Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Formatar um mac ?


Fernando C.

Posts Recomendados

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Fernando, coloque o DVD que veio nele.

Depois vá na maçã (canto superior esquerdo) e mande reiniciar. Quando a tela ficar preta aperte a letra "c" e segure.

O que vai acontecer é que o Macbook vai dar boot (iniciar) pelo DVD, e não pelo HD. Depois de um tempinho (vc ainda estará segurando a letra c) vai abrir uma janela, que é a primeira da instalação do sistema. Vá seguido as instruções. Fique atento, quando aparecer um botão OPTIONS ou ADVANCED ou CUSTOMIZE (não me lembro bem) clique, pois vc terá a opção de não instalar programas, drives e idiomas que não te interessem.

Quando aparecer para escolher o tipo de instalação, selecione ERASE AND INSTALL. É isso que vai efetivamente formatar a máquina. Quando pedir o tipo de formatação, opte por Mac OS Extended (Journaled). O resto é tranqüilo.

Nunca é demais lembrar que isso vai apagar tudo da máquina, então faça os becapes que julgar necessário.

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o leopard traz alguns gigas de coisas que nem sempre sao necessarias.

tipo drivers de impressora, ocupam algo como 3gb. so precisa ter os que voce realmente vai usar! ou entao quando instalar uma impressora nova, instala o driver dela, nao de TODAS as epson, TODAS as hp... etc

fora pacotes para traducao do sistema inteiro, pra diversos idiomas.

alem de programas como iDVD... garageband, que nem todo mundo usa, e ocupam um espaco precioso com seus templates.

a boa eh formatar e desmarcar essas opcoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro felipedavolta

Depende do uso cada um, é claro. Meu Macbook por exemplo veio com HD de 160GB. Acho que isso é suficiente e as coisas desnecessárias não atrapalham em nada.

Acho que a formatação de um Mac novo só vale à pena se for realmente necessário usar muito o espaço do HD. Qualquer problema na performace geral da máquina é mínimo para o usuário comum. E ainda, se precisar de mais HD troque por um modelo maior ou use um externo que é bacana.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro felipedavolta

Depende do uso cada um, é claro. Meu Macbook por exemplo veio com HD de 160GB. Acho que isso é suficiente e as coisas desnecessárias não atrapalham em nada.

Acho que a formatação de um Mac novo só vale à pena se for realmente necessário usar muito o espaço do HD. Qualquer problema na performace geral da máquina é mínimo para o usuário comum. E ainda, se precisar de mais HD troque por um modelo maior ou use um externo que é bacana.

abraço

com certeza... mas ja fez muita diferenca pra mim quando dependia exclusivamente de um macbook com 60gb, e precisava instalar programas pesados como os do pacote CS3...

uma economia de mais de 5gb fazia diferenca pra mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macomedia

Considerando que o nosso amigo Fernando C., não faz nem idéia de como se faz (apesar de não ser difícil) creio que a melhor alternativa a ele, a não ser que precise de espaço, é não formatar sim o mac.

Caso contrário, toca o dvd no drive e boa sorte!

Feito

Editado por ntpn07
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai blz ?

O meu Macbook chegou ontem :) , e eu estava lendo um pouco dos tópicos do fórum e descobri que é recomendado formatar um mac novo... mais eu não tenho idéia como fazer isso ... sou novo no mundo mac e queria uma ajuda...

Parabéns, Fernando, pela sua aquisição!

Acredito que você tenha se impressionado demais com alguns comentários feitos por colegas. Um Mac novo não precisa ser formatado; aliás, raramente necessita ser!

O que acontece, às vezes, é que alguns usuários optam por liberar ao máximo o espaço livre do HD optando por formatá-lo. Isso também não é o único modo de liberar espaço, pode-se apagar os programas não usados e os drivers desnecessários sem ter de instalar o sistema novamente.

A não ser que o seu Mac seja usado - e incomode esse fato - não formate seu Mac!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sempre li que é uma boa formatar Mac novo, e não custa nada...

