Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Antivirus


LucasCos7a

Posts Recomendados

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Quando a Apple recomenda aos seus usuários que instalem software antivírus e depois remove a página de suporte sobre o tema, comprar ou não software antivírus é algo que está na mente dos donos de Mac.

A primeira recomendação é: tenha calma.

Por calma, acreditamos que o mundo Windows está cheio de vírus, adware, spyware e outras variedades de malware. É senso comum que todos os computadores são suscetíveis a esse tipo e ameaça e qualquer um que usa uma máquina sem proteção é um tolo. E essa crença segue para usuários de Windows que migram para o Mac e já compram um antivírus acreditando que ele é parte do processo de ter um computador.

E, no Mac, ele não é necessário.

Embora nossa recomendação atual seja de que não existam ameaças viáveis hoje ao Mac, elas podem vir a existir algum dia. Devemos dizer "bem, você não precisa de antivírus" junto com "mas, em algum momento, você pode precisar dele", só para garantir que no dia que a Grande Coisa Feia aparecer junto com um monte de vilões em nossos Macs.

E, claro, é preciso tomar cuidado e saber o que são as distintas malvadezas que existem sob a definição simples de "vírus. Por exemplo:

1) Vírus: é um programa que tem a capacidade de se replicar, localmente e em uma rede. Muitos deles se utilizam de outros programas para se replicar. Quando esses programas são abertos, o código do vírus se abre junto, permitindo sua atuação nefasta.

Vírus são bastante comuns no mundo Windows, não no Mac. E são o tema que nos faz repetir o tema "não agora, mas talvez mais tarde" para os pacotes antivírus.

2) Cavalos de tróia: é um tipo de malware que promete uma coisa, mas faz outra. Por exemplo, você baixou um aplicativo que promete te deixar rico, curar a calvície masculina hereditária e emagrecer imediatamente. Ao abrir esse programa milagroso, ele envia todos seus dados a um servidor distante.

O maior risco neste cenário é a pessoa que opera o computador. Se você obtém software de sites confiáveis como o VersionTracker e o MacUpdate e resiste a aplicativos que chegam por e-mails anônimos, tem pouca chance de se infectar com um cavalo de tróia.

Colega esta parte que colei da net,

Se quer mais segurança no Mac, considere a compra do aplicativo Little Snitch, de 30 dólares. Esse utilitário alerta quando algum aplicativo tenta enviar informações do seu Mac. Você configura o programa aprovando aplicações que fazem a coisa certa e bloqueia as que acha que não precisam de acesso.

5) E o Windows no Mac?

Muita gente roda Windows no Mac, seja pelo Boot Camp ou por produtos de virtualização, como o VMware Fusion ou o Parallels Desktop. Independente do modo que você usa o Windows, o sistema operacional é para valer e é suscetível a qualquer problema de segurança como outro PC com Windows. Neste caso, você corre riscos ao não usar um antivírus no ambiente Windows.

Então, você precisa de antivírus ou software de segurança no Mac? Bem, nós escolhemos viver sem isso agora e ainda não nos arrependemos dessa decisão. Mas se você é o tipo de pessoa que clica em links questionáveis e abre arquivos suspeitos sem hesitar, deixa sua rede desprotegida e usa "senha" como senha da sua máquina, não custa muito proteger um pouco mais seu Mac.

Eu uso o ClamXav, embora confie nos macs.

Quando a Apple recomenda aos seus usuários que instalem software antivírus e depois remove a página de suporte sobre o tema, comprar ou não software antivírus é algo que está na mente dos donos de Mac.

A primeira recomendação é: tenha calma.

Por calma, acreditamos que o mundo Windows está cheio de vírus, adware, spyware e outras variedades de malware. É senso comum que todos os computadores são suscetíveis a esse tipo e ameaça e qualquer um que usa uma máquina sem proteção é um tolo. E essa crença segue para usuários de Windows que migram para o Mac e já compram um antivírus acreditando que ele é parte do processo de ter um computador.

E, no Mac, ele não é necessário.

Embora nossa recomendação atual seja de que não existam ameaças viáveis hoje ao Mac, elas podem vir a existir algum dia. Devemos dizer "bem, você não precisa de antivírus" junto com "mas, em algum momento, você pode precisar dele", só para garantir que no dia que a Grande Coisa Feia aparecer junto com um monte de vilões em nossos Macs.

