.6.1 para 10.6.2) podiam ocorrer mudanças significativas.

Por exemplo, no meu macbook (Mountain Lion) a versão 10.8 desligava em 2 seg e agora com 10.8.2 demora 10seg.

No Tiger o Safari começo sem as abas mas em determinada versão as abas apareceram; esses tipos de coisa.

Mas acho a experiência muito válida; porém, vai ficar faltando a vivência dessas atualizações menores, apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Fabio!

Rodolfo e Adriano, acabei de comprar um Powerbook G4 1.67 (M9969LL/A)... sei que não vai dar pra instalar as anteriores, mas pelo menos vai dar pra começar com a 10.3 nativa dele e sucessores...

Se eu gostar da brincadeira, quem sabe não compromo um G3 mais antigo, da época do 10.1...

Por enquanto, obrigado pelos comentários... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível rodar versões antigas do Mac OS (desde o Mac OS 7.alguma coisa) usando o SheepShaver http://sheepshaver.cebix.net. Ironicamente o único emulador PPC que coheço e que permite rodar o OS X existe apenas para Windows. É o PearPC http://pearpc.sourceforge.net

Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, vou dar uma olhada nesses emuladores também :)

Eu comprei um PB G4, mas infelizmente não vieram os discos dele... aí tive que apelar para torrents... mas não estou com muita sorte nisso não :(

Cheguei a baixar o 10.2, o 10.3 e o 10.4... o 2 e o 3 não foram reconhecidos, e não consegui descobrir se eram as imagens que estavam com problema ou se eram os discos.

O 10.4 eu baixei, gravei e o mandei rodar a instalação no PB... ele disse que o disco não tinha passado na verificação, mas que eu poderia continuar... teimoso, continuei... instalação interrompida por falha no disco e o PB ficou sem SO para rodar :( Achei que era o disco, gravei outro, mesmo problema...

Ontem consegui, finalmente, baixar outro 10.4 que funcionou e instalou perfeitamente, vivaaa!!!! Só que o bonitinho não conseguiu se conectar no meu TP Link wireless... ficou insistindo que a senha estava errada... afff...

Acabei de baixar outro 10.3 e também o 10.5.6... vamos ver no que vai dar... estou gostando da brincadeira :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yupiii... aqui uma criança feliz!!! :)

Até que enfim consegui criar um disco de instalação que funcionasse... 10.4.

O que notei nele foi que não consegui configurar internet de jeito nenhum!!!

Não aceitava a senha do meu TP Link (problema de criptografia que só foi corrigido nos updates posteriores, no 10.4.11 configurei numa boa), não consegui fazer o Acesso Pessoal do iPhone funcionar com o 10.4 nem em modo BT, nem Cabo, nem Wireless...

Aí, quando estava todo chateado, fui passear na net e baixei o update 10.4.11 e foi aí que a coisa melhorou.

No momento, o motivo da alegria foi que, no site da Apple, consegui baixar todos os updates do 10.4 (do 10.4.1 até o 10.4.11), bem como montar os artigos descritivos todos num word/pdf... lá vai eu formatar/reinstalar o 10.4 no PB novamente... rsrsrs...

O Fabio Seiji disse uma coisa interessante e que me incomodou: a questão da experiência e mudanças de um update para outro. Por isso, ao invés de ficar no 10.4.11, vou começar tudo de novo, desde o 10.4 (sem internet, pelo visto...) e então ir estudando um pouco o sistema e as modificações que foram sendo feitas.

Carlos_Gabriel, valeu pela dica, vou me atentar às mudanças e tirar alguns printscreens que sejam interessantes para a galera.

Bem, meu papai noel já chegou e então agora tenho com o que me divertir por algum tempo antes de pensar na 10.5. Falando nisso, alguém tem um link confiável da 10.5.0 para me ajudar?

Abraços a todos, ho-ho-ho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...