Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gabrielvaz

2 SSDs no Macbook Pro, faço FusionDrive ou RAID?

Posts Recomendados

Eu tenho um Macbook Pro 13 i5 e tenho aqui em minhas mãos 2 HDs SSD:

SSD Corsair Foce GT 240GB

e um

Kingston SSDNow s200 250GB

Vi o lançamento do FusionDrive e vi muitos benchmarks sobre a velocidade que isso trás.

Mas sou um cara que prefiro performance do que espaço de armazenamento, afinal espaço de armazenamento eu já tenho na minha TimeCapsulle 2TB.

Então eu comprei um CaddyBay para substituir o drive de DVD do meu Macbook Pro por um HD SSD, mas a minha dúvida é:

Com qual das duas opções vou ter uma performance melhor? Fazendo RAID com os 2 HDs SSD ou com o FusionDrive?

Alguém já fez isso e sabe dizer? Cheguei a pesquisar um bocado na internet mas não encontrei ninguém que tenha feito essa comparação.

Editado por gabrielvaz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, só um detalhe: o certo é SSD, e não HD SSD, visto que HD é uma coisa e SSD é outra. :)

Valeu pelo toque Matheus. Eu achava que eram 2 denominações: HD SSD e HD HDD.

Mas o que acha do Fusion Drive com 2 SSDs? Melhor fazer RAID?

Compartilhar este post

Link para o post

Na apresentação eu entendi que seria ssd + hdd.. Com 2 ssd's a maquina deve ir até a lua! rsrs

Na verdade, ele so aumentaria a capacidade, o que pode acontecer, ele "usar" a velocidade do SSD mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

Então somaria a potencia dos dois ou eu estou viajando?!?!

Pela lógica de programação não, usaria o do mais rápido, ele só soma a capacidade.

Olha eu resgatando época de faculdade (Eng. da Computaçao).

Dobra a capacidade mas não dobra a velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela lógica de programação não, usaria o do mais rápido, ele só soma a capacidade.

Olha eu resgatando época de faculdade (Eng. da Computaçao).

Dobra a capacidade mas não dobra a velocidade.

Ah, agora entendi.. Vou continuar com a minha ideia de colocar um ssd de 256Gb e pegar o hd que vem com o mac e fazer ele virar externo... Obrigado Allan!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, agora entendi.. Vou continuar com a minha ideia de colocar um ssd de 256Gb e pegar o hd que vem com o mac e fazer ele virar externo... Obrigado Allan!

Denada.

Eu já estou numa dúvida cruel, colocar um SSD de 256GB e um HDD de 1TB e fazer o Fusion Drive, ou pegar 2 SSD de 256GB e fazer Fusion ou o SSD de 256GB com o 500Gb que vem no MBP e fazer Fusion.

Compartilhar este post

Link para o post

Denada.

Eu já estou numa dúvida cruel, colocar um SSD de 256GB e um HDD de 1TB e fazer o Fusion Drive, ou pegar 2 SSD de 256GB e fazer Fusion ou o SSD de 256GB com o 500Gb que vem no MBP e fazer Fusion.

Acho que a 3ª opção é mais em conta...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a 3ª opção é mais em conta...

OU uma 4ª, comprar um SSD de 256GB fazer um Fusion com o 500GB e comprar um de 1TB e fazer de Time Machine para fazer backup.

Compartilhar este post

Link para o post

O RAID via software não aumenta a performance de acesso ao HD (ou SSD); pode até diminuir a velocidade, mas só testando pra saber o quanto isso afeta.

A vantagem seria em relação à segurança dos dados pois, dependendo de qual RAID estiver acionado, pode pifar um drive que dá pra recuperar as informações.

Se você já tem um Time Capsule eu imagino que seja para backup, então se tiver um HDD + SSD no seu micro eu optaria pelo Fusion Drive pela praticidade ou manter os drives separados mesmo (e usar o SSD para o sistema, claro!).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu tenho 2 SSD, será que o FusionDrive funciona com 2SSD? Ou é melhor eu vender um SSD de 240gb e comprar um HDD de 1tb para fazer o FusionDrive?

Não custa tentar, eu acredito que funcione.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu tenho 2 SSD, será que o FusionDrive funciona com 2SSD? Ou é melhor eu vender um SSD de 240gb e comprar um HDD de 1tb para fazer o FusionDrive?

Amigo faça um raid 0 com certeza vai ser mais rápido do que o fusion drive onde ele soma a capacidade e usa a velocidade do drive mais rápido.

Como você tem 2 ssds, eu iria sem medo com o raid 0 que somaria o tamanho e aumentaria a potência. Só lembrando que vai ter que parcionar o SSD maior pois o raid só é feito com drives do mesmo tamanho.

