Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Ventiladores" do Macbook Pro pararam de funcionar


Romulo Soares Rodrigues

Posts Recomendados

Então galera, hoje a tarde estava funcinando tudo normal, sempre controlei a velocidade dos "ventiladores" do meu Macbook Pro 13", 2.26ghz e a temperatura dele pelo programa smcFanControl e nunca deu problema. Depois que liguei o meu Macbook de novo eu percebi que onde mostra os "rpm" estava 0000, e reiniciei o Mac várias vezes, tentei alterar a velocidade mas nada saiu do 0000. Tentei baixar outros programas que controlam isso e não deu em nada. Alguém sabe o que eu posso fazer? O que aconteceu? Será que preciso levar na assistência? Estou muito preocupado pois o ele está esquentando demais, chegando a ficar 85º, 90º só usando o Safari.

Obrigado, Rômulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe o que eu posso fazer? O que aconteceu? Será que preciso levar na assistência? Estou muito preocupado pois o ele está esquentando demais, chegando a ficar 85º, 90º só usando o Safari.

Tire a tampa inferior e verifique se o fan está conectado. Se estiver, verifique se está livre para girar, se não está muito sujo, ou se não tem nada travando ele.

Pelo amor de Deus, não saia fazendo esse "restore" que disseram.

Antes disso, faça como sugerido acima e se não resolver, até pode fazer esse "restore" mas leve numa assistência assim que possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire a tampa inferior e verifique se o fan está conectado. Se estiver, verifique se está livre para girar, se não está muito sujo, ou se não tem nada travando ele.

Boa sorte.

Sim, ele abre a tampa e faz oque? Pelo visto ele não sabe mexer nessas coisas... Restaura a maquina, se não funcionar, não liga mais a maquina e leva na AT o mais rapido possivel..

Ele faz o que foi sugerido e nem perde tempo em formatar tudo. Remover a tampa traseira, até eu faço, como já fiz. Imagina se a cada problema que tiver, ficar restaurando e formatando... não é por aí.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele faz o que foi sugerido e nem perde tempo em formatar tudo. Remover a tampa traseira, até eu faço, como já fiz. Imagina se a cada problema que tiver, ficar restaurando e formatando... não é por aí.

Elee tira a tampa e faz oque? Ele so vai ver que os coolers não tão funcionando... E esse problema não é um "probleminha", se ele continuar usando o notebook sem cooler os componentes vão tudo queimar...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elee tira a tampa e faz oque? Ele so vai ver que os coolers não tão funcionando... E esse problema não é um "probleminha", se ele continuar usando o notebook sem cooler os componentes vão tudo queimar...

Tire a tampa inferior e verifique se o fan está conectado. Se estiver, verifique se está livre para girar, se não está muito sujo, ou se não tem nada travando ele.

Simples, eis a resposta e ainda eu complemetei dizendo que após fazer isso, após restaurar, leve na AT. Tá bem claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elee tira a tampa e faz oque? Ele so vai ver que os coolers não tão funcionando... E esse problema não é um "probleminha", se ele continuar usando o notebook sem cooler os componentes vão tudo queimar...

Nao vai, qualquer notebookzinho xing ling se desliga com altas temperaturas. Nao precisa criar tanto panico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo amor de Deus, não saia fazendo esse "restore" que disseram.

Antes disso, faça como sugerido acima e se não resolver, até pode fazer esse "restore" mas leve numa assistência assim que possível.

qual o problema de restaurar um computador? principalmente um macbook, sendo que é so pegar o backup que volta tudo como antes? ai o cara vai abrir a tampa traseira do macbook que ainda pode estragar algum parafuso e acontencer alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elee tira a tampa e faz oque? Ele so vai ver que os coolers não tão funcionando... E esse problema não é um "probleminha", se ele continuar usando o notebook sem cooler os componentes vão tudo queimar...

Primeiro, o notebook não está sem cooler. Cooler é o conjunto de elementos que compõe o sistema de refrigeração, no caso, dissipador, fan, heat-pipes, etc. O que está com problema é o fan, ou ventilador, chame como quiser.

Então o que ele faz? Tira a tampa inferior, vê que tem um conjunto de fios que saem do fan, e vê que eles têm que estar ligados a um conector próximo, na logic board, de formato semelhante ao conector presente nesses fios. Verifica se tem algo obstruindo o ventilador, tenta girar ele com o dedo pra ver se ele gira livremente. Qualquer criança consegue fazer isso.

E não é bem assim, qualquer máquina atual tem mecanismos de proteção contra alta temperatura. A máquina desliga-se quando a temperatura ultrapassa os níveis considerados seguros pelo fabricante.

Restaurar é um saco, prefiro desmontar e montar meu Mac inteiro três vezes do que restaurar o sistema. Sem contar que não é o OS X que faz o controle do fan, quem faz isso é o SMC. Um SMC reset faria muito mais sentido que restaurar o sistema. Aqui tem o artigo de suporte da Apple que ensina esse processo.

Editado por Marcosh72
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato Marcosh72. Esse pessoal que fala sem saber do que tá falando... Formatar por problema de Hardware? WTF?

E Rafael, não vai estragar nada ao abrir a tampa do Mac. Se você souber usar uma "chave de fenda", vai dar tudo certo. E quando a formatar, não é só pegar o backup.

Editado por Matheus F
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato Marcosh72. Esse pessoal que fala sem saber do que tá falando... Formatar por problema de Hardware? WTF?

E Rafael, não vai estragar nada ao abrir a tampa do Mac. Se você souber usar uma "chave de fenda", vai dar tudo certo. E quando a formatar, não é só pegar o backup.

fala matheus, poise, se tu nao sabe quem controla o hardware é o software, se existe algum no software, ele pode muito bem afetar o funcionamento do hardware, se um arquivozinho da falha no engano, pode afetar sim o hardware.

quem souber manusear uma chave de fenda nunca ira arrebentar um parafuso? tabom, entao o pelé nao podia perder a copa de 1970, entao nenhum aparelho eletronico nunca daria problema.

basta pegar o backup amigo, so isso? ou precisa de alguma coisa a mais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem contar que não é o OS X que faz o controle do fan, quem faz isso é o SMC. Um SMC reset faria muito mais sentido que restaurar o sistema. Aqui tem o artigo de suporte da Apple que ensina esse processo.

tentarei fazer isso agora, daqui a pouco eu informo se deu certo ou não hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala matheus, poise, se tu nao sabe quem controla o hardware é o software, se existe algum no software, ele pode muito bem afetar o funcionamento do hardware, se um arquivozinho da falha no engano, pode afetar sim o hardware.

quem souber manusear uma chave de fenda nunca ira arrebentar um parafuso? tabom, entao o pelé nao podia perder a copa de 1970, entao nenhum aparelho eletronico nunca daria problema.

basta pegar o backup amigo, so isso? ou precisa de alguma coisa a mais ?

O software controla o hardware, mas no caso, a SMC controla o fan. A única possibilidade de ter algo a ver com o OS X é se esse smcFanControl fez alguma cagada, mas defendo o método de começar a procurar pelo problema onde ele tem mais chance de estar.

Se você souber pra qual lado girar a chave, e utilizar a chave correta, o parafuso não vai implodir do nada. k

Agora @topic, boa sorte com o SMC reset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...