Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Shareaza regressa com Panthera: P2P multiplataforma e multirede


Bandeira

Posts Recomendados

Eles bem que prometeram em Maio passado que iam voltar com uma nova versão. E como o prometido é devido, a equipa de programadores do lendário cliente open-source de P2P Shareaza acaba de anunciar o lançamento do Panthera, um novo software de código-fonte aberto compatível com todos os principais sistemas operativos e protocolos de partilha de ficheiros.

De certo modo, o Panthera é uma resposta da equipa do Shareaza às patifarias cometidas pela Discordia. Esta empresa com ligações à indústria discográfica e que é responsável pelos serviços “legais” e pagos de P2P iMesh e Bearshare - carregadinhos de spyware e adware - apoderou-se do nome de domínio Shareaza.com. Como se isto não bastasse, a Discordia registou a marca Shareaza nos Estados Unidos.

Mas as complicações do Shareaza, que começou por ser um cliente para a rede Gnutella, não tiveram início neste episódio rocambulesco. Algum tempo depois do software ter passado a suportar vários protocolos de P2P, o seu criador Michael Stokes acabou por abandonar o projecto, tendo o seu desenvolvimento passado para as mãos de um grupo de voluntários. Em Dezembro do ano passado, a SPFF - uma sociedade de gestão de direitos de autor que representa as editoras discográficas independentes francesas - instaurou um processo contra o Shareaza e o Limewire.

Com o lançamento deste novo cliente chamado Panthera - cuja versão final e pública poderá ser descarregada já a partir de segunda-feira, dia 25 -, a equipa do Shareaza pretende assinalar um virar de página. Resumidamente, o Panthera retoma algumas das principais funcionalidades da versão actual do Shareaza como a possibilidade de suportar os protocolos Gnutella1, Gnutella2, eDonkey/eMule e BitTorrent, mas incorpora outras novas como o suporte da implementação libtorrent de código-fonte aberto do protocolo BitTorrent e a compatibilidade com os sistemas operativos Windows, Mac OS X e Linux.

O Panthera também irá permitir realizar downloads via HTTP e FTP, para além de disponibilizar uma nova API de plugins e um novo leitor de media. O software baseia-se na framework QT e foi inteiramente desenvolvido em C++. Quem quiser testar o novo programa antes do lançamento oficial no dia 25, pode fazê-lo a partir daqui. Mas o desenvolvimento deste projecto não significa o fim do Shareaza, muito pelo contrário, dado que dentro de poucas semanas será também colocada online a versão 2.3.2.0 deste programa.

De qualquer forma, estava à espera de mais novidades por parte da equipa do Shareaza. Em termos concretos, o que este Panthera traz de novo não me parece - por agora - ser muito significativo. O que toda a gente quer hoje em dia é a possibilidade de partilhar ficheiros anonimamente e de fazer streaming directo dos ficheiros que descarregamos via P2P. Por outro lado, resta saber se o suporte para eDonkey/eMule irá incluir desta vez o suporte para a rede descentralizada Kad que proporciona uma maior segurança na pesquisa de ficheiros.

http://remixtures.com/2008/08/shareaza-reg...ma-e-multirede/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...