O RAID via software não aumenta a performance de acesso ao HD (ou SSD); pode até diminuir a velocidade, mas só testando pra saber o quanto isso afeta.

A vantagem seria em relação à segurança dos dados pois, dependendo de qual RAID estiver acionado, pode pifar um drive que dá pra recuperar as informações.

Se você já tem um Time Capsule eu imagino que seja para backup, então se tiver um HDD + SSD no seu micro eu optaria pelo Fusion Drive pela praticidade ou manter os drives separados mesmo (e usar o SSD para o sistema, claro!).

Isso acontece no raid 1 via software. No raid 0 já testei no linux e aumenta a performance sim mas perde na segurança.

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Lebeis
      MacBook Pro em estado impecável, sem riscos, batidas, manchas ou coisas do tipo. Sempre usou capa. Bateria com 377 ciclos. Especificações abaixo: 
      - Tela: 15,4" com 2880x1800 pixels 
      - Processador: Intel Core i7 2,5GHz 
      - Memória RAM: 16GB 1600MHz 
      - Armazenamento: 512GB SSD 
      - Placa de vídeo: AMD Radeon R9 M370X com 2GB de memória / Intel Iris Pro 1526MB 
      Acompanha: 
      - MacBook Pro 
      - Caixa original 
      - Cabos originais (carregador e extensor) 
      - Manuais 
      - Adesivos 

• Por Diogo Cordova
      MacBook Pro Retina 13.3 | 2.6 Ghz i5 | 8GB | 500 GB
      Valor R$ 3.700,00

Único dono!
      Ele teve a tela substituída pela Apple via programa de qualidade, no início deste ano de 2019, portanto a tela é nova!

Em 2016 foi substituída a bateria e todo Topcase (teclado, trackpad, etc) via programa de qualidade da Apple, pois a bateria havia estufado. 
      Portanto a bateria tem somente 3 anos e cerca de 550 ciclos (segundo a Apple estas baterias chegam a 1000 ciclos com 80% da capacidade original).

Acompanha caixa original dele, manuais (até os adesivos da Apple), carregador original (apenas foi aberto para troca do cabo).

Máquina impecável! Tudo funcionando!
      Nunca caiu no chão, todos os cantos perfeitos! Embaixo tem somente uns risquinhos bem pequenos, menos de 1cm, e um pequeno amassadinho quase imperceptível (olhar na foto). 

NÃO ACEITO TROCAS! 
      Posso entregar em mãos em Porto Alegre aos finais de semana. Esta anunciado no MercadoLivre, quem quiser pode parcelar via MercadoPago por lá.

- MacBook Pro Retina 13.3 Late (Final) de 2013;
      - Processador: Intel Core i5 2.6 GHz com 3 MB de cache L3, velocidade até 3.1 GHz com Turbo Boost;
      - 8 GB de memoria SDRAM DDR3L a 1600 MHz;
      - 512 GB de armazenamento Flash (SSD);
      - Tela Retina de 13.3 polegadas, retroiluminada com LED, Tecnologia IPS, resolução de 2560x1600;
      - Intel Iris Graphics 5100 com até 1536 MB de memória;
      - Câmera FaceTime HD;
      - Duas portas Thunderbolt 2;
      - Espaço para Cartão SDXC;
      - Saída HDMI;
      - Duas Portas USB 3;
      - Entrada de audio analógico, com saída analógico e digital;
      - Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.0;
      - Teclado retro-iluminado e sensor de luz ambiente;

• Por Bruno Barbieri
      Alguém desse grupo sabe de alguém interessado em comprar um MacBook Pro 15 retina?
      É 2013 era o top do ano e com upgrade. Tem 16GB de RAM, 512GB SSD e placa de Video dedicada. R$ 4.850,00
    • Por junior.ribeiro
      Pessoal
      estou pensando em trocar minha loja no iTunes para poder estar comprando um filme no iTunes americano que não está disponível no Brasil e depois da compra voltar minha conta para a loja brasileira
      se eu fizer isso eu vou perder o filme comprado ou ele vai ficar na minha conta disponível no app Apple tv ? 
    • Por _daninja
      Fala pessoal!
      tudo certo?
      Recentemente eu adquiri um macbook pro early 2015. I5 2.7, 8GB RAM, 256 GB HD. 
      Como trabalho com design e edição de fotos e vídeos pretendo fazer um upgrade na RAM e no HD. 
      Para a RAM pensei em comprar esse modelo, aprimorando para 16 GB
      https://www.americanas.com.br/produto/57968599/memoria-notebook-ddr3-16gb-2x-8gb-1333mhz-corsair-mac-memory?pfm_carac=corsair%20mac%20memory&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20&sellerId
      A real dúvida é no SSD. Me interessei muito nos modelos da samsung, 970 Evo, Evo plus ou pro, olhando para 1TB,  mas tenho medo de simplesmente "derreter" o mac com esse upgrade. 
      https://www.americanas.com.br/produto/98556688/hd-ssd-samsung-v-nand-970-evo-plus-nvme-m-2-1tb?pfm_carac=samsung%20970%20evo%20plus&pfm_index=4&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20&sellerId
      Sabem me dizer um modelo seguro de SSD para instalar?
      A quantidade de GB (ou 1TB) podem influenciar em algum possível dano na máquina?
      Como saber se o PC pode superaquecer? 