E, claro, é preciso tomar cuidado e saber o que são as distintas malvadezas que existem sob a definição simples de "vírus. Por exemplo:

1) Vírus: é um programa que tem a capacidade de se replicar, localmente e em uma rede. Muitos deles se utilizam de outros programas para se replicar. Quando esses programas são abertos, o código do vírus se abre junto, permitindo sua atuação nefasta.

Vírus são bastante comuns no mundo Windows, não no Mac. E são o tema que nos faz repetir o tema "não agora, mas talvez mais tarde" para os pacotes antivírus.

2) Cavalos de tróia: é um tipo de malware que promete uma coisa, mas faz outra. Por exemplo, você baixou um aplicativo que promete te deixar rico, curar a calvície masculina hereditária e emagrecer imediatamente. Ao abrir esse programa milagroso, ele envia todos seus dados a um servidor distante.

O maior risco neste cenário é a pessoa que opera o computador. Se você obtém software de sites confiáveis como o VersionTracker e o MacUpdate e resiste a aplicativos que chegam por e-mails anônimos, tem pouca chance de se infectar com um cavalo de tróia.

Colega esta parte que colei da net,

Se quer mais segurança no Mac, considere a compra do aplicativo Little Snitch, de 30 dólares. Esse utilitário alerta quando algum aplicativo tenta enviar informações do seu Mac. Você configura o programa aprovando aplicações que fazem a coisa certa e bloqueia as que acha que não precisam de acesso.

5) E o Windows no Mac?

Muita gente roda Windows no Mac, seja pelo Boot Camp ou por produtos de virtualização, como o VMware Fusion ou o Parallels Desktop. Independente do modo que você usa o Windows, o sistema operacional é para valer e é suscetível a qualquer problema de segurança como outro PC com Windows. Neste caso, você corre riscos ao não usar um antivírus no ambiente Windows.

Então, você precisa de antivírus ou software de segurança no Mac? Bem, nós escolhemos viver sem isso agora e ainda não nos arrependemos dessa decisão. Mas se você é o tipo de pessoa que clica em links questionáveis e abre arquivos suspeitos sem hesitar, deixa sua rede desprotegida e usa "senha" como senha da sua máquina, não custa muito proteger um pouco mais seu Mac.

Eu uso o ClamXav, embora confie nos macs.

( O post acima retirei da net MacWorldBr.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Mac não uso antivírus, acho desnecessário. Porém, o principal é ficar esperto no que você clica e o que acessa com seu computador. Apenas mantenho um instalado no XP do Bootcamp.

No Windows, utilizava, mesmo tomando todo cuidado sempre tinha muitas vulnerabilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso antivírus mas lembro que saiu no MacMagazine uma série de posts sobre segurança no ambiente Mac.

Tenho Windows 8 Pro via Bootcamp e nele instalei o Norton Internet Security 2013 e está rodando levemente sem lembrar nada daquele mito do "Norton é muito pesado". Eu comprei por apenas $ 8.99 utilizando dois códigos de um fórum e posso usar em até três PCs. Caso queira comprá-lo a dica é a seguinte:

  • Acesse o link e escolha (buy) o Norton Internet Security 2012 ou o Norton 360
  • Adicione esses dois cupons no carrinho: USCYBERGEDDON e USNORTONTRUCK25
  • Depois baixe a versão em português e utilize o serial que recebeu por e-mail
  • Você pode utilizar esse serial em Nortons instalados em até três computadores com Windows
  • OBS: o serial é 2012 mas é válido para o Norton 2013. No site do Norton Brasil está por R$ 96,85.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso antivírus mas lembro que saiu no MacMagazine uma série de posts sobre segurança no ambiente Mac.

Tenho Windows 8 Pro via Bootcamp e nele instalei o Norton Internet Security 2013 e está rodando levemente sem lembrar nada daquele mito do "Norton é muito pesado". Eu comprei por apenas $ 8.99 utilizando dois códigos de um fórum e posso usar em até três PCs. Caso queira comprá-lo a dica é a seguinte:

  • Acesse o link e escolha (buy) o Norton Internet Security 2012 ou o Norton 360
  • Adicione esses dois cupons no carrinho: USCYBERGEDDON e USNORTONTRUCK25
  • Depois baixe a versão em português e utilize o serial que recebeu por e-mail
  • Você pode utilizar esse serial em Nortons instalados em até três computadores com Windows
  • OBS: o serial é 2012 mas é válido para o Norton 2013. No site do Norton Brasil está por R$ 96,85.

Por esse preço, $8.99, bom demais!

Valeu!

