Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

2 SSDs no Macbook Pro, faço FusionDrive ou RAID?


gabrielvaz

Posts Recomendados

Amigo faça um raid 0 com certeza vai ser mais rápido do que o fusion drive onde ele soma a capacidade e usa a velocidade do drive mais rápido.

Como você tem 2 ssds, eu iria sem medo com o raid 0 que somaria o tamanho e aumentaria a potência. Só lembrando que vai ter que parcionar o SSD maior pois o raid só é feito com drives do mesmo tamanho.

Isso acontece no raid 1 via software. No raid 0 já testei no linux e aumenta a performance sim mas perde na segurança.

Na realidade não tem ganho nenhum de performance; o método de medição que não é preparado para medir performance em controladora RAID.

Só existe ganho de performance se o RAID for via Hardware, pois aí a controladora opera todos os drives simultaneamente e com buffer maior e mais rápido.

No caso dos RAID via software apenas, o limite vai ser sempre a capacidade de leitura/escrita do driver e da banda da interface; o que acontece é que o software opera mais rápido para a leitura e escrita na memória durante o gerenciamento dos drives mas na hora de escrever e ler nas unidades a velocidade vai ser a mesma do que sem o RAID ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade não tem ganho nenhum de performance; o método de medição que não é preparado para medir performance em controladora RAID.

Só existe ganho de performance se o RAID for via Hardware, pois aí a controladora opera todos os drives simultaneamente e com buffer maior e mais rápido.

No caso dos RAID via software apenas, o limite vai ser sempre a capacidade de leitura/escrita do driver e da banda da interface; o que acontece é que o software opera mais rápido para a leitura e escrita na memória durante o gerenciamento dos drives mas na hora de escrever e ler nas unidades a velocidade vai ser a mesma do que sem o RAID ativado.

Nunca testei no mac mas em linux afirmo que há um aumento de performance sim!! mesmo sendo via software.

Aqui também tem um tópico antigo de um usuário que fez um raid 0 com 2x ssds de 60GB e aumentou consideravelmente a performance(coloquei no campo busca e não achei).

Mas achei outro link:

http://blog.macsales.com/9769-testing-raid-0-in-a-macbook-pro-using-the-data-doubler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei no mac mas em linux afirmo que há um aumento de performance sim!! mesmo sendo via software.

Aqui também tem um tópico antigo de um usuário que fez um raid 0 com 2x ssds de 60GB e aumentou consideravelmente a performance(coloquei no campo busca e não achei).

Mas achei outro link:

http://blog.macsales...he-data-doubler

Pois é, nesse teste dá pra ver claramente que ativando ou não o RAID o suposto ganho é mínimo, no startup deu menos de 1seg (aproximadamente 1%) e por isso não pode ser considerado.

A variação em um equipamento que não foi preparado para testes de performance é muito grande, pode ocorrer erros da ordem de minutos pois nunca se sabe o que está rodando em off no momento exato do teste.

Como você deve saber o carregamento da memória é feita em blocos (clusters) e se algum cluster estiver sendo carregado em determinado momento por alguma atividade por trás da cortina (gerenciamento do monitor, memória, energia e etc) a medição não é coerente.

Por isso, a diferença de performance entre um sistema com RAID 0 ativado, ou não, sé dá apenas no limite do cluster, e quanto mais clusters acessados menor é a diferença pois a necessidade de acesso ao drive é maior e nesse momento a velocidade de acesso é o mesmo, com ou sem RAID (estou analisando apenas em RAID via software).

Um exemplo disso é a diferença de performance entre os drives similares mas com buffer de dimensões diferentes, quanto maior o buffer mais rápido é o driver mas quanto mais acesso ao disco menor é a diferença entre eles.

A maioria dos programas de testes não testam pacotes muito grandes, por isso eles se concentram sempre no mesmo cluster e isso não reflete numa situação muito realista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, 1 SSD já bastaria. Se você colocar todos os seus Apps e o SO no Primeiro, e todos os seus documentos no Segundo, você só verá resultados performáticos no Primeiro. O segundo SSD não lhe retornará performance visível.

Portanto meu caro, acho que você gastou um valor excessivo para uma melhora pouco significativa.

Sugestão: venda o segundo SSD, e compre um HDD com espaço igual ou maior. O que sobrar de dinheiro você gasta comprando Kinder Ovos =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, 1 SSD já bastaria. Se você colocar todos os seus Apps e o SO no Primeiro, e todos os seus documentos no Segundo, você só verá resultados performáticos no Primeiro. O segundo SSD não lhe retornará performance visível.

Portanto meu caro, acho que você gastou um valor excessivo para uma melhora pouco significativa.

Sugestão: venda o segundo SSD, e compre um HDD com espaço igual ou maior. O que sobrar de dinheiro você gasta comprando Kinder Ovos =)

Concordo, mas ele disse que não precisa de mais espaço pois tem um Capsule de 2TB, então ele poderia vender o segundo SSD e comprar presentes de Natal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FusionDrive é apenas um JBOD mais inteligente. Não traria ganho de desempenho colocar dois SSD em Fusion. Seria bom fazer RAID 0, mas pra isso as unidades teriam que ser iguais. Se fossem iguais, um RAID 0 deve ficar top, mas como não são, seria mais vantajoso trocar um SSD por um HD de 1TB + presentes de natal hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, 1 SSD já bastaria. Se você colocar todos os seus Apps e o SO no Primeiro, e todos os seus documentos no Segundo, você só verá resultados performáticos no Primeiro. O segundo SSD não lhe retornará performance visível.

Portanto meu caro, acho que você gastou um valor excessivo para uma melhora pouco significativa.

Sugestão: venda o segundo SSD, e compre um HDD com espaço igual ou maior. O que sobrar de dinheiro você gasta comprando Kinder Ovos =)

Acho que o segundo SSD pode me trazer melhorias significativas sim, já que trabalho com design e as vezes tratamento de imagens muito grandes e até algumas vezes com edição de vídeo.

Mas se aparecer alguém pagando bem no SSD Kingston 256gb eu vou seguir a dica de comprar um HDD de 1TB e usar o FusionDrive.

Propostas? Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o segundo SSD pode me trazer melhorias significativas sim, já que trabalho com design e as vezes tratamento de imagens muito grandes e até algumas vezes com edição de vídeo.

Mas se aparecer alguém pagando bem no SSD Kingston 256gb eu vou seguir a dica de comprar um HDD de 1TB e usar o FusionDrive.

Propostas? Hehehe

Opa, quanto você quer nele?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, quanto você quer nele?

O modelo dele é este aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443216165-ssd-kingston-svp200s3b240g-v200-240gb-25-sata-iii-c-kit-_JM

LiveSorcerer, vi que você tem um Macbook Pro 13,3'' mas ainda está com 4GB DDR3, a proposta que tenho a te fazer é:

Estou querendo comprar um HD 1TB: (R$289 + frete)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451053189-hd-notebook-1-tb-momentus-25-sata-frete-gratis-br-_JM

e um kit de memória 16gb CORSAIR (R$359 + frete)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452745439-16gb-2x8gb-sodimm-corsair-1600-apple-imac-macbook-mac-pro-_JM

E eu já tenho um par de memórias de 8gb, que vai ser descartado nessa troca.

Proponho a você a troca do meu SSD Kingston + Kit memória 8GB 1600MHz CORSAIR por este HD 1TB + Memórias 16gb.

Seria um custo de R$648,00 + os 3 fretes (os do Mercado Livre e o referente ao envio de meus produtos para você)

Tem interesse assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, 1 SSD já bastaria. Se você colocar todos os seus Apps e o SO no Primeiro, e todos os seus documentos no Segundo, você só verá resultados performáticos no Primeiro. O segundo SSD não lhe retornará performance visível.

Portanto meu caro, acho que você gastou um valor excessivo para uma melhora pouco significativa.

Sugestão: venda o segundo SSD, e compre um HDD com espaço igual ou maior. O que sobrar de dinheiro você gasta comprando Kinder Ovos =)

Tambem acho que 2 é exagero, vou comprar o pro 15 entrada sem retina e tirar o HDD de 500 que ja vem e trocar por um ssd de 256. Pegar esse hdd e colocar em uma gaveta.. Vou ficar satisfeito.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...