Obrigado!

• Por João Arthur
      Bom Dia galera, sou novo aqui no fórum e queria tirar umas duvidas...
      Eu tenho. um MBP 2009 rodando o High Sierra em um SSD de 120GB, tudo tranquilo ate agora.
      Recentemente tive uma ideia de fazer um dualboot nele, tanto windows como outro OSX mais antigo, e pra isso eu removi o meu drive de DVD e coloquei aqueles adaptadores internos pra colocar outro HD de 500GB, consegui fazer numa boa, meu MBP reconhece o HD e consigo usa-lo normalmente, mas ai me surgiu uma duvida, o HD interno que eu coloquei... posso instalar um sistema nele? o MBP vai reconhecer? e tambem tenho outra duvida... aparentemente depois de tirar meu Drive de DVD, nao consigo usar o assistente de Boot Camp para instalar o windows.... (imagem a baixo) Existe uma maneira de eu instalar o Windows (10 de preferência) neste HD ?

• Por Philipe Ravaglia
      Ola pessoal tudo certo?
      Venho aqui pedir um help de indicações não só de lugares ou soluções para o meu problema.
      Tenho o famoso MacBook Pro 17” late 2011, a uns anos atrás ele começou a apresentar um problema na placa de vídeo que acabei conseguindo solucionar graças a um recall da própria Apple.
      Porem no fim de 2017 ele voltou a apresentar o mesmo problema, levei em uma autorizada e de acordo com ela e com o próprio suporte da Apple fui indicado a realizar o reparo já que a máquina tinha se tornado vintage. Realizei o reparo porém o problema retorna de cada a 3 em 3 meses a autorizada sempre se prontifica a solucionar o problema realizando um novo serviço mas acaba que com um certo tempo de uso o problema retorna. Até trocar o hd por um ssd eu já realizei por indicação deles mas o problema persiste. 
      já li bastante casos igual ao meu mas não conseguir encontrar alguém com uma solução ou talvez uma indicação do que eu poderia fazer. 
      O modelo do MacBook Pro 17” é o 2.5ghz I7, com a placa integrada processador gráfico AMD Radeon HD 6770M com 1GB de memória GDDR5.
      Se alguém puder me dar um help aí 🙏🏼 De como tentar solucionar, locais que posso enviar ele para reparo ou qualquer luz no fim do túnel!!! Vou lutar por esse Mac até o fim kkk 
    • Por nanda20
      Estou no seguinte dilema e se alguém puder opinar, serei eternamente grata:
      Pesquisei e vi que o iPad Pro 2018 tem uma leve facilidade para entortar, então estou pensando seriamente se não valeria a pena esperar o próximo lançamento, que deve ser em torno de Outubro. Todavia, imagino que o preço deve vim alto aqui para o Brasil, passando até o valor do atual. O que pesa é que meu uso não vai ser tão “pesado” (Mas vai ser um processador melhor, certo? Então ele aguenta “mais o tranco” por mais tempo).

Alguém aqui trocou um iPad Air 2 pelo iPad Air 3? Seria uma boa segunda opção para mim. A Apple Pencil funciona legal? Ou vale a pena abaixar a ansiedade e esperar pelo futuro Pro
    • Por Jonathan Rafael
      Bom dia galera, eu gostaria de saber como posso entrar no meu Hd para tentar retirar meus arquivos de trabalho, pois meu Macmini não está inicializando, ele aparece a maçã, carrega e vai para a tela aonde possui utilitários de disco, instalação e etc, já tentei o reparo, mas não vai...  Ele diz que não possível fazer a instalação... Preciso de ajuda pois todos meu arquivos de trabalho estão lá... teria como acessar, pelo menos para salvar meus arquivos?? 

Obrigado a todos. 
  • Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      48.649
    • Total de Posts
      415.871
  • Criar Novo...