Editado por guklein
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer que é desnecessario é um exagerar.

Eu uso o Norton Internet Security, agora na versao 2013 ficou ainda melhor, e eh super leve.

Prefiro navegar seguro, seja sabendo que nao tem um spyware no pc, ou entrando em um site e sabendo que ele eh monitorado.

Tem funcoes interessantes, por exemplo, ele ve a localizacao do computador... a 1a vez que vc se conecta na biblioteca da faculdade o norton pede para voce criar o local (voce coloca o nome, tipo, Biblioteca da PUC Curitiba-PR) e escolhe o nivel de seguranca... pra redes publicas ele altera algumas configuracoes do computador para oferecer mais seguranca. Quando voltar pra casa ele vai voltar as configuracoes ao normal.. e quando novamente for pra biblioteca, ele altera, aparece apenas uma notificacao rapida para voce saber mas nao precisa ficar configurando.

Isso e muitas outras coisas... nao abro mao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom...

Tô com o Lion aqui e quanto ao antivirus, não me preocupei até agora!

Mas hoje minha esposa me chamou que ela tinha transferido uma NF em PDF, que tinham mandando e ela não tava encontrando aonde estava

Olhei lá nas transferências e estala lá o "pdf" que de pdf não tinha nada era um "exe"

Depois de explicar para ela, mais uma vez, que não da para baixar qualquer coisa e deixar ela preocupada com o "exe", falei que no Mac, não roda o "exe" (não aprofundei a explicação..mas expliquei), mas para ter cuidado pq era vírus ou spy

Mostrei para ela como apagar o "pdf" e esvaziar a lixeira

Mas para vcs verem que mesmo..assim corremos o risco...rsrs

No meu antigo MBP tinha um antivirus acho que o ClamXav, mas nunca peguei nada..tb era só eu que usava, mas com a esposa migrando na marra para o Mac...todo cuidado é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no OSX, possuo um MBA e vindo de windows, tenho aquela duvida cruel e não acho nenhuma resposta convincente quanto a isso. Afinal, preciso instalar um antivirus no mac?

Vá em Preferências do Sistema -> Segurança e privacidade e habilite a opção "Permitir aplicativos transferidos de" e marque "Mac App Store e desenvolvedores identificados".

Não precisa comprar antivírus.

Será impossível ser infectado enquanto esta opção estiver ativada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá em Preferências do Sistema -> Segurança e privacidade e habilite a opção "Permitir aplicativos transferidos de" e marque "Mac App Store e desenvolvedores identificados".

Não precisa comprar antivírus.

Será impossível ser infectado enquanto esta opção estiver ativada.

Bah! O meu esta assim desde quando comprei...bom dessa forma!

Além dessa questão do "exe", acabei criando um usuário para a esposa, dai ela fica restrita ao ambiente dela e deixo o meu usuário como administrador.

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Reativando esse tópico...

 

 

Entrei no mundo de Mac este mês (graças a iPhone 4, que abriu as portas de Apple para mim) e é preciso de anti-vírus? Sou analista de sistemas e sei muito bem sobre os vírus, malwares etc... 

Estou vendo Norton Internet Security para Mac, mas li os seus posts, dizendo que não é necessário e é preciso ficar esperto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reativando esse tópico...

Entrei no mundo de Mac este mês (graças a iPhone 4, que abriu as portas de Apple para mim) e é preciso de anti-vírus? Sou analista de sistemas e sei muito bem sobre os vírus, malwares etc...

Estou vendo Norton Internet Security para Mac, mas li os seus posts, dizendo que não é necessário e é preciso ficar esperto...

Realmente anti vírus no Mac é totalmente desnecessário.

Tanto é que as soluções de segurança são muito mais voltadas para segurança tipo firewall pessoal, controle de acesso, etc…

E estas soluções são na verdade um pé no saco, pois impedem um monte de coisas de funcionar (jogos online e erc).

Deixe o Mac sem antivirus, sem Java, sem Flash, só use software original, evite a pirataria e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente anti vírus no Mac é totalmente desnecessário.

Tanto é que as soluções de segurança são muito mais voltadas para segurança tipo firewall pessoal, controle de acesso, etc…

E estas soluções são na verdade um pé no saco, pois impedem um monte de coisas de funcionar (jogos online e erc).

Deixe o Mac sem antivirus, sem Java, sem Flash, só use software original, evite a pirataria e seja feliz!

 

 

Valeu! Mas os sites de bancos pedem Java. Instalei ele no Mac. Como fica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...