Minha esposa "ganhou"um iMac no trabalho, é o único mac do lugar, e pediu pra eu dar uma arrumada.

Ela estava com um baita problema de codificação de texto (text encoding), em que os textos não apareciam certo em lugar nenhum (Flash, Safari...).

Mexemos em tudo, nada resolvia. Como ela só tinha usado por um dia, resolvi reinstalar tudo.

Resumindo: se estiver tudo funcionando bem, deixa quieto. Se estiver com comportamento estranho, aproveita que ele é novo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Só de ler isso me dá tristeza e dor de estômago.

Nunca ouvi isso.

No máximo o que você pode fazer é reinstalar o sistema, sendo que você terá uma pasta "old system" onde, se você precisar, pegar alguma coisa que faltou na nova (re)instalação. Depois jogue-a fora se dor nem piedade.

Pense bem, isso é Mac, OSX, não é um PC com WinXP instalado e configurado por um "cabra" qualquer de um balcão de loja de informática sem nome.

O sistema foi pensado, analisado, para funcionar desde a fábrica, via avião, navio, bicicleta, cipó ou seja lá o que for.

Basta abrir a caixa e ligá-lo para funcionar. E melhor, funciona.

Formatação é um recurso para caso extremo, seja XP, Linux ou OSX. (ou OS9, System 8, etc...)

Faz isso não, quem te passou essa dica é pczeiro, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deixem de exagero! Formatar e instalar o sistema do jeito que vc quer não é nenhuma doença. Vc não pode de maneira alguma achar que cada Mac saia de fábrica com o sistema bem instalado, afinal é uma linha de montagem. Em todos os Macs que eu peguei que eram novos fiz esse procedimento como forma de precaução. Aproveita que é novo ainda e faz isso. Não vai morrer nem fazer vc ser um pczista. Já vi muitos não fazerem isso e depois de colocar músicas, vídeos, configurar tudo dar um probleminha que poderia ter sido evitado. E claro, outros que não tiveram nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mocomedia,

Não vejo porque eu exagerei. Apenas escrevi que formatar não é necessário, basta simplesmente reinstalar o sistema. Será criado a pasta "Previous System".

Formatar é algo desnecessário. Posso discordar?

O exagero que me referi foi o geral, não apenas vc, Jorpaes. Apesar da sua dor no estômago. :D

Mas se o cara vai reinstalar o sistema e ficar com uma pasta extremamente inútil, porque não formatar logo?

Quero deixar claro, mais uma vez, que esse caso é para Macs tirados da caixa! Novos ou recém adquiridos de outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procedimento básico desse e me aparece gente querendo discutir. Tão simples e indolor! Devia vir escrito na caixa do produto, pra ser sincero.

Isso resolve uma penca de potenciais pepinos e economiza um absurdo de espaço no HD.

Acho que a última vez que eu formatei meu HD e reinstalei o OS X levou coisa de 20 minutos, inclusive pra configurar a máquina.

O lance é que a maioria dos caras que vem da PClândia acha que formatar o HD e reinstalar um OS é dor de cabeça e problema pra deixar a máquina redonda. Dificil convencer os caras que nos Macs a parada é outra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem , só quero dizer que uso Mac a mais de não sei quanto anos. Do tempo do System 7 para o 8 e não era pra fazer brincadeiras não.

Trabalhava duro num Mac. Continuo achanado perda de tempo e mania de pczeiro (isso sim) em ficar futucando a máquina.

Aliás, em tempo, trabalho com as 2 plataformas, lado a lado.

Ainda bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não tem nada de mania de PCzista em se reinstalar o OS X ao comprar a máquina.

E se for pra contar tempo de uso ou quantidade de Macs, sempre usei Mac (nunca tive um PC em casa). Devo estar lá pelo Mac n.17 e esse procedimento sempre foi praxe pra mim (a única vez que eu não fiz isso tive problema). Em foruns de tudo que é lugar a recorrência de problema que tem a ver com isso é absurda.

Sendo assim, não posso fazer mais que recomendar baseado na experiência. Quer fazer faz, não quer também